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Plano de aula de Danças Populares do Brasil e do Mundo

Educação Física

Original Teachy

'EF35EF10'

Danças Populares do Brasil e do Mundo

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Reconhecer danças populares brasileiras e de outros países: Os alunos devem ser capazes de identificar e nomear algumas danças populares do Brasil e de outros lugares do mundo. Eles também devem ser capazes de distinguir as diferenças entre as danças, incluindo os ritmos, os movimentos e os trajes típicos.

  2. Desenvolver movimentos e ritmos corporais: Os alunos devem ser capazes de imitar e reproduzir movimentos e ritmos de danças populares. Eles devem aprender a se mover de acordo com o ritmo da música e a coordenar diferentes partes do corpo em movimentos específicos.

  3. Promover a interação e a cooperação em grupo: Através da prática das danças, os alunos devem aprender a trabalhar em equipe, respeitando o espaço e os movimentos de cada colega. Eles também devem ser incentivados a ajudar uns aos outros na aprendizagem e na execução dos movimentos, promovendo a cooperação e a solidariedade.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conteúdos prévios: O professor iniciará a aula relembrando os alunos sobre o que são danças e movimentos corporais, fazendo perguntas como "Quem pode me dizer o que é uma dança?" e "Quem pode me mostrar um movimento de dança que conhece?". O objetivo é garantir que todos os alunos tenham uma compreensão básica do assunto antes de prosseguir.

  2. Situações problema: O professor apresentará duas situações problema para despertar o interesse dos alunos. A primeira será: "Imaginem que vocês foram convidados para dançar em uma festa de aniversário. Que tipo de dança vocês escolheriam e por quê?". A segunda situação será: "E se vocês fossem convidados para uma festa em outro país e tivessem que aprender uma dança típica desse lugar, como vocês se sentiriam e o que fariam para aprender?".

  3. Contextualização: O professor explicará que a dança é uma forma de expressão cultural e que em cada lugar do mundo as pessoas dançam de maneira diferente, usando movimentos e ritmos próprios. Ele também falará sobre a importância de conhecer e respeitar as danças de outras culturas, pois isso ajuda a valorizar a diversidade e a promover o respeito entre as pessoas.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: O professor apresentará alguns vídeos curtos de danças populares do Brasil e do mundo, como o samba, o frevo, a capoeira, o tango, o flamenco, entre outras. Ele incentivará os alunos a observarem os movimentos, os ritmos e os trajes das danças, e a se imaginarem dançando essas danças. Para tornar a atividade mais divertida, o professor poderá propor que os alunos tentem imitar alguns dos movimentos das danças mostradas nos vídeos.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Nesta etapa, os alunos irão aprofundar seus conhecimentos sobre as danças populares do Brasil e do Mundo através de atividades práticas e lúdicas. O professor poderá escolher uma das sugestões de atividades a seguir para conduzir a aula. As atividades sugeridas foram elaboradas para que possam ser facilmente adaptadas a diferentes faixas etárias e níveis de habilidade dos alunos.

  1. "Corrida das Danças": O professor pode dividir a turma em pequenos grupos e, em cada grupo, designar uma dança popular para ser representada. Os alunos terão que imitar os movimentos da dança enquanto se deslocam por um espaço determinado. O grupo que chegar primeiro ao final do percurso, sem deixar de dançar, será o vencedor.

  2. "Jogo da Memória Rítmica": O professor pode preparar previamente cartas com imagens representativas de diferentes danças populares. Em um segundo conjunto de cartas, o professor pode desenhar diferentes ritmos musicais (samba, frevo, tango, etc). Os alunos, divididos em duplas, irão jogar o "Jogo da Memória", mas, ao invés de simplesmente combinar duas cartas idênticas, eles terão que combinar uma carta de dança com uma carta de ritmo. A cada jogada, o par de cartas descobertas deverá ser representado pelos alunos através de movimentos corporais.

  3. "Dança da Cadeira Cultural": O professor pode preparar previamente uma lista de danças populares do Brasil e do Mundo. A atividade consiste em uma variação da brincadeira "Dança da Cadeira". As cadeiras são substituídas por círculos de cartolina, representando diferentes danças. No início da música, os alunos começam a dançar ao redor das cartolinas. Quando a música para, eles devem escolher uma cartolina para representar um movimento daquela dança. O professor então sorteia uma carta da lista de danças preparada previamente e os alunos que estiverem representando a dança sorteada passam para a próxima fase. O jogo continua até que reste apenas um aluno.

  4. "Teatro de Sombras: Danças do Mundo": Para essa atividade, o professor precisará de uma caixa de luz e algumas silhuetas de dançarinos de diferentes danças populares. O professor apresenta as silhuetas e pede aos alunos que tentem adivinhar de que dança se trata. Em seguida, os alunos são convidados a reproduzir os movimentos das silhuetas, que são projetadas na parede através da caixa de luz. Essa atividade ajuda a trabalhar a coordenação motora fina e a percepção espacial.

No fim de cada atividade, o professor deve promover uma breve reflexão com os alunos, perguntando o que eles aprenderam com a atividade, quais foram as dificuldades encontradas e como superaram, além de reforçar a importância do respeito e da cooperação em grupo.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 minutos): O professor promoverá uma discussão em grupo, na qual cada equipe ou dupla terá a oportunidade de compartilhar suas experiências e aprendizados durante as atividades. O professor pode fazer perguntas como "Qual foi a dança mais difícil de imitar e por quê?" ou "Como vocês se sentiram ao dançar uma dança de outro país?". O objetivo é que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e como se sentiram, promovendo a expressão verbal, a escuta ativa e o respeito pelas opiniões dos outros.

  2. Conexão com a teoria (3 minutos): O professor então fará a conexão entre as atividades práticas e a teoria, reforçando os conceitos de danças populares brasileiras e de outros países, e a importância de conhecer e respeitar as danças de outras culturas. Ele pode perguntar, por exemplo: "Quais danças brasileiras vocês conseguiram identificar nas atividades?" ou "Como as danças de outros países eram diferentes das danças brasileiras?".

  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos): Para finalizar, o professor proporá que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Ele pode fazer duas perguntas simples para orientar a reflexão dos alunos. A primeira pergunta será: "O que vocês mais gostaram de aprender sobre as danças populares do Brasil e do Mundo?". A segunda pergunta será: "Como vocês podem usar o que aprenderam hoje em outras situações?". Os alunos terão um minuto para pensar sobre essas perguntas antes de compartilharem suas respostas com a classe.

  4. Verificação do aprendizado (2 - 3 minutos): Ao final da aula, o professor fará uma rápida verificação do aprendizado, solicitando que os alunos demonstrem um movimento ou ritmo de uma dança que aprenderam na aula. Isso permitirá ao professor avaliar o quanto os alunos assimilaram do conteúdo e da prática da aula. O professor deve reforçar que não se trata de uma avaliação formal, mas sim de uma oportunidade de os alunos mostrarem o que aprenderam de forma divertida e descontraída.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos): O professor começará a conclusão resumindo os principais pontos abordados durante a aula. Ele relembrará aos alunos as diferentes danças populares do Brasil e do mundo que foram exploradas, os movimentos e ritmos corporais que foram aprendidos e a importância de conhecer e respeitar as danças de outras culturas. O professor pode, por exemplo, perguntar: "Quais foram as danças que nós aprendemos hoje?" e "Por que é importante conhecer e respeitar as danças de outras culturas?".

  2. Conexão entre Teoria e Prática (2 - 3 minutos): Em seguida, o professor explicará como a aula conectou a teoria com a prática. Ele pode destacar que, através das atividades lúdicas, os alunos puderam não apenas aprender sobre as danças, mas também experimentar e vivenciar os movimentos e ritmos das danças. O professor pode dizer, por exemplo: "Nós aprendemos sobre as danças, mas também tivemos a chance de dançar e sentir na pele como é se mover ao ritmo de diferentes músicas".

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor sugerirá alguns materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Estes podem incluir vídeos de danças populares do Brasil e do mundo, livros infantis que falam sobre danças e culturas diferentes, e jogos online que permitem aos alunos experimentar diferentes danças. O professor pode dizer, por exemplo: "Se vocês quiserem aprender mais sobre as danças que nós vimos hoje, eu posso indicar alguns vídeos para vocês assistirem em casa".

  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos): Por fim, o professor explicará a importância do tema das danças populares do Brasil e do mundo para o dia a dia dos alunos. Ele pode ressaltar que a dança é uma forma de expressão e comunicação, que pode ser usada para expressar alegria, tristeza, amor e muitos outros sentimentos. Além disso, o professor pode reforçar que conhecer e respeitar as danças de outras culturas é uma maneira de valorizar a diversidade e promover o respeito e a tolerância. O professor pode concluir, por exemplo: "A dança é uma maneira maravilhosa de se expressar e se divertir, e conhecer e respeitar as danças de outras culturas nos ajuda a ser mais tolerantes e a valorizar a diversidade".

  5. Encerramento (1 minuto): O professor encerrará a aula agradecendo a participação e o empenho de todos, e reforçando a importância de praticar os movimentos e ritmos aprendidos para manter o aprendizado vivo. Ele pode dizer, por exemplo: "Obrigado pela participação de todos. Lembrem-se de praticar os movimentos e ritmos que nós aprendemos hoje, para que a gente possa dançar ainda melhor da próxima vez". O professor também pode lembrar os alunos sobre o que eles irão aprender na próxima aula, para que eles possam se preparar e continuar aprendendo.

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