Entrar

Plano de aula de Verbos: Introdução ao Verbo to Be

Inglês

Original Teachy

Verbos: Introdução ao Verbo to Be

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão de conceitos: Introduzir aos alunos o conceito de verbos, focando particularmente no verbo "to be" (ser ou estar em inglês). Os alunos devem entender que o verbo "to be" é usado para descrever estados, identidades ou características de pessoas ou coisas.

  2. Aprendizado ativo: Proporcionar aos alunos a oportunidade de aprender de maneira ativa e envolvente, através de jogos e atividades interativas que permitam a prática do uso do verbo "to be" em diferentes contextos.

  3. Desenvolvimento de habilidades: Incentivar o desenvolvimento de habilidades linguísticas básicas, como a audição, a fala e a leitura, através de atividades que envolvam a escuta de frases com o verbo "to be", a repetição e a construção de frases próprias.

Objetivos secundários:

  • Integração de habilidades: Promover a integração de habilidades linguísticas, permitindo que os alunos usem o que aprenderam em sala de aula em situações reais de comunicação.
  • Desenvolvimento do pensamento crítico: Estimular o pensamento crítico dos alunos, fazendo com que eles reflitam sobre o significado e o uso do verbo "to be" em diferentes contextos.
  • Aumento da confiança: Aumentar a confiança dos alunos em relação ao seu uso da língua inglesa, através de atividades práticas e lúdicas que encorajem a participação ativa e a expressão oral.

O professor deve explicar claramente esses objetivos aos alunos, de modo a manter a aula focada e direcionada desde o início.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conceitos prévios: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre a distinção entre verbos e substantivos em português, utilizando exemplos simples e familiares. Por exemplo, "Eu jogo futebol" (verbo) e "Eu tenho uma bola" (substantivo). Esta atividade serve para preparar os alunos para a introdução do conceito de "verbo" em inglês.

  2. Situações Problema: O professor pode então propor duas situações problema para introduzir a importância do verbo "to be" aos alunos:

    • "Imaginem que vocês estão em um novo país e alguém pergunta 'Quem são vocês?'. Como vocês responderiam sem o verbo 'to be'?".
    • "E se vocês quisessem dizer que estão em casa, mas não pudessem usar o verbo 'to be'? Como diriam isso?".
  3. Contextualização: O professor deve explicar que o verbo "to be" é um dos verbos mais importantes em inglês, pois é usado para dizer quem ou o que alguém é (I am a student), onde alguém está (She is at home) e como alguém está (He is happy). Além disso, o professor pode mostrar que o verbo "to be" é usado de forma diferente em inglês, por exemplo, "I am" (Eu sou/estou), "You are" (Você é/está), "He/She/It is" (Ele/Ela é/está), "We are" (Nós somos/estamos), "You are" (Vocês são/estão), "They are" (Eles/Elas são/estão).

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: O professor pode introduzir o verbo "to be" através de uma história curta e simples, por exemplo, "There is a funny cat. She is very small. She is in the garden. Her name is Lucy". O professor pode então perguntar aos alunos sobre a história, dando a eles a chance de usar o verbo "to be" para responder às perguntas.

  5. Introdução do Tópico: Após a história, o professor deve apresentar o tópico da aula de forma clara e direta, dizendo: "Hoje, vamos aprender mais sobre o verbo 'to be'. Vamos brincar, ouvir, falar e ler muitas coisas usando este verbo".

O professor deve garantir que todos os alunos compreendam o objetivo e a importância do tópico da aula, criando assim uma base sólida para o restante da atividade. Além disso, o professor deve manter a energia e o entusiasmo durante esta seção, para garantir que os alunos permaneçam envolvidos e interessados na aula.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Nesta etapa, os alunos participarão de atividades práticas e lúdicas que os ajudarão a entender e usar o verbo "to be". O professor deve escolher uma ou mais das seguintes atividades, dependendo do tempo disponível e das necessidades dos alunos.

1) Jogo da Memória do Verbo "to be"

  • O professor deve preparar previamente um conjunto de cartas com diferentes formas do verbo "to be" (I am, You are, He/She/It is, We are, You are, They are) e suas respectivas traduções em português (Eu sou/estou, Você é/está, Ele/Ela é/está, Nós somos/estamos, Vocês são/estão, Eles/Elas são/estão).
  • As cartas devem ser colocadas com a face para baixo na mesa e os alunos, divididos em grupos, devem se revezar para virar duas cartas de cada vez, tentando encontrar uma correspondência entre a forma do verbo "to be" e sua tradução.
  • Quando um par é encontrado, o aluno deve dizer a forma do verbo "to be" e sua tradução em voz alta para a classe.
  • Este jogo ajuda os alunos a reconhecer e memorizar as diferentes formas do verbo "to be" de maneira divertida e interativa.

2) Atividade "Eu Sou, Você É"

  • O professor deve preparar um conjunto de cartões com imagens de pessoas, animais, objetos e lugares conhecidos dos alunos.
  • Sentados em círculo, os alunos receberão um cartão sem revelar para os demais.
  • Um aluno começará dizendo "Eu sou um(a) _______." (usando a forma correta do verbo "to be" de acordo com o cartão que recebeu) e o próximo aluno dirá "Você é um(a) _______." (usando a forma correta do verbo "to be" de acordo com o cartão que o colega tem).
  • A atividade continua até que todos os alunos tenham tido a oportunidade de participar.
  • Esta atividade ajuda os alunos a praticar a forma correta do verbo "to be" em diferentes contextos de maneira envolvente e interativa.

3) Jogo de Tabuleiro "Verbo "to be" no Mundo dos Bichos"

  • O professor deve preparar um tabuleiro com diferentes espaços representando locais no "mundo dos bichos" (floresta, lago, montanha, etc.), cada um com uma descrição curta em inglês usando o verbo "to be" (por exemplo, "In the forest, there are many trees. They are tall and green.").
  • Os alunos, divididos em grupos, jogam um dado e avançam pelo tabuleiro. Quando param em um espaço, devem ler a descrição em voz alta, preenchendo a frase com a forma correta do verbo "to be" (por exemplo, "I am in the forest. The trees are tall and green.").
  • O objetivo é chegar ao final do tabuleiro, praticando o uso do verbo "to be" em diferentes contextos pelo caminho.
  • Este jogo ajuda os alunos a entender o uso do verbo "to be" em diferentes situações, reforçando seu aprendizado de maneira divertida e interativa.

O professor deve escolher a atividade que melhor se adapte às necessidades e ao nível de proficiência dos alunos, garantindo que eles tenham a oportunidade de praticar o uso do verbo "to be" de maneira ativa, envolvente e significativa.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo: O professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Cada equipe deve compartilhar suas descobertas, sucessos e desafios durante as atividades práticas. Este é um momento para os alunos se expressarem, ouvirem os outros e aprenderem com as experiências uns dos outros.

  2. Conexão com a Teoria: O professor deve então fazer perguntas que conectem as atividades práticas com a teoria. Por exemplo: "Quais formas do verbo 'to be' vocês mais usaram nas atividades?" ou "Vocês conseguiram usar o verbo 'to be' em diferentes contextos?". O professor deve reforçar os conceitos-chave, corrigir quaisquer mal-entendidos e garantir que todos os alunos tenham uma compreensão clara do verbo "to be".

  3. Reflexão Individual: O professor deve dar um minuto para que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Para facilitar essa reflexão, o professor pode fazer duas perguntas simples:

    • "Qual é a forma do verbo 'to be' que você mais usou hoje e como a usou?".
    • "Como você se sente agora ao usar o verbo 'to be' em inglês?".
  4. Compartilhamento das Reflexões: Após o tempo de reflexão, os alunos devem ter a oportunidade de compartilhar suas respostas com a turma. Este é um momento para os alunos se expressarem, verificarem seu próprio aprendizado e celebrarem suas conquistas.

  5. Feedback e Encerramento: Para encerrar a aula, o professor deve dar feedback aos alunos, elogiando os esforços e as realizações, e incentivando a continuidade do aprendizado. O professor pode também fazer uma pequena revisão dos principais pontos da aula e sugerir atividades extras para reforçar o aprendizado do verbo "to be" em casa.

  6. Registro do Professor: Durante este retorno, o professor deve fazer anotações sobre o desempenho dos alunos, as áreas que precisam de mais atenção e quaisquer insights para planejar futuras aulas. Estas notas podem ser úteis para avaliar o progresso dos alunos, adaptar as próximas aulas às suas necessidades e manter um registro do desenvolvimento do aprendizado ao longo do tempo.

O retorno é uma parte essencial do processo de aprendizagem, pois ajuda a consolidar o conhecimento, a identificar áreas que precisam de mais trabalho e a motivar os alunos a continuar aprendendo. O professor deve garantir que este retorno seja um momento de respeito, positividade e crescimento, onde os alunos se sintam valorizados e apoiados em seu aprendizado.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula: O professor deve começar a conclusão relembrando os pontos principais da aula. Deve-se enfatizar que o verbo "to be" é usado para descrever estados, identidades ou características de pessoas ou coisas. O professor pode relembrar as diferentes formas do verbo "to be" (I am, You are, He/She/It is, We are, You are, They are) e como elas são usadas em diferentes contextos. O professor deve também reforçar a importância do verbo "to be" na comunicação cotidiana, destacando que ele é um dos verbos mais usados na língua inglesa.

  2. Conexão entre Teoria e Prática: O professor deve explicar como a aula conectou a teoria e a prática. Deve-se ressaltar que as atividades práticas permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos de maneira significativa e envolvente. O professor pode citar exemplos específicos das atividades realizadas durante a aula para ilustrar como a teoria foi aplicada na prática.

  3. Materiais Extras: O professor deve sugerir materiais adicionais para os alunos que desejem aprofundar seu entendimento do verbo "to be". Isso pode incluir livros de inglês para crianças que contenham histórias e exercícios com o verbo "to be", sites e aplicativos de aprendizado de idiomas com jogos e atividades interativas, e vídeos educativos online que expliquem o uso do verbo "to be" de forma clara e divertida.

  4. Importância do Assunto: Por fim, o professor deve encerrar a aula ressaltando a importância do verbo "to be" no estudo da língua inglesa. Deve-se explicar que, ao dominar o uso do verbo "to be", os alunos serão capazes de descrever a si mesmos e aos outros, falar sobre onde estão e como estão, e compreender melhor as conversas e textos em inglês. O professor pode dar exemplos de situações cotidianas em que o verbo "to be" é usado, como apresentações pessoais, descrições de lugares e estados emocionais, e conversas simples sobre o dia a dia.

  5. Encerramento da Aula: Para encerrar a aula, o professor deve agradecer a participação ativa dos alunos, encorajá-los a continuar praticando o que aprenderam e expressar sua disponibilidade para responder a quaisquer perguntas adicionais que possam ter. O professor pode também sugerir que os alunos pratiquem o uso do verbo "to be" em casa, conversando com seus familiares ou escrevendo pequenas frases em inglês.

A conclusão é uma parte importante do plano de aula, pois ajuda a consolidar o aprendizado, a ressaltar a relevância do tópico e a motivar os alunos a continuar aprendendo. O professor deve garantir que a conclusão seja clara, concisa e acessível, de modo a reforçar o entendimento dos alunos e a dar continuidade ao seu progresso de aprendizado.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies