Entrar

Plano de aula de Encontro Consonantal, Sílaba Átonas e Marcas de Nasalidade

Português

Original Teachy

'EF03LP01'

Encontro Consonantal, Sílaba Átonas e Marcas de Nasalidade

Objetivos (5 minutos)

  1. Familiarizar os alunos com o conceito de encontro consonantal, ajudando-os a entender que este ocorre quando duas ou mais consoantes aparecem juntas em uma palavra sem a presença de uma vogal entre elas.

  2. Ensinar aos alunos a identificar e separar as sílabas átonas em palavras, explicando que essas sílabas são pronunciadas de forma mais fraca, sem acento tônico.

  3. Introduzir o conceito de marcas de nasalidade, que são representadas pelas letras "m" e "n" no final das palavras, e mostrar aos alunos como essas letras afetam a pronúncia das palavras.

Para atingir esses objetivos, o professor deverá fornecer aos alunos uma variedade de exemplos e atividades práticas que os desafiem a aplicar o que aprenderam sobre encontros consonantais, sílabas átonas e marcas de nasalidade.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre o que são as vogais e consoantes, e como elas formam as sílabas. Pode-se fazer isso por meio de jogos interativos, como o "Batata Quente das Sílabas", onde os alunos jogam uma bola de papel e devem dizer a sílaba que a palavra possui quando a pegam.

  2. Situações Problemas: O professor propõe duas situações problemas para os alunos. A primeira é: "Vocês já perceberam que algumas palavras têm duas consoantes juntas, como em 'bli', 'pra', 'ble'? Por que acham que isso acontece?". A segunda situação problema é: "Algumas palavras, quando falamos, parecem ter um 'm' ou 'n' no final, mesmo sem estar escrito. Por que isso ocorre?". O professor encoraja os alunos a pensarem e discutirem entre si sobre essas questões.

  3. Contextualização: O professor explica que entender sobre encontros consonantais, sílabas átonas e marcas de nasalidade é importante para a leitura e escrita correta de palavras. Ele pode dar exemplos práticos, como: "Quando vocês estão lendo um livro e encontram a palavra 'prato', sem entender sobre os encontros consonantais, poderiam pronunciar 'parato'".

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: O professor conta duas curiosidades para prender a atenção dos alunos. A primeira é: "Vocês sabiam que a palavra mais longa da língua portuguesa, com 46 letras, é 'pneumoultramicroscopicsilicovulcanoconiótico'? Ela tem muitas sílabas átonas e marcas de nasalidade!". A segunda curiosidade é: "Vocês sabiam que em algumas línguas indígenas brasileiras, como o nheengatu, a nasalidade é uma característica muito forte? Eles têm até um dialeto chamado 'língua geral amazônica', que usa muito as marcas de nasalidade!".

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade: Construindo Palavras (10 - 15 minutos)

    • O professor dividirá a turma em pequenos grupos, cada um com uma caixa de letras magnéticas ou cartões de letras.
    • Cada grupo receberá uma cartolina e deverá criar o maior número possível de palavras, utilizando as letras disponíveis.
    • Durante a atividade, o professor circula pela sala, auxiliando os grupos e incentivando o uso de encontros consonantais.
    • Ao final da atividade, cada grupo deverá apresentar suas palavras, explicando se encontraram encontros consonantais e como as sílabas átonas se apresentam nas palavras.
  2. Atividade: Bingo das Sílabas Átonas (10 - 15 minutos)

    • O professor prepara antecipadamente cartelas de bingo com palavras que possuam sílabas átonas.
    • Cada aluno recebe uma cartela e um punhado de feijões, botões ou fichas para marcar as palavras sorteadas.
    • O professor sorteia palavras contendo sílabas átonas e os alunos marcam em suas cartelas se a palavra sorteada contém a sílaba átona indicada.
    • Ao final da atividade, os alunos que completarem uma linha ou toda a cartela, deverão ler as palavras marcadas em voz alta para a turma, destacando as sílabas átonas.
  3. Atividade: O Jogo do Último Som (10 - 15 minutos)

    • Nesta atividade, o professor irá trabalhar com os alunos as marcas de nasalidade.
    • O professor formulará frases curtas, onde a última palavra de cada frase terá um som nasal.
    • Os alunos, em círculo, serão desafiados a repetir a frase, mas sem o som nasal. Para isso, eles deverão substituir a letra "m" ou "n" no final da palavra por outra consoante.
    • O aluno que conseguir repetir a frase corretamente sem o som nasal, passará a formular uma nova frase para os colegas.
    • Essa atividade promove a percepção auditiva e ajuda os alunos a entenderem como as marcas de nasalidade afetam a pronúncia das palavras.

Essas são sugestões de atividades que podem ser realizadas durante a aula, o professor pode escolher uma ou mais delas, dependendo do tempo disponível e do ritmo da turma. O importante é que os alunos tenham a oportunidade de experimentar e aplicar os conceitos aprendidos de forma lúdica e prazerosa.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor reúne todos os alunos em uma grande roda para uma discussão em grupo sobre as atividades realizadas.
    • Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar as palavras que conseguiram formar, explicando se encontraram encontros consonantais e como as sílabas átonas se apresentam nas palavras.
    • O grupo que completou uma linha ou toda a cartela no Bingo das Sílabas Átonas irá ler em voz alta as palavras marcadas, destacando as sílabas átonas.
    • Os alunos que conseguiram repetir as frases do Jogo do Último Som corretamente, sem o som nasal, irão compartilhar suas estratégias e dificuldades.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos)

    • O professor irá fazer perguntas para os alunos, conectando as atividades práticas com a teoria apresentada no início da aula.
    • Por exemplo, o professor pode perguntar: "Quais palavras que vocês encontraram na atividade 'Construindo Palavras' têm encontros consonantais? E quais têm sílabas átonas? E marcas de nasalidade?"
    • Outra pergunta pode ser: "Como as palavras que vocês marcaram no Bingo das Sílabas Átonas ajudam a entender a importância de identificar as sílabas átonas na leitura e na escrita?"
    • O professor deve incentivar os alunos a pensarem criticamente e a fazerem conexões entre a prática e a teoria.
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam.
    • O professor faz duas perguntas simples para nortear essa reflexão:
      1. "Qual foi a maior descoberta que você fez hoje sobre encontros consonantais, sílabas átonas e marcas de nasalidade?"
      2. "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em suas próximas leituras e escritas?"
    • Após o minuto de reflexão, o professor convida alguns alunos para compartilharem suas respostas com a turma, se desejarem.

Com esta etapa de retorno, o professor tem a chance de avaliar o entendimento dos alunos sobre os conceitos abordados e reforçar o que foi aprendido. Além disso, os alunos têm a oportunidade de refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em situações futuras.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos)

    • O professor faz um breve resumo dos principais tópicos abordados na aula: encontro consonantal, sílabas átonas e marcas de nasalidade.
    • Ele reforça que um encontro consonantal acontece quando duas ou mais consoantes aparecem juntas em uma palavra sem a presença de uma vogal entre elas e que as sílabas átonas são pronunciadas de forma mais fraca, sem acento tônico.
    • O professor também relembra que as marcas de nasalidade são representadas pelas letras "m" e "n" no final das palavras e que essas letras afetam a pronúncia das palavras.
  2. Conexão Teoria e Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor enfatiza como a aula conectou a teoria, a prática e a aplicação, mencionando as atividades realizadas durante a aula.
    • Ele destaca que, ao construir palavras, os alunos puderam aplicar o conceito de encontros consonantais. No Bingo das Sílabas Átonas, os alunos puderam identificar e marcar as sílabas átonas em diferentes palavras. E no Jogo do Último Som, os alunos puderam perceber como as marcas de nasalidade afetam a pronúncia das palavras.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • O professor sugere materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Pode ser indicado um livro, um site educativo com jogos interativos sobre o tema ou até mesmo um vídeo educativo disponível na internet.
    • Ele também pode sugerir que os alunos pratiquem a identificação de encontros consonantais, sílabas átonas e marcas de nasalidade em suas leituras diárias.
  4. Importância do Assunto (1 minuto)

    • Por fim, o professor ressalta a importância do assunto para o dia a dia. Ele explica que, ao entender e identificar encontros consonantais, sílabas átonas e marcas de nasalidade, os alunos poderão ler e escrever palavras de forma mais correta e fluente.
    • Ele também menciona que esses conhecimentos são fundamentais para a construção de uma boa leitura e escrita, habilidades que são essenciais em diversas situações da vida, seja na escola, em casa ou na comunidade.

Com a conclusão, o professor reforça os principais pontos da aula, encoraja os alunos a continuarem aprendendo sobre o assunto e demonstra a importância prática do que foi aprendido. Além disso, ele oferece recursos adicionais para que os alunos possam aprofundar seus conhecimentos de maneira autônoma e prazerosa.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies