Entrar

Plano de aula de Trabalho Coletivo em Artes

Artes

Original Teachy

'EF15AR20'

Trabalho Coletivo em Artes

Objetivos (5 - 8 minutos)

  • Objetivo Principal 1: Fazer com que os alunos entendam a importância do trabalho coletivo, especialmente no campo das artes. Isso deve ser feito através de uma exposição teórica, usando exemplos do mundo real.

  • Objetivo Principal 2: Proporcionar aos alunos a oportunidade de experimentar o trabalho coletivo em um ambiente artístico. Eles devem ser encorajados a colaborar e comunicar suas ideias e sentimentos de forma efetiva.

  • Objetivo Principal 3: Ensinar os alunos a apreciar as diferentes perspectivas e habilidades que cada indivíduo pode trazer para um projeto coletivo. Eles devem ser levados a entender que todos contribuem para o resultado final de maneira única e valiosa.

  • Objetivo Secundário 1: Desenvolver habilidades de comunicação dos alunos e a capacidade de trabalhar efetivamente como parte de uma equipe.

  • Objetivo Secundário 2: Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos através do trabalho coletivo.

Os objetivos secundários são opcionais e podem ser incorporados com base na necessidade e nos requisitos do currículo.

Introdução (10 - 15 minutos)

  • O professor inicia a aula fazendo uma revisão dos conceitos artísticos aprendidos nas aulas anteriores, como cores primárias e secundárias, formas básicas e o uso de diferentes materiais de arte. Isto é feito para preparar os alunos para o novo tópico.

  • O professor então apresenta duas situações problemas para os alunos. A primeira é a criação de um grande mural na escola, mas o artista trabalhando sozinho não pode terminá-lo a tempo para um evento especial. A segunda é uma peça de teatro que precisa de muitas pessoas para desempenhar diferentes papéis e criar cenários e fantasias. Ambas as situações destacam a necessidade de trabalho coletivo em artes.

  • Em seguida, o professor contextualiza o tópico da aula, explicando que muitas grandes obras de arte no mundo real foram criadas por equipes de artistas, como os murais pintados durante o Renascimento ou os filmes feitos em Hollywood. O professor também menciona que trabalhar em equipe pode ajudar a resolver problemas mais rapidamente e a criar trabalhos mais complexos e interessantes.

  • Para captar o interesse dos alunos, o professor compartilha duas curiosidades. A primeira é que a Capela Sistina, uma das mais famosas obras de arte do mundo, foi pintada por uma equipe de artistas liderada por Michelangelo. A segunda é que os filmes de animação que eles adoram assistir geralmente são criados por centenas de artistas trabalhando juntos.

  • Por fim, o professor introduz o tópico da aula - "Trabalho Coletivo em Artes" - e explica que os alunos estarão explorando este conceito tanto teoricamente quanto na prática, ao trabalhar em um projeto coletivo de arte durante a aula.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Discussão de Conceitos (5 - 8 minutos)

    • O professor começa discutindo o que é o trabalho coletivo e como ele se aplica às artes.
    • O professor destaca que em trabalho coletivo compartilhamos ideias, discutimos diferentes perspectivas e trabalhamos juntos para atingir um objetivo comum.
    • A discussão deve abordar os benefícios do trabalho em grupo em diferentes esferas, como criatividade compartilhada, diversidade de ideias, melhora da comunicação, entre outros pontos.
    • O professor deve explicar que, em artes, o trabalho em grupo pode ser visto em diferentes manifestações, como: uma peça de teatro, onde cada ator contribui para a narrativa geral; um coral, onde as vozes individuais se combinam para formar uma única canção, entre outros exemplos.
  2. Visualizando o Trabalho Coletivo nas Artes (5 - 7 minutos)

    • Para visualizar o conceito de trabalho coletivo na arte, o professor pode apresentar imagens ou vídeos de diferentes formas de arte coletivas, como espetáculos teatrais, corais, pinturas murais coletivas, etc.
    • Dessa forma, o professor reforçará a ideia de que muitas vezes, da junção de vários talentos individuais soma-se a um resultado final surpreendente.
    • O professor pode perguntar aos alunos o que percebem nessas obras e os alunos devem ser incentivados a pensar sobre como cada indivíduo contribuiu para a obra final.
  3. Introduzindo o Projeto Coletivo (5 - 7 minutos)

    • Agora, o professor anuncia que os alunos terão a oportunidade de aplicar o conceito de trabalho coletivo na criação de sua própria obra de arte em grupo.
    • O professor já deve ter preparado um projeto adequado à idade e ao nível dos alunos, como a construção de um grande mural de papel com desenhos representando uma história ou tema específico, ou a criação coletiva de uma coreografia simples de dança.
    • Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá instruções claras sobre o projeto e o que cada um precisará fazer para contribuir com a tarefa.
    • O professor deve ressaltar que cada aluno tem um papel importante na construção da arte final e que todos os esforços são valiosos.
  4. Coordenando o Projeto Coletivo (5 - 10 minutos)

    • Com todos os materiais necessários distribuídos, o professor passa a supervisionar os grupos de trabalho, garantindo que todos os alunos estejam envolvidos no processo.
    • O professor circula pela sala, observando cada grupo, resolvendo dúvidas, incentivando a colaboração e mediando conflitos quando necessário.
    • O professor reforça a importância do respeito às ideias dos outros e da colaboração mútua visando o sucesso do projeto.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)

    • Após a conclusão dos projetos, o professor reúne todos os alunos em uma grande roda para discutir as experiências dos grupos.
    • Cada grupo terá a oportunidade de apresentar seu projeto para a classe, explicando como eles cooperaram para criar sua obra de arte e quais desafios encontraram durante o processo.
    • O professor deve encorajar os alunos a compartilhar suas experiências durante a discussão, seja sobre a colaboração, a divisão de tarefas, a resolução de conflitos, ou a satisfação com o resultado final do trabalho.
    • Durante esta discussão, o professor deve fazer perguntas que incentivem os alunos a refletir sobre a importância do trabalho coletivo e a correlação com o que foi discutido no início da aula.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    • O professor retoma a teoria apresentada na introdução e desenvolvimento da aula, questionando os alunos sobre como eles conseguiram visualizar na prática os conceitos de trabalho coletivo em artes.
    • Os alunos deverão ser capazes de identificar como o trabalho em equipe os ajudou a completar a tarefa e a criar algo que seria difícil de alcançar individualmente.
    • O professor deve reforçar que a experiência de colaboração vivenciada na aula é um exemplo prático de como o trabalho coletivo é importante em muitas áreas da vida, especialmente nas artes.
  3. Reflexão Individual (3 - 5 minutos)

    • Para finalizar a aula, o professor propõe que os alunos façam uma reflexão individual silenciosa sobre o que aprenderam durante a aula.
    • O professor deve apresentar duas perguntas para orientar a reflexão dos alunos:
      1. "Como você se sentiu trabalhando em grupo para criar uma obra de arte? Quais foram os desafios e as conquistas durante esse processo?"
      2. "Por que você acha importante aprender sobre o trabalho coletivo em artes? Como isso pode ser útil para você no futuro?"
    • Os alunos devem ter um tempo para pensar sobre essas perguntas e, se desejarem, podem compartilhar suas respostas com a turma.
    • O professor pode anotar algumas das respostas dos alunos para referência futura e para avaliar se os objetivos de aprendizagem da aula foram alcançados.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos)

    • O professor começa a conclusão relembrando os principais pontos abordados na aula. Ele/ela recapitula a importância do trabalho coletivo nas artes e como essa colaboração pode resultar em projetos incríveis.
    • O professor também revisa as ideias-chave que foram discutidas, como a necessidade de respeito mútuo e comunicação efetiva para um trabalho coletivo bem-sucedido.
    • Ele/ela enfatiza novamente que cada contribuição individual é valiosa e que todos têm um papel a desempenhar em um projeto coletivo.
  2. Ligação entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos)

    • Em seguida, o professor reforça como a aula conectou a teoria e a prática do trabalho coletivo em artes. Ele/ela explica que, através da atividade prática, os alunos puderam experimentar em primeira mão os conceitos discutidos na teoria.
    • O professor ressalta que os alunos não apenas aprenderam sobre o trabalho coletivo, mas também o vivenciaram, o que aumenta muito a compreensão e a retenção do conteúdo.
  3. Sugestões de Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • Para aprofundar o aprendizado, o professor pode sugerir algumas atividades ou recursos adicionais para os alunos explorarem em casa ou em seu tempo livre.
    • Isso pode incluir livros infantis que destacam o trabalho coletivo, vídeos ou documentários sobre grandes projetos de arte coletiva, ou websites e jogos interativos que incentivam o trabalho em equipe.
    • O professor pode também sugerir que os alunos busquem oportunidades para participar de atividades em grupo em seu tempo livre, como clubes de arte ou teatro, para continuar praticando as habilidades aprendidas na aula.
  4. Aplicações no Dia a Dia (1 - 3 minutos)

    • Por fim, o professor explica como o trabalho coletivo em artes se aplica à vida cotidiana dos alunos. Ele/ela discute como as habilidades de trabalho em equipe e colaboração são úteis em muitas situações fora da sala de aula, incluindo atividades extracurriculares, projetos em casa, e até mesmo na interação com amigos e familiares.
    • O professor destaca que as habilidades aprendidas na aula não são apenas importantes para a criação de arte, mas também são habilidades essenciais para a vida que contribuirão para o sucesso dos alunos em muitas áreas diferentes.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies