Entrar

Plano de aula de Mudança na Vida no Campo e na Cidade

História

Original Teachy

'EF03HI08'

Mudança na Vida no Campo e na Cidade

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Mudança na Vida no Campo e na Cidade

Palavras ChaveMudança na Vida no Campo e na Cidade, História, Ensino Fundamental, Tecnologia, Trabalho, Cotidiano, Metodologia Digital, Metodologia Ativa, Atividades Práticas, Vlogs, Instagram, Minecraft, Análise Crítica, Engajamento, Reflexão
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Aplicativos de edição de vídeo (Kinemaster, iMovie), Contas no Instagram (fictícias para o projeto), Computadores ou tablets com Minecraft instalado, Projetor ou tela para apresentações, Conexão estável à internet, Fones de ouvido (optativo para edição de vídeos)
Códigos BNCCEF03HI08: Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

Esta etapa do plano de aula visa estabelecer um entendimento claro dos objetivos principais a serem alcançados durante a aula. Os alunos devem ser capazes de diferenciar as formas de trabalho e vida na cidade e no campo, considerando a presença da tecnologia em ambos os contextos. Isso permitirá que os alunos contextualizem seus conhecimentos prévios e se preparem para as atividades práticas que se seguirão.

Objetivos principais:

1. Compreender as diferenças entre o trabalho e a vida no campo e na cidade.

2. Reconhecer o impacto da tecnologia no cotidiano das pessoas, tanto no campo quanto na cidade.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a reflexão sobre como as mudanças tecnológicas afetam a qualidade de vida nos diferentes ambientes.
  2. Desenvolver habilidades de análise crítica ao comparar os dois contextos de vida.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

 A finalidade desta etapa é ativar o conhecimento prévio dos alunos e prepará-los para as atividades práticas da aula. Ao buscar fatos interessantes e responder às perguntas chave, os alunos começam a contextualizar as diferenças entre a vida no campo e na cidade, especialmente no que tange ao impacto da tecnologia. Isso também estimulará a participação ativa e o engajamento desde o início da aula.

Aquecendo

 Para iniciar a aula, explique aos alunos que hoje eles irão explorar as mudanças na vida no campo e na cidade, especialmente com a presença da tecnologia. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre como a tecnologia mudou a vida no campo ou na cidade. Eles deverão compartilhar esses fatos em pequenos grupos ou com a turma toda.

Reflexões Iniciais

1.  Como a tecnologia afetou a vida das pessoas que vivem no campo e nas cidades?

2.  Quais são as principais diferenças entre o trabalho na cidade e no campo?

3.  A tecnologia é igualmente acessível para quem vive no campo e na cidade? Por quê?

4.  Como a rotina diária no campo difere da rotina na cidade com a presença da tecnologia?

5.  Podem citar exemplos de profissões que existem na cidade mas não no campo, e vice-versa?

Desenvolvimento

Duração: 65 a 75 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma experiência prática e envolvente que lhes permita explorar e diferenciar as vidas no campo e na cidade, considerando o impacto da tecnologia. As atividades propostas visam estimular a reflexão crítica, a colaboração e a criatividade, utilizando ferramentas digitais para tornar o aprendizado mais significativo e contextualizado.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Criação de Vlogs: Um Dia na Vida

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Permitir que os alunos visualizem e compreendam as diferenças cotidianas entre a vida no campo e na cidade, especialmente em relação ao uso da tecnologia.

- Descrição: Os alunos devem criar um pequeno vlog simulando um dia na vida de uma pessoa que vive no campo e outra na cidade, destacando como a tecnologia impacta suas rotinas diárias.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá um cenário (campo ou cidade) para criar o vlog.

  • Os alunos deverão usar seus celulares para gravar pequenos clipes que mostrem atividades diárias e o uso de tecnologia nesses cenários.

  • Utilize aplicativos de edição de vídeo (como o Kinemaster ou iMovie) para compilar os clipes em um vlog curto (3 a 5 minutos).

  • Os vlogs devem incluir narrações ou legendas que expliquem as atividades e o papel da tecnologia.

  • Após a criação, cada grupo apresentará seu vlog para a turma, explicando as escolhas feitas e discutindo as diferenças observadas entre vida no campo e na cidade com a presença da tecnologia.

Atividade 2 - Histórias Digitais no Instagram

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Incentivar os alunos a utilizarem ferramentas digitais modernas para expressar e diferenciar os modos de vida no campo e na cidade, com foco no impacto da tecnologia.

- Descrição: Os alunos irão criar uma série de histórias no Instagram, mostrando as atividades diárias de uma pessoa no campo e outra na cidade, destacando o uso de tecnologia. Utilizarão imagens, vídeos curtos e textos explicativos.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo criará uma conta fictícia no Instagram dedicada ao projeto.

  • Os alunos devem documentar e criar uma série de histórias no Instagram que representem um dia na vida no campo ou na cidade.

  • Utilize recursos do Instagram, como enquetes, perguntas e adesivos, para engajar a audiência.

  • Cada história deve destacar o uso da tecnologia nas tarefas diárias.

  • Após a criação, os grupos apresentarão suas histórias para a turma, discutindo as diferenças observadas e como a tecnologia é utilizada em cada cenário.

Atividade 3 - Missão Minecraft: Construindo Comunidades

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Proporcionar uma experiência interativa e lúdica que permita aos alunos visualizar e diferenciar os modos de vida no campo e na cidade, com ênfase no impacto da tecnologia.

- Descrição: Os alunos usarão o jogo Minecraft para construir duas comunidades: uma rural e outra urbana, destacando como a tecnologia é integrada em cada ambiente.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo terá a tarefa de construir duas comunidades diferentes no Minecraft: uma no campo e outra na cidade.

  • Utilize elementos do jogo para representar a vida diária e o uso da tecnologia em cada cenário.

  • Os alunos devem planejar como a tecnologia será implementada em ambas as comunidades, considerando aspectos como trabalho, transporte, comunicação e lazer.

  • Após a construção, os grupos farão um tour virtual pelas suas criações, explicando cada área e as funcionalidades tecnológicas implementadas.

  • Os alunos devem refletir e discutir como a tecnologia afeta o dia a dia das pessoas em cada tipo de comunidade.

Retorno

Duração: 25 a 30 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles reflitam sobre as atividades realizadas e compartilhem suas conclusões. A discussão em grupo e o feedback 360° promovem a troca de ideias, a análise crítica e a construção coletiva do conhecimento, além de incentivarem o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação.

Discussão em Grupo

️ Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Use o roteiro a seguir para introduzir a discussão: 1. Comece perguntando aos alunos quais foram as principais diferenças que eles notaram entre a vida no campo e na cidade. 2. Peça aos grupos que compartilhem seus vlogs, histórias do Instagram ou construções no Minecraft, destacando como a tecnologia impacta as rotinas diárias em cada cenário. 3. Incentive os alunos a discutir como a tecnologia pode melhorar ou dificultar a vida nos dois contextos. 4. Conclua pedindo aos alunos para refletirem sobre como essas diferenças afetam a sociedade em geral e suas próprias vidas.

Reflexões

1.Perguntas para Reflexão: 1. Como vocês acham que a tecnologia mudou a forma como as pessoas trabalham no campo e na cidade? 2. Vocês acham que a tecnologia é igualmente acessível para todos? Por quê? 3. Quais foram as maiores surpresas que vocês tiveram ao comparar a vida no campo e na cidade com o uso da tecnologia? 4. Como a implementação da tecnologia difere entre as comunidades urbanas e rurais observadas em suas criações?

Feedback 360°

Feedback 360°: Cada aluno deve receber feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou. Oriente a turma a seguir estas diretrizes para um feedback construtivo e respeitoso: 1. Comece com pontos positivos: O que cada aluno fez bem? 2. Sugira melhorias de forma construtiva: Quais áreas podem ser aprimoradas? Use uma linguagem respeitosa e objetiva. 3. Dê espaço para autorreflexão: Cada aluno deve refletir sobre o feedback recebido e pensar em como pode aplicar essas sugestões em futuras atividades.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade: Esta etapa final visa consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos de maneira leve e divertida, conectando os pontos discutidos durante a aula à realidade cotidiana. A reflexão e o resumo desta etapa ajudarão os alunos a internalizar a importância do tema e suas aplicações, promovendo um aprendizado mais profundo e significativo.

Resumo

Resumo Final em Formato de Bate-Papo!

Campo: O trabalho no campo geralmente envolve atividades como colheita, cuidado com os animais e plantio, onde a tecnologia pode incluir tratores modernos, drones para monitoramento das plantações e sistemas automatizados de irrigação.

️ Cidade: Na cidade, as pessoas costumam ter trabalhos em escritórios, lojas e fábricas. A tecnologia aqui pode ser vista em computadores, smartphones, aplicativos de entrega e software de gestão empresarial.

Tecnologia: Desde as ferramentas agrícolas avançadas no campo até os arranha-céus e transportes rápidos na cidade, a tecnologia molda nosso cotidiano de maneiras diversificadas.

No Mundo

No Mundo Atual: Esta aula conecta-se amplamente com o mundo moderno, onde a tecnologia está em constante desenvolvimento e afeta tanto áreas urbanas quanto rurais. Vivemos em uma era digital, onde o uso de smartphones, redes sociais e aplicativos tecnológicos é essencial não apenas para o entretenimento, mas também para o trabalho e a educação, independentemente da localização geográfica.

Na Prática

Aplicações Práticas: Compreender as diferenças e semelhanças entre a vida no campo e na cidade, especialmente em relação ao impacto da tecnologia, é crucial para preparar os alunos para um futuro onde a adaptação e o conhecimento tecnológico serão fundamentais em qualquer ambiente que escolherem viver ou trabalhar.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies