Entrar

Plano de aula de Animais: Modo de Vida

Ciências

Original Teachy

'EF03CI04'

Animais: Modo de Vida

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Animais: Modo de Vida

Palavras ChavePropagação da vida animal, Classificação animal, Reprodução assexuada e sexuada, Atividades práticas, Discussão em grupo, Metodologia de sala de aula invertida, Educação em Ciências, Diversidade animal, Ciclo de vida, Conscientização ecológica
Materiais NecessáriosCartões com imagens de animais, Cartões de reprodução animal, Materiais para criação de pôsteres, Fichas com características dos animais, Materiais para dramatização (fantoches, desenhos, fantasias)
Códigos BNCCEF03CI04: Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaVida e Evolução

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para definir o foco da aula e garantir que tanto o professor quanto os alunos estejam alinhados quanto ao que é esperado ser aprendido e discutido. Estabelecendo claramente os objetivos, os alunos podem direcionar melhor suas interações e perguntas, enquanto o professor pode estruturar as atividades de forma a assegurar que os objetivos sejam alcançados. Esta clareza inicial maximiza a eficácia do tempo de aula, potencializando o aprendizado prático e a discussão crítica.

Objetivos principais:

1. Explorar e compreender o processo de propagação da vida animal, incluindo reprodução assexuada e sexuada.

2. Analisar e discutir as diferentes classificações dos animais, focando nas principais características que os diferenciam e os agrupam.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de observação e análise crítica em relação aos diferentes modos de vida dos animais.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que estudaram previamente, utilizando situações problema que os incentivam a aplicar o conhecimento de forma prática e contextualizada. Além disso, ao trazer exemplos reais e curiosidades sobre a vida animal, a contextualização ajuda a estabelecer a relevância do estudo dos animais, despertando a curiosidade e motivando os alunos a explorarem mais o tema.

Situações Problema

1. Imagine que seu jardim está cheio de abelhas que estão polinizando as flores. Como esse processo ajuda na propagação de novas plantas e como o ciclo de vida das abelhas contribui para esse ecossistema?

2. Pense em um aquário com peixes que estão se reproduzindo. Quais são os métodos de reprodução que podem ser observados e como isso se relaciona com a sobrevivência da espécie no ambiente aquático?

Contextualização

Animais são seres incríveis e fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas. Por exemplo, a reprodução das borboletas, que é exclusivamente sexuada, permite que elas ocupem diferentes nichos ecológicos e contribuam para a polinização de diversas plantas, o que é essencial para a manutenção de florestas e cultivos. Esta diversidade e interação na reprodução animal são essenciais para a biodiversidade e para a sobrevivência de muitas espécies.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa o conhecimento prévio adquirido sobre a propagação da vida animal e a classificação dos animais. Através de atividades lúdicas e colaborativas, os alunos poderão explorar em profundidade os temas, desenvolvendo habilidades de análise, síntese e comunicação, essenciais para a compreensão científica. Esta abordagem prática visa solidificar o aprendizado teórico, oferecendo uma experiência de aprendizado significativa e engajadora.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Jogo da Vida Animal

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender e visualizar a evolução e diversidade dos métodos de reprodução animal.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 participantes e cada grupo receberá cartões que representam diferentes animais e seus modos de reprodução. Eles deverão organizar os cartões em uma linha do tempo que mostra a evolução dos animais e os diversos métodos de reprodução que surgiram. Após a organização, cada grupo apresentará sua linha do tempo para a classe, explicando as escolhas e a lógica por trás da sequência.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os cartões de animais e reprodução para cada grupo.

  • Peça que organizem os cartões em uma linha do tempo no chão ou em uma mesa.

  • Cada grupo deve discutir e justificar a posição de cada animal na linha do tempo.

  • Após a organização, cada grupo apresentará sua linha do tempo para a classe.

Atividade 2 - Classificando os Animais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Analisar e aplicar critérios de classificação animal, promovendo o entendimento sobre as principais características que diferenciam os animais.

- Descrição: Os alunos, em grupos, receberão imagens de animais e uma série de características (reprodução, habitat, alimentação, etc.). O desafio será classificar os animais em grupos, justificando suas escolhas com base nas características fornecidas. Cada grupo criará um pôster explicativo de sua classificação, que será apresentado para a classe.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Distribua as imagens de animais e as características para cada grupo.

  • Peça que classifiquem os animais em grupos baseados nas características fornecidas.

  • Os grupos devem criar um pôster explicando sua classificação.

  • Cada grupo apresentará seu pôster e explicará as razões por trás da classificação para a classe.

Atividade 3 - Drama Animal: A Vida no Palco

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e representar de forma criativa o ciclo de vida e métodos de reprodução dos animais, promovendo o entendimento através da arte e da dramatização.

- Descrição: Os alunos, em grupos, escolherão um animal e criarão uma pequena peça de teatro que ilustre seu ciclo de vida e métodos de reprodução. Eles deverão usar materiais como fantoches, desenhos ou até mesmo se fantasiar para representar o animal e seu ambiente natural. Cada grupo apresentará sua peça para a classe.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5.

  • Cada grupo escolhe um animal e pesquisa sobre seu ciclo de vida e métodos de reprodução.

  • Os alunos criam uma peça de teatro que represente o animal, seu ciclo de vida e reprodução.

  • Os grupos ensaiam e preparam os materiais para a apresentação.

  • Cada grupo apresenta sua peça para a classe.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o conhecimento adquirido durante as atividades práticas e discutam as diferentes perspectivas e abordagens utilizadas por eles e por seus colegas. Esta discussão ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos de propagação da vida animal e classificação, além de desenvolver habilidades de comunicação e argumentação crítica.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve dividir a turma em grupos de no máximo 10 alunos para facilitar a interação. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar as descobertas e os resultados das atividades realizadas. O professor pode começar com uma breve recapitulação das atividades e então, em ordem, cada grupo expressará o que aprendeu. Encoraje os alunos a discutir as diferenças entre as classificações propostas e a justificar suas escolhas com base nas características dos animais observadas.

Perguntas Chave

1. Quais foram as maiores surpresas ou desafios ao classificar os animais?

2. Como a compreensão dos diferentes métodos de reprodução dos animais ajuda a entender a biodiversidade?

3. Que papel a classificação dos animais desempenha no nosso entendimento ecológico e na preservação das espécies?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de conclusão serve para consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e integrada dos tópicos discutidos. Ao resumir e conectar os pontos principais, esta etapa reforça a memória e a compreensão dos alunos, preparando-os para aplicar o conhecimento em contextos futuros. Além disso, ao destacar a relevância prática do estudo dos animais, motiva os alunos a manterem um interesse contínuo pelo tema e a considerarem o impacto de suas ações no meio ambiente.

Resumo

Na fase de conclusão, o professor deve resumir os principais pontos abordados durante a aula, reiterando os processos de propagação da vida animal e as diversas classificações, enfatizando as diferenças chave entre os métodos de reprodução e as características usadas na classificação dos animais.

Conexão com a Teoria

Além disso, é importante destacar como a aula conectou a teoria estudada em casa com as atividades práticas realizadas em sala, mostrando a aplicação dos conceitos teóricos em situações reais e como essas atividades reforçaram o entendimento dos alunos sobre o tema.

Fechamento

Por fim, o professor deve enfatizar a relevância do estudo dos animais para a compreensão e preservação dos ecossistemas, destacando como o conhecimento adquirido pode ser aplicado no dia a dia para promover atitudes mais sustentáveis e respeitosas com o meio ambiente.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies