Entrar

Plano de aula de Representações Cartográficas

Geografia

Original Teachy

'EF03GE06'

Representações Cartográficas

Objetivos (5 minutos)

  1. Introduzir o conceito de representações cartográficas de forma lúdica e interativa para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).
  2. Desenvolver a capacidade dos alunos de interpretar e utilizar diferentes tipos de mapas, globos e outras representações da Terra.
  3. Promover a conscientização dos alunos sobre a importância das representações cartográficas no estudo da geografia e na compreensão do mundo ao seu redor.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conteúdos: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre o que eles já aprenderam em aulas anteriores de geografia. Ele pode perguntar, por exemplo, "Vocês se lembram como é a nossa Terra? Ela é redonda, plana ou tem outra forma?" e "Como nós podemos saber onde estamos no mundo?".

  2. Situações problema:

    • O professor pode então propor a situação: "Imaginem que vocês estão perdidos em uma floresta. Como vocês fariam para encontrar o caminho de volta para a escola?".
    • Outra situação poderia ser: "Vocês querem enviar um presente para um amigo que mora em outro estado. Como vocês fariam para o presente chegar até ele?".
  3. Contextualização: O professor explica que, em situações como essas, as pessoas usam mapas e outras representações da Terra para se orientar e para enviar coisas de um lugar para outro. Ele pode mostrar exemplos de mapas da cidade, do estado, do país e do mundo, além de um globo terrestre.

  4. Ganhando a atenção dos alunos:

    • O professor pode contar a história de como os primeiros mapas foram criados, explicando que as pessoas antigas observavam as estrelas e o sol, e usavam marcos na paisagem, como montanhas e rios, para se orientar.
    • Outra estratégia para ganhar a atenção dos alunos é mostrar curiosidades sobre mapas, como o fato de que existem mapas que mostram não só a Terra, mas também outros planetas e galáxias, ou que existem mapas que mostram coisas que não podemos ver, como o fundo do mar ou o interior de um edifício.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Jogo da Trilha Cartográfica (10 - 15 minutos):

    • O professor deve preparar com antecedência uma trilha cartográfica. Para isso, ele desenha um mapa simples que representa o percurso da trilha, com pontos de referência marcados. Esses pontos podem ser, por exemplo, uma árvore, uma pedra, um lago, etc.
    • O mapa deve ser dividido em quadrados, e cada quadrado deve conter uma pergunta ou desafio relacionado às representações cartográficas. As perguntas devem ser adequadas à faixa etária dos alunos e envolver tópicos como tipos de mapas, uso de símbolos em mapas, utilização de escalas, etc.
    • Os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo jogará um dado e avançará no mapa o número de casas correspondente ao número no dado. Ao chegar em uma casa, o grupo deverá responder à pergunta ou desafio presente no quadrado.
    • O jogo continua até que todos os grupos cheguem ao final da trilha cartográfica. O grupo que acertar o maior número de perguntas será o vencedor.
  2. Montando um Mapa-Múndi Coletivo (10 - 15 minutos):

    • O professor deve dividir a classe em pequenos grupos e fornecer a cada grupo uma folha grande de papel e materiais para desenho (lápis de cor, canetinhas, etc.).
    • Cada grupo receberá a tarefa de desenhar um continente na folha de papel, baseado em um modelo fornecido pelo professor. O professor pode escolher um continente que seja familiar aos alunos, como a América do Sul, ou que seja de seu interesse, como a África.
    • O professor orientará os grupos a localizarem no desenho do continente alguns pontos de referência, como países, rios, montanhas, e até mesmo animais e plantas típicas da região.
    • Após a conclusão do desenho do continente, o professor irá unir todos os continentes, formando um grande Mapa-Múndi coletivo, que será exposto na sala de aula.

Essas atividades foram pensadas para serem realizadas em grupos, o que incentiva a colaboração e a comunicação entre os alunos. Além disso, são atividades lúdicas que promovem o aprendizado de forma divertida e significativa. O professor deve estar atento para auxiliar os alunos quando necessário, esclarecendo dúvidas e estimulando a participação de todos.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):

    • Após a conclusão das atividades, o professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo de discussão. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar o que aprendeu e as soluções que encontrou durante as atividades.
    • Durante as apresentações, o professor deve estimular os alunos a compartilharem suas experiências e aprendizados, fazendo perguntas como "Por que vocês escolheram esse ponto de referência para o mapa?" ou "Como vocês decidiram a escala do mapa?".
    • O professor deve também corrigir eventuais equívocos ou dúvidas que surgirem durante as apresentações, reforçando os conceitos-chave do dia.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos):

    • Após as apresentações, o professor deve retomar as situações-problema apresentadas na introdução da aula. Ele pode perguntar aos alunos: "Com as ferramentas que nós aprendemos hoje, como vocês fariam para se orientar na floresta?" e "Como vocês enviariam um presente para o amigo que mora em outro estado?".
    • O professor deve destacar como as atividades práticas realizadas em sala de aula se conectam com a teoria, reafirmando a importância das representações cartográficas e como elas nos ajudam a compreender o espaço geográfico.
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos):

    • Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos façam uma reflexão sobre o que aprenderam. Ele pode fazer duas perguntas simples, como "O que mais chamou a sua atenção nas atividades de hoje?" e "Como vocês podem usar o que aprenderam hoje em suas vidas?".
    • O professor deve dar um minuto para que os alunos pensem sobre as respostas e, se quiserem, compartilhem com a turma. O objetivo dessa reflexão é consolidar o aprendizado e promover a autonomia dos alunos ao reconhecerem a relevância do que aprenderam.

Essa etapa final da aula é essencial para garantir que os alunos tenham compreendido os conceitos apresentados e possam aplicá-los em diferentes contextos. Além disso, a discussão em grupo e a reflexão individual estimulam o pensamento crítico e a expressão oral, habilidades importantes para o desenvolvimento integral dos alunos.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos):

    • O professor deve iniciar a conclusão relembrando os principais tópicos abordados durante a aula. Ele pode dizer, por exemplo, "Hoje nós aprendemos sobre as diferentes formas de representar o nosso planeta, como os mapas e os globos terrestres" e "Nós também vimos como usar essas representações para nos orientar e para entender melhor o mundo ao nosso redor".
    • O professor deve reforçar os conceitos-chave, como a diferença entre mapas e globos, a importância dos pontos de referência e das escalas nos mapas, e a utilidade das representações cartográficas em situações cotidianas.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos):

    • O professor deve então destacar como as atividades práticas realizadas em sala de aula ajudaram a consolidar os conceitos teóricos. Ele pode explicar, por exemplo, "Ao desenhar o nosso Mapa-Múndi coletivo, nós pudemos aplicar o que aprendemos sobre escalas e pontos de referência" e "No Jogo da Trilha Cartográfica, nós usamos mapas para nos orientar e para resolver problemas".
    • O professor deve ressaltar que a Geografia não é apenas um assunto para ser estudado nos livros, mas algo que está presente em nosso dia a dia e que podemos explorar de maneira divertida e criativa.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • O professor pode sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Ele pode indicar, por exemplo, livros de Geografia adequados para a faixa etária dos alunos, sites educativos com jogos e atividades interativas sobre cartografia, e documentários ou filmes que abordem o tema de forma interessante e acessível.
    • O professor deve lembrar os alunos que esses materiais são opcionais, mas podem ser úteis para complementar o aprendizado e despertar ainda mais o interesse pela Geografia.
  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor deve enfatizar a importância das representações cartográficas no mundo atual. Ele pode dizer, por exemplo, "Saber ler e interpretar mapas é uma habilidade muito importante. Ela nos ajuda a nos localizar, a entender a distribuição de terras e mares, de pessoas e culturas, e até mesmo a prever o clima".
    • O professor deve encorajar os alunos a observarem os mapas e globos que encontram em suas vidas cotidianas, seja na escola, em casa, ou em outros lugares. Ele pode propor que os alunos tentem identificar os pontos de referência, as escalas, e os diferentes tipos de mapas que veem, e que pensem sobre como essas representações ajudam a entender melhor o mundo ao seu redor.

Com esta conclusão, o professor reforça os principais pontos aprendidos, estimula a pesquisa e o aprofundamento do conhecimento, e destaca a relevância do assunto para a vida cotidiana dos alunos. Além disso, ao encorajar os alunos a observarem e refletirem sobre os mapas que encontram, o professor reforça a conexão entre a sala de aula e o mundo real, o que é essencial para o aprendizado significativo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies