Objetivos (5 - 7 minutos)
-
Introduzir o conceito de notícia curta: O professor deve ensinar aos alunos o que é uma notícia curta, destacando suas características principais, como ser breve, objetiva e conter informações de interesse geral.
-
Estimular a leitura e compreensão de notícias curtas: Os alunos devem ser incentivados a ler notícias curtas e a identificar os elementos que as compõem, como o título, o subtitulo e o corpo da notícia. O professor pode apresentar diferentes exemplos de notícias curtas, adequadas à faixa etária, para que os alunos possam praticar a leitura e a compreensão desses textos.
-
Promover a produção de notícias curtas: Após a leitura e compreensão das notícias curtas, os alunos devem ser orientados a criar suas próprias notícias curtas. O professor deve fornecer orientações claras e exemplares para que os alunos possam produzir suas notícias de forma efetiva e coerente.
Introdução (10 - 12 minutos)
-
Revisão de Conteúdos: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre o que é um texto, suas partes (início, meio e fim) e a importância da escrita para a comunicação.
-
Situações Problema: O professor pode então propor duas situações problemas para contextualizar a importância das notícias curtas:
- "Imagine que vocês são os editores de um jornalzinho da escola e precisam contar para todos os alunos uma notícia importante que aconteceu na escola. Como vocês fariam para escrever essa notícia de forma que todos possam entender?"
- "E se vocês tivessem que contar para seus amigos uma notícia importante que viram na televisão, mas só tivessem 1 minuto para isso. Como vocês fariam para contar essa notícia de forma rápida e clara?"
-
Contextualização: O professor pode então explicar que as notícias curtas são muito importantes no nosso dia a dia, pois nos ajudam a ficar informados sobre o que está acontecendo no mundo de forma rápida e objetiva. Pode citar exemplos de notícias curtas que eles provavelmente já viram, como as notícias do tempo na televisão, os títulos de jornais ou as notícias que aparecem nos celulares.
-
Ganhar a Atenção dos Alunos: O professor pode contar duas curiosidades para despertar o interesse dos alunos sobre o tema:
- "Vocês sabiam que a notícia mais curta do mundo tem apenas 36 caracteres? Ela foi publicada em 1910 no jornal britânico The Independent e dizia: 'For sale: baby shoes, never worn' (À venda: sapatinhos de bebê, nunca usados). Essa notícia conta uma história triste em apenas 6 palavras!"
- "E vocês sabiam que as notícias curtas existem há muito tempo? Antigamente, as notícias eram escritas à mão ou datilografadas, então precisavam ser muito curtas para caber no papel. Hoje em dia, com a internet, as notícias podem ser mais longas, mas as notícias curtas ainda são muito usadas para resumir as notícias e chamar a atenção das pessoas."
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
-
Atividade: A Caça à Notícia Curta
-
O professor deve dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos e distribuir para cada grupo um conjunto de notícias curtas impressas ou projetadas no quadro (tendo o cuidado de escolher notícias adequadas à faixa etária dos alunos).
-
O objetivo do jogo é que os alunos, em seus grupos, "caçem" as partes das notícias curtas: o título, o subtítulo e o corpo da notícia.
-
Cada equipe deve ter uma folha de papel em branco, onde irão colar ou escrever as partes das notícias que encontrarem.
-
O professor deve orientar os alunos a lerem cada notícia e depois recortarem ou escreverem as partes correspondentes.
-
O primeiro grupo que conseguir montar corretamente a notícia curta, com título, subtítulo e corpo da notícia, será o vencedor.
-
-
Atividade: O Jornal da Turma
-
O professor deve orientar os alunos a pensarem em notícias que poderiam ser interessantes para o "Jornal da Turma".
-
Cada grupo deve escolher uma notícia e, utilizando os conhecimentos adquiridos na aula, produzir uma notícia curta para o jornal.
-
O professor deve fornecer aos alunos um modelo de notícia curta, com título, subtítulo e corpo, para que eles possam se basear.
-
Após a produção da notícia, cada grupo deve apresentar sua notícia para a turma, lendo-a e explicando porque escolheram aquela notícia.
-
-
Atividade: Notícias em Quadrinhos
-
O professor deve propor que os alunos transformem uma notícia curta em uma história em quadrinhos.
-
Para isso, o professor deve fornecer aos alunos uma notícia curta e um modelo de história em quadrinhos.
-
Cada grupo deve então criar uma história em quadrinhos baseada na notícia, utilizando os elementos da notícia curta (título, subtítulo e corpo).
-
Ao final, os grupos devem apresentar suas histórias em quadrinhos para a turma, explicando como fizeram a transformação da notícia em quadrinhos e quais foram os desafios encontrados.
-
Retorno (10 - 15 minutos)
-
Discussão em Grupo: O professor deve reunir todos os alunos em uma roda de conversa e promover uma discussão sobre as atividades realizadas. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas notícias curtas, bem como as soluções encontradas durante o jogo "A Caça à Notícia Curta" e na atividade "O Jornal da Turma". O professor deve incentivar os alunos a compartilharem suas experiências, dificuldades e aprendizados durante as atividades. (5 - 7 minutos)
-
Conexão com a Teoria: Após a discussão, o professor deve retomar os principais conceitos abordados durante a aula, reforçando o que é uma notícia curta e quais são seus elementos principais (título, subtítulo e corpo da notícia). Deve também relembrar a importância da leitura e da escrita na comunicação e como as notícias curtas são ferramentas importantes nesse processo. (3 - 5 minutos)
-
Reflexão Individual: Para finalizar a aula, o professor deve propor que os alunos façam uma reflexão sobre o que aprenderam. Para isso, o professor pode fazer as seguintes perguntas e pedir que os alunos pensem silenciosamente por um minuto antes de compartilharem suas respostas:
- "O que vocês acharam mais interessante sobre as notícias curtas que aprendemos hoje?"
- "Vocês acham que as notícias curtas são importantes? Por quê?"
- "Vocês acham que conseguiriam escrever uma notícia curta sozinhos? Por quê?" (2 - 3 minutos)
Conclusão (5 - 7 minutos)
-
Resumo do Conteúdo: O professor deve começar a conclusão relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Ele pode fazer isso perguntando aos alunos o que eles lembram sobre o que é uma notícia curta e quais são seus elementos principais. O professor deve então reforçar a ideia de que as notícias curtas são textos breves, objetivos e informativos, que têm como objetivo principal comunicar uma informação de maneira rápida e clara. Ele também deve lembrar aos alunos sobre a importância da leitura e da escrita na comunicação e como as notícias curtas são ferramentas importantes nesse processo. (2 - 3 minutos)
-
Conexão entre Teoria e Prática: O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria à prática. Ele pode dizer, por exemplo, que a atividade "A Caça à Notícia Curta" permitiu aos alunos identificar os elementos de uma notícia curta na prática, enquanto a atividade "O Jornal da Turma" e a atividade "Notícias em Quadrinhos" permitiram que eles aplicassem o que aprenderam, produzindo suas próprias notícias curtas de maneira criativa. O professor deve destacar que, através dessas atividades, os alunos puderam compreender melhor como as notícias curtas são estruturadas e por que são importantes. (2 - 3 minutos)
-
Materiais Extras: Por fim, o professor pode sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre notícias curtas. Esses materiais podem incluir:
- Sites de notícias para crianças, que geralmente contêm notícias curtas e adequadas à faixa etária dos alunos.
- Livros de notícias curtas para crianças, que podem ser encontrados em bibliotecas ou livrarias.
- Aplicativos que permitem aos alunos criar suas próprias notícias curtas de maneira interativa e divertida.
O professor deve explicar que esses materiais são apenas sugestões, e os alunos são encorajados a explorar outros recursos que possam encontrar. Ele também deve enfatizar que o mais importante é que os alunos pratiquem a leitura e a escrita de notícias curtas em seu dia a dia, seja lendo notícias curtas em jornais, assistindo a notícias curtas na televisão ou criando suas próprias notícias curtas em casa ou na escola. (1 - 2 minutos)