Entrar

Plano de aula de Sons com o Corpo

Artes

Original Teachy

'EF15AR15'

Sons com o Corpo

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Sons com o Corpo

Palavras ChaveSons Corporais, Exploração Sonora, Criatividade, Coordenação Motora, Expressão Artística, Cultura Digital, GarageBand, TikTok, Investigação Sonora, Aprendizagem Colaborativa, Feedback, Educação Musical, Tecnologia Digital
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Aplicativo de música digital (e.g., GarageBand), Acesso ao TikTok, Computadores ou tablets, QR codes para pistas digitais, Papel e caneta para anotações, Grupos privados em plataformas digitais para compartilhamento de vídeos, Caixas de som ou fones de ouvido, Espaço amplo para movimentação e produção sonora
Códigos BNCCEF15AR15: Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tema 'Sons com o Corpo', alinhando as expectativas e objetivos da aula. É essencial que os alunos compreendam a importância de explorar fontes sonoras com o corpo, conectando a atividade ao cotidiano e promovendo habilidades motoras e auditivas.

Objetivos principais:

1. Estimular os alunos a explorar e reconhecer diferentes fontes sonoras utilizando o próprio corpo.

2. Desenvolver habilidades motoras e de coordenação através da criação de sons corporais, como palmas e uso da voz.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a criatividade e a expressão pessoal dos alunos através de atividades práticas.
  2. Promover a colaboração e o trabalho em equipe ao realizar atividades sonoras em grupo.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tema 'Sons com o Corpo', alinhando as expectativas e objetivos da aula. É essencial que os alunos compreendam a importância de explorar fontes sonoras com o corpo, conectando a atividade ao cotidiano e promovendo habilidades motoras e auditivas.

Aquecendo

Explique aos alunos que na aula de hoje eles irão explorar os sons que podem ser produzidos utilizando apenas o corpo. Para começar, peça que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre como as pessoas utilizam sons corporais em diferentes culturas ou contextos. Incentive-os a compartilhar o que encontrarem com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Quais sons podemos produzir com nosso corpo?

2. Como diferentes culturas utilizam sons corporais em suas tradições?

3. Por que é importante conhecer e explorar diferentes formas de produzir sons?

4. Como você acha que a produção de sons com o corpo pode ser aplicada em nossa vida diária?

Desenvolvimento

Duração: 70 a 85 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma experiência prática e dinâmica, permitindo que os alunos apliquem o conhecimento prévio sobre sons corporais em atividades criativas e colaborativas, utilizando tecnologias digitais. Isso facilita a assimilação e aprofundamento do conteúdo, tornando o aprendizado mais engajador e significativo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - A Orquestra Corporal Digital

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Estimular a criatividade musical dos alunos através da exploração de sons corporais e do uso de tecnologias digitais para composição.

- Descrição: Os alunos formarão uma orquestra utilizando apenas sons produzidos pelo corpo, como palmas, batidas no peito, estalos de dedos e voz. Cada grupo deve criar uma música original colaborando através de um aplicativo de música digital, como o GarageBand. Os alunos poderão gravar, editar e mesclar os diferentes sons corporais para criar uma composição única. No final da aula, cada grupo apresentará sua criação para a turma.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Explique que cada grupo será responsável por criar uma composição musical utilizando apenas sons corporais.

  • Oriente os alunos a explorar os diferentes sons que podem produzir com o corpo, como palmas, batidas no peito, estalos de dedos e voz.

  • Cada grupo deve utilizar um aplicativo de música digital, como o GarageBand, para gravar e editar os sons corporais.

  • Incentive os alunos a serem criativos e a pensar em diferentes ritmos e combinações sonoras.

  • Após a gravação, os alunos devem editar e mesclar os sons para criar uma composição final.

  • Cada grupo apresentará sua composição para a turma, explicando o processo de criação e os sons escolhidos.

Atividade 2 - Desafio TikTok: Sons com o Corpo

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Fomentar a expressão criativa e a colaboração entre os alunos através da criação de vídeos de sons corporais, utilizando plataformas digitais modernas.

- Descrição: Os alunos criarão um vídeo estilo TikTok utilizando sons produzidos com o corpo, como palmas, batidas no peito e estalos de dedos. Eles devem selecionar uma música popular e criar uma coreografia de sons corporais para acompanhar a batida da música. Os vídeos serão editados e compartilhados em um grupo privado da turma na plataforma para serem assistidos e comentados por todos.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Explique que cada grupo deve escolher uma música popular para usar como base na criação de uma coreografia de sons corporais.

  • Oriente os alunos a explorar diferentes sons que podem ser produzidos com o corpo, como palmas, batidas no peito e estalos de dedos.

  • Os grupos devem planejar e ensaiar a coreografia de sons corporais, sincronizando com a música escolhida.

  • Utilize celulares para gravar os vídeos estilo TikTok, incentivando a criatividade na edição.

  • Compartilhe os vídeos em um grupo privado da turma na plataforma para que todos possam assistir e comentar.

  • Discuta com os alunos sobre a experiência de criação e a importância de explorar os sons corporais no contexto digital.

Atividade 3 - Detetives do Som: Caça ao Tesouro Digital

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de investigação e análise crítica ao identificar e contextualizar sons corporais em conteúdos digitais.

- Descrição: Os alunos participarão de uma caça ao tesouro digital onde precisarão encontrar e identificar diferentes sons corporais em conteúdos online. Utilizando celulares ou computadores, cada grupo receberá pistas digitais que os levarão a vídeos e áudios onde os sons corporais são utilizados de forma artística. A missão é identificar os tipos de sons e a técnica utilizada para produzi-los.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Explique que cada grupo será detetive do som, investigando pistas digitais para encontrar exemplos de sons corporais.

  • Forneça as primeiras pistas digitais via QR codes que levam a conteúdos online onde sons corporais são utilizados.

  • Os alunos devem assistir aos vídeos ou ouvir os áudios e identificar os sons corporais presentes e as técnicas usadas para produzi-los.

  • Cada grupo deve anotar suas descobertas e responder a questões que conectam os sons encontrados ao conteúdo estudado anteriormente.

  • Ao final, cada grupo apresenta suas descobertas para a turma, discutindo as diferentes técnicas e contextos em que os sons corporais foram utilizados.

Retorno

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Pergunte a cada grupo sobre a experiência de criar sons corporais e trabalhar com ferramentas digitais.
  2. Incentive os alunos a falar sobre o que acharam mais desafiador e o que foi mais divertido durante as atividades.
  3. Peça para os grupos compartilharem como colaboraram entre si e quais estratégias usaram para superar dificuldades.

Reflexões

1. Quais novas habilidades ou conhecimentos vocês adquiriram ao explorar sons corporais e utilizar tecnologias digitais? 2. Como a colaboração em grupo facilitou ou dificultou a criação dos projetos? 3. De que maneira vocês podem utilizar os sons corporais em outras áreas ou contextos da vida?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback de todos os outros membros do grupo com quem trabalhou. Oriente os alunos a fornecer um feedback construtivo e respeitoso, utilizando a seguinte estrutura:

  1. Aspectos Positivos: Comece destacando os pontos fortes e o que cada colega fez bem durante a atividade.
  2. Áreas para Melhorar: Indique aspectos que podem ser melhorados, sempre de forma construtiva e respeitosa.
  3. Sugestões e Ideias: Ofereça sugestões e ideias para futuras atividades semelhantes, incentivando o crescimento e a aprendizagem contínua.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade desta Etapa  Esta etapa final tem como objetivo consolidar o aprendizado da aula, ajudando os alunos a refletirem sobre suas experiências e percepções. Ao resumir os principais pontos, conectar com o mundo atual e discutir as aplicações práticas, promovemos uma profunda compreensão e apreciação do conteúdo abordado. Assim, os alunos podem levar esses conhecimentos além da sala de aula, aplicando-os em diversos contextos da vida.

Resumo

Show de Talentos Sonoros!  Hoje, exploramos o incrível mundo dos sons corporais! Descobrimos como nossa própria voz, palmas, batidas no peito e estalos de dedos podem se transformar em verdadeiros instrumentos musicais. Tornamo-nos maestros digitais ao criar composições únicas usando aplicativos como o GarageBand e até nos aventuramos no TikTok para mostrar nossos talentos de forma divertida e moderna.

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual  Vivemos em um mundo onde a criatividade e a tecnologia caminham juntas. Esta aula mostrou como podemos usar as ferramentas digitais que fazem parte do nosso cotidiano, como celulares e aplicativos de música, para explorar novas formas de expressão artística. Além disso, vimos como diferentes culturas ao redor do mundo utilizam sons corporais em suas tradições, conectando-nos globalmente.

Na Prática

Importância no Dia a Dia  Entender e utilizar sons corporais amplia nossas possibilidades de comunicação e expressão. Seja para relaxar, se divertir ou até mesmo para melhorar a coordenação motora, os sons que produzimos com o corpo são ferramentas valiosas. Além disso, essas habilidades podem ser aplicadas em apresentações escolares, atividades de grupo e até em nossa vida pessoal para tornar nosso cotidiano mais criativo e dinâmico.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies