Entrar

Plano de aula de Usos do Solo

Ciências

Original Teachy

'EF03CI10'

Usos do Solo

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Usos do Solo

Palavras Chavesolo, produção de alimentos, sustentabilidade, atividade extrativista, práticas sustentáveis, pesquisa, análise crítica, tecnologia digital, documentário, redes sociais, jogos digitais, feedback, aprendizado ativo, criatividade, educação ambiental
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Computadores com acesso à internet, Ferramentas de edição de vídeo (ex: InShot, iMovie), Ferramentas de criação gráfica (ex: Canva), Plataformas de criação de jogos (ex: Scratch), Projetor ou tela para apresentação, Materiais de escrita (papel, canetas), Lousa ou quadro branco
Códigos BNCCEF03CI10: Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaTerra e Universo

Objetivos

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma base clara e direcionada sobre o que os alunos precisam alcançar ao final da aula. Isso não apenas guia o professor na organização das atividades, mas também esclarece aos alunos os objetivos que eles deverão atingir, promovendo um aprendizado mais focado e eficaz.

Objetivos principais:

1. Reconhecer a importância do solo para a produção de alimentos.

2. Compreender a relevância do solo para a atividade extrativista.

3. Identificar as diferentes formas de uso do solo.

Objetivos secundários:

  1. Promover habilidades de pesquisa e análise crítica sobre o uso do solo.
  2. Incentivar a discussão sobre práticas sustentáveis no uso do solo.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é envolver os alunos de maneira ativa desde o início, estimulando a curiosidade e promovendo o engajamento com o tema. Ao buscar e compartilhar informações, os alunos começam a estabelecer conexões pessoais com o assunto, o que facilita a aprendizagem e a participação nas atividades subsequentes.

Aquecendo

Explique aos alunos que o solo é um recurso essencial para a vida no planeta, pois é nele que cultivamos alimentos, extraímos recursos naturais e desenvolvemos diversas atividades humanas. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o uso do solo e compartilhem com a turma. Isso pode ser uma curiosidade sobre a importância do solo na agricultura, um exemplo de práticas sustentáveis ou uma novidade sobre o solo em regiões específicas do mundo.

Reflexões Iniciais

1. Qual a importância do solo para a produção de alimentos?

2. Como o solo é utilizado na atividade extrativista?

3. Você conhece algum exemplo de uso sustentável do solo?

4. Como as diferentes formas de uso do solo impactam o meio ambiente?

5. Quais são os problemas causados pelo uso inadequado do solo?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 75 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos apliquem o conhecimento prévio sobre os usos do solo de forma prática e colaborativa, utilizando tecnologias digitais. Isso promove uma aprendizagem mais significativa e engajante, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades críticas e criativas importantes para o século XXI.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Detetives do Solo

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fazer com que os alunos investiguem e compreendam as diversas funções e características dos solos, incentivando habilidades de pesquisa e produção de conteúdo multimídia.

- Descrição: Os alunos irão se transformar em detetives digitais para investigar diferentes tipos de solo e seus usos ao redor do mundo. Cada grupo será responsável por criar um mini documentário utilizando seus celulares, onde devem apresentar suas principais descobertas sobre as características e importância do solo pesquisado.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher, ou ser designado, um tipo de solo de uma região específica (ex: solo arenoso, solo argiloso, etc.) para investigar.

  • Utilize smartphones e computadores com acesso à internet para pesquisar sobre o tipo de solo escolhido.

  • Os alunos devem buscar informações sobre as características do solo, como ele é utilizado (agricultura, construção, etc.), sua importância para a região e exemplos de práticas sustentáveis relacionadas a ele.

  • Cada grupo deve criar um mini documentário (usando vídeos, fotos e narrações) de até 5 minutos para apresentar suas descobertas.

  • Os alunos podem utilizar ferramentas como apps de edição de vídeo (ex: InShot, iMovie) para compilar suas descobertas.

  • Ao final, cada grupo apresentará seu mini documentário para a turma.

Atividade 2 -  Influenciadores do Solo

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Incentivar a compreensão sobre a importância do solo e práticas sustentáveis, além de desenvolver habilidades em comunicação digital e criação de conteúdo para redes sociais.

- Descrição: Os alunos se tornarão influenciadores digitais em uma campanha fictícia para promover a conscientização sobre a importância do uso sustentável do solo. Eles criarão postagens para redes sociais (Instagram, Twitter) que eduquem e incentivem práticas sustentáveis.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve pensar em uma campanha fictícia para conscientizar sobre a importância do uso do solo de forma sustentável.

  • Utilizando celulares e computadores, os alunos devem criar um plano de postagens para redes sociais (Instagram, Twitter), incluindo textos, imagens e até vídeos curtos.

  • Os alunos podem usar ferramentas como Canva para criar gráficos e designs atrativos.

  • Cada grupo deve criar pelo menos 3 postagens diferentes, cada uma destacando um aspecto importante sobre o uso sustentável do solo.

  • Ao final, cada grupo apresenta suas postagens para a turma, explicando o raciocínio por trás de suas escolhas e como esperam impactar o público.

Atividade 3 - ️ Solo Gamificado

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a criatividade e o pensamento lógico dos alunos, ao mesmo tempo em que aprendem sobre o uso do solo e a importância de tomar decisões ambientais conscientes.

- Descrição: Os alunos irão criar um jogo digital básico utilizando uma plataforma de criação de jogos (como Scratch). O jogo deve ensinar sobre a importância do solo e as formas adequadas e inadequadas de utilizá-lo.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve criar uma história para seu jogo que inclua desafios relacionados ao uso do solo.

  • Utilizando celulares e computadores, os alunos devem acessar uma plataforma de criação de jogos como Scratch.

  • Os alunos devem programar um jogo em que o personagem principal enfrenta diferentes cenários relacionados ao solo (ex: plantar, mineração, construção) e deve tomar decisões que impactam o meio ambiente.

  • Os grupos devem incluir elementos de gamificação como pontuação, níveis e recompensas para tornar o jogo envolvente.

  • Ao final, cada grupo apresenta seu jogo para a turma, mostrando como ele funciona e qual a mensagem educativa que ele passa.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar um momento de reflexão coletiva e individual sobre o aprendizado, permitindo que os alunos consolidem suas descobertas e insights. Além disso, a troca de feedbacks construtivos fortalece habilidades sociais e colaborativas, essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo onde os alunos compartilham suas descobertas e experiências das atividades realizadas. Para iniciar, siga o roteiro sugerido: 1. Peça a cada grupo para apresentar brevemente suas principais descobertas e a experiência de criar seus projetos. 2. Encoraje os alunos a refletirem sobre como as atividades os ajudaram a compreender melhor a importância do solo. 3. Estimule uma troca de ideias sobre as semelhanças e diferenças encontradas nas diversas formas de uso do solo e suas implicações ambientais.

Reflexões

1. Quais foram as principais descobertas que seu grupo fez sobre o uso do solo? 2. Como as atividades realizadas ajudaram você a entender melhor a importância do solo para a produção de alimentos e outras atividades humanas? 3. O que você achou mais desafiador ao realizar as atividades e como seu grupo superou esses desafios?

Feedback 360°

️ Feedback 360°: Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno recebe feedback dos colegas do grupo em que trabalhou. Oriente que o feedback deve ser construtivo e respeitoso. Sugira que os alunos sigam a estrutura "Ponto Forte - Ponto a Melhorar - Sugestão" para garantir que o feedback seja claro e útil. Explique a importância de ser específico e de focar em aspectos tanto técnicos como colaborativos.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos consolidem seus conhecimentos sobre o uso do solo, conectando-os ao mundo atual e às suas vidas diárias. Além disso, esse momento de conclusão ajuda a reforçar a importância das práticas sustentáveis e a promover uma visão de futuro mais consciente e responsável.

Resumo

Resumo da Aula: Imagine que o solo é um super-herói oculto! Ele cultiva nossos alimentos, é a base de inúmeras construções e é um tesouro cheio de riquezas naturais. Hoje os alunos se tornaram detetives digitais, influenciadores do solo e até criadores de jogos, explorando as várias faces do solo e aprendendo sobre sua importância e usos sustentáveis de forma envolvente e dinâmica.

No Mundo

No Mundo Atual: Em um mundo cada vez mais digital e conectado, compreender como usamos e cuidamos do solo é vital. As práticas sustentáveis e a conscientização sobre questões ambientais estão cada vez mais presentes nas redes sociais, nas campanhas globais e até em jogos educativos. A aula de hoje não só conectou o tema com a vida digital dos alunos, mas também ressaltou a relevância desse conhecimento no contexto global moderno.

Na Prática

Aplicações: Saber sobre o uso do solo tem impacto direto no nosso dia a dia. Desde escolher alimentos mais saudáveis e sustentáveis, até entender como nossas ações impactam o meio ambiente. Com essas informações, podemos tomar decisões mais conscientes, seja nas redes sociais, em casa ou na escola, promovendo um futuro mais sustentável.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies