Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Produção de Som

Lara da Teachy


Ciências

Original Teachy

'EF03CI01'

Produção de Som

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Produção de Som

Palavras ChaveProdução de som, Propagação do som, Percepção do som, Atividades práticas, Experimentos, Telefone de barbante, Ondas sonoras, Engenharia acústica, Técnicos de som, Comunicação, Ciências, 3º ano do Ensino Fundamental
Materiais NecessáriosVídeo curto sobre produção e propagação do som, Diapasão, Recipiente com água, Computador e projetor, Copos plásticos (2 por grupo), Barbante (aproximadamente 2 metros por grupo), Materiais para fazer furos nos copos (agulhas ou tesouras), Papéis e lápis para anotações
Códigos BNCCEF03CI01: Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaMatéria e Energia

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao conceito de produção de som de uma maneira prática e aplicada. É essencial que os alunos compreendam não apenas a teoria, mas também como esses conceitos se manifestam no mundo real, especialmente em contextos que possam ser relevantes para futuras profissões. Focar no desenvolvimento de habilidades práticas e experimentais prepara os alunos para entender e aplicar o conhecimento em situações do dia a dia e no mercado de trabalho.

Objetivos principais:

1. Compreender como o som é gerado e suas fontes.

2. Explorar a propagação do som através de diferentes meios.

3. Identificar como os seres humanos percebem o som.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de observação e análise.
  2. Estimular a curiosidade e o pensamento crítico sobre fenômenos cotidianos.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao conceito de produção de som de uma maneira prática e aplicada. É essencial que os alunos compreendam não apenas a teoria, mas também como esses conceitos se manifestam no mundo real, especialmente em contextos que possam ser relevantes para futuras profissões. Focar no desenvolvimento de habilidades práticas e experimentais prepara os alunos para entender e aplicar o conhecimento em situações do dia a dia e no mercado de trabalho.

Contextualização

A produção de som faz parte do nosso cotidiano, desde o toque do despertador pela manhã até o barulho do trânsito e as melodias das músicas que ouvimos. Entender como o som é gerado e propagado nos ajuda a compreender melhor o mundo ao nosso redor e a apreciar a ciência por trás de algo tão comum, mas tão fascinante. O som é uma forma de energia que se propaga através de ondas e é fundamental para a comunicação, entretenimento e muitas outras áreas da vida.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Você sabia que a velocidade do som é diferente em diferentes materiais? No ar, ele viaja a cerca de 340 metros por segundo, mas na água, ele pode alcançar 1.480 metros por segundo! Essa diferença é crucial para profissões como as de engenheiros acústicos, que projetam salas de concertos e estúdios de gravação para garantir a melhor qualidade sonora. Além disso, os técnicos de som utilizam esses conhecimentos para criar efeitos sonoros em filmes e jogos, tornando a experiência mais imersiva para o público.

Atividade Inicial

Inicie a aula mostrando um vídeo curto (2-3 minutos) que ilustre como o som é produzido e propagado. Um exemplo pode ser um vídeo de um diapasão vibrando e gerando ondas sonoras visíveis em um recipiente com água. Após o vídeo, faça uma pergunta provocadora: 'Como vocês acham que o som chega aos nossos ouvidos?' Permita que os alunos discutam brevemente suas ideias.

Desenvolvimento

Duração: 50 - 55 minutos

A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a produção e propagação do som, bem como a sua percepção. Através de atividades práticas, os alunos experimentarão conceitos teóricos na prática, o que facilita a compreensão e memorização. A reflexão e os exercícios de fixação irão consolidar o aprendizado e estimular o pensamento crítico sobre a aplicação desses conceitos em diversas profissões.

Tópicos a Abordar

  1. Como o som é produzido
  2. Propagação do som através de diferentes meios
  3. Percepção do som pelos seres humanos

Reflexões Sobre o Tema

Incentive os alunos a pensar em como a produção e propagação do som afetam nosso dia a dia e em como diferentes profissões utilizam o conhecimento sobre o som. Pergunte-lhes como seria o mundo sem som ou com sons diferentes. Provoque-os a refletir sobre as diversas fontes de som ao seu redor e como a percepção do som é vital para a comunicação e a segurança.

Mini Desafio

Construção de um Telefone de Barbante

Os alunos irão construir um telefone de barbante para explorar a propagação do som através de um meio sólido.

Instruções

  1. Divida os alunos em grupos de 3-4.
  2. Forneça dois copos plásticos e um pedaço de barbante de aproximadamente 2 metros para cada grupo.
  3. Peça aos alunos para fazer um pequeno furo no fundo de cada copo.
  4. Instrua-os a passar o barbante pelos furos e dar nós nas extremidades internas para que o barbante fique preso aos copos.
  5. Oriente os alunos a esticar o barbante e um membro do grupo falar em um copo enquanto outro escuta no outro copo.
  6. Peça aos alunos para experimentarem diferentes comprimentos de barbante e anotar como isso afeta a qualidade do som.

Objetivo: Demonstrar como o som pode se propagar através de meios sólidos e investigar como a tensão e o comprimento do barbante afetam a transmissão sonora.

Duração: 30 - 35 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Explique como o som é produzido e forneça dois exemplos de fontes sonoras.
  2. Descreva o que acontece quando o som se propaga através do ar, água e sólidos.
  3. Desenhe um diagrama mostrando como o som viaja do ambiente até os ouvidos humanos.
  4. Liste três profissões que utilizam o conhecimento sobre o som e explique como elas aplicam esse conhecimento.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, reforçando a ligação entre teoria e prática e destacando a relevância dos conceitos estudados para o cotidiano e o mercado de trabalho. Além disso, promove a reflexão crítica e o compartilhamento de experiências, enriquecendo o entendimento coletivo.

Discussão

Promova uma discussão entre os alunos sobre o que eles aprenderam ao longo da aula. Pergunte-lhes como a produção e propagação do som se conectam com o cotidiano e com diferentes profissões. Incentive-os a compartilhar suas experiências com o mini desafio e a refletir sobre como diferentes materiais afetam a qualidade do som transmitido pelo telefone de barbante. Além disso, discuta como os exercícios de fixação ajudaram a consolidar o conhecimento e como eles podem aplicar esses conceitos em situações reais.

Resumo

Recapitule os principais pontos abordados durante a aula: como o som é produzido, como ele se propaga através de diferentes meios e como os seres humanos percebem o som. Destaque as atividades práticas realizadas, como a construção do telefone de barbante, e como elas ilustraram os conceitos teóricos discutidos.

Fechamento

Explique aos alunos a importância de entender a produção e a propagação do som para o dia a dia e para diversas profissões. Enfatize como esse conhecimento é vital para áreas como a engenharia acústica, a produção musical e a criação de efeitos sonoros para filmes e jogos. Agradeça a participação de todos e reforce a ideia de que a ciência está presente em muitos aspectos cotidianos, incentivando-os a continuar explorando e aprendendo sobre o mundo ao seu redor.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Expositiva | Efeito Estufa e Ação Humana | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Técnica | Equilíbrio Ambiental
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Técnica | Propagação de Calor
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Ligações Químicas: Iônicas e Covalentes | Metodologia Digital | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies