Entrar

Plano de aula de Leitura e Interpretação de Dados

Matemática

Original Teachy

'EF03MA26'

Leitura e Interpretação de Dados

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Leitura e Interpretação de Dados

Palavras Chaveinterpretação de dados, leitura de tabelas, comparação de dados, atividades práticas, pensamento crítico, trabalho em equipe, apresentação de dados, análise de dados, discussão em grupo, contextualização real, habilidades matemáticas, educação fundamental
Materiais NecessáriosTabelas impressas com dados fictícios, Papéis, Canetas e lápis, Quadro branco, Marcadores para quadro, Computador com projetor (opcional), Material para criação de gráficos (papel quadriculado ou software de computador)
Códigos BNCCEF03MA26: Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas.; EF03MA27: Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando-se desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural significativos.; EF03MA28: Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elementos, organizar os dados coletados utilizando listas, tabelas simples ou de dupla entrada e representá-los em gráficos de colunas simples, com e sem uso de tecnologias digitais.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para estabelecer as fundações necessárias para que os alunos possam efetivamente manipular e compreender dados tabulares. Focando em habilidades essenciais de leitura e interpretação, esta seção visa preparar os alunos para aplicar esses conhecimentos de forma prática e crítica, essencial para o desenvolvimento de raciocínio lógico e analítico em matemática e outras áreas de estudo.

Objetivos principais:

1. Habilitar os alunos a ler e interpretar dados apresentados em diversas tabelas.

2. Desenvolver a capacidade de comparar dados entre tabelas para identificar padrões e diferenças significativas.

3. Ensinar os alunos a extrair informações específicas de tabelas, como o total de respostas em uma pesquisa.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de pensamento crítico ao analisar e comparar informações.
  2. Fomentar a discussão em grupo para a troca de ideias e reforço do aprendizado pela colaboração.

Introdução

Duração: (20 - 30 minutos)

A introdução serve para ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre leitura e interpretação de dados, utilizando situações problema relacionadas ao cotidiano para engajá-los e mostrar a relevância do tema. Além disso, contextualiza o uso prático dessas habilidades em situações reais, motivando os alunos a perceberem a importância de interpretar dados corretamente.

Situações Problema

1. Imagine que você é um cientista e precisa coletar dados sobre os hábitos alimentares de diferentes animais. Como você organizaria essas informações em uma tabela para comparar facilmente os hábitos de cada animal?

2. Vocês são gerentes de uma loja e precisam entender qual produto é mais vendido para planejar as próximas compras. Como uma tabela pode ajudar a visualizar e comparar as vendas de cada produto?

Contextualização

Para entender a importância da leitura e interpretação de dados, pensem como os médicos usam tabelas para acompanhar a evolução da saúde dos pacientes, ou como meteorologistas utilizam tabelas para prever o clima. Essas habilidades são essenciais não só em matemática, mas em muitas situações da vida real, ajudando-nos a tomar decisões baseadas em informações organizadas e claras.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A fase de desenvolvimento é projetada para aplicar e aprofundar o conhecimento prévio dos alunos sobre leitura e interpretação de dados através de atividades práticas e colaborativas. Ao resolver problemas e realizar tarefas em grupo, os alunos não só solidificam sua capacidade de trabalhar com dados, mas também desenvolvem habilidades interpessoais e de apresentação, essenciais para seu crescimento acadêmico e pessoal.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Festa dos Números!

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de categorização e análise de dados, além de promover o trabalho em equipe.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 membros e cada grupo receberá uma tabela fictícia de convidados para uma festa, contendo informações como nome, idade e tipo de presente que gostariam de receber. O desafio será organizar uma segunda tabela, agrupando os convidados por faixa etária e tipo de presente preferido, para facilitar a organização do evento.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo a tabela de convidados inicial.

  • Peça que os grupos criem uma nova tabela categorizando os convidados por idade e tipo de presente.

  • Os alunos deverão apresentar a nova tabela e explicar o raciocínio por trás da organização escolhida.

  • Facilite uma discussão sobre como diferentes organizações podem ser úteis em diferentes contextos.

Atividade 2 - O Mistério dos Sabores de Sorvete

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprimorar a habilidade de interpretar e representar dados graficamente, estimulando o pensamento crítico e a tomada de decisões baseada em dados.

- Descrição: Em uma atividade lúdica de interpretação de dados, os alunos, em grupos, receberão dados sobre as vendas de diferentes sabores de sorvete em uma sorveteria durante um mês. O objetivo será criar gráficos simples e interpretar quais sabores são mais populares, ajudando a 'sorveteria' a decidir quais sabores produzir mais.

- Instruções:

  • Organize a classe em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Distribua os dados das vendas de sorvete aos grupos.

  • Instrua os alunos a criar gráficos a partir dos dados fornecidos.

  • Cada grupo deve apresentar seus gráficos e explicar suas conclusões sobre os sabores mais vendidos.

  • Promova um debate sobre como a interpretação de dados pode influenciar decisões empresariais.

Atividade 3 - Expedição Animal

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Incentivar a análise crítica de dados ambientais e a consciência sobre biodiversidade e conservação.

- Descrição: Os alunos entrarão na pele de exploradores coletando dados sobre animais em diferentes regiões. Eles receberão tabelas com informações sobre avistamentos de animais e deverão, em grupos, interpretar os dados para determinar quais animais são mais comuns em cada região e como esses dados podem ajudar na conservação.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até cinco integrantes.

  • Forneça a cada grupo tabelas com dados de avistamentos de diferentes animais.

  • Peça que analisem os dados para identificar quais animais são mais frequentes em cada região.

  • Cada grupo deve criar uma apresentação visual dos dados e suas conclusões.

  • Conduza uma discussão sobre a importância da coleta de dados na conservação de espécies.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa final do plano de aula tem como objetivo consolidar o aprendizado adquirido durante as atividades práticas. Ao discutirem em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar e refletir sobre o processo de leitura e interpretação de dados, além de aprenderem com as experiências dos colegas. Essa troca de ideias fortalece o entendimento do tema e estimula o pensamento crítico, preparando-os para aplicar essas habilidades em situações futuras.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão ressaltando a importância dos dados na tomada de decisões diárias e na ciência. Peça que cada grupo compartilhe suas descobertas e reflexões sobre o processo de interpretação e categorização dos dados. Encoraje os alunos a discutirem como diferentes métodos de organização dos dados podem alterar a percepção e as conclusões tiradas.

Perguntas Chave

1. Quais foram os desafios encontrados ao interpretar os dados das tabelas?

2. Como a organização dos dados em categorias diferentes pode influenciar as decisões ou conclusões?

3. Qual a importância da precisão e clareza na apresentação dos dados?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa de conclusão é reforçar o que foi aprendido durante a aula, estabelecendo uma ligação clara entre os exercícios práticos e as aplicações teóricas. Este resumo ajuda os alunos a consolidar o conhecimento, enquanto a discussão sobre a importância prática dessas habilidades prepara-os para aplicá-las em situações futuras, ampliando assim o seu entendimento e apreciação do tema.

Resumo

Para concluir a aula de hoje, vamos resumir os principais pontos abordados. Inicialmente, exploramos como ler e interpretar dados em tabelas, utilizando exemplos práticos como a organização de uma festa e a análise de vendas em uma sorveteria. Essas atividades nos permitiram praticar a comparação de dados e a extração de informações específicas, como o total de respostas em uma pesquisa.

Conexão com a Teoria

A conexão entre a teoria e a prática foi estabelecida através de atividades lúdicas e discussões em grupo, onde os alunos aplicaram o conhecimento adquirido em cenários da vida real, como na gestão de uma loja ou na conservação de espécies animais. Esta abordagem prática ajudou a solidificar o entendimento dos conceitos teóricos de leitura e interpretação de dados.

Fechamento

Por fim, é crucial destacar a importância de saber ler e interpretar dados, uma habilidade essencial não apenas na matemática, mas em várias situações do cotidiano e em diferentes carreiras. Ao dominar essas habilidades, os alunos estão melhor preparados para tomar decisões informadas e compreender o mundo ao seu redor.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies