Entrar

Plano de aula de Transformações: Materiais do Dia a Dia

Ciências

Original Teachy

'EF04CI02'

Transformações: Materiais do Dia a Dia

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Transformações: Materiais do Dia a Dia

Palavras ChaveTransformações de materiais, Aquecimento, Resfriamento, Luz, Umidade, Atividades experimentais, Habilidades práticas, Curiosidade científica, Engenharia de materiais, Química, Mercado de trabalho
Materiais NecessáriosVídeo sobre fabricação de objetos cotidianos, Chocolate, Gelo, Papel, Copos de vidro, Lâmpadas, Água, Secadores de cabelo, Freezer, Borrifadores de água
Códigos BNCCEF04CI02: Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaMatéria e Energia

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir os conceitos fundamentais sobre as transformações dos materiais, permitindo que os alunos compreendam as mudanças que ocorrem sob diferentes condições. Isso é essencial para o desenvolvimento de habilidades práticas e para a conexão com o mercado de trabalho, pois promove a aplicação dos conhecimentos adquiridos em contextos reais e relevantes.

Objetivos principais:

1. Compreender como os materiais do dia a dia são transformados quando expostos a diferentes condições.

2. Identificar mudanças específicas nos materiais ao serem submetidos a aquecimento, resfriamento, luz e umidade.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades práticas através de atividades experimentais.
  2. Estimular a curiosidade científica e o pensamento crítico.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir os conceitos fundamentais sobre as transformações dos materiais, permitindo que os alunos compreendam as mudanças que ocorrem sob diferentes condições. Isso é essencial para o desenvolvimento de habilidades práticas e para a conexão com o mercado de trabalho, pois promove a aplicação dos conhecimentos adquiridos em contextos reais e relevantes.

Contextualização

Imagine como seria a nossa vida sem os objetos que usamos todos os dias, como copos, roupas, brinquedos e até mesmo alimentos. Muitos desses itens passam por diversas transformações para se tornarem úteis e seguros para nós. Essas mudanças podem ocorrer devido ao calor, frio, luz e umidade. Compreender como esses fatores influenciam os materiais nos ajuda a entender melhor o mundo ao nosso redor e a criar soluções inovadoras para problemas do dia a dia.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidades: Você sabia que o vidro, quando aquecido a altas temperaturas, pode ser moldado em diferentes formas e tamanhos? E que o chocolate derrete com facilidade ao ser exposto ao calor, mas volta a endurecer quando resfriado?

Conexão com o Mercado: No mercado de trabalho, profissionais como engenheiros de materiais e químicos trabalham diariamente para desenvolver novos materiais e melhorar os que já existem. Eles aplicam esses conhecimentos para criar produtos mais duráveis, eficientes e seguros para nossa utilização.

Atividade Inicial

Para despertar o interesse dos alunos, mostre um vídeo curto (2-3 minutos) sobre a fabricação de um objeto cotidiano, como um copo de vidro ou um chocolate. Em seguida, faça a seguinte pergunta provocadora: 'O que aconteceria se esses materiais fossem expostos a calor extremo ou frio intenso?'

Desenvolvimento

Duração: (50 - 60 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos experimentem de forma prática as transformações dos materiais sob diferentes condições ambientais. Isso reforça o aprendizado teórico com a observação direta e prática, promovendo uma compreensão mais profunda e aplicada dos conceitos estudados.

Tópicos a Abordar

  1. Transformação de materiais pelo aquecimento
  2. Transformação de materiais pelo resfriamento
  3. Efeito da luz nos materiais
  4. Efeito da umidade nos materiais

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como diferentes condições ambientais podem alterar os materiais que usamos diariamente. Pergunte como o aquecimento, resfriamento, luz e umidade podem mudar a forma, a textura e a utilidade desses materiais. Incentive-os a pensar em exemplos específicos que já observaram em suas vidas cotidianas.

Mini Desafio

Laboratório Maker: Observando Transformações

Os alunos irão realizar uma série de mini-experimentos em um formato de estação rotativa para observar como diferentes condições afetam materiais comuns.

Instruções

  1. Divida a turma em grupos pequenos e organize quatro estações de experimentos, cada uma focada em uma condição diferente (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).
  2. Forneça os materiais necessários para cada estação, como chocolate, gelo, papel, copos de vidro, lâmpadas, água e secadores de cabelo.
  3. Estação 1 (Aquecimento): Os alunos irão observar o que acontece com um pedaço de chocolate quando aquecido. Utilize um secador de cabelo para aquecer o chocolate e peça aos alunos que anotem suas observações.
  4. Estação 2 (Resfriamento): Os alunos irão observar o que acontece com um pedaço de chocolate quando resfriado. Coloque o chocolate no freezer por alguns minutos e peça aos alunos que anotem suas observações.
  5. Estação 3 (Luz): Os alunos irão observar o que acontece com uma folha de papel quando exposta à luz intensa. Utilize uma lâmpada forte e peça aos alunos que anotem suas observações.
  6. Estação 4 (Umidade): Os alunos irão observar o que acontece com uma folha de papel quando exposta à umidade. Utilize um borrifador de água para umedecer o papel e peça aos alunos que anotem suas observações.
  7. Após a rotação pelas estações, reúna os alunos para discutirem os resultados e as observações feitas em cada estação. Pergunte o que eles notaram sobre as mudanças nos materiais e por que acham que essas mudanças ocorreram.

Objetivo: Permitir que os alunos observem diretamente como diferentes condições ambientais afetam materiais comuns, promovendo uma compreensão prática e visual das transformações dos materiais.

Duração: (40 - 50 minutos)

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Descreva o que aconteceu com o chocolate quando foi aquecido e resfriado. Por que essas mudanças ocorreram?
  2. O que você observou quando a folha de papel foi exposta à luz intensa? E quando foi exposta à umidade? Explique por que essas mudanças ocorreram.
  3. Dê um exemplo de um material que você já viu mudar devido ao aquecimento, resfriamento, luz ou umidade em sua vida cotidiana. Descreva a situação e a transformação observada.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, conectando teoria e prática e destacando a relevância do tema para o dia a dia e para o mercado de trabalho. Esse momento de reflexão e discussão final é crucial para fixar os conceitos aprendidos e incentivar os alunos a aplicar esses conhecimentos em contextos reais.

Discussão

Promova uma discussão final com os alunos sobre as observações feitas durante os mini-experimentos. Pergunte-lhes como as diferentes condições ambientais influenciaram os materiais e peça exemplos adicionais que eles possam ter visto em casa ou na escola. Incentive os alunos a refletirem sobre como essas transformações podem ser aplicadas em situações reais, como na fabricação de produtos ou na resolução de problemas cotidianos. Proponha um desafio: peça aos alunos que pensem em um produto ou material que poderia ser melhorado ou criado a partir da compreensão das transformações estudadas.

Resumo

Recapitule os principais pontos abordados na aula, enfatizando como o aquecimento, resfriamento, luz e umidade podem transformar materiais do dia a dia. Reforce a importância de entender essas transformações para o desenvolvimento de habilidades práticas e a conexão com o mercado de trabalho.

Fechamento

Explique aos alunos que a compreensão das transformações dos materiais é fundamental para diversas profissões, como engenheiros de materiais, químicos e designers de produtos. Ressalte a importância de observar e experimentar para desenvolver soluções inovadoras que melhorem a nossa vida cotidiana. Agradeça a participação de todos e incentive-os a continuar explorando e observando o mundo ao seu redor.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies