Plano de Aula | Metodologia Teachy | Brincadeiras e Jogos: Populares no Mundo
Palavras Chave | Educação Física, Arremesso, Força, Coordenação motora, Jogos populares, Culturas diferentes, Pesquisa online, Trabalho em equipe, Influenciadores digitais, Vídeos educativos, QR codes, Caça ao tesouro digital, Blog colaborativo, Tecnologias digitais, Feedback construtivo, Diversidade cultural |
Materiais Necessários | Celulares com acesso à internet, QR codes com links informativos, Formulários digitais (Google Forms), Plataforma de blog (Blogger, WordPress), Ferramentas de edição de vídeo, Plataforma educacional ou redes sociais da escola, Papéis e canetas para anotações, Projetor ou tela para exibição dos vídeos |
Códigos BNCC | EF35EF01: Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.; EF35EF02: Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana.; EF35EF03: Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.; EF35EF04: Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis. |
Ano Escolar | 3º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Educação Física |
Unidade Temática | Educação Física |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é garantir que os alunos entendam claramente os objetivos de aprendizagem relacionados à força e coordenação motora em atividades de arremesso. Isso prepara os alunos para as atividades práticas e discussões que ocorrerão durante a aula, ligando o conhecimento prévio ao contexto da aula.
Objetivos principais:
1. Reconhecer as características de atividades físicas que envolvem arremesso e precisão.
2. Compreender como diferentes culturas utilizam jogos que envolvem arremesso em suas tradições.
Objetivos secundários:
- Desenvolver a habilidade de analisar e descrever a função de força e coordenação motora em atividades físicas.
Introdução
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é garantir que os alunos entendam claramente os objetivos de aprendizagem relacionados à força e coordenação motora em atividades de arremesso. Isso prepara os alunos para as atividades práticas e discussões que ocorrerão durante a aula, ligando o conhecimento prévio ao contexto da aula.
Aquecendo
Inicie a aula explicando que hoje os alunos irão explorar brincadeiras e jogos populares no mundo que envolvem arremessar e acertar alvos, atividades que trabalham a força e coordenação motora. Diga aos alunos que peguem seus celulares e pesquisem, em grupos, um fato interessante sobre um jogo popular em diferentes culturas que envolva arremesso. Cada grupo compartilhará um fato com a turma.
Reflexões Iniciais
1. Quais são alguns exemplos de jogos e brincadeiras populares no mundo que envolvem arremesso?
2. Como esses jogos utilizam a força e a coordenação motora?
3. Vocês conhecem algum jogo que envolve arremesso e é popular na nossa cultura? Qual?
4. De que maneiras diferentes culturas podem influenciar as regras e a prática desses jogos?
5. Qual foi o fato mais interessante que vocês encontraram durante a pesquisa?
Desenvolvimento
Duração: 70 - 80 minutos
A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma experiência prática e envolvente, utilizando tecnologias digitais para explorar brincadeiras e jogos de arremesso ao redor do mundo. Isso ampliará seu entendimento sobre a importância da força e coordenação motora em diferentes contextos culturais, enquanto desenvolvem habilidades de pesquisa, comunicação e trabalho em equipe.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Desafio do Influenciador de Jogos
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, cooperação e comunicação, além de utilizar a tecnologia para criar e compartilhar conteúdo educativo.
- Descrição: Os alunos irão se transformar em 'influenciadores digitais' que precisam criar um vídeo para suas redes sociais explicando e demonstrando um jogo popular de arremesso de uma cultura específica. Essa atividade envolve pesquisa online, criação de conteúdo e trabalho em equipe.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
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Cada grupo deve escolher um jogo popular que envolva arremesso e acertar alvos. Eles podem usar os celulares para pesquisar jogos de diferentes culturas.
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Os grupos devem criar um roteiro para um vídeo de 2-3 minutos, explicando as regras e objetivos do jogo escolhido.
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Os alunos devem gravar o vídeo usando celulares. Eles podem incluir demonstrações práticas do jogo e explicar a importância de coordenação motora e força em sua execução.
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Cada grupo deve editar o vídeo, adicionando legendas, músicas e efeitos especiais, se desejarem.
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Os vídeos prontos serão compartilhados com a turma e, se possível, publicados em uma plataforma educacional ou redes sociais da escola.
Atividade 2 - Caça ao Tesouro Digital: Jogos de Arremesso
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Promover o trabalho em equipe, habilidades de pesquisa e uso criativo da tecnologia para aprender sobre diferentes culturas e jogos.
- Descrição: Os alunos participarão de uma 'caça ao tesouro digital', onde precisarão encontrar informações sobre brincadeiras e jogos de arremesso em diferentes culturas. A atividade inclui a utilização de QR codes e pesquisas online para resolver desafios e completar tarefas.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
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Espalhe QR codes pela sala ou pelo pátio com links para páginas web que contenham informações sobre jogos de arremesso de várias culturas.
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Cada grupo deve escanear os QR codes e responder a perguntas ou completar tarefas relacionadas a essas informações.
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As tarefas podem incluir assistir a um vídeo explicativo, descrever as regras do jogo encontrado, ou até mesmo enviar uma foto dos alunos tentando praticar o jogo.
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Os grupos devem registrar suas respostas e tarefas completadas em um formulário digital (por exemplo, Google Forms).
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Após completar todas as tarefas, reúna a turma para discutir as descobertas e compartilhar experiências.
Atividade 3 - Histórias dos Jogos: Criação de um Blog
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Incentivar a pesquisa, a escrita colaborativa e a utilização de tecnologias digitais para criar conteúdo educativo.
- Descrição: Os alunos criarão um blog colaborativo onde escreverão sobre diferentes jogos de arremesso do mundo todo. Eles devem incluir informações históricas, regras, variações culturais e fotos ou desenhos dos jogos.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
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Cada grupo deve escolher um jogo de arremesso para pesquisar, utilizando celulares para acessar informações online.
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Os alunos devem escrever um artigo para o blog, explicando a origem do jogo, como ele é jogado, e como a força e a coordenação motora são importantes para o desempenho.
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Os grupos podem incluir imagens, vídeos e até gráficos para ilustrar seu artigo.
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Utilize uma plataforma de blog gratuita (como Blogger ou WordPress) para que os alunos publiquem seus artigos.
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Cada grupo deve ler e comentar nos artigos dos outros grupos, criando um ambiente de aprendizado colaborativo e feedback.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre suas experiências, compartilhem descobertas e recebam feedback construtivo dos colegas. Isso não apenas reforça o conteúdo abordado, mas também promove habilidades de comunicação, autoavaliação e colaboração.
Discussão em Grupo
Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde cada grupo compartilhará o que aprendeu ao realizar as atividades. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:
- Introdução: Dê as boas-vindas aos alunos e explique que esta é a oportunidade para eles compartilharem suas descobertas e reflexões sobre as atividades realizadas.
- Exposição dos Grupos: Convide cada grupo a apresentar brevemente o jogo escolhido, as regras, a origem, e como a força e a coordenação motora são utilizadas. Destaque a importância de ouvir atentamente os colegas.
- Reflexões Gerais: Após as apresentações, abra para comentários e perguntas, incentivando os alunos a fazer conexões entre os jogos apresentados e sua própria experiência com atividades de arremesso.
Reflexões
1. Como a força e a coordenação motora foram fundamentais para os jogos que vocês pesquisaram? 2. O que vocês aprenderam sobre a diversidade cultural através dos jogos de arremesso? 3. Que desafios e pontos positivos vocês encontraram ao criar conteúdo digital e trabalhar em equipe?
Feedback 360°
Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos colegas do grupo. Oriente a turma a fornecer feedback construtivo e respeitoso, utilizando um formato de 'Pontos Fortes' e 'Pontos a Melhorar'. Ensine-os a serem específicos em suas observações e a oferecer sugestões práticas para melhorias futuras.
Conclusão
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é resumir o que foi aprendido de uma maneira criativa e engajante, fazendo a conexão entre o conteúdo explorado e o mundo moderno, além de destacar a relevância prática do que foi discutido. Isso ajuda a fixar os aprendizados, motivando os alunos a aplicar esses conhecimentos em suas vidas diárias.
Resumo
Jornada dos Jogos! Vamos embarcar novamente na viagem incrível que fizemos hoje! Exploramos jogos que envolvem arremesso de diferentes culturas, aprendemos sobre a força e coordenação motora ao descobrir regras e histórias fascinantes, além de nos tornarmos influenciadores digitais por um dia! Quem imaginaria que brincar pudesse nos ensinar tanto sobre o mundo e nossas habilidades físicas?
No Mundo
No mundo de hoje, onde as redes sociais e conteúdos digitais dominam, ser capaz de criar e compartilhar informações de maneira envolvente é essencial. A atividade de transformar-se em 'influenciadores digitais' trouxe uma conexão direta com a realidade dos alunos, onde mídias sociais são parte do cotidiano. Além disso, ao explorar diferentes culturas, os alunos compreenderam a importância da diversidade e como as tradições de cada lugar podem ensinar valiosas lições sobre trabalho em equipe e respeito.
Na Prática
Entender a importância de atividades físicas, como os jogos de arremesso, além de promover um estilo de vida saudável, também desenvolve habilidades essenciais como força e coordenação motora, que são aplicáveis em diversas situações diárias, desde esportes até tarefas cotidianas simples. Cada jogo nos mostrou que a prática de arremesso traz benefícios que vão muito além da diversão.