Entrar

Plano de aula de Verbos: Introdução ao Verbo to Be

Inglês

Original Teachy

Verbos: Introdução ao Verbo to Be

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Verbos: Introdução ao Verbo to Be

Palavras ChaveVerbo to be, Inglês, 3º ano do Ensino Fundamental, Aula expositiva, Formas afirmativa e negativa, Am, is, are, Sentenças simples, Resolução de problemas, Engajamento dos alunos, Exemplos práticos
Materiais NecessáriosQuadro branco ou lousa, Marcadores ou giz, Cópias de exercícios práticos, Projetor (opcional), Slides de apresentação (opcional), Folhas de papel, Lápis ou canetas
Códigos BNCC-
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma visão geral clara e concisa dos principais objetivos que os alunos devem alcançar ao final da aula. Isso garante que tanto o professor quanto os alunos estejam cientes do que será ensinado e aprendido, estabelecendo uma base sólida para a sessão expositiva que se segue.

Objetivos principais:

1. Entender a função e a importância do verbo to be na língua inglesa.

2. Aprender a flexionar o verbo to be nas formas afirmativa e negativa.

3. Identificar e utilizar corretamente am, is e are em sentenças simples.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer um contexto inicial e despertar o interesse dos alunos pelo tema. Ao apresentar a importância do verbo to be e algumas curiosidades sobre seu uso, os alunos se sentirão mais engajados e motivados a aprender. Isso cria uma base sólida para as explicações detalhadas que seguirão, facilitando a compreensão e retenção do conteúdo.

Contexto

Contexto: Para iniciar a aula sobre o verbo to be, é importante contextualizar os alunos sobre a relevância desse verbo na língua inglesa. Explique que o verbo to be é um dos verbos mais importantes e frequentemente usados em inglês. Ele é fundamental para formar frases básicas, expressar estados, identidades e características. Sem o entendimento correto do verbo to be, torna-se difícil comunicar informações simples e essenciais em inglês. Por isso, compreender e utilizar corretamente o to be é uma habilidade fundamental para qualquer estudante da língua inglesa.

Curiosidades

Curiosidade: Sabia que o verbo to be é usado até mesmo em algumas das frases mais famosas da história? Por exemplo, a frase 'To be or not to be, that is the question' da peça Hamlet, escrita por William Shakespeare, utiliza o verbo to be. Além disso, esse verbo é um dos primeiros que crianças aprendem quando estão começando a falar inglês, assim como estamos fazendo agora na nossa aula!

Desenvolvimento

Duração: (40 - 45 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma explicação detalhada e estruturada sobre o verbo to be, suas formas e usos. Ao abordar os tópicos de maneira sequencial e lógica, o professor garante que os alunos compreendam cada aspecto do verbo antes de passar para o próximo. Além disso, a inclusão de exemplos práticos e exercícios guiados ajuda a reforçar o aprendizado e permite que os alunos pratiquem o uso do verbo to be em diferentes contextos. Isso assegura que, ao final da aula, os alunos estejam aptos a utilizar o verbo to be corretamente em suas frases.

Tópicos Abordados

1.Tópicos Específicos: 2. O que é o Verbo to be? Explique que o verbo to be significa 'ser' ou 'estar' em português. Ele é usado para descrever estados de ser, identidades e características. Por exemplo, 'I am a student' (Eu sou um estudante) e 'She is happy' (Ela está feliz). 3. Formas do Verbo to be Detalhe que o verbo to be tem três formas no presente: am, is e are. Explique que am é usado com I (Eu), is é usado com he (ele), she (ela), e it (ele/ela para objetos e animais), e are é usado com you (você), we (nós) e they (eles/elas). 4. Uso em Frases Afirmativas e Negativas Mostre como o verbo to be é usado em frases afirmativas e negativas. Por exemplo, 'She is a teacher' (Ela é uma professora) e 'She is not a teacher' (Ela não é uma professora). Ensine a contrair a forma negativa, como is not vira isn't. 5. Exemplos Práticos Apresente vários exemplos de sentenças usando o verbo to be nas suas diferentes formas. Por exemplo, 'I am a boy', 'He is my friend', 'They are in the garden'. 6. Resolução de Problemas Guiada Proponha exercícios em que os alunos completem frases com a forma correta do verbo to be. Por exemplo, 'She ___ a doctor' (is), 'We ___ happy' (are), 'I ___ a student' (am).

Questões para Sala de Aula

1. Complete a frase: 'He ___ a good person.' 2. Transforme a frase para a forma negativa: 'They are friends.' 3. Escreva uma frase afirmativa usando 'I am'.

Discussão de Questões

Duração: (15 - 20 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o aprendizado sobre o verbo to be. Ao discutir as respostas das questões, o professor garante que os alunos compreendam plenamente o conteúdo abordado. Além disso, as perguntas de engajamento incentivam os alunos a pensar criticamente sobre o uso do verbo to be e a aplicar o conhecimento em contextos diversos, promovendo uma aprendizagem mais profunda e significativa.

Discussão

  • Discussão:

  • Complete a frase: 'He ___ a good person.'

    • Resposta: 'He is a good person.' Detalhe que 'is' é a forma correta do verbo to be quando se refere a 'he', 'she' ou 'it'.
  • Transforme a frase para a forma negativa: 'They are friends.'

    • Resposta: 'They are not friends.' ou 'They aren't friends.' Explique que, para formar a negativa, adiciona-se 'not' após o verbo to be. Também é possível usar a forma contraída 'aren't'.
  • Escreva uma frase afirmativa usando 'I am'.

    • Resposta: 'I am a student.' Detalhe que 'am' é a forma do verbo to be usada com 'I'.

Engajamento dos Alunos

1.Engajamento dos Alunos: 2. Por que o verbo to be é tão importante na língua inglesa? 3. - Esta pergunta ajuda os alunos a refletirem sobre a importância do verbo to be em diferentes contextos e seu uso frequente. 4. Como você pode usar o verbo to be para falar sobre você mesmo e sobre outras pessoas? 5. - Incentive os alunos a criar frases usando 'I am', 'He is', 'She is', 'We are', etc. 6. Qual a diferença entre as formas afirmativas e negativas do verbo to be? 7. - Esta pergunta reforça o entendimento das formas afirmativa e negativa, além de praticar a transformação de frases. 8. Você consegue pensar em uma frase famosa ou popular que usa o verbo to be? 9. - Encoraje os alunos a conectar o aprendizado com frases que eles já conheçam ou tenham ouvido, aumentando a relevância do conteúdo.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar os principais pontos abordados, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e completa do conteúdo. Além disso, destacar a conexão prática e a relevância do tema reforça a importância do aprendizado, motivando os alunos a aplicarem o conhecimento adquirido em suas interações cotidianas.

Resumo

  • Entender a função e a importância do verbo to be na língua inglesa.
  • Aprender a flexionar o verbo to be nas formas afirmativa e negativa.
  • Identificar e utilizar corretamente am, is e are em sentenças simples.
  • Conhecer a estrutura de frases afirmativas e negativas utilizando o verbo to be.
  • Exemplos práticos de uso do verbo to be em diferentes contextos.

A aula conectou a teoria com a prática ao explicar detalhadamente o uso do verbo to be e, em seguida, fornecer exemplos práticos e exercícios guiados. Isso permitiu que os alunos aplicassem a teoria em contextos reais, consolidando o aprendizado de maneira prática e significativa.

O assunto apresentado é crucial para o dia a dia dos alunos, pois o verbo to be é amplamente utilizado para descrever estados, identidades e características, tanto em conversas cotidianas quanto em textos escritos. Compreender e utilizar corretamente o verbo to be facilita a comunicação eficaz em inglês, permitindo que os alunos expressem informações básicas e essenciais de forma clara.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies