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Plano de aula de Brincadeiras e Jogos: Matriz Indígena e Africana

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Lara da Teachy


Educação Física

Original Teachy

'EF35EF01'

Brincadeiras e Jogos: Matriz Indígena e Africana

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Brincadeiras e Jogos: Matriz Indígena e Africana

Palavras Chavebrincadeiras indígenas, jogos africanos, cultura brasileira, transmissão cultural, educação física, aprendizado prático, cooperação, criatividade, diversidade cultural, respeito mútuo, identidade nacional, preservação cultural
Materiais Necessáriosimagens de crianças africanas e indígenas brincando, materiais recicláveis (papelão, plásticos, tecidos), mapas impressos para caça ao tesouro, itens para simulação de cenários culturais (tecidos, objetos de decoração), lista de jogos tradicionais indígenas e africanos, espaço adequado para atividades práticas, equipamentos para prática de jogos (bolas, cordas), material para anotações e desenhos (papel, lápis, canetas)
Códigos BNCCEF35EF01: Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.; EF35EF02: Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana.; EF35EF03: Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.; EF35EF04: Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa tem como propósito estabelecer os fundamentos iniciais para que os alunos possam compreender e valorizar as brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana. Ao identificar e descrever esses jogos, os alunos desenvolverão uma maior apreciação pelo papel dessas atividades na formação da identidade cultural brasileira. Além disso, essa compreensão reforçará a importância de preservar e continuar a prática dessas tradições.

Objetivos principais:

1. Identificar e descrever brincadeiras e jogos de origem indígena e africana, reconhecendo suas contribuições para a cultura brasileira.

2. Explorar a importância dos jogos e brincadeiras como elementos de transmissão cultural e social entre gerações.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa do plano de aula visa engajar os alunos com o tema por meio de situações-problema que estimulam a reflexão sobre o conhecimento prévio que possuem acerca das brincadeiras e jogos de origens indígena e africana. Além disso, a contextualização busca conectar os alunos com a realidade prática dessas atividades culturais, despertando o interesse e a valorização dessas expressões culturais no contexto atual.

Situações Problema

1. Apresente uma imagem de crianças africanas e indígenas brincando e questione os alunos sobre quais brincadeiras eles acreditam que estão sendo representadas e como essas se assemelham ou diferem das brincadeiras que praticam.

2. Proponha uma breve pesquisa em grupo onde os alunos devem identificar um jogo de origem indígena ou africana e descobrir qual a importância desse jogo para a comunidade que o criou.

Contextualização

Explique que muitas das brincadeiras e jogos praticados no Brasil têm origens que remontam às culturas indígena e africana, influenciando significativamente o nosso lazer, rituais e até educação. Mencione, por exemplo, que o jogo de capoeira começou como uma forma de luta e resistência entre os escravizados afro-brasileiros e hoje é reconhecido como uma expressão cultural rica em história e significado.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A fase de desenvolvimento é projetada para imergir os alunos na prática e na análise das brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana. Ao participarem ativamente das atividades sugeridas, eles não somente aplicam o conhecimento adquirido, como também desenvolvem habilidades sociais, criativas e de pensamento crítico. Estas atividades facilitam a compreensão profunda do impacto cultural e histórico desses jogos, reforçando a importância da diversidade e da preservação cultural.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Caçadores de Histórias

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver o reconhecimento e a valorização das brincadeiras e jogos de origem indígena e africana, além de promover a cooperação e o trabalho em equipe.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos são transformados em 'caçadores de histórias', explorando a riqueza das tradições indígenas e africanas por meio de uma caça ao tesouro. A sala de aula será dividida em estações que simulam diferentes cenários culturais, cada uma com pistas e enigmas relacionados a jogos e brincadeiras dessas culturas.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo receberá um mapa com o trajeto e pistas iniciais.

  • As pistas levarão os alunos a resolver enigmas e charadas para descobrir a próxima estação.

  • Em cada estação, um jogo ou brincadeira será explicado e deverá ser praticado brevemente pelo grupo.

  • Ao final, cada grupo deve apresentar um breve relato sobre o que aprenderam em cada estação.

Atividade 2 - Reconstruindo Tradições

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade dos alunos na criação de jogos, promovendo o entendimento da fusão cultural e o respeito pela diversidade.

- Descrição: Os alunos irão criar um novo jogo que combine elementos das culturas indígena e africana, utilizando materiais recicláveis. Esta atividade não somente incentiva a criatividade, como também promove uma reflexão sobre a integração cultural.

- Instruções:

  • Explique o conceito de fusão cultural e apresente exemplos de elementos típicos das culturas indígena e africana.

  • Forneça materiais recicláveis e outros itens que possam ser usados na criação dos jogos.

  • Os alunos devem esboçar suas ideias e discuti-las em grupo antes de começar a construir o jogo.

  • Cada grupo construirá seu jogo e criará regras baseadas nos princípios aprendidos.

  • Apresentação dos jogos criados para a classe, explicando a inspiração cultural de cada elemento utilizado.

Atividade 3 - O Grande Torneio

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar o aprendizado e a prática de jogos tradicionais, promovendo o respeito por culturas distintas e o espírito de equipe.

- Descrição: Organize um torneio com jogos tradicionais indígenas e africanos. Cada grupo de alunos será responsável por aprender, praticar e, posteriormente, ensinar um jogo específico para os outros grupos, promovendo um intercâmbio de conhecimentos.

- Instruções:

  • Apresente uma lista de jogos indígenas e africanos e permita que cada grupo escolha um.

  • Forneça materiais e instruções para que os alunos possam aprender a jogar.

  • Dê tempo para que os grupos pratiquem o jogo escolhido.

  • Organize um torneio onde cada grupo apresentará e liderará uma rodada do jogo que praticou.

  • Conclua com uma discussão sobre o que cada grupo aprendeu sobre os jogos dos outros.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa tem como finalidade consolidar o aprendizado dos alunos, proporcionando uma oportunidade para refletirem e articularem o que aprenderam durante a aula. A discussão em grupo permite que os alunos expressem suas ideias e entendimentos, promovendo uma maior internalização do conhecimento. Além disso, essa etapa serve para reforçar a importância da diversidade cultural e o respeito pelas tradições indígenas e africanas.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, o professor deve reunir todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma revisão geral das atividades realizadas, perguntando a cada grupo o que descobriram e aprenderam. Encoraje os alunos a compartilhar suas impressões e o que acharam mais interessante sobre as brincadeiras e jogos de origem indígena e africana. Utilize esta oportunidade para destacar a importância dessas culturas na formação da identidade cultural brasileira.

Perguntas Chave

1. Quais foram os aspectos mais interessantes que você aprendeu sobre as brincadeiras e jogos indígenas e africanos?

2. Como você acha que esses jogos e brincadeiras ajudam a preservar a cultura de seus povos?

3. De que forma a participação nessas atividades mudou sua visão sobre a cultura indígena e africana?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos temas tratados durante a aula. Ao resumir e recapitular os conteúdos, os estudantes têm a oportunidade de revisar e reforçar o aprendizado. Além disso, ao discutirmos como a teoria foi aplicada na prática, os alunos podem ver a relevância do que aprenderam em suas próprias vidas e na sociedade como um todo, apreciando assim a importância do estudo das tradições indígenas e africanas.

Resumo

Para concluir, vamos resumir os aspectos cruciais que foram explorados hoje. Revisitamos as brincadeiras e jogos de origem indígena e africana, destacando como essas práticas são parte integral da cultura brasileira e como elas se manifestam em nosso cotidiano. Cada atividade proporcionou um mergulho nas tradições que moldam identidades e fortalecem laços comunitários, explorando a profundidade e a riqueza das culturas que compõem nossa sociedade.

Conexão com a Teoria

Ao longo da aula, fizemos a conexão entre teoria e prática ao aplicar o conhecimento adquirido sobre os jogos e brincadeiras indígenas e africanas em atividades práticas. Isso não apenas solidificou o entendimento dos alunos sobre o tema, mas também destacou a importância dessas práticas culturais na transmissão de valores, história e tradições de geração para geração.

Fechamento

Compreender e valorizar as brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana é fundamental para reconhecer a diversidade cultural do Brasil. Essas atividades não são apenas formas de entretenimento, mas também poderosos meios de educação e preservação cultural. Ao integrar esses elementos em nossa vida cotidiana, promovemos a inclusão e o respeito mútuo entre diferentes culturas, fortalecendo a identidade nacional.


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