Objetivos (5 - 7 minutos)
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Compreender a composição e decomposição de números: Os alunos serão capazes de entender o conceito de como os números são formados e como podem ser divididos em suas partes constituintes. Eles aprenderão que um número pode ser formado pela combinação de unidades, dezenas, centenas, unidades de milhar, e que estes, por sua vez, podem ser divididos em unidades menores.
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Compreender o valor posicional dos algarismos: Os alunos serão capazes de entender que o valor de um algarismo em um número depende da posição que ele ocupa. Por exemplo, o valor do algarismo 5 em 354 é diferente do valor do algarismo 5 em 5 045.
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Aplicar a composição e decomposição de números em situações-problema: Os alunos serão capazes de aplicar o que aprenderam sobre composição e decomposição de números em situações-problema do dia a dia. Isso inclui a habilidade de ler e escrever números em diferentes formas (por extenso, por algarismos, etc.) e de entender o valor de cada algarismo em um número.
Objetivos secundários:
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Desenvolver habilidades de raciocínio lógico-matemático: Através das atividades propostas, os alunos serão incentivados a pensar de forma lógica e estruturada, desenvolvendo suas habilidades de resolução de problemas e de tomada de decisões.
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Fomentar a colaboração e a comunicação entre os alunos: As atividades em grupo irão promover a interação e a comunicação entre os alunos, permitindo que eles compartilhem suas ideias, dúvidas e soluções. Isso contribuirá para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.
Introdução (10 - 12 minutos)
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Revisão de conteúdos: O professor iniciará a aula relembrando os alunos sobre os conceitos básicos de números e suas partes constituintes. Eles irão revisar sobre unidades, dezenas, centenas e unidades de milhar, e como estes se combinam para formar números maiores. O professor poderá usar exemplos práticos, como contar objetos na sala de aula, para reforçar esses conceitos.
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Situações-problema introdutórias: O professor apresentará duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos no tópico da aula. A primeira situação poderia ser: "Se tivermos 5 sacos de balas, e cada saco tiver 10 balas, quantas balas teremos ao todo?". A segunda situação poderia ser: "Se uma caixa tem 100 lápis, quantas caixas precisaremos para ter 1000 lápis?".
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Contextualização da importância do assunto: O professor explicará que a habilidade de compor e decompor números é muito importante no dia a dia. Por exemplo, ao fazer compras, precisamos entender os preços que estão sendo mostrados, que são números compostos. Ou ao contar o dinheiro, precisamos entender as diferentes unidades que o compõem.
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Introdução do tópico com curiosidades: O professor poderá introduzir o tópico com duas curiosidades. A primeira é que a base do nosso sistema de numeração (base 10) vem do fato de termos 10 dedos nas mãos. A segunda é que a ideia de decompor números em partes menores é muito antiga, e foi usada por civilizações antigas, como a dos egípcios, para facilitar os cálculos.
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Ganho da atenção dos alunos: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor poderá mostrar alguns exemplos de números grandes, como o ano em que eles nasceram ou o número de pessoas que vivem em sua cidade, e perguntar como eles acham que esses números são formados. Além disso, o professor poderá propor um desafio: "Quem conseguir escrever o maior número possível usando apenas 4 algarismos? E o menor número possível?".