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Plano de aula de Expressão Musical

Artes

Original Teachy

'EF15AR013'

Expressão Musical

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Expressão Musical

Palavras ChaveExpressão Musical, Diversidade Musical, Gêneros Musicais, Apreciação Musical, Consciência Crítica, Atividades Interativas, Trabalho em Grupo, Criatividade, Percepção Auditiva, Expressão Corporal, Cultura e Música
Materiais NecessáriosCartões de descrição de gêneros musicais, Trechos musicais em áudio, Instrumentos musicais de brinquedo (flautas de plástico, pequenos tambores, xilofones portáteis), Conjunto de cartões com ritmos musicais, Sistema de som para tocar os exemplos musicais, Papel e canetas para anotações, Espaço adequado para apresentações e atividades de dança
Códigos BNCCEF15AR13: Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 7 minutos)

A etapa de Objetivos tem como finalidade estabelecer claramente os resultados de aprendizagem esperados, direcionando a atenção dos alunos para as competências chave que serão adquiridas durante a aula. Ao definir objetivos específicos, o plano de aula visa garantir que os alunos não apenas reconheçam, mas também compreendam e valorizem a diversidade musical, o que é essencial para a formação de cidadãos culturalmente sensíveis e críticos.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e apreciar diferentes formas de expressão musical, reconhecendo os tipos diversos de música.

2. Desenvolver a habilidade de classificar e comparar diferentes gêneros musicais, estimulando a consciência crítica e a apreciação artística.

Objetivos secundários:

  1. Promover a interação entre os alunos durante as atividades, incentivando a discussão e o compartilhamento de opiniões sobre as músicas ouvidas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução tem como finalidade engajar os alunos e conectar o conteúdo que eles estudaram previamente com a realidade e a curiosidade deles. Através de situações problema que estimulam o pensamento crítico, os alunos são preparados para aplicar seus conhecimentos de forma ativa e contextualizada. A contextualização, por sua vez, busca expandir a compreensão dos alunos sobre a relevância e a diversidade da música, estimulando o interesse e a valorização do tema.

Situações Problema

1. Sugira que os alunos imaginem que são exploradores em uma terra distante, onde cada povo tem sua própria música única. Eles precisam identificar e descrever as diferenças entre as músicas encontradas, levando em conta instrumentos, ritmo e melodias.

2. Peça aos alunos para pensarem em um filme que eles gostam muito. Agora, peça que tentem se lembrar das músicas que acompanhavam as cenas mais emocionantes, alegres ou tensas. Como essas músicas ajudam a contar a história ou a criar um clima emocional na cena? Que elementos musicais específicos eles notam?

Contextualização

Explique a importância da música em diferentes culturas ao longo da história, citando exemplos como o Flamenco na Espanha, o Samba no Brasil e o Jazz nos Estados Unidos. Mostre como a música não apenas acompanha, mas também molda a cultura e as experiências das pessoas. Use curiosidades e histórias reais para ilustrar como a música pode ser um poderoso meio de expressão e comunicação, transcendendo barreiras linguísticas e culturais.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa os conhecimentos adquiridos sobre expressão musical. Trabalhando em grupos, eles exploram diversos gêneros musicais, instrumentos e ritmos, promovendo a apreciação e a compreensão musical de maneira lúdica e colaborativa. As atividades propostas visam não apenas reforçar o aprendizado teórico, mas também desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade e expressão artística.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Mundo Musical Mágico

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de identificar e classificar diferentes gêneros musicais, promovendo a discussão e o debate entre os alunos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo receberá um envelope contendo cartões com descrições de diferentes tipos de música (ex: Jazz, Rock, Samba, Clássica). Eles também receberão uma pequena seleção de trechos musicais que representam esses gêneros. O desafio é classificar cada trecho musical no gênero correto, baseando-se nas descrições e em suas próprias percepções musicais.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua um envelope para cada grupo, contendo os cartões de descrição e os trechos musicais.

  • Peça que cada grupo leia as descrições dos gêneros e ouça os trechos musicais.

  • Os alunos devem classificar os trechos musicais nos gêneros corretos, baseando-se nas descrições e em suas percepções.

  • Cada grupo apresentará suas classificações e justificativas para a classe.

Atividade 2 - Construtores de Melodias

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a criatividade e a compreensão prática dos elementos musicais ao criar e apresentar melodia, além de reforçar o aprendizado sobre gêneros musicais.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, terão a tarefa de criar uma melodia original utilizando instrumentos musicais de brinquedo (como flautas de plástico, pequenos tambores, xilofones portáteis). Eles deverão usar apenas as notas musicais básicas (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si) e seguir um esquema rítmico simples. Cada grupo criará uma melodia que represente um dos gêneros musicais estudados, e apresentará o resultado para a classe.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5.

  • Distribua os instrumentos de brinquedo e explique as notas que podem ser usadas.

  • Cada grupo escolhe um gênero musical e cria uma melodia que o represente, seguindo um esquema rítmico dado.

  • Os grupos ensaiam suas melodias e preparam uma breve apresentação.

  • Cada grupo se apresenta, explicando o gênero escolhido e a melodia criada.

Atividade 3 - Detetives dos Ritmos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a percepção auditiva e a apreciação de ritmos musicais de diferentes culturas, promovendo a expressão corporal e a criatividade.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos, divididos em pequenos grupos, irão 'investigar' diferentes ritmos musicais. Cada grupo receberá um conjunto de cartões que contêm informações sobre ritmos de diferentes culturas e gêneros musicais. Eles precisarão ouvir exemplos desses ritmos e tentar associá-los aos cartões corretos. Após a associação, cada grupo criará uma pequena coreografia que represente o ritmo, utilizando gestos e movimentos corporais.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo um conjunto de cartões com descrições de ritmos.

  • Toque exemplos de ritmos musicais variados para a classe.

  • Os grupos devem tentar associar cada ritmo aos cartões corretos.

  • Após a associação, cada grupo desenvolve uma pequena coreografia que represente o ritmo associado.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular e refletir sobre o conhecimento adquirido. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos musicais abordados e promove a habilidade de expressão e argumentação. Além disso, ao ouvir as perspectivas dos colegas, os alunos podem ganhar novos insights e apreciar a diversidade de interpretações e abordagens ao tema da música.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe suas experiências e descobertas, focando nas atividades realizadas. Uma boa maneira de começar é perguntar como cada grupo abordou a classificação dos gêneros musicais e quais foram os critérios usados. Em seguida, pode-se explorar as diferentes melodias criadas e os desafios enfrentados ao tentar representar um gênero musical específico. Encoraje os alunos a discutir o que aprenderam sobre a diversidade musical e como isso pode ser aplicado fora da sala de aula.

Perguntas Chave

1. Quais foram os critérios mais importantes que vocês usaram para classificar os gêneros musicais durante a atividade?

2. Como a criação de uma melodia ajudou vocês a entender melhor o gênero musical escolhido?

3. Que papel a música desempenha em diferentes culturas e como isso influencia a maneira como a ouvimos?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos conceitos abordados, além de entenderem a aplicabilidade prática do que aprenderam. Ao resumir e conectar a teoria com a prática, esta conclusão reforça a importância do estudo da música e seu impacto no apreciar e compreender o mundo ao redor. É também uma oportunidade para os alunos refletirem sobre como podem continuar a explorar e integrar a música em suas vidas de maneira significativa.

Resumo

Nesta etapa final, o professor irá resumir e recapitular os principais pontos abordados durante a aula, como a diversidade de gêneros musicais, a importância dos elementos musicais e como estes se aplicam em diferentes culturas. É crucial reforçar o entendimento dos alunos sobre a classificação e a apreciação de músicas, além de destacar as atividades práticas que os ajudaram a explorar esses conceitos de maneira interativa.

Conexão com a Teoria

O professor explicará como a aula de hoje conectou a teoria com a prática, destacando como os alunos aplicaram os conhecimentos prévios em atividades práticas que simularam situações reais de classificação e criação musical. Isso não apenas solidificou o aprendizado, mas também demonstrou a relevância e a aplicabilidade dos estudos musicais em contextos cotidianos e culturais variados.

Fechamento

Para finalizar, o professor enfatizará a importância da música como uma forma de expressão universal, capaz de atravessar barreiras culturais e linguísticas, e como a compreensão e apreciação dessa arte podem enriquecer as experiências individuais e coletivas dos alunos. Encorajará os alunos a continuarem explorando e valorizando a diversidade musical em seus próprios contextos.

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