Entrar

Plano de aula de Produção de Som

Ciências

Original Teachy

'EF03CI01'

Produção de Som

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Produção de Som

Palavras ChaveProdução de Som, Propagação do Som, Percepção do Som, Ciências, Ensino Fundamental, Metodologia Digital, Atividades Práticas, Tecnologia, Colaboração, Áudio, Vídeos, Podcast, Realidade Aumentada, Educação, Engajamento
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Computadores, Aplicativos de gravação de áudio, Aplicativos de edição de vídeo, Aplicativos de edição de áudio, Plataformas de publicação de podcast (Spotify for Podcasters, Anchor), Aplicativos de realidade aumentada (ARLOOPA ou similar), Conexão à internet, WhatsApp
Códigos BNCCEF03CI01: Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaMatéria e Energia

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa do plano de aula tem como finalidade contextualizar os alunos sobre os principais pontos que serão abordados durante a aula. Através dos objetivos, os estudantes poderão entender a relevância do tema e como ele se relaciona com o mundo ao seu redor, preparando-os para um aprendizado mais aprofundado e prático.

Objetivos principais:

1. Compreender como o som é gerado através de diferentes fontes.

2. Explorar os diferentes meios de propagação do som e suas características.

3. Identificar e analisar como o som é percebido pelo ouvido humano.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a curiosidade científica e o pensamento crítico.
  2. Promover a integração de conhecimentos teóricos com a realidade prática dos alunos.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início, utilizando a tecnologia para conectar o tema ao seu cotidiano. As perguntas chave ajudam a puxar as ideias que os estudantes já têm sobre o tema, promovendo um debate inicial e preparando-os para explorar mais profundamente o conceito de som. Essa abordagem ativa facilita a criação de uma base sólida para o aprendizado prático e colaborativo que seguirá. 

Aquecendo

Para iniciar a aula sobre Produção de Som, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o som. Este pode ser algo curioso sobre como os sons são produzidos, se propagam ou são percebidos por diferentes seres vivos. Incentive-os a compartilhar suas descobertas com a turma. Esta atividade incentiva a pesquisa e ajuda a criar uma conexão imediata com o tema, utilizando uma ferramenta digital que é parte de seu cotidiano. 

Reflexões Iniciais

1. O que é o som e como ele é gerado?

2. Quais são algumas maneiras pelas quais o som pode se propagar?

3. Como nossos ouvidos percebem o som?

4. Existe alguma diferença entre como os humanos e outros animais percebem o som?

5. Quais são alguns exemplos de sons que encontramos no nosso dia a dia e como eles são produzidos?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A etapa de Desenvolvimento tem como finalidade permitir que os alunos apliquem os conceitos estudados de forma prática e colaborativa, utilizando tecnologias digitais que fazem parte de seu cotidiano. As atividades propostas incentivam a exploração, a criatividade e a comunicação, conectando o tema da aula à realidade digital dos estudantes, tornando o aprendizado mais significativo e engajador.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  A Jornada do Som 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Compreender e ilustrar como o som é produzido, propagado e percebido, utilizando ferramentas digitais e promovendo a colaboração em grupo.

- Descrição: Os alunos criarão uma história sobre como o som viaja de uma fonte até o ouvido humano, utilizando recursos de áudio disponíveis em seus celulares e computadores. Eles formarão um grupo no WhatsApp para compartilhar e discutir ideias e criar um vídeo ilustrando a jornada do som, com sons que eles próprios gravaram.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve criar uma história que ilustre a jornada do som desde sua origem até a percepção humana.

  • Utilizar celulares para gravar diferentes tipos de sons (por exemplo, batidas, voz, objetos sendo arrastados).

  • Os alunos devem integrar os sons gravados em seu vídeo, utilizando aplicativos de edição disponíveis em seus celulares ou computadores.

  • Criar um grupo no WhatsApp para compartilhar ideias, sons gravados e discutir a estrutura da história.

  • No final, cada grupo deve apresentar seu vídeo para a turma e explicar o processo de criação e como os conceitos de produção e propagação do som foram aplicados.

Atividade 2 -  Podcast Científico 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Explorar e comunicar conceitos científicos sobre produção, propagação e percepção do som através da criação de conteúdo digital, incentivando a pesquisa e a comunicação oral.

- Descrição: Os alunos criarão um podcast onde discutem como o som é produzido, se propaga e é percebido pelos seres humanos. Utilizarão celulares para gravar e editar os episódios, e aplicativos de podcast para publicar seu trabalho.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve planejar um episódio de podcast de 5-7 minutos que responda perguntas chave sobre o som.

  • Utilizar celulares para gravar as discussões e entrevistas em formato de áudio.

  • Editar o áudio utilizando aplicativos disponíveis nos celulares ou computadores.

  • Publicar o episódio de podcast em uma plataforma gratuita, como Spotify for Podcasters ou Anchor.

  • No final, cada grupo deve compartilhar o link do podcast com a turma e discutir os principais pontos abordados.

Atividade 3 -  Missão: Exploradores do Som 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Compreender a propagação do som em diferentes meios através de ferramentas de realidade aumentada, promovendo a observação e a análise científica.

- Descrição: Os alunos participam de um jogo de realidade aumentada onde exploram diferentes ambientes virtuais para descobrir como o som se comporta em diferentes meios. Utilizam aplicativos de realidade aumentada em seus celulares para realizar a atividade.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve baixar um aplicativo de realidade aumentada (como ARLOOPA ou similar) que permita a criação de ambientes virtuais.

  • Configurar ambientes virtuais que representem diferentes meios (ar, água, sólido) e inserir fontes de som.

  • Os alunos devem explorar os ambientes virtuais e observar como o som é produzido e se propaga em cada meio.

  • Cada grupo deve documentar suas descobertas em um relatório digital, com capturas de tela e descrições detalhadas.

  • No final, cada grupo deve apresentar suas descobertas para a turma, explicando como o som se comporta de forma diferente em cada meio.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é promover uma reflexão profunda sobre o aprendizado adquirido, incentivar a troca de conhecimentos e experiências entre os grupos, e fomentar habilidades sociais e de comunicação através do feedback construtivo. Essa abordagem reforça o aprendizado colaborativo e crítico, essencial para a fixação dos conceitos trabalhados durante a aula.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Sugira o seguinte roteiro para o professor introduzir a discussão:

  1. Introdução: Agradeça a todos pelo empenho nas atividades e explique brevemente o propósito da discussão em grupo.
  2. Compartilhamento: Peça aos grupos que apresentem seus vídeos, podcasts ou relatórios de realidade aumentada, destacando os principais pontos que aprenderam e as dificuldades que enfrentaram. Incentive-os a falar sobre como cada atividade ajudou a entender a produção, propagação e percepção do som.
  3. Conclusão: Resuma os pontos principais discutidos, apontando os elementos comuns e as diferenças nas descobertas dos grupos. Finalize incentivando os alunos a pensar em como podem aplicar esse conhecimento em situações cotidianas.

Reflexões

1. Quais foram os principais desafios que seu grupo enfrentou ao realizar a atividade? 2. Como as diferentes atividades ajudaram você a entender melhor como o som é produzido, propagado e percebido? 3. O que foi mais surpreendente ou interessante sobre as descobertas feitas por outros grupos?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou na atividade. Oriente a turma a ser construtiva e respeitosa, utilizando a seguinte estrutura:

  1. Aspectos Positivos: Destaque o que cada colega fez bem durante a atividade.
  2. Pontos de Melhoria: Apontar áreas onde o colega pode melhorar, sempre de maneira respeitosa e construtiva.
  3. Impressões Pessoais: Compartilhar como foi trabalhar com o colega e o que aprenderam juntos.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, conectando os conceitos discutidos com o cotidiano e mostrando a relevância prática do conteúdo. Ao resumir a aula de forma divertida e relacionar o conhecimento adquirido com o mundo atual, os alunos podem enxergar a importância do tema e como ele se aplica na vida real.

Resumo

Resumo Musical Imagine o som como um viajante aventureiro! Primeiro, ele nasce de uma fonte de som, como um instrumento musical ou a voz humana. Em seguida, ele embarca em sua jornada pelo ar, água, ou sólidos, até encontrar o destino final: nossos ouvidos! Cada pedacinho dessa viagem é cheio de emoção e ritmo, e os alunos puderam criar vídeos, podcasts e explorar realidades aumentadas para entender cada passo dessa jornada sonora!

No Mundo

Estamos vivendo em um mundo onde os sons nos cercam o tempo todo, desde os alarmes de nossos smartphones até os podcasts que escutamos. Compreender como o som é produzido, propagado e percebido nos ajuda a entender melhor o ambiente à nossa volta, seja na tecnologia de cancelamento de ruído dos nossos fones de ouvido ou nas incríveis paisagens sonoras que encontramos em jogos e filmes.

Na Prática

Conhecer sobre o som é super relevante para o dia a dia! Nos ajuda a perceber melhor nossos ambientes, a proteger nossa audição em situações barulhentas, e até mesmo a criar experiências fantásticas em mídias digitais como música e cinema. Além disso, abre portas para futuras carreiras em áreas como engenharia de som, audiologia e design de produtos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies