Entrar

Plano de aula de Produção Textual: Notícias Curtas

Português

Original Teachy

'EF02LP19'

Produção Textual: Notícias Curtas

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Introduzir o conceito de notícia curta: O professor deve ensinar aos alunos o que é uma notícia curta, destacando suas características principais, como ser breve, objetiva e conter informações de interesse geral.

  2. Estimular a leitura e compreensão de notícias curtas: Os alunos devem ser incentivados a ler notícias curtas e a identificar os elementos que as compõem, como o título, o subtitulo e o corpo da notícia. O professor pode apresentar diferentes exemplos de notícias curtas, adequadas à faixa etária, para que os alunos possam praticar a leitura e a compreensão desses textos.

  3. Promover a produção de notícias curtas: Após a leitura e compreensão das notícias curtas, os alunos devem ser orientados a criar suas próprias notícias curtas. O professor deve fornecer orientações claras e exemplares para que os alunos possam produzir suas notícias de forma efetiva e coerente.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre o que é um texto, suas partes (início, meio e fim) e a importância da escrita para a comunicação.

  2. Situações Problema: O professor pode então propor duas situações problemas para contextualizar a importância das notícias curtas:

    • "Imagine que vocês são os editores de um jornalzinho da escola e precisam contar para todos os alunos uma notícia importante que aconteceu na escola. Como vocês fariam para escrever essa notícia de forma que todos possam entender?"
    • "E se vocês tivessem que contar para seus amigos uma notícia importante que viram na televisão, mas só tivessem 1 minuto para isso. Como vocês fariam para contar essa notícia de forma rápida e clara?"
  3. Contextualização: O professor pode então explicar que as notícias curtas são muito importantes no nosso dia a dia, pois nos ajudam a ficar informados sobre o que está acontecendo no mundo de forma rápida e objetiva. Pode citar exemplos de notícias curtas que eles provavelmente já viram, como as notícias do tempo na televisão, os títulos de jornais ou as notícias que aparecem nos celulares.

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: O professor pode contar duas curiosidades para despertar o interesse dos alunos sobre o tema:

    • "Vocês sabiam que a notícia mais curta do mundo tem apenas 36 caracteres? Ela foi publicada em 1910 no jornal britânico The Independent e dizia: 'For sale: baby shoes, never worn' (À venda: sapatinhos de bebê, nunca usados). Essa notícia conta uma história triste em apenas 6 palavras!"
    • "E vocês sabiam que as notícias curtas existem há muito tempo? Antigamente, as notícias eram escritas à mão ou datilografadas, então precisavam ser muito curtas para caber no papel. Hoje em dia, com a internet, as notícias podem ser mais longas, mas as notícias curtas ainda são muito usadas para resumir as notícias e chamar a atenção das pessoas."

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade: A Caça à Notícia Curta

    • O professor deve dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos e distribuir para cada grupo um conjunto de notícias curtas impressas ou projetadas no quadro (tendo o cuidado de escolher notícias adequadas à faixa etária dos alunos).

    • O objetivo do jogo é que os alunos, em seus grupos, "caçem" as partes das notícias curtas: o título, o subtítulo e o corpo da notícia.

    • Cada equipe deve ter uma folha de papel em branco, onde irão colar ou escrever as partes das notícias que encontrarem.

    • O professor deve orientar os alunos a lerem cada notícia e depois recortarem ou escreverem as partes correspondentes.

    • O primeiro grupo que conseguir montar corretamente a notícia curta, com título, subtítulo e corpo da notícia, será o vencedor.

  2. Atividade: O Jornal da Turma

    • O professor deve orientar os alunos a pensarem em notícias que poderiam ser interessantes para o "Jornal da Turma".

    • Cada grupo deve escolher uma notícia e, utilizando os conhecimentos adquiridos na aula, produzir uma notícia curta para o jornal.

    • O professor deve fornecer aos alunos um modelo de notícia curta, com título, subtítulo e corpo, para que eles possam se basear.

    • Após a produção da notícia, cada grupo deve apresentar sua notícia para a turma, lendo-a e explicando porque escolheram aquela notícia.

  3. Atividade: Notícias em Quadrinhos

    • O professor deve propor que os alunos transformem uma notícia curta em uma história em quadrinhos.

    • Para isso, o professor deve fornecer aos alunos uma notícia curta e um modelo de história em quadrinhos.

    • Cada grupo deve então criar uma história em quadrinhos baseada na notícia, utilizando os elementos da notícia curta (título, subtítulo e corpo).

    • Ao final, os grupos devem apresentar suas histórias em quadrinhos para a turma, explicando como fizeram a transformação da notícia em quadrinhos e quais foram os desafios encontrados.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo: O professor deve reunir todos os alunos em uma roda de conversa e promover uma discussão sobre as atividades realizadas. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas notícias curtas, bem como as soluções encontradas durante o jogo "A Caça à Notícia Curta" e na atividade "O Jornal da Turma". O professor deve incentivar os alunos a compartilharem suas experiências, dificuldades e aprendizados durante as atividades. (5 - 7 minutos)

  2. Conexão com a Teoria: Após a discussão, o professor deve retomar os principais conceitos abordados durante a aula, reforçando o que é uma notícia curta e quais são seus elementos principais (título, subtítulo e corpo da notícia). Deve também relembrar a importância da leitura e da escrita na comunicação e como as notícias curtas são ferramentas importantes nesse processo. (3 - 5 minutos)

  3. Reflexão Individual: Para finalizar a aula, o professor deve propor que os alunos façam uma reflexão sobre o que aprenderam. Para isso, o professor pode fazer as seguintes perguntas e pedir que os alunos pensem silenciosamente por um minuto antes de compartilharem suas respostas:

    • "O que vocês acharam mais interessante sobre as notícias curtas que aprendemos hoje?"
    • "Vocês acham que as notícias curtas são importantes? Por quê?"
    • "Vocês acham que conseguiriam escrever uma notícia curta sozinhos? Por quê?" (2 - 3 minutos)

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo: O professor deve começar a conclusão relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Ele pode fazer isso perguntando aos alunos o que eles lembram sobre o que é uma notícia curta e quais são seus elementos principais. O professor deve então reforçar a ideia de que as notícias curtas são textos breves, objetivos e informativos, que têm como objetivo principal comunicar uma informação de maneira rápida e clara. Ele também deve lembrar aos alunos sobre a importância da leitura e da escrita na comunicação e como as notícias curtas são ferramentas importantes nesse processo. (2 - 3 minutos)

  2. Conexão entre Teoria e Prática: O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria à prática. Ele pode dizer, por exemplo, que a atividade "A Caça à Notícia Curta" permitiu aos alunos identificar os elementos de uma notícia curta na prática, enquanto a atividade "O Jornal da Turma" e a atividade "Notícias em Quadrinhos" permitiram que eles aplicassem o que aprenderam, produzindo suas próprias notícias curtas de maneira criativa. O professor deve destacar que, através dessas atividades, os alunos puderam compreender melhor como as notícias curtas são estruturadas e por que são importantes. (2 - 3 minutos)

  3. Materiais Extras: Por fim, o professor pode sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre notícias curtas. Esses materiais podem incluir:

    • Sites de notícias para crianças, que geralmente contêm notícias curtas e adequadas à faixa etária dos alunos.
    • Livros de notícias curtas para crianças, que podem ser encontrados em bibliotecas ou livrarias.
    • Aplicativos que permitem aos alunos criar suas próprias notícias curtas de maneira interativa e divertida.

    O professor deve explicar que esses materiais são apenas sugestões, e os alunos são encorajados a explorar outros recursos que possam encontrar. Ele também deve enfatizar que o mais importante é que os alunos pratiquem a leitura e a escrita de notícias curtas em seu dia a dia, seja lendo notícias curtas em jornais, assistindo a notícias curtas na televisão ou criando suas próprias notícias curtas em casa ou na escola. (1 - 2 minutos)

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies