Entrar

Plano de aula de Unidades de Medida: Capacidade e Massa

Matemática

Original Teachy

'EF03MA17'

Unidades de Medida: Capacidade e Massa

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Unidades de Medida: Capacidade e Massa

Palavras ChaveUnidades de Medida, Capacidade e Massa, Litro, Mililitro, Quilograma, Grama, Balanças, Copo medidor, Atividades práticas, Simulações, Cozinha, Missão Espacial, Conversão de medidas, Pensamento crítico, Trabalho em grupo, Discussão em grupo
Materiais NecessáriosListas de compras com itens e quantidades variadas, Ingredientes e materiais de cozinha para simulação de compra, Balanças, Copos medidores, Pacotes de 500g e 1kg para simulação de peso na bagagem, Ingredientes para receita de bolo, Ferramentas de cozinha para preparo de bolo
Códigos BNCCEF03MA17: Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.; EF03MA18: Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.; EF03MA20: Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.; EF04MA20: Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos tem como finalidade estabelecer claramente o que se espera que os alunos aprendam e sejam capazes de fazer ao término da aula. Esta seção serve para orientar tanto os alunos quanto o professor sobre os pontos-chave que serão abordados na aula, assegurando que todos os envolvidos estejam alinhados com as metas de aprendizagem. Ao definir objetivos específicos, facilita-se a avaliação do progresso e o sucesso da aula.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a reconhecer e diferenciar as principais unidades de medida de capacidade (litro e mililitro) e massa (quilograma e grama), associando-as a situações cotidianas.

2. Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e utilizar os instrumentos de medição adequados para capacidade (copos medidores) e massa (balança).

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos através de perguntas e discussões que promovam o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento.
  2. Fomentar o uso de vocabulário matemático adequado, reforçando a comunicação eficaz em sala de aula.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo previamente estudado, utilizando situações-problema que os façam pensar e aplicar o conhecimento de forma prática. Além disso, contextualiza a importância do tema no dia a dia, proporcionando uma conexão entre a teoria e a realidade, aumentando assim o interesse e a relevância percebida do assunto. Esta etapa é crucial para preparar os alunos para as atividades práticas que seguirão.

Situações Problema

1. Imagine que você está ajudando sua avó a preparar um bolo e a receita pede '2 litros de leite'. Sua avó só tem copos medidores. Como vocês podem saber se a quantidade de leite está correta?

2. Um astronauta precisa levar alimentos para uma missão no espaço, mas o peso permitido por item é muito restrito. Ele tem pacotes de 500 gramas de arroz e 1 quilo de feijão. Quantos pacotes de arroz ele pode levar se o total de peso não pode ultrapassar 2 quilos?

Contextualização

As unidades de medida de capacidade e massa são essenciais não apenas em contextos acadêmicos, mas também no dia a dia. Desde cozinhar uma receita até medir o combustível de um veículo, essas medidas são utilizadas para garantir precisão e eficácia. Por exemplo, durante a corrida espacial, cada grama de matéria transportada para o espaço precisa ser meticulosamente calculada devido às restrições de peso. Essas noções são fundamentais para o entendimento e a aplicação de conceitos matemáticos em situações práticas e reais.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa os conceitos de unidades de medida de capacidade e massa, bem como o uso de instrumentos de medição. Ao trabalhar em grupos e resolver problemas reais ou simulados, os alunos são desafiados a pensar criticamente, colaborar e aplicar o conhecimento teórico de forma concreta. Esta abordagem não só reforça o aprendizado como também desenvolve habilidades sociais e de trabalho em equipe.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Mercadinho da Sala

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conhecimento sobre unidades de medida de capacidade e massa em uma situação prática de compra, reforçando a habilidade de medição e cálculo.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 integrantes. Cada grupo receberá uma lista de compras contendo diversos itens com quantidades em litros, mililitros, quilogramas e gramas. O desafio é 'ir às compras' no 'Mercadinho da Sala', onde serão disponibilizados ingredientes e materiais de cozinha para simular uma compra real. Cada grupo deverá calcular e medir corretamente as quantidades solicitadas na lista de compras, utilizando balanças e copos medidores.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo uma lista de compras com itens e quantidades em litros, mililitros, quilogramas e gramas.

  • Explique que eles devem buscar os ingredientes no 'Mercadinho da Sala' e medir corretamente as quantidades.

  • Oriente os alunos sobre o uso dos instrumentos de medição disponíveis, como balanças e copos medidores.

  • Cada grupo deve apresentar ao final suas compras, explicando o processo de medição e os cálculos realizados.

Atividade 2 - Missão Espacial: O Peso na Bagagem

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de cálculo e medição de massa em situações que exigem precisão e aplicação de conhecimento matemático em contexto prático e lúdico.

- Descrição: Os alunos, em grupos, assumirão o papel de planejadores de uma missão espacial. Receberão o desafio de calcular e distribuir corretamente o peso dos alimentos e suprimentos, que são fornecidos em pacotes de 500 gramas e 1 quilo. O objetivo é não ultrapassar o peso total permitido para a decolagem. Os alunos realizarão cálculos e simulações, usando balanças para garantir a precisão das medidas.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5.

  • Apresente o cenário: eles são responsáveis por planejar a bagagem de uma missão espacial.

  • Distribua os suprimentos (pacotes de 500g e 1kg) e informe o peso máximo permitido para a decolagem.

  • Os grupos devem calcular quantos pacotes de cada item podem levar, sem ultrapassar o peso total permitido.

  • Utilize balanças para verificar as medidas e corrigir se necessário.

Atividade 3 - Confeiteiros Mirins

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a conversão entre unidades de medida de capacidade e massa, além de desenvolver habilidades culinárias básicas, como seguir uma receita e usar instrumentos de medição.

- Descrição: Nesta atividade, os grupos de alunos se tornarão confeiteiros, e a tarefa é preparar uma receita de bolo. Eles receberão os ingredientes e as quantidades em litros e gramas, mas as ferramentas disponíveis serão apenas copos medidores e balanças. Os alunos deverão converter as medidas, calcular as quantidades corretas e, finalmente, preparar o bolo seguindo a receita.

- Instruções:

  • Divida a sala em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os ingredientes para a receita e as medidas em litros e gramas.

  • Explique como converter as medidas e como usar os copos medidores e as balanças.

  • Os alunos devem calcular as quantidades corretas, preparar a massa do bolo e colocar para assar.

  • Ao final, cada grupo apresentará o bolo e explicará como realizou as conversões e medições.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre o que foi aprendido e como aplicaram o conhecimento em situações práticas. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos e a identificar áreas que podem requerer mais atenção ou prática. Além disso, promove habilidades de comunicação e argumentação, essenciais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe suas experiências e descobertas durante as atividades. Sugira que cada grupo responda a perguntas como: 'Quais foram os maiores desafios que enfrentaram ao realizar as medições?' e 'Como vocês aplicaram o conhecimento de unidades de medida em situações práticas?' Encoraje os alunos a discutir as diferentes abordagens utilizadas e o que aprenderam com os erros e sucessos dos colegas.

Perguntas Chave

1. Quais são as diferenças entre medir capacidade e medir massa? Como isso influenciou as atividades que realizaram?

2. Como as unidades de medida de capacidade e massa são aplicadas no dia a dia, além das situações que simulamos hoje?

3. Poderiam compartilhar um exemplo de quando precisaram usar essas medidas fora da escola e como isso ajudou?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para reforçar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham consolidado os conceitos principais da aula. Além disso, destaca a relevância do conteúdo para o dia a dia, incentivando os alunos a perceberem a matemática não apenas como uma disciplina escolar, mas como uma ferramenta essencial em suas vidas. Esta reflexão final apoia o processo de internalização do conhecimento, preparando os alunos para aplicar o que aprenderam em novos contextos e situações.

Resumo

Nesta fase final da aula, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados sobre as unidades de medida de capacidade e massa, enfatizando as diferenças entre elas e como são aplicadas em situações do dia a dia. É importante que os alunos revisitem as atividades práticas realizadas, como o 'Mercadinho da Sala', a simulação da 'Missão Espacial' e a preparação dos bolos, para consolidar o conhecimento.

Conexão com a Teoria

Ao longo da aula, a conexão entre a teoria estudada em casa e a prática em sala foi estabelecida através de atividades lúdicas e contextualizadas. Os alunos puderam ver diretamente como as unidades de medida são utilizadas em situações reais, como na cozinha e em projetos científicos, o que facilitou a compreensão e retenção do conteúdo.

Fechamento

Por fim, é crucial destacar a importância das unidades de medida de capacidade e massa no cotidiano. Essas noções não são apenas teóricas, mas fundamentais para a execução precisa de tarefas diárias, como cozinhar, planejar viagens e até mesmo em profissões que exigem medidas precisas, como na engenharia e na medicina.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies