Entrar

Plano de aula de Cultura e Economia: Marcas de Contribuição

Geografia

Original Teachy

'EF03GE02'

Cultura e Economia: Marcas de Contribuição

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Cultura e Economia: Marcas de Contribuição

Palavras ChaveCultura, Economia, Contribuição Cultural, Contribuição Econômica, Globalização, Diversidade, Interatividade, Atividades Práticas, Trabalho em Grupo, Aprendizado Colaborativo, Análise Crítica, Reflexão, Comunidade Local, Influências Culturais
Materiais NecessáriosCartazes, Materiais visuais para apresentação, Mapa da região local, Etiquetas adesivas, Materiais para figurinos, Cenário para teatro, Alimentos para a feira cultural
Códigos BNCCEF03GE02: Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é essencial para direcionar o foco dos alunos e do professor sobre o que se espera alcançar ao final da aula. Ao estabelecer claramente os objetivos, os alunos podem melhor compreender a importância do tema e como sua aplicação prática pode ser observada e avaliada. Esta clareza também guia a seleção e o desenvolvimento das atividades que serão realizadas durante a aula.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e descrever as marcas de contribuição cultural e econômica de diferentes grupos em suas comunidades.

2. Desenvolver habilidades de observação e análise crítica para que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido sobre a interação entre cultura e economia em contextos locais.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a curiosidade e o interesse dos alunos por diferentes aspectos da cultura e economia locais.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente em casa, utilizando situações problemas que os façam pensar criticamente sobre a aplicação dos conceitos de cultura e economia em seus contextos locais. Além disso, ao contextualizar o tema com exemplos reais e relevantes para os alunos, busca-se estabelecer uma conexão mais profunda e significativa com o material, promovendo uma maior compreensão e interesse pelo assunto.

Situações Problema

1. Imagine que uma nova festa cultural está sendo planejada em sua cidade. Quais aspectos culturais você acha que seriam mais importantes de serem preservados e por quê?

2. Se um novo mercado fosse aberto em seu bairro, como isso poderia afetar os pequenos comércios locais que já existem?

Contextualização

Nesta etapa, o professor deve relacionar o tema 'Cultura e Economia: Marcas de Contribuição' com situações reais vivenciadas pelos alunos em suas comunidades. Pode-se mencionar, por exemplo, como a chegada de imigrantes em determinadas regiões pode impactar a economia local, introduzindo novas práticas comerciais ou influenciando a oferta de produtos. Além disso, podem ser citados exemplos de como festividades locais refletem a cultura e movimentam a economia, como o Carnaval no Brasil, que não apenas celebra tradições culturais, mas também gera empregos temporários e movimenta o comércio de diversos setores.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem os conceitos estudados em casa de uma maneira prática e interativa. Por meio de atividades lúdicas e colaborativas, os estudantes exploram a interligação entre cultura e economia, identificando e analisando essas influências em contextos locais e globais. Esta abordagem não só solidifica o aprendizado, mas também desenvolve habilidades de trabalho em equipe, pesquisa e apresentação.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Feira Cultural e Econômica na Sala de Aula

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar a diversidade cultural e econômica de diferentes regiões do mundo e como essas influências se manifestam em produtos e práticas locais.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo representará um país ou região com influências culturais e econômicas específicas. Eles deverão preparar uma 'feira' na sala de aula, onde apresentarão produtos, comidas, trajes típicos e informações sobre a economia e cultura do local escolhido.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um país ou região e pesquisa suas características culturais e econômicas.

  • Os alunos preparam materiais visuais como cartazes, mostrando curiosidades e dados econômicos do local escolhido.

  • Cada grupo traz um pequeno prato da culinária típica para compartilhar com a classe.

  • Na aula, cada grupo monta seu estande na sala de aula e apresenta os produtos, informações e curiosidades ao restante da classe.

Atividade 2 - Mapa Interativo da Comunidade

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e analisar a distribuição de influências culturais e econômicas na comunidade local.

- Descrição: Usando um grande mapa da região local, os alunos marcarão pontos que consideram importantes para a cultura e a economia local, como lojas, mercados ou pontos turísticos. Eles também criarão pequenas etiquetas descrevendo a influência cultural e econômica de cada ponto.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Forneça um grande mapa da região local e etiquetas adesivas.

  • Os alunos devem marcar no mapa locais que consideram importantes cultural e economicamente.

  • Cada grupo cria etiquetas descrevendo a influência de cada local marcado.

  • Ao final, os grupos apresentam seu mapa e explicam as escolhas para a classe.

Atividade 3 - Teatro das Culturas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender, de maneira lúdica, como a interação entre culturas afeta a economia local e vice-versa.

- Descrição: Cada grupo de alunos criará uma pequena peça teatral que represente a interação entre culturas e sua influência na economia local. Eles utilizarão figurinos simples e diálogos para explorar temas como comércio, migração e tradições culturais.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um cenário de interação cultural e econômica para sua peça.

  • Os alunos escrevem o roteiro, fazem os próprios figurinos e preparam o cenário.

  • Apresentam a peça para a classe, seguida por uma breve discussão sobre os temas abordados.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa de retorno é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre as atividades realizadas e compartilhem suas descobertas e dificuldades com os colegas. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos de cultura e economia e a aplicação prática desses conceitos em contextos locais e globais. Além disso, esta troca de experiências promove habilidades de comunicação e pensamento crítico.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, o professor deve reunir todos os alunos para uma grande discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução, relembrando os objetivos da aula e enfatizando a importância de entender como a cultura e a economia se entrelaçam. Encoraje os alunos a compartilhar suas experiências e aprendizados durante as atividades, focando em como diferentes culturas e práticas econômicas podem coexistir e influenciar umas às outras.

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais descobertas de seu grupo sobre a interação entre cultura e economia na região estudada?

2. Como as atividades realizadas ajudaram a entender melhor o impacto da cultura na economia local e vice-versa?

3. Houve alguma surpresa ou desafio durante as atividades que mudou a maneira como vocês percebem a influência cultural na economia?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de conclusão é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, proporcionando uma visão clara e integrada dos conteúdos discutidos. Ao resumir e conectar os pontos principais, o professor ajuda os alunos a solidificar seu entendimento e a visualizar a aplicabilidade dos conceitos estudados. Além disso, esta fase reforça a importância do tema abordado na aula para a formação de cidadãos críticos e bem-informados.

Resumo

Ao concluir a aula, o professor deve resumir os principais pontos abordados, reforçando como a cultura e a economia se entrelaçam e influenciam-se mutuamente. É importante recapitular as atividades realizadas, destacando as descobertas e os exemplos práticos de interação cultural e econômica observados nas feiras, mapas e peças teatrais.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, os alunos puderam conectar a teoria estudada em casa com a prática por meio de atividades interativas e colaborativas. As situações-problema e os exemplos reais apresentados ajudaram a ilustrar como o conhecimento de geografia pode ser aplicado para entender e analisar questões locais e globais.

Fechamento

Por fim, o professor deve enfatizar a importância do estudo da geografia na compreensão do mundo ao redor, destacando como os conceitos de cultura e economia são essenciais para explicar fenômenos do dia a dia e para promover uma cidadania mais consciente e participativa.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies