Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Verbos: Introdução ao Verbo to Be
Palavras Chave | Verbo to be, Inglês, 3º ano do Ensino Fundamental, Aula expositiva, Formas afirmativa e negativa, Am, is, are, Sentenças simples, Resolução de problemas, Engajamento dos alunos, Exemplos práticos |
Materiais Necessários | Quadro branco ou lousa, Marcadores ou giz, Cópias de exercícios práticos, Projetor (opcional), Slides de apresentação (opcional), Folhas de papel, Lápis ou canetas |
Códigos BNCC | - |
Ano Escolar | 3º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Inglês |
Unidade Temática | **Gramática ** |
Objetivos
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma visão geral clara e concisa dos principais objetivos que os alunos devem alcançar ao final da aula. Isso garante que tanto o professor quanto os alunos estejam cientes do que será ensinado e aprendido, estabelecendo uma base sólida para a sessão expositiva que se segue.
Objetivos principais:
1. Entender a função e a importância do verbo to be na língua inglesa.
2. Aprender a flexionar o verbo to be nas formas afirmativa e negativa.
3. Identificar e utilizar corretamente am, is e are em sentenças simples.
Introdução
Duração: (10 - 15 minutos)
Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer um contexto inicial e despertar o interesse dos alunos pelo tema. Ao apresentar a importância do verbo to be e algumas curiosidades sobre seu uso, os alunos se sentirão mais engajados e motivados a aprender. Isso cria uma base sólida para as explicações detalhadas que seguirão, facilitando a compreensão e retenção do conteúdo.
Contexto
Contexto: Para iniciar a aula sobre o verbo to be, é importante contextualizar os alunos sobre a relevância desse verbo na língua inglesa. Explique que o verbo to be é um dos verbos mais importantes e frequentemente usados em inglês. Ele é fundamental para formar frases básicas, expressar estados, identidades e características. Sem o entendimento correto do verbo to be, torna-se difícil comunicar informações simples e essenciais em inglês. Por isso, compreender e utilizar corretamente o to be é uma habilidade fundamental para qualquer estudante da língua inglesa.
Curiosidades
類 Curiosidade: Sabia que o verbo to be é usado até mesmo em algumas das frases mais famosas da história? Por exemplo, a frase 'To be or not to be, that is the question' da peça Hamlet, escrita por William Shakespeare, utiliza o verbo to be. Além disso, esse verbo é um dos primeiros que crianças aprendem quando estão começando a falar inglês, assim como estamos fazendo agora na nossa aula!
Desenvolvimento
Duração: (40 - 45 minutos)
Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma explicação detalhada e estruturada sobre o verbo to be, suas formas e usos. Ao abordar os tópicos de maneira sequencial e lógica, o professor garante que os alunos compreendam cada aspecto do verbo antes de passar para o próximo. Além disso, a inclusão de exemplos práticos e exercícios guiados ajuda a reforçar o aprendizado e permite que os alunos pratiquem o uso do verbo to be em diferentes contextos. Isso assegura que, ao final da aula, os alunos estejam aptos a utilizar o verbo to be corretamente em suas frases.
Tópicos Abordados
1. Tópicos Específicos: 2. O que é o Verbo to be? Explique que o verbo to be significa 'ser' ou 'estar' em português. Ele é usado para descrever estados de ser, identidades e características. Por exemplo, 'I am a student' (Eu sou um estudante) e 'She is happy' (Ela está feliz). 3. Formas do Verbo to be Detalhe que o verbo to be tem três formas no presente: am, is e are. Explique que am é usado com I (Eu), is é usado com he (ele), she (ela), e it (ele/ela para objetos e animais), e are é usado com you (você), we (nós) e they (eles/elas). 4. Uso em Frases Afirmativas e Negativas Mostre como o verbo to be é usado em frases afirmativas e negativas. Por exemplo, 'She is a teacher' (Ela é uma professora) e 'She is not a teacher' (Ela não é uma professora). Ensine a contrair a forma negativa, como is not vira isn't. 5. Exemplos Práticos Apresente vários exemplos de sentenças usando o verbo to be nas suas diferentes formas. Por exemplo, 'I am a boy', 'He is my friend', 'They are in the garden'. 6. Resolução de Problemas Guiada Proponha exercícios em que os alunos completem frases com a forma correta do verbo to be. Por exemplo, 'She ___ a doctor' (is), 'We ___ happy' (are), 'I ___ a student' (am).
Questões para Sala de Aula
1. Complete a frase: 'He ___ a good person.' 2. Transforme a frase para a forma negativa: 'They are friends.' 3. Escreva uma frase afirmativa usando 'I am'.
Discussão de Questões
Duração: (15 - 20 minutos)
Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o aprendizado sobre o verbo to be. Ao discutir as respostas das questões, o professor garante que os alunos compreendam plenamente o conteúdo abordado. Além disso, as perguntas de engajamento incentivam os alunos a pensar criticamente sobre o uso do verbo to be e a aplicar o conhecimento em contextos diversos, promovendo uma aprendizagem mais profunda e significativa.
Discussão
-
Discussão:
-
Complete a frase: 'He ___ a good person.'
-
- Resposta: 'He is a good person.' Detalhe que 'is' é a forma correta do verbo to be quando se refere a 'he', 'she' ou 'it'.
-
Transforme a frase para a forma negativa: 'They are friends.'
-
- Resposta: 'They are not friends.' ou 'They aren't friends.' Explique que, para formar a negativa, adiciona-se 'not' após o verbo to be. Também é possível usar a forma contraída 'aren't'.
-
Escreva uma frase afirmativa usando 'I am'.
-
- Resposta: 'I am a student.' Detalhe que 'am' é a forma do verbo to be usada com 'I'.
Engajamento dos Alunos
1. 樂 Engajamento dos Alunos: 2. Por que o verbo to be é tão importante na língua inglesa? 3. - Esta pergunta ajuda os alunos a refletirem sobre a importância do verbo to be em diferentes contextos e seu uso frequente. 4. Como você pode usar o verbo to be para falar sobre você mesmo e sobre outras pessoas? 5. - Incentive os alunos a criar frases usando 'I am', 'He is', 'She is', 'We are', etc. 6. Qual a diferença entre as formas afirmativas e negativas do verbo to be? 7. - Esta pergunta reforça o entendimento das formas afirmativa e negativa, além de praticar a transformação de frases. 8. Você consegue pensar em uma frase famosa ou popular que usa o verbo to be? 9. - Encoraje os alunos a conectar o aprendizado com frases que eles já conheçam ou tenham ouvido, aumentando a relevância do conteúdo.
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar os principais pontos abordados, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e completa do conteúdo. Além disso, destacar a conexão prática e a relevância do tema reforça a importância do aprendizado, motivando os alunos a aplicarem o conhecimento adquirido em suas interações cotidianas.
Resumo
- Entender a função e a importância do verbo to be na língua inglesa.
- Aprender a flexionar o verbo to be nas formas afirmativa e negativa.
- Identificar e utilizar corretamente am, is e are em sentenças simples.
- Conhecer a estrutura de frases afirmativas e negativas utilizando o verbo to be.
- Exemplos práticos de uso do verbo to be em diferentes contextos.
A aula conectou a teoria com a prática ao explicar detalhadamente o uso do verbo to be e, em seguida, fornecer exemplos práticos e exercícios guiados. Isso permitiu que os alunos aplicassem a teoria em contextos reais, consolidando o aprendizado de maneira prática e significativa.
O assunto apresentado é crucial para o dia a dia dos alunos, pois o verbo to be é amplamente utilizado para descrever estados, identidades e características, tanto em conversas cotidianas quanto em textos escritos. Compreender e utilizar corretamente o verbo to be facilita a comunicação eficaz em inglês, permitindo que os alunos expressem informações básicas e essenciais de forma clara.