Entrar

Plano de aula de Cidade: Trabalho, Cultura e Lazer

História

Original Teachy

'EF03HI11'

Cidade: Trabalho, Cultura e Lazer

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Cidade: Trabalho, Cultura e Lazer

Palavras ChaveAmbientes urbanos, Trabalho, Cultura, Lazer, Mudanças urbanas, Permanências, Planejamento urbano, Maquete, Observação crítica, Análise de ambientes, Profissões urbanas, Habilidades práticas
Materiais NecessáriosVídeo curto sobre a evolução de uma cidade, Projetor ou TV para exibir o vídeo, Materiais recicláveis (papelão, garrafas plásticas, papel, etc.), Tesouras, Cola, Fita adesiva
Códigos BNCCEF03HI11: Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.; EF03HI12: Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma compreensão clara dos objetivos da aula, focando no reconhecimento e análise dos espaços urbanos. Isso é essencial para o desenvolvimento de habilidades práticas que são diretamente aplicáveis no mercado de trabalho, como a capacidade de observação crítica e análise de ambientes urbanos. A conexão com o mercado de trabalho é destacada ao mostrar como essas habilidades são valiosas em diversas profissões relacionadas à urbanização, planejamento urbano e gestão de espaços públicos.

Objetivos principais:

1. Reconhecer os diferentes ambientes da cidade e suas funções.

2. Analisar mudanças e permanências nos espaços urbanos ao longo do tempo.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a habilidade de observar e descrever características de diferentes espaços urbanos.
  2. Promover a reflexão sobre a importância dos espaços de trabalho, cultura e lazer na vida cotidiana.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma compreensão clara dos objetivos da aula, focando no reconhecimento e análise dos espaços urbanos. Isso é essencial para o desenvolvimento de habilidades práticas que são diretamente aplicáveis no mercado de trabalho, como a capacidade de observação crítica e análise de ambientes urbanos. A conexão com o mercado de trabalho é destacada ao mostrar como essas habilidades são valiosas em diversas profissões relacionadas à urbanização, planejamento urbano e gestão de espaços públicos.

Contextualização

As cidades são centros vibrantes e dinâmicos onde a vida acontece em múltiplas dimensões. Elas são palco de diversas atividades que influenciam diretamente nosso cotidiano, como trabalho, cultura e lazer. Compreender esses ambientes ajuda a reconhecer a importância de cada espaço e como eles evoluem ao longo do tempo. Por exemplo, ao caminhar por um centro histórico, podemos perceber as mudanças na arquitetura e no uso dos espaços, refletindo transformações sociais e econômicas.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Você sabia que a profissão de urbanista é fundamental para planejar e organizar os espaços urbanos? Esses profissionais estudam como as cidades funcionam e propõem soluções para melhorar a qualidade de vida dos habitantes. Além disso, diversas carreiras estão diretamente relacionadas à organização e uso dos espaços urbanos, como arquitetos, engenheiros civis, gestores de espaços culturais e especialistas em turismo.

Atividade Inicial

Mostre um vídeo curto sobre a evolução de uma cidade famosa ao longo dos anos, como Nova York ou São Paulo. Após o vídeo, faça perguntas provocadoras como: 'Quais mudanças vocês perceberam na cidade?' e 'Por que acham que essas mudanças ocorreram?'

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma experiência prática e interativa que os ajude a compreender a organização dos espaços urbanos e a importância de cada um deles. Ao trabalhar em grupo para criar uma maquete de uma cidade ideal, os alunos desenvolverão habilidades de planejamento, construção e trabalho em equipe, além de refletirem sobre as necessidades da população e a importância de um planejamento urbano eficiente.

Tópicos a Abordar

  1. Ambientes urbanos: trabalho, cultura e lazer
  2. Mudanças e permanências nos espaços urbanos ao longo do tempo
  3. Importância dos diferentes espaços na vida cotidiana

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como as cidades são organizadas para atender às necessidades de trabalho, cultura e lazer. Questione-os sobre como esses espaços influenciam a vida das pessoas e como eles podem ter mudado ao longo do tempo. Incentive-os a pensar em suas próprias experiências e em como utilizam os diferentes espaços da cidade.

Mini Desafio

Construindo a Cidade Ideal

Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por planejar e construir um modelo de uma cidade que inclua espaços para trabalho, cultura e lazer. Utilizando materiais recicláveis, eles deverão criar maquetes que representem suas ideias de uma cidade ideal.

Instruções

  1. Divida a turma em grupos de 4-5 alunos.
  2. Distribua materiais recicláveis (papelão, garrafas plásticas, papel, etc.) e ferramentas (tesoura, cola, fita adesiva, etc.) para cada grupo.
  3. Peça aos grupos que discutam e planejem como será a cidade ideal deles, garantindo que incluam espaços para trabalho, cultura e lazer.
  4. Oriente os alunos a construírem uma maquete da cidade ideal utilizando os materiais fornecidos.
  5. Após a construção, cada grupo deverá apresentar sua maquete para a turma, explicando as escolhas feitas e como os diferentes espaços atendem às necessidades da população.

Objetivo: Desenvolver habilidades práticas de planejamento e construção, além de promover a reflexão sobre a organização dos espaços urbanos e sua importância.

Duração: 40 - 50 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Descreva três mudanças que você observou na sua cidade ao longo do tempo e explique por que elas ocorreram.
  2. Liste três profissões relacionadas ao planejamento e organização de cidades e explique a importância de cada uma delas.
  3. Desenhe um mapa simples do seu bairro destacando os espaços de trabalho, cultura e lazer.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar os aprendizados da aula, garantindo que os alunos compreendam a relação entre a teoria e a prática. Ao promover uma discussão e reflexão sobre as atividades realizadas, os alunos poderão internalizar melhor os conceitos abordados e reconhecer a importância do planejamento urbano em suas vidas cotidianas.

Discussão

Promova uma discussão aberta com os alunos sobre as principais atividades realizadas durante a aula. Incentive-os a compartilhar suas reflexões sobre como os diferentes espaços da cidade influenciam a vida das pessoas e a importância de um planejamento urbano eficiente. Pergunte aos alunos como eles se sentiram ao criar a maquete da cidade ideal e quais desafios enfrentaram durante o processo.

Resumo

Resuma os principais pontos abordados na aula: a importância dos espaços urbanos para o trabalho, cultura e lazer; as mudanças e permanências nesses espaços ao longo do tempo; e as profissões relacionadas ao planejamento urbano. Recapitule as atividades práticas realizadas, como a construção da maquete e as reflexões sobre os diferentes ambientes da cidade.

Fechamento

Explique como a aula conectou a teoria à prática, permitindo que os alunos aplicassem os conhecimentos adquiridos na criação de uma maquete de cidade ideal. Reforce a importância do planejamento urbano e como ele impacta diretamente o dia a dia das pessoas. Finalize destacando a relevância do tema para diversas profissões e para a qualidade de vida nas cidades.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies