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Plano de aula de Produção de Som

Ciências

Original Teachy

'EF03CI01'

Produção de Som

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Produção de Som

Palavras ChaveProdução de som, Propagação do som, Percepção do som, Vibrações, Meios de propagação, Ouvido humano, Tímpano, Células ciliadas, Educação Científica, Curiosidade, Aplicação prática
Materiais NecessáriosViolão, Tambor, Imagens ou diagramas do ouvido humano, Objetos diversos da sala de aula (por exemplo, réguas, copos de plástico), Materiais para anotação (cadernos, lápis, borrachas), Quadro branco e marcadores
Códigos BNCCEF03CI01: Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaMatéria e Energia

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão geral dos conceitos fundamentais relacionados à produção, propagação e percepção do som. Isso prepara os alunos para compreender como os sons são gerados, como viajam através de diferentes meios (como ar, água e sólidos) e como nossos ouvidos e cérebro processam esses sons. Esta base é essencial para o desenvolvimento do conhecimento científico e da curiosidade sobre o mundo ao redor.

Objetivos principais:

1. Entender como o som é produzido.

2. Compreender como o som se propaga através de diferentes meios.

3. Identificar como o som é percebido pelos seres humanos.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão geral dos conceitos fundamentais relacionados à produção, propagação e percepção do som. Isso prepara os alunos para compreender como os sons são gerados, como viajam através de diferentes meios (como ar, água e sólidos) e como nossos ouvidos e cérebro processam esses sons. Esta base é essencial para o desenvolvimento do conhecimento científico e da curiosidade sobre o mundo ao redor.

Contexto

Para iniciar a aula sobre a produção de som, explique aos alunos que o som está presente em todos os aspectos da nossa vida diária. Desde o som do alarme de manhã até a música que ouvimos e as conversas que temos, o som é uma parte essencial do nosso mundo. Mostre como o som está envolvido em muitas atividades que eles gostam, como assistir a filmes, jogar videogames e ouvir histórias.

Curiosidades

 Você sabia que o som se move mais rápido na água do que no ar? É por isso que golfinhos e baleias conseguem se comunicar em longas distâncias no oceano! Além disso, o som não pode viajar no vácuo, como no espaço, porque não há moléculas para transmitir as ondas sonoras.

Desenvolvimento

Duração: (40 - 45 minutos)

A finalidade desta etapa é aprofundar o entendimento dos alunos sobre como o som é produzido, como ele se propaga através de diferentes meios, e como é percebido pelos seres humanos. Ao abordar esses tópicos de forma detalhada e com exemplos práticos, os alunos podem compreender melhor os conceitos científicos e aplicá-los em situações do dia a dia. Além disso, as questões propostas ajudam a consolidar o conhecimento adquirido, promovendo a reflexão e a retenção das informações apresentadas.

Tópicos Abordados

1. Produção de som: Explique que o som é produzido por vibrações. Mostre exemplos, como cordas de violão vibrando, um tambor sendo batido, ou mesmo as cordas vocais humanas. Use objetos da sala de aula para demonstrar como as vibrações criam som. 2. Propagação do som: Detalhe como o som se propaga em diferentes meios – ar, água e sólidos. Use exemplos práticos, como o som se movendo através de uma porta fechada, ou como a voz parece diferente quando falamos debaixo d'água. 3. Percepção do som: Explique como os ouvidos humanos captam as ondas sonoras e como o cérebro processa essas informações. Mostre imagens ou diagramas do ouvido humano para auxiliar na explicação. Destaque a importância do tímpano e das células ciliadas na audição.

Questões para Sala de Aula

1. O que é necessário para que o som seja produzido? 2. Como o som se comporta em diferentes meios (ar, água, sólidos)? 3. Como nossos ouvidos e cérebro trabalham juntos para que possamos ouvir?

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o entendimento dos alunos sobre os conceitos apresentados durante a aula. Ao discutir as explicações para as questões e engajar os alunos com perguntas reflexivas, o professor ajuda a promover a compreensão profunda, a retenção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades críticas de pensamento.

Discussão

  • ️ O que é necessário para que o som seja produzido? O som é produzido por vibrações. Quando um objeto vibra, ele faz com que as partículas ao seu redor também vibrem. Essas vibrações são transmitidas através de um meio (como ar, água, ou sólidos) até atingirem nossos ouvidos. Exemplos incluem as cordas de um violão vibrando quando tocadas, ou as cordas vocais humanas vibrando quando falamos.

  • Como o som se comporta em diferentes meios (ar, água, sólidos)? O som se propaga de maneiras diferentes dependendo do meio. No ar, as partículas de ar vibram e transmitem as ondas sonoras. Na água, as partículas de água fazem o mesmo, mas as ondas sonoras viajam mais rápido porque as partículas estão mais próximas umas das outras. Em sólidos, como uma parede ou uma mesa, o som ainda viaja mais rápido e mais longe, porque as partículas estão ainda mais próximas. É por isso que ao bater na madeira, o som parece mais alto e claro do que no ar.

  • Como nossos ouvidos e cérebro trabalham juntos para que possamos ouvir? O som chega ao nosso ouvido e faz o tímpano vibrar. Essas vibrações são transmitidas através de pequenos ossos no ouvido médio até a cóclea, que é uma parte em forma de caracol no ouvido interno. Dentro da cóclea, as vibrações fazem com que pequenas células ciliadas se movam, gerando sinais elétricos que são enviados ao cérebro. O cérebro então interpreta esses sinais como sons. Imagens e diagramas do ouvido humano podem ser usados para ajudar a explicar este processo.

Engajamento dos Alunos

1. Por que acham que o som viaja mais rápido na água do que no ar? 2. Conseguem pensar em situações do dia a dia onde percebemos que o som se comporta de maneira diferente em diferentes meios? 3. Como acham que seria nossa vida diária se não pudéssemos ouvir sons? Quais atividades seriam mais difíceis?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os principais conceitos apresentados durante a aula, assegurando que os alunos tenham uma compreensão clara e completa do conteúdo. Isso promove a retenção do conhecimento e reforça a importância prática dos tópicos discutidos.

Resumo

  • O som é produzido por vibrações de objetos.
  • O som se propaga através de diferentes meios como ar, água e sólidos, sendo mais rápido em meios mais densos.
  • Os ouvidos humanos captam ondas sonoras e o cérebro as processa, permitindo que percebamos os sons.

Durante a aula, foram apresentados exemplos práticos como o som de um violão, a voz humana e as batidas em um tambor para ilustrar como o som é produzido por vibrações. Além disso, foram discutidas situações cotidianas para mostrar como o som se propaga de maneira diferente em meios como ar, água e sólidos, conectando a teoria com a prática de forma clara e direta.

Entender a produção e a propagação do som é fundamental para o nosso dia a dia. Por exemplo, saber que o som viaja mais rápido na água explica por que os sons são mais nítidos quando mergulhamos. Além disso, a compreensão de como nossos ouvidos funcionam nos ajuda a valorizar a importância de proteger nossa audição de danos causados por sons altos e prolongados.

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