Entrar

Plano de aula de Teatro

Artes

Original Teachy

'EF15AR18'

Teatro

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Teatro

Palavras ChaveTeatro, Artes, Metodologia Digital, 4º ano, Atividades Práticas, Produção de Conteúdo, Criatividade, YouTube, Instagram, Gamificação, Roteiro, Cenário, Figurino, Interpretação, Colaboração, Expressão Artística, História do Teatro, Elementos Teatrais, Redes Sociais, Vídeo, Storytelling
Materiais NecessáriosCelulares com câmera, Acesso à internet, Computadores ou tablets para edição de vídeo, Aplicativos de edição de vídeo (ex.: YouTube Studio, Canva), Conta no YouTube (para publicação dos vídeos), Conta no Instagram (para publicação de stories), Plataformas de gamificação (ex.: Kahoot!, Quizizz), Papel e caneta (para elaboração de roteiros e storyboards), Efeitos e figurinos básicos (podem ser improvisados pelos alunos)
Códigos BNCCEF15AR18: Reconhecer e apreciar formas distintas de manifestações do teatro presentes em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao universo do teatro, ajudando-os a entender a sua relevância e diversidade. Esta compreensão inicial é fundamental para que os alunos se engajem nas atividades práticas subsequentes com um conhecimento contextualizado e aprofundado do tema.

Objetivos principais:

1. Compreender o conceito de teatro e sua importância histórica e cultural.

2. Identificar as diferentes formas e contextos em que o teatro está presente na sociedade.

3. Reconhecer as principais características do teatro, incluindo elementos como cenário, figurino, roteiro e interpretação.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o interesse dos alunos pela expressão artística e cultural.
  2. Promover a apreciação crítica das artes cênicas.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao universo do teatro, ajudando-os a entender a sua relevância e diversidade. Esta compreensão inicial é fundamental para que os alunos se engajem nas atividades práticas subsequentes com um conhecimento contextualizado e aprofundado do tema.

Aquecendo

Introdução ao Tema: O teatro, uma das formas mais antigas de expressão artística, combina elementos como o cenário, o figurino, o roteiro e a interpretação para contar histórias e transmitir emoções. Para iniciar nossa aula, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o teatro. Eles podem procurar informações sobre a história do teatro, curiosidades sobre peças teatrais famosas ou até mesmo dados sobre atores e diretores renomados. Dê-lhes alguns minutos para essa pesquisa e, em seguida, solicite que compartilhem os fatos encontrados com a turma.

Reflexões Iniciais

1. O que mais te surpreendeu sobre o teatro na sua pesquisa?

2. Como o teatro se diferencia de outras formas de entretenimento, como filmes e programas de TV?

3. Você já assistiu a uma peça de teatro? Como foi essa experiência?

4. Qual você acha que é a importância do teatro na sociedade atual?

5. _Que tipos de emoções e mensagens o teatro pode transmitir?

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos se envolvam de forma prática e criativa com o tema do teatro, utilizando tecnologias digitais como ferramentas de aprendizado. As atividades propostas incentivam a colaboração, a inovação e a aplicação dos conhecimentos adquiridos de maneira contextualizada e divertida.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Teatro Digital: Criando Peças para o YouTube 

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades teatrais e de produção de vídeo, promovendo a criatividade e o trabalho em equipe.

- Descrição: Os alunos irão criar uma peça de teatro curta que será gravada e publicada no YouTube. Eles deverão escolher um tema, escrever o roteiro, ensaiar e, finalmente, filmar a peça utilizando celulares. Além de praticar habilidades teatrais, aprenderão sobre produção de conteúdo digital.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Peça que escolham um tema ou história que gostariam de representar.

  • Oriente-os na elaboração de um roteiro de no máximo 5 minutos.

  • Reserve 10-15 minutos para os alunos ensaiarem suas falas e movimentos.

  • Utilize celulares para gravar a apresentação, incentivando o uso de diferentes ângulos e técnicas de filmagem.

  • Após a gravação, cada grupo pode editar o vídeo utilizando ferramentas online simples, como o YouTube Studio ou aplicativos de edição de vídeo gratuitos.

  • Peça para que os vídeos sejam publicados em um canal específico para a turma no YouTube (garantindo a privacidade e segurança dos alunos).

  • Finalize a atividade com uma exibição dos vídeos, onde cada grupo pode apresentar e comentar sobre o processo criativo.

Atividade 2 - Storytelling nas Redes Sociais: Uma História do Teatro 

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Incentivar a criatividade e habilidades de narrativa digital, além de explorar o teatro de uma maneira moderna e interativa.

- Descrição: Os alunos irão criar uma série de stories no Instagram para contar a história de uma peça de teatro famosa. Eles utilizarão imagens, vídeos curtos, textos e áudios para narrar a história de forma criativa e interativa.

- Instruções:

  • Formar grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher uma peça de teatro famosa (ex.: Romeu e Julieta, O Mágico de Oz).

  • Peça que pesquisem detalhes sobre a história da peça e personagens.

  • Os alunos deverão criar um storyboard com a sequência de posts que irão fazer para contar a história.

  • Utilize um aplicativo de criação de conteúdo para Instagram (como Canva ou diretamente no Instagram) para que os alunos produzam os stories.

  • Incentive o uso de recursos interativos como enquetes, perguntas, vídeos e efeitos visuais.

  • Cada grupo deve publicar seus stories em uma conta do Instagram criada especificamente para a turma, ou apresentar sua sequência de stories diretamente da conta do grupo.

  • No final, reúna a turma para discutir sobre as diferentes abordagens e criatividade de cada grupo.

Atividade 3 - Jogo de Cena: Gamificação do Teatro 

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Integrar conhecimentos teatrais com a dinâmica de jogos, promovendo um aprendizado lúdico e colaborativo.

- Descrição: Os alunos irão utilizar uma plataforma de gamificação (como Kahoot! ou Quizizz) para criar um jogo de perguntas e respostas sobre o teatro. As perguntas podem envolver aspectos históricos, tipos de teatro, elementos de cena e curiosidades sobre peças famosas.

- Instruções:

  • Formar grupos de até 5 alunos.

  • Peça que cada grupo escolha um aspecto do teatro para explorar (história, tipos de teatro, elementos cênicos, etc.).

  • Oriente-os a pesquisar e elaborar uma série de perguntas e respostas relacionadas ao tema escolhido.

  • Utilize uma plataforma de gamificação (como Kahoot! ou Quizizz) para que os grupos insiram suas perguntas.

  • Cada grupo deve organizar suas questões de forma que sirvam para um jogo interativo e desafiador.

  • Após a criação, cada grupo pode jogar o quiz criado por outro grupo, promovendo a troca de conhecimentos.

  • No final, realize uma discussão sobre o que aprenderam durante a atividade e como a gamificação pode ser uma ferramenta interessante para o aprendizado.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através da reflexão e do compartilhamento de experiências, promovendo a autocrítica e a valorização do trabalho em equipe. Esta discussão final permite que os alunos internalizem o conteúdo de maneira mais profunda e recebam feedbacks construtivos que podem beneficiar seu desenvolvimento contínuo.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo onde os alunos compartilhem suas experiências e aprendizados. Comece agradecendo a todos pelo empenho e introduza a discussão destacando a importância do compartilhamento de ideias. Utilize o seguinte roteiro para guiar a conversa:

  1. Introdução: "Agora que completamos nossas atividades, vamos compartilhar o que aprendemos e como nos sentimos durante o processo."
  2. Compartilhamento de Experiências: "Cada grupo pode falar sobre a sua atividade, desafios encontrados e soluções criativas."
  3. Discussão de Pontos Relevantes: "Quais foram os pontos mais interessantes que vocês descobriram sobre o teatro?"
  4. Encerramento: "Como vocês acham que essa experiência pode ser aplicável fora da sala de aula?"

Reflexões

1.Qual foi o maior aprendizado ao criar e compartilhar suas peças de teatro digitais? 2.Como a utilização das redes sociais e plataformas digitais ajudou no entendimento do tema teatro? 3. 樂 _O que vocês fariam diferente se tivessem outra oportunidade de realizar essa atividade?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua os alunos a darem feedback uns aos outros dentro dos grupos. Explique que o feedback deve ser construtivo e respeitoso, focando nos pontos fortes e nas áreas de melhoria. Utilize o seguinte modelo para orientar a troca de feedbacks:

  1. Pontos Positivos: "O que foi bem feito?"
  2. Áreas de Melhoria: "O que pode ser melhorado?"
  3. Sugestões: "Posso sugerir algo para melhorar?"
  4. Conclusão: "Como podemos aplicar essas melhorias nas próximas atividades?"

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: Esta etapa de conclusão serve para consolidar o aprendizado da aula, conectando os conteúdos discutidos com a vida real e o mundo moderno. Permite que os alunos reflitam sobre a importância e as aplicações práticas do que foi aprendido, encerrando a aula com uma compreensão mais profunda e contextualizada do teatro.

Resumo

Resumo Brilhante: Hoje, nossos exploradores do 4º ano navegaram pelos emocionantes mares do teatro!  Eles descobriram que o teatro é uma forma de arte antiga que combina cenário, figurino, roteiro e interpretação para contar histórias incríveis e expressar emoções. Através de atividades práticas, os alunos criaram suas próprias peças para o YouTube, narraram histórias de peças famosas no Instagram e gamificaram o aprendizado com quizzes interativos. 

No Mundo

No Mundo Moderno: As atividades de hoje mostraram como o teatro pode se entrelaçar com a tecnologia moderna. Ao criar peças para o YouTube e narrar histórias no Instagram, os alunos viram como o teatro pode ser adaptado e apreciado em plataformas digitais, refletindo as dinâmicas atuais de consumo de conteúdo e interação nas redes sociais.

Na Prática

Importância no Dia a Dia: Compreender o teatro e suas características não só enriquece nossa apreciação cultural, mas também fortalece habilidades como criatividade, colaboração, expressão verbal e não verbal. Tudo isso é fundamental tanto para a vida escolar quanto para a vida cotidiana, onde a comunicação eficaz e a criatividade são altamente valorizadas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies