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Plano de aula de Animais: Organização em Grupos

Lara da Teachy


Ciências

Original Teachy

'EF03CI06'

Animais: Organização em Grupos

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Animais: Organização em Grupos

Palavras Chaveorganização social dos animais, grupos e solitários, comportamento animal, atividades práticas, simulação, discussão em grupo, curiosidade e questionamento, aprendizado interativo, diversidade de comportamentos, habilidades de comunicação, pensamento crítico, consolidação do conhecimento
Materiais Necessáriosmateriais de construção (areia, galhos, pedras), cartas de cenários para simulação, espaço adequado para atividades em grupo, papel e canetas para anotações, computador ou tablet para apresentações
Códigos BNCCEF03CI06: Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaVida e Evolução

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula tem como finalidade estabelecer os objetivos que guiarão o processo de aprendizado dos alunos. Ao definir claramente o que se espera alcançar, os estudantes podem concentrar seus esforços em compreender e aplicar os conceitos de organização social dos animais, tanto em grupos quanto de maneira solitária. Isso não apenas facilita a aprendizagem, mas também prepara o terreno para uma discussão mais aprofundada e engajada durante a aula.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a capacidade de identificar e descrever o comportamento social de animais que vivem em grupos, destacando diferenças entre espécies e suas interações.

2. Reconhecer e definir características de animais que vivem solitariamente, elucidando como estes se comportam em seu ambiente.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a curiosidade e o questionamento sobre o motivo pelo qual certas espécies se agrupam enquanto outras preferem viver sozinhas.
  2. Fomentar o respeito e a compreensão pela diversidade de comportamentos no reino animal.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos, utilizando situações problema que estimulam o pensamento crítico e que fazem conexões entre o conhecimento prévio dos alunos e o tema da aula. Além disso, ao contextualizar o assunto com exemplos reais e curiosidades, a etapa prepara o terreno para uma discussão mais profunda e aplicada durante as atividades práticas, ajudando os alunos a visualizarem a relevância do estudo dos comportamentos sociais dos animais.

Situações Problema

1. Imagine que você é um cientista observando uma colônia de formigas. O que você notaria sobre como as formigas se comunicam e trabalham juntas? Como isso pode ser diferente do que você observa entre os seus amigos na escola?

2. Pense em um leão selvagem. Ele vive em um grupo chamado alcateia. O que um leão faz dentro de sua alcateia? Como o comportamento de um leão na alcateia ajuda o grupo a sobreviver?

Contextualização

Para entender melhor como os animais se agrupam e se organizam, vamos imaginar a vida em um formigueiro. As formigas, apesar de serem pequenas, são exemplos incríveis de cooperação e divisão de tarefas. Curiosamente, estudos mostram que algumas formigas podem até 'curar' suas companheiras feridas usando um tipo de antisséptico produzido por elas mesmas. Isso mostra o quão sofisticado pode ser o comportamento social de animais que vivem em grupo. Além disso, vamos discutir também animais que preferem viver sozinhos, como por exemplo, o tigre solitário, e como esses animais conseguem sobreviver sem a ajuda direta de outros membros de sua espécie.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa o conhecimento adquirido sobre a organização social dos animais em grupos e solitários. Ao participarem das atividades, os alunos poderão vivenciar de maneira lúdica e engajadora os conceitos discutidos, além de desenvolver habilidades de comunicação, cooperação e pensamento crítico. A escolha de apenas uma das atividades permite um aprofundamento maior no tema específico, garantindo que os alunos possam explorar o conteúdo de maneira detalhada e significativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - A Festa na Floresta

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a compreensão sobre as diferentes dinâmicas sociais de animais que vivem em grupo e sua importância na sobrevivência da espécie.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão simular um ambiente de floresta onde diferentes animais se agrupam para uma festa. Cada grupo de alunos representará um tipo de animal e deverá discutir e planejar como se comportariam em um ambiente de festa, considerando suas características sociais e necessidades básicas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um animal diferente para representar, como formigas, lobos, golfinhos ou elefantes.

  • Discutam e listem as características principais do animal escolhido e como isso influenciará sua participação na festa (por exemplo, formigas trazem comida, lobos organizam caças, golfinhos fazem acrobacias, elefantes trazem água).

  • Preparem uma pequena apresentação onde cada grupo descreve como seu animal se comporta na festa, interagindo com outros animais e ajudando na organização.

Atividade 2 - O Desafio do Tigre Solitário

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender as adaptações e estratégias de sobrevivência dos animais solitários e como eles mantêm seu território e sobrevivem sem o suporte de um grupo.

- Descrição: Os alunos, em grupos, assumirão o papel de tigres solitários em um ambiente simulado de sua floresta. Eles terão que enfrentar desafios e tomar decisões que um tigre solitário enfrentaria, como caçar sozinho e defender seu território.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos, onde cada grupo representa um tigre solitário.

  • Distribua cartas que descrevem cenários de desafio que os tigres podem encontrar, como a escassez de presas ou a invasão de seu território por outros animais.

  • Os grupos deverão discutir e decidir a melhor maneira de lidar com cada cenário, considerando as características do tigre e suas habilidades.

  • Cada grupo apresenta suas decisões e justificações para a classe, promovendo uma discussão sobre a vida solitária dos tigres.

Atividade 3 - Construindo uma Cidade de Formigas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e entender a organização social e a arquitetura de um formigueiro, promovendo o trabalho em equipe e a criatividade na construção.

- Descrição: Usando materiais como areia, pequenos galhos e pedras, os alunos irão construir uma 'cidade' que simula um formigueiro. Eles precisarão planejar a estrutura da cidade considerando os diferentes papéis das formigas, como as formigas operárias e a rainha.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Distribua os materiais de construção (areia, galhos, pedras) para cada grupo.

  • Explique os diferentes papéis das formigas em um formigueiro e como cada uma contribui para a sociedade das formigas.

  • Oriente os grupos a construírem a cidade, pensando na disposição dos 'cômodos' e na funcionalidade para as formigas.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre as atividades práticas e articulem o conhecimento adquirido. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de proporcionar um espaço para questionamentos e esclarecimentos finais. Este retorno coletivo também serve para avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema e reforçar a importância do estudo dos comportamentos sociais dos animais na natureza.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades práticas, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução, relembrando os conceitos chave discutidos sobre a organização social dos animais. Em seguida, peça que cada grupo compartilhe suas principais descobertas e desafios enfrentados durante as atividades. Encoraje os alunos a discutir como as características dos diferentes animais influenciam seu comportamento em grupo ou solitariamente, e como esses comportamentos são adaptativos no ambiente natural.

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais diferenças que vocês observaram entre os animais que vivem em grupo e os animais solitários?

2. Como as características dos animais influenciam as atividades que eles realizaram na simulação?

3. De que maneira o entendimento sobre o comportamento social dos animais pode nos ajudar a compreender melhor o mundo natural ao nosso redor?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa de Conclusão é assegurar que os alunos tenham consolidado o conhecimento adquirido durante a aula, conectando os conceitos teóricos com as atividades práticas realizadas. Além disso, visa destacar a importância do tema estudado, tanto no contexto acadêmico quanto na vida cotidiana, incentivando os alunos a refletirem sobre a aplicabilidade dos conceitos de comportamento animal em várias situações práticas e na promoção de atitudes mais conscientes em relação à natureza.

Resumo

Neste momento final da aula, é crucial resumir e reiterar os principais pontos abordados sobre a organização social dos animais, destacando as diferenças entre animais que vivem em grupos e os que preferem a solidão. Por meio das atividades práticas, os alunos puderam vivenciar e entender melhor esses comportamentos em um contexto simulado, associando teoria e prática de maneira eficaz.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conseguiu integrar a teoria com a prática ao permitir que os alunos explorassem, através de simulações e construções, os conceitos de comportamento animal aprendidos previamente. Isso não apenas reforçou o entendimento teórico, mas também ajudou os alunos a visualizarem e aplicarem de forma concreta o que estudaram, facilitando a conexão entre o conteúdo curricular e a realidade observável.

Fechamento

Compreender a organização social dos animais é essencial não apenas para o estudo da biologia, mas também para desenvolver uma apreciação e respeito pela diversidade e complexidade do mundo natural. Esses conhecimentos podem ser aplicados em diversas áreas, desde a conservação ambiental até a agricultura, onde o entendimento das interações animais pode ser crucial para o sucesso de práticas ecológicas e sustentáveis.


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