Entrar

Plano de aula de Mudança na Vida no Campo e na Cidade

História

Original Teachy

'EF03HI08'

Mudança na Vida no Campo e na Cidade

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Mudança na Vida no Campo e na Cidade

Palavras ChaveMudança na Vida no Campo e na Cidade, História, Ensino Fundamental, Tecnologia, Trabalho, Cotidiano, Metodologia Digital, Metodologia Ativa, Atividades Práticas, Vlogs, Instagram, Minecraft, Análise Crítica, Engajamento, Reflexão
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Aplicativos de edição de vídeo (Kinemaster, iMovie), Contas no Instagram (fictícias para o projeto), Computadores ou tablets com Minecraft instalado, Projetor ou tela para apresentações, Conexão estável à internet, Fones de ouvido (optativo para edição de vídeos)
Códigos BNCCEF03HI08: Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

Esta etapa do plano de aula visa estabelecer um entendimento claro dos objetivos principais a serem alcançados durante a aula. Os alunos devem ser capazes de diferenciar as formas de trabalho e vida na cidade e no campo, considerando a presença da tecnologia em ambos os contextos. Isso permitirá que os alunos contextualizem seus conhecimentos prévios e se preparem para as atividades práticas que se seguirão.

Objetivos principais:

1. Compreender as diferenças entre o trabalho e a vida no campo e na cidade.

2. Reconhecer o impacto da tecnologia no cotidiano das pessoas, tanto no campo quanto na cidade.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a reflexão sobre como as mudanças tecnológicas afetam a qualidade de vida nos diferentes ambientes.
  2. Desenvolver habilidades de análise crítica ao comparar os dois contextos de vida.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

 A finalidade desta etapa é ativar o conhecimento prévio dos alunos e prepará-los para as atividades práticas da aula. Ao buscar fatos interessantes e responder às perguntas chave, os alunos começam a contextualizar as diferenças entre a vida no campo e na cidade, especialmente no que tange ao impacto da tecnologia. Isso também estimulará a participação ativa e o engajamento desde o início da aula.

Aquecendo

 Para iniciar a aula, explique aos alunos que hoje eles irão explorar as mudanças na vida no campo e na cidade, especialmente com a presença da tecnologia. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre como a tecnologia mudou a vida no campo ou na cidade. Eles deverão compartilhar esses fatos em pequenos grupos ou com a turma toda.

Reflexões Iniciais

1.  Como a tecnologia afetou a vida das pessoas que vivem no campo e nas cidades?

2.  Quais são as principais diferenças entre o trabalho na cidade e no campo?

3.  A tecnologia é igualmente acessível para quem vive no campo e na cidade? Por quê?

4.  Como a rotina diária no campo difere da rotina na cidade com a presença da tecnologia?

5.  Podem citar exemplos de profissões que existem na cidade mas não no campo, e vice-versa?

Desenvolvimento

Duração: 65 a 75 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma experiência prática e envolvente que lhes permita explorar e diferenciar as vidas no campo e na cidade, considerando o impacto da tecnologia. As atividades propostas visam estimular a reflexão crítica, a colaboração e a criatividade, utilizando ferramentas digitais para tornar o aprendizado mais significativo e contextualizado.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Criação de Vlogs: Um Dia na Vida

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Permitir que os alunos visualizem e compreendam as diferenças cotidianas entre a vida no campo e na cidade, especialmente em relação ao uso da tecnologia.

- Descrição: Os alunos devem criar um pequeno vlog simulando um dia na vida de uma pessoa que vive no campo e outra na cidade, destacando como a tecnologia impacta suas rotinas diárias.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá um cenário (campo ou cidade) para criar o vlog.

  • Os alunos deverão usar seus celulares para gravar pequenos clipes que mostrem atividades diárias e o uso de tecnologia nesses cenários.

  • Utilize aplicativos de edição de vídeo (como o Kinemaster ou iMovie) para compilar os clipes em um vlog curto (3 a 5 minutos).

  • Os vlogs devem incluir narrações ou legendas que expliquem as atividades e o papel da tecnologia.

  • Após a criação, cada grupo apresentará seu vlog para a turma, explicando as escolhas feitas e discutindo as diferenças observadas entre vida no campo e na cidade com a presença da tecnologia.

Atividade 2 - Histórias Digitais no Instagram

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Incentivar os alunos a utilizarem ferramentas digitais modernas para expressar e diferenciar os modos de vida no campo e na cidade, com foco no impacto da tecnologia.

- Descrição: Os alunos irão criar uma série de histórias no Instagram, mostrando as atividades diárias de uma pessoa no campo e outra na cidade, destacando o uso de tecnologia. Utilizarão imagens, vídeos curtos e textos explicativos.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo criará uma conta fictícia no Instagram dedicada ao projeto.

  • Os alunos devem documentar e criar uma série de histórias no Instagram que representem um dia na vida no campo ou na cidade.

  • Utilize recursos do Instagram, como enquetes, perguntas e adesivos, para engajar a audiência.

  • Cada história deve destacar o uso da tecnologia nas tarefas diárias.

  • Após a criação, os grupos apresentarão suas histórias para a turma, discutindo as diferenças observadas e como a tecnologia é utilizada em cada cenário.

Atividade 3 - Missão Minecraft: Construindo Comunidades

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Proporcionar uma experiência interativa e lúdica que permita aos alunos visualizar e diferenciar os modos de vida no campo e na cidade, com ênfase no impacto da tecnologia.

- Descrição: Os alunos usarão o jogo Minecraft para construir duas comunidades: uma rural e outra urbana, destacando como a tecnologia é integrada em cada ambiente.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo terá a tarefa de construir duas comunidades diferentes no Minecraft: uma no campo e outra na cidade.

  • Utilize elementos do jogo para representar a vida diária e o uso da tecnologia em cada cenário.

  • Os alunos devem planejar como a tecnologia será implementada em ambas as comunidades, considerando aspectos como trabalho, transporte, comunicação e lazer.

  • Após a construção, os grupos farão um tour virtual pelas suas criações, explicando cada área e as funcionalidades tecnológicas implementadas.

  • Os alunos devem refletir e discutir como a tecnologia afeta o dia a dia das pessoas em cada tipo de comunidade.

Retorno

Duração: 25 a 30 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles reflitam sobre as atividades realizadas e compartilhem suas conclusões. A discussão em grupo e o feedback 360° promovem a troca de ideias, a análise crítica e a construção coletiva do conhecimento, além de incentivarem o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação.

Discussão em Grupo

️ Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Use o roteiro a seguir para introduzir a discussão: 1. Comece perguntando aos alunos quais foram as principais diferenças que eles notaram entre a vida no campo e na cidade. 2. Peça aos grupos que compartilhem seus vlogs, histórias do Instagram ou construções no Minecraft, destacando como a tecnologia impacta as rotinas diárias em cada cenário. 3. Incentive os alunos a discutir como a tecnologia pode melhorar ou dificultar a vida nos dois contextos. 4. Conclua pedindo aos alunos para refletirem sobre como essas diferenças afetam a sociedade em geral e suas próprias vidas.

Reflexões

1.Perguntas para Reflexão: 1. Como vocês acham que a tecnologia mudou a forma como as pessoas trabalham no campo e na cidade? 2. Vocês acham que a tecnologia é igualmente acessível para todos? Por quê? 3. Quais foram as maiores surpresas que vocês tiveram ao comparar a vida no campo e na cidade com o uso da tecnologia? 4. Como a implementação da tecnologia difere entre as comunidades urbanas e rurais observadas em suas criações?

Feedback 360°

Feedback 360°: Cada aluno deve receber feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou. Oriente a turma a seguir estas diretrizes para um feedback construtivo e respeitoso: 1. Comece com pontos positivos: O que cada aluno fez bem? 2. Sugira melhorias de forma construtiva: Quais áreas podem ser aprimoradas? Use uma linguagem respeitosa e objetiva. 3. Dê espaço para autorreflexão: Cada aluno deve refletir sobre o feedback recebido e pensar em como pode aplicar essas sugestões em futuras atividades.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade: Esta etapa final visa consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos de maneira leve e divertida, conectando os pontos discutidos durante a aula à realidade cotidiana. A reflexão e o resumo desta etapa ajudarão os alunos a internalizar a importância do tema e suas aplicações, promovendo um aprendizado mais profundo e significativo.

Resumo

Resumo Final em Formato de Bate-Papo!

Campo: O trabalho no campo geralmente envolve atividades como colheita, cuidado com os animais e plantio, onde a tecnologia pode incluir tratores modernos, drones para monitoramento das plantações e sistemas automatizados de irrigação.

️ Cidade: Na cidade, as pessoas costumam ter trabalhos em escritórios, lojas e fábricas. A tecnologia aqui pode ser vista em computadores, smartphones, aplicativos de entrega e software de gestão empresarial.

Tecnologia: Desde as ferramentas agrícolas avançadas no campo até os arranha-céus e transportes rápidos na cidade, a tecnologia molda nosso cotidiano de maneiras diversificadas.

No Mundo

No Mundo Atual: Esta aula conecta-se amplamente com o mundo moderno, onde a tecnologia está em constante desenvolvimento e afeta tanto áreas urbanas quanto rurais. Vivemos em uma era digital, onde o uso de smartphones, redes sociais e aplicativos tecnológicos é essencial não apenas para o entretenimento, mas também para o trabalho e a educação, independentemente da localização geográfica.

Na Prática

Aplicações Práticas: Compreender as diferenças e semelhanças entre a vida no campo e na cidade, especialmente em relação ao impacto da tecnologia, é crucial para preparar os alunos para um futuro onde a adaptação e o conhecimento tecnológico serão fundamentais em qualquer ambiente que escolherem viver ou trabalhar.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies