Entrar

Plano de aula de Trajetos de Pessoas e Objetos

Matemática

Original Teachy

'EF03MA12'

Trajetos de Pessoas e Objetos

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Trajetos de Pessoas e Objetos

Palavras ChaveTrajetos, Movimentos, Pessoas, Objetos, Metodologia Digital, Matemática, 3º Ano do Ensino Fundamental, Ferramentas Digitais, Planejamento, Resolução de Problemas, Colaboração, Comunicação, Google Maps, Simuladores de Drones, Redes Sociais, História Contada, Exploração Urbana
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Computadores ou tablets, Acesso ao Google Maps, Acesso ao Google Earth, Simulador online de drones, Conta em redes sociais (Instagram, TikTok, etc.), Projetor ou tela para apresentações, Material de escrita para anotações
Códigos BNCCEF03MA12: Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis e maquetes, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Objetivos

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é apresentar claramente os objetivos principais e secundários da aula, fornecendo uma base sólida para que os alunos compreendam o tema de trajetos de movimentos de pessoas e objetos. Este entendimento inicial é crucial para que os alunos possam participar ativamente das atividades práticas e aplicar as habilidades de maneira eficaz.

Objetivos principais:

1. Compreender e esboçar trajetos de movimentos de pessoas e objetos.

2. Indicar corretamente o caminho para ir de um ponto a outro utilizando ferramentas digitais.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas ao determinar trajetos.
  2. Fomentar a colaboração e a comunicação entre os alunos durante as atividades práticas.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é despertar o interesse dos alunos pelo tema de trajetos e conectá-lo com suas realidades cotidianas e digitais. O aquecimento e as perguntas chave têm como objetivo preparar os alunos para uma participação ativa nas atividades práticas subsequentes, incentivando-os a pensar criticamente sobre a aplicação dos conceitos na vida real.

Aquecendo

Para iniciar a aula, explique brevemente que o tema do dia é 'Trajetos de Pessoas e Objetos'. Esta matéria envolve como podemos representar e descrever os caminhos que pessoas e objetos percorrem em diferentes contextos. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre trajetos, como a maneira que os aplicativos de mapas indicam rotas ou como os drones são programados para seguir determinados trajetos. Isto ajudará a contextualizar o tema com a realidade digital dos alunos.

Reflexões Iniciais

1. Como vocês acham que os aplicativos de navegação desenham as rotas que seguimos?

2. Quais são os desafios de planejar um trajeto para um drone em uma cidade movimentada?

3. Em quais outras situações diárias usamos trajetos, mesmo sem perceber?

4. Como a tecnologia digital pode ajudar a melhorar a precisão dos trajetos?

5. Por que é importante entender os trajetos em nosso dia a dia?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma experiência prática e contextualizada na qual os alunos possam aplicar seus conhecimentos sobre trajetos de movimentos de pessoas e objetos. Ao utilizar tecnologias digitais e trabalhar em grupo, os alunos desenvolvem habilidades de planejamento, resolução de problemas e comunicação, tornando o aprendizado mais envolvente e significativo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - A Jornada do Influenciador Digital 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Esboçar trajetos de movimentos e compreender a aplicação prática destes conhecimentos na criação de conteúdos digitais.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar uma jornada fictícia de um influenciador digital. Utilizando técnicas de storytelling, os grupos deverão esboçar os trajetos que este influenciador percorre em seu dia, como visitas a pontos turísticos, eventos e encontros com outros influenciadores. Os alunos utilizarão ferramentas digitais como Google Maps e redes sociais para criar um roteiro visual e descritivo.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Peça aos grupos que escolham um tema para o influenciador digital (por exemplo, viagem, culinária, moda, etc.).

  • Os grupos deverão utilizar o Google Maps para traçar os trajetos que o influenciador percorrerá ao longo do dia.

  • Incentive os alunos a serem criativos e incorporarem elementos visuais, como fotos e vídeos, utilizando redes sociais como Instagram e TikTok para criar posts fictícios que representem cada parada da jornada.

  • Cada grupo deve preparar uma apresentação digital que inclua o trajeto esboçado, os posts nas redes sociais e a justificativa para a escolha dos pontos de parada.

Atividade 2 - Aventura na Cidade dos Drones ️

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de planejamento e resolução de problemas ao esboçar trajetos de drones em ambientes urbanos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão simular o planejamento de rotas para drones em uma cidade movimentada. Utilizando um simulador online de drones e mapas urbanos, os grupos deverão esboçar trajetos seguros e eficientes para os drones realizarem entregas de pacotes. A atividade incluirá a análise de obstáculos como edifícios, sinalizações e tráfego aéreo.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo utilizará um simulador online de drones para planejar trajetos em um mapa urbano.

  • Os alunos deverão identificar e desenhar os trajetos, considerando obstáculos como edifícios e tráfego aéreo.

  • Peça aos grupos que justifiquem suas escolhas de trajeto, destacando os desafios enfrentados e as soluções encontradas.

  • Cada grupo deve criar uma apresentação digital mostrando o trajeto esboçado e a análise dos desafios e soluções.

Atividade 3 - Missão: Exploradores de Rotas ️‍♂️

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Aplicar conhecimentos de trajetos no planejamento de itinerários de viagem, aprimorando habilidades de pesquisa e uso de ferramentas digitais.

- Descrição: Os alunos serão transformados em exploradores que precisam planejar rotas para viagens a locais históricos ou culturais de uma cidade escolhida. Utilizando mapas digitais e ferramentas de planejamento de viagem como Google Earth, os grupos criarão um itinerário detalhado que inclui pontos de interesse, paradas estratégicas e tempos estimados de chegada.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá uma cidade para explorar e criar um itinerário de visitas a locais históricos ou culturais.

  • Os alunos utilizarão o Google Earth e outras ferramentas de planejamento de viagem para traçar as rotas.

  • Os grupos devem incluir informações detalhadas sobre cada ponto de interesse, tempo de deslocamento e paradas estratégicas.

  • Peça aos grupos que apresentem seu itinerário de forma digital, incluindo mapas e descrições dos pontos de interesse.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é incentivar a reflexão crítica e o compartilhamento de experiências entre os alunos, permitindo que consolidem o aprendizado por meio da troca de ideias e feedback mútuo. Esta discussão ajuda a reforçar os conceitos abordados durante a aula e promove um ambiente de colaboração e respeito.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo onde cada grupo compartilhe o que aprenderam ao realizar as atividades. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Introdução: Convide os grupos a apresentarem seus projetos e experiências.
  2. Compartilhamento de Aprendizados: Pergunte o que cada grupo descobriu sobre esboçar trajetos de movimentos.
  3. Desafios Encontrados: Peça aos alunos para compartilharem os desafios que enfrentaram e como os superaram.
  4. Impacto da Tecnologia Digital: Explore como as ferramentas digitais ajudaram ou dificultaram o processo de planejamento dos trajetos.

Reflexões

1. Quais foram as principais dificuldades que vocês encontraram ao esboçar os trajetos? Como vocês as superaram? 2. Como a utilização de ferramentas digitais, como Google Maps ou simuladores de drones, influenciou a sua compreensão sobre os trajetos? 3. O que vocês aprenderam sobre a importância de planejar trajetos de forma detalhada e precisa no mundo real?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos colegas de grupo. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso. Sugira que os alunos destaquem pontos positivos e ofereçam sugestões de melhoria de forma delicada e incentivadora.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar os conhecimentos adquiridos durante a aula por meio de um resumo divertido e relevante, conectando as aprendizagens ao mundo real e demonstrando suas aplicações práticas.  Ela reforça a importância dos conceitos abordados e garante que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e aplicada do tema. 易

Resumo

‍♂️ Resumo das Aventuras de Hoje! ‍♂️ Hoje, exploramos o fascinante mundo dos trajetos!  Desde a jornada emocionante de um influenciador digital  até o planejamento de rotas seguras para drones , nossos alunos mostraram como a matemática pode ser prática e empolgante. ️ Exploramos cidades, planejamos viagens e até enfrentamos desafios urbanos com nossos drones! 

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual  No mundo moderno, a compreensão de trajetos é essencial! 烙 Seja ao usar um aplicativo de navegação , planejar uma entrega por drones  ou mesmo ao criar conteúdo digital, os trajetos estão por toda parte. Nossos alunos aprenderam a usar ferramentas digitais para traçar caminhos eficientes e criativos, reproduzindo situações que eles encontram na vida real e online. 

Na Prática

Aplicações Práticas  Entender e esboçar trajetos não é apenas uma habilidade matemática, mas uma ferramenta que impacta o dia a dia.  Desde planejar rotas de viagens até garantir a entrega segura de pacotes por drones, nossos conhecimentos ajudam a tornar o mundo mais conectado e eficiente. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies