Entrar

Plano de aula de Impactos das atividades Humanas

Geografia

Original Teachy

'EF03GE10'

Impactos das atividades Humanas

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de atividades humanas: O professor deve explicar de forma clara e simples o que são as atividades humanas, destacando que elas são todas as ações realizadas pelos seres humanos, como trabalhar, estudar, morar, se divertir, dentre outras.

  2. Identificar diversas atividades humanas: Os alunos devem ser capazes de identificar diferentes atividades humanas em seu entorno, na escola, em suas casas, na comunidade, na cidade etc. O professor pode instigar os alunos a pensar em atividades como agricultura, construção civil, comércio, serviços, etc.

  3. Refletir sobre os impactos das atividades humanas no meio ambiente: O professor deve conduzir os alunos a pensar sobre como as atividades humanas podem alterar o meio ambiente. Os alunos devem ser capazes de reconhecer que as atividades humanas podem ter consequências positivas e negativas para o meio ambiente.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de observação e análise: Ao identificar e refletir sobre as atividades humanas e seus impactos, os alunos estarão exercitando suas habilidades de observação e análise, importantes para o estudo da Geografia.

  2. Promover a consciência ambiental: Ao discutir os impactos das atividades humanas no meio ambiente, a aula também tem como objetivo promover a consciência ambiental nos alunos, incentivando-os a refletir sobre a importância de preservar e cuidar do meio ambiente.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Relembrar conceitos: O professor deve começar a aula relembrando os conceitos básicos de Geografia que os alunos já aprenderam, como o que é um mapa e o que é o meio ambiente. Isso serve para preparar o terreno para a introdução do novo tema. (2 - 3 minutos)

  2. Situações-problema: O professor deve apresentar duas situações-problema para instigar a curiosidade dos alunos e engajá-los na aula. As situações podem ser:

    • "Vocês já pararam para pensar por que os pássaros que costumavam visitar o pátio da escola não aparecem mais?"

    • "E por que, às vezes, quando chove muito, a nossa rua alaga?"

    O professor deve lembrar aos alunos que eles podem ter diferentes opiniões e que a aula vai ajudá-los a entender melhor essas questões. (3 - 4 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve então contextualizar a importância do assunto, explicando que entender os impactos das atividades humanas no meio ambiente é fundamental para que possamos aprender a viver de forma mais sustentável, respeitando a natureza e garantindo um futuro melhor para todos. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução ao tópico: Para introduzir o tópico, o professor pode usar duas estratégias:

    • Curiosidade: O professor pode contar brevemente a história de como o homem, ao longo da história, foi transformando o mundo ao seu redor, construindo cidades, plantando lavouras, criando animais, e como essas atividades, apesar de trazerem muitos benefícios, também podem ter impactos negativos no meio ambiente.

    • Anedota pessoal: O professor pode compartilhar uma experiência pessoal de quando percebeu pela primeira vez como as atividades humanas podem afetar o meio ambiente, como por exemplo, quando visitou uma área desmatada ou quando viu animais sofrendo com a poluição. Isso serve para aproximar o assunto da realidade dos alunos e despertar o interesse deles. (3 - 4 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria (10 - 12 minutos):

    • O professor deve começar explicando que atividades humanas são todas as ações que nós, seres humanos, fazemos. Isso inclui trabalhar, estudar, brincar, morar, viajar, dentre outras. (1 - 2 minutos)
    • Em seguida, o professor deve apresentar uma lista de atividades humanas e pedir para os alunos identificarem quais elas fazem parte de suas vidas diárias. Isso ajuda a tornar a teoria mais concreta e próxima da realidade dos alunos. (2 - 3 minutos)
    • O professor deve então explicar que todas essas atividades que nós, seres humanos, realizamos, têm impactos no meio ambiente. Por exemplo, quando nós construímos uma casa, nós estamos alterando o meio ambiente. Quando nós plantamos uma árvore, nós estamos ajudando a preservar o meio ambiente. (2 - 3 minutos)
    • O professor deve explicar que, ao longo da história, as atividades humanas foram se tornando cada vez mais complexas e abrangentes. Antigamente, as pessoas viviam da caça, da pesca e da coleta de frutas e raízes. Hoje, nós vivemos em cidades, trabalhamos em escritórios, indústrias ou no campo, e usamos muita tecnologia. Essa complexidade traz benefícios, como o conforto e a comodidade de nossas casas e cidades, mas também traz desafios, como a poluição e a degradação do meio ambiente. (2 - 4 minutos)
    • Para tornar a teoria mais interessante e acessível, o professor pode utilizar imagens, vídeos, desenhos, ou até mesmo objetos do cotidiano dos alunos para exemplificar as atividades humanas e seus impactos no meio ambiente. (1 - 2 minutos)
  2. Discussão em Grupo (8 - 10 minutos):

    • Após a exposição da teoria, o professor deve propor que os alunos se dividam em grupos para discutir sobre as seguintes questões:
      • Quais atividades humanas vocês identificam em suas casas, na escola, na comunidade, na cidade?
      • Como vocês acham que essas atividades podem impactar o meio ambiente?
    • O professor deve circular pela sala, orientando as discussões e ajudando os alunos a expressarem suas opiniões e ideias. (5 - 6 minutos)
    • Ao final do tempo estipulado, cada grupo deve compartilhar com a classe as conclusões de suas discussões. O professor deve incentivar a participação de todos e valorizar as diferentes opiniões e perspectivas. (3 - 4 minutos)
  3. Atividade Prática (5 - 6 minutos):

    • Após a discussão em grupo, o professor deve propor uma atividade prática para reforçar o aprendizado.
      • A atividade pode ser um jogo da memória, onde cada par de cartas representa uma atividade humana e seu impacto no meio ambiente.
      • Outra ideia é a criação de um painel coletivo, onde os alunos desenham ou colam imagens de atividades humanas e seus impactos.
      • O professor pode também propor que os alunos, em duplas, criem uma pequena história em quadrinhos que mostre uma atividade humana e seu impacto no meio ambiente.
    • O professor deve explicar as regras da atividade escolhida, distribuir os materiais necessários e orientar os alunos durante a realização da atividade. (3 - 4 minutos)
    • Ao final do tempo estipulado, os alunos devem apresentar suas soluções ou criações para a turma. O professor deve aproveitar essa etapa para reforçar os conceitos aprendidos e esclarecer eventuais dúvidas. (2 - 3 minutos)

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos):

    • Como etapa final da aula, o professor deve reunir todos os alunos em um grande grupo para uma discussão geral.
    • O professor deve iniciar a discussão perguntando o que cada grupo aprendeu durante a atividade prática.
    • Os alunos devem ser encorajados a compartilhar suas descobertas e soluções, bem como os desafios que encontraram durante a atividade.
    • O professor deve guiar a discussão, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de falar, que as ideias sejam respeitadas e que os conceitos-chave da aula sejam reforçados. (2 - 3 minutos)
  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos):

    • Após a discussão, o professor deve retomar os conceitos principais da aula e fazer uma conexão com as descobertas e soluções discutidas pelos alunos.
    • O professor deve destacar como a teoria apresentada no início da aula se aplica às situações práticas discutidas pelos alunos.
    • Por exemplo, se durante a atividade prática os alunos desenharam um carro e uma árvore e disseram que o carro polui o ar e a árvore ajuda a purificar o ar, o professor pode reforçar que o carro é uma atividade humana que tem impacto no meio ambiente, e que a árvore é uma ação de preservação do meio ambiente.
    • O professor deve garantir que todos os alunos compreendam a importância e a relevância do que foi aprendido na aula. (2 - 3 minutos)
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos):

    • Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos façam uma breve reflexão sobre o que aprenderam.
    • O professor pode fazer duas perguntas simples para orientar a reflexão dos alunos:
      • "Qual atividade humana vocês acham que é a mais importante e por quê?"
      • "O que vocês podem fazer para ajudar a preservar o meio ambiente?"
    • Os alunos devem ter um minuto para pensar sobre as respostas e, em seguida, aqueles que se sentirem confortáveis podem compartilhar suas reflexões com a turma.
    • O professor deve valorizar as contribuições dos alunos e reforçar a importância de cada um na construção de um mundo mais sustentável. (1 - 2 minutos)

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos):

    • O professor deve começar a conclusão resumindo os pontos principais abordados na aula.
    • Deve lembrar os alunos que atividades humanas são todas as ações que nós, seres humanos, fazemos, como trabalhar, estudar, brincar, morar, viajar, entre outras.
    • Deve ressaltar que todas essas atividades, de uma forma ou de outra, têm impactos no meio ambiente.
    • O professor pode relembrar as atividades práticas realizadas e as discussões em grupo, destacando as principais conclusões e aprendizados.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos):

    • O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria com a prática.
    • Deve reforçar que, ao identificar diferentes atividades humanas em suas vidas diárias e refletir sobre seus impactos no meio ambiente, os alunos estão aplicando o conceito teórico de atividades humanas e seus impactos.
    • O professor pode citar exemplos concretos de como os alunos aplicaram a teoria na prática durante a aula.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • O professor deve sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.
    • Pode indicar livros, sites, vídeos, jogos educativos, documentários, entre outros recursos que abordem o tema das atividades humanas e seus impactos no meio ambiente.
    • O professor deve lembrar aos alunos que esses materiais são complementares e podem ajudar a ampliar sua compreensão do assunto, mas que o mais importante é o que eles aprenderam e discutiram durante a aula.
  4. Importância do Assunto (1 minuto):

    • Por fim, o professor deve ressaltar a importância do assunto para a vida dos alunos.
    • Deve explicar que, ao entenderem melhor as atividades humanas e seus impactos no meio ambiente, os alunos podem se tornar mais conscientes de suas ações e de como elas podem ajudar ou prejudicar o meio ambiente.
    • O professor pode encorajar os alunos a refletir sobre o que podem fazer, em seu dia a dia, para ajudar a preservar o meio ambiente.
  5. Encerramento da Aula (1 minuto):

    • Para encerrar a aula, o professor deve agradecer a participação de todos e reforçar que o aprendizado é um processo contínuo, que se estende para além da sala de aula.
    • Deve lembrar aos alunos que eles podem, e devem, continuar explorando e aprendendo sobre o mundo ao seu redor, seja através de observações, leituras, conversas, ou outras formas de interação com o ambiente.
    • O professor deve despedir-se dos alunos, desejando a todos um bom dia e reforçando a importância de cuidar do meio ambiente.

Com isso, o professor conclui a aula, deixando os alunos com um entendimento claro e aprofundado sobre as atividades humanas e seus impactos no meio ambiente, e com a motivação para aprender mais sobre o assunto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies