Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Monossílabas, Dissílabas, Trissílabas e Polissílabas

Avatar padrão

Lara da Teachy


Português

Original Teachy

'EF03LP05'

Monossílabas, Dissílabas, Trissílabas e Polissílabas

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Monossílabas, Dissílabas, Trissílabas e Polissílabas

Palavras ChaveMonossílabas, Dissílabas, Trissílabas, Polissílabas, Sílabas, Classificação de palavras, Leitura, Escrita, Exemplos práticos, Atividades guiadas, Discussão em grupo, Engajamento dos alunos
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Apagador, Cadernos dos alunos, Lápis, Livros ou cadernos dos alunos para busca de palavras, Lista de palavras para exemplificação
Códigos BNCCEF03LP05: Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é preparar os alunos para entender a estrutura das palavras com base no número de sílabas, o que é fundamental para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Ao definir claramente os objetivos, os alunos terão uma visão clara do que se espera que aprendam e como aplicarão esse conhecimento na prática.

Objetivos principais:

1. Identificar o número de sílabas em palavras.

2. Classificar palavras em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é preparar os alunos para entender a estrutura das palavras com base no número de sílabas, o que é fundamental para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Ao definir claramente os objetivos, os alunos terão uma visão clara do que se espera que aprendam e como aplicarão esse conhecimento na prática.

Contexto

Explique aos alunos que a língua portuguesa é composta por palavras que são formadas por sílabas. As sílabas são pequenos grupos de letras que formam os sons das palavras. Cada palavra pode ter uma ou mais sílabas, e é importante aprender a identificar quantas sílabas cada palavra tem para melhorar a leitura e a escrita.

Curiosidades

Sabia que o nosso nome também é composto por sílabas? Por exemplo, o nome 'Maria' tem duas sílabas: Ma-ri-a. É interessante perceber que até mesmo palavras pequenas, como 'sol', têm sílabas. Isso mostra como as sílabas estão presentes em tudo que falamos e escrevemos!

Desenvolvimento

Duração: (60 - 70 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma compreensão prática e clara sobre a divisão silábica das palavras. Ao apresentar exemplos e resolver problemas guiados, os alunos poderão identificar e classificar corretamente as palavras em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas, consolidando o conhecimento teórico por meio de atividades práticas.

Tópicos Abordados

1. 🔤 Monossílabas: Explique que monossílabas são palavras que têm apenas uma sílaba. Exemplos: sol, mar, pão. Mostre como essas palavras são pronunciadas em um único som. 2. 🔤 Dissílabas: Explique que dissílabas são palavras que têm duas sílabas. Exemplos: casa, mesa, gato. Mostre como essas palavras são divididas em duas partes ao serem pronunciadas. 3. 🔤 Trissílabas: Explique que trissílabas são palavras que têm três sílabas. Exemplos: macaco, banana, janela. Mostre como essas palavras são divididas em três partes ao serem pronunciadas. 4. 🔤 Polissílabas: Explique que polissílabas são palavras que têm quatro ou mais sílabas. Exemplos: maravilhoso, paralelepípedo, extraordinário. Mostre como essas palavras são divididas em quatro ou mais partes ao serem pronunciadas. 5. 📋 Exemplos e Prática Guiada: Escreva no quadro uma lista de palavras e peça aos alunos que ajudem a classificar cada uma delas como monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba. Exemplos: flor (monossílaba), cachorro (trissílaba), bicicleta (polissílaba).

Questões para Sala de Aula

1. Quantas sílabas tem a palavra 'elefante'? Classifique-a. 2. Classifique a palavra 'sol' de acordo com o número de sílabas. 3. Dê um exemplo de uma palavra dissílaba e outro de uma palavra polissílaba.

Discussão de Questões

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula, permitindo que eles discutam e reflitam sobre as respostas apresentadas. Ao engajar os alunos em perguntas e reflexões, promove-se um ambiente de aprendizado colaborativo e reforça-se a importância da identificação e classificação das palavras pelo número de sílabas.

Discussão

  • 🔍 Discussão das Questões:

  • Quantas sílabas tem a palavra 'elefante'? Classifique-a. A palavra 'elefante' tem quatro sílabas: e-le-fan-te. Portanto, é uma palavra polissílaba.

  • Classifique a palavra 'sol' de acordo com o número de sílabas. A palavra 'sol' tem uma sílaba, sendo assim, é uma palavra monossílaba.

  • Dê um exemplo de uma palavra dissílaba e outro de uma palavra polissílaba. Exemplos: 'mesa' é uma palavra dissílaba (me-sa) e 'extraordinário' é uma palavra polissílaba (ex-tra-or-di-ná-rio).

Engajamento dos Alunos

1. 📝 Perguntas e Reflexões para Engajar os Alunos: 2. Por que é importante saber o número de sílabas em uma palavra? Como isso pode ajudar na leitura e na escrita? 3. Vocês conseguem pensar em outras palavras monossílabas que não mencionamos hoje? E dissílabas? Trissílabas? Polissílabas? 4. Como podemos dividir palavras em sílabas quando estamos lendo? Quais técnicas podemos usar? 5. Peça aos alunos que formem grupos e classifiquem palavras que encontrem em seus livros ou cadernos. Depois, discutam as classificações como uma turma.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é recapitular os principais pontos abordados na aula, reforçar o conhecimento adquirido e destacar a importância prática do conteúdo, garantindo que os alunos compreendam a relevância do tema para suas habilidades de leitura e escrita.

Resumo

  • Palavras são formadas por sílabas, que são pequenos grupos de letras que formam os sons.
  • Monossílabas são palavras com uma sílaba, como 'sol' e 'mar'.
  • Dissílabas são palavras com duas sílabas, como 'casa' e 'mesa'.
  • Trissílabas são palavras com três sílabas, como 'macaco' e 'banana'.
  • Polissílabas são palavras com quatro ou mais sílabas, como 'maravilhoso' e 'extraordinário'.
  • A prática incluiu a classificação de palavras em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

A aula conectou a teoria com a prática através de explicações claras seguidas de exemplos e atividades guiadas, onde os alunos puderam identificar e classificar palavras de acordo com o número de sílabas, consolidando o conhecimento adquirido de forma prática e interativa.

Entender e identificar o número de sílabas nas palavras é fundamental para melhorar a leitura e a escrita. Este conhecimento auxilia na pronúncia correta, na separação silábica ao escrever e na compreensão de textos, tornando-se uma habilidade essencial no dia a dia dos alunos.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Expositiva | Relações Anafóricas e Catafóricas | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Técnica | Intertextualidade
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Expositiva | Dígrafos
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Prática | Regência Verbal | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!