Entrar

Plano de aula de Brincadeiras e Jogos: Batata Quente e Passa Anel

Educação Física

Original Teachy

'EF35EF01'

Brincadeiras e Jogos: Batata Quente e Passa Anel

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Brincadeiras e Jogos: Batata Quente e Passa Anel

Palavras ChaveBrincadeiras tradicionais, Batata Quente, Passa Anel, Desenvolvimento motor, Coordenação, Agilidade, Trabalho em equipe, Regras e variações, Atividades interativas, Educação Física, Ensino Fundamental
Materiais NecessáriosAnel, Bola, Música, Cones para demarcação, Espaço para atividades físicas
Códigos BNCCEF35EF01: Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.; EF35EF02: Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana.; EF35EF03: Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.; EF35EF04: Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para direcionar o foco dos alunos para os aspectos mais importantes que serão abordados durante a aula. Neste caso, o objetivo é garantir que os alunos compreendam não apenas as regras e a história por trás das brincadeiras de Batata Quente e Passa Anel, mas também que reconheçam a importância dessas atividades como ferramentas de desenvolvimento motor e social. Estabelecer esses objetivos claros desde o início ajuda a maximizar o aproveitamento das atividades práticas em sala de aula.

Objetivos principais:

1. Compreender as origens e as regras das brincadeiras de Batata Quente e Passa Anel, estabelecendo uma conexão entre essas atividades lúdicas e o desenvolvimento motor das crianças.

2. Analisar os benefícios físicos e sociais proporcionados por brincadeiras tradicionais, como o fortalecimento de habilidades motoras, a coordenação e o senso de cooperação.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de comunicação e cooperação entre os alunos durante as atividades práticas em sala.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução tem como finalidade engajar os alunos através da resolução de situações problema ligadas às brincadeiras de Batata Quente e Passa Anel, estimulando a aplicação prática dos conhecimentos prévios. Além disso, ao contextualizar a importância dessas brincadeiras, os alunos podem perceber a relevância de estudar essas atividades como parte integrante de seu desenvolvimento motor e social. Este início interativo e reflexivo prepara o terreno para uma exploração mais profunda e proveitosa dos temas durante a aula.

Situações Problema

1. Imagine que você está numa festa com seus amigos e decidem brincar de 'Batata Quente'. Como você escolheria quem começaria com a batata e como garantiria que todos têm chances iguais de participar?

2. Pensem em uma situação onde vocês precisam passar um anel para outra pessoa em uma sala cheia de amigos. Quais estratégias de movimento vocês utilizariam para não serem pegos e completar a tarefa rapidamente?

Contextualização

Batata Quente e Passa Anel são brincadeiras que atravessam gerações, divertindo crianças e até mesmo adultos. Além de serem uma forma de entretenimento, essas atividades têm uma importância significativa no desenvolvimento motor e social dos participantes. Por exemplo, a brincadeira da Batata Quente pode ajudar no desenvolvimento da coordenação motora e no senso de ritmo, enquanto o Passa Anel promove a agilidade e a capacidade de reação. Curiosamente, essas brincadeiras têm variações em diferentes culturas ao redor do mundo, o que mostra como o jogo é uma linguagem universal.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento em um plano de aula baseado na metodologia de sala de aula invertida é crucial para que os alunos apliquem e aprofundem os conhecimentos prévios adquiridos em casa. Por meio das atividades propostas, os alunos terão a oportunidade de vivenciar de forma prática e lúdica os conceitos de coordenação motora, agilidade, reação e trabalho em equipe, essenciais para o desenvolvimento físico e social. Cada atividade foi planejada para ser realizada em grupos, incentivando a interação e a comunicação entre os alunos, além de proporcionar um ambiente divertido e dinâmico durante a aprendizagem.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Corrida do Anel

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a coordenação motora, a velocidade de reação e o trabalho em equipe.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de cinco. Cada grupo receberá um anel que deverá ser passado de um extremo ao outro de uma linha reta, sem deixar cair. O desafio é que cada participante só pode tocar o anel uma vez e, ao fazê-lo, deve correr rapidamente para o outro lado da linha e passar o anel para o próximo colega sem deixar o anel cair.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até cinco alunos.

  • Marque uma linha reta no chão da sala de aula ou utilize cones para demarcar o caminho.

  • Explique que o anel deve passar de um extremo ao outro da linha sem tocar o chão.

  • Cada aluno só pode tocar o anel uma vez e deve correr para o outro lado da linha para passá-lo.

  • O grupo que conseguir passar o anel de um lado ao outro da linha no menor tempo, sem deixar cair, vence a atividade.

Atividade 2 - Batata Quente Musical

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Trabalhar a concentração, a agilidade e proporcionar momentos de atividade física intercalados com desafios.

- Descrição: Os alunos formarão um círculo e deverão passar uma bola (a 'batata') ao redor do círculo enquanto uma música toca. Quando a música parar, quem estiver com a bola deve realizar um desafio físico proposto pelo professor antes de reiniciar a música e a brincadeira.

- Instruções:

  • Organize os alunos em um círculo.

  • Explique que a bola (batata) deverá ser passada enquanto a música estiver tocando.

  • Quando a música parar, quem estiver com a bola deve realizar um desafio físico proposto pelo professor (ex: pular em um pé só três vezes).

  • Após o desafio ser cumprido, a música recomeça e a bola continua a ser passada.

  • Repita o processo até que todos tenham realizado um desafio.

Atividade 3 - Desafio de Coordenação na Dança do Anel

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a coordenação motora, o ritmo e a interação entre os participantes.

- Descrição: Os alunos, em grupos, participarão de uma versão adaptada da 'Dança do Anel', onde o objetivo é realizar uma série de movimentos de dança que envolvem passar o anel entre os participantes sem deixar que ele caia no chão.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até cinco alunos.

  • Escolha um ritmo musical animado.

  • Explique os movimentos de dança que os alunos devem realizar em sequência, sempre passando o anel para o próximo colega.

  • Os movimentos devem ser realizados de forma fluída e coordenada, sem deixar o anel cair.

  • Cada vez que o anel cair, o grupo deve reiniciar a sequência de movimentos.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o aprendizado adquirido durante as atividades práticas, permitindo que os alunos reflitam sobre suas ações e as habilidades desenvolvidas. Através da discussão em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar o que observaram e aprenderam, promovendo uma compreensão mais profunda do conteúdo e reforçando a importância do trabalho em equipe e da cooperação. Esta etapa também serve para o professor avaliar a eficácia das atividades e o entendimento dos alunos sobre os conceitos de coordenação e cooperação.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a conversa com uma breve introdução, pedindo que cada grupo compartilhe suas experiências e aprendizados. Utilize as seguintes questões para guiar a discussão: 'O que vocês acharam mais desafiador em cada atividade?' 'Como a colaboração e a comunicação ajudaram seu grupo a superar os desafios?' 'De que forma essas brincadeiras podem ser aplicadas para melhorar habilidades de coordenação e cooperação em outras situações da vida?'

Perguntas Chave

1. Quais estratégias vocês utilizaram para passar o anel ou a batata sem deixar cair?

2. Como a música influenciou a dinâmica da brincadeira de Batata Quente Musical?

3. De que forma a coordenação foi importante nas atividades de hoje?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão tem como objetivo consolidar o aprendizado, vinculando as atividades práticas com a teoria previamente estudada. Além disso, busca reforçar a importância das brincadeiras tradicionais não só como formas de entretenimento, mas como ferramentas valiosas no desenvolvimento físico e social das crianças. Este momento de reflexão e síntese ajuda os alunos a perceberem a aplicabilidade dos conceitos aprendidos em contextos além da sala de aula, incentivando a continuidade do aprendizado e o engajamento ativo em atividades físicas e sociais.

Resumo

Nesta aula, exploramos as brincadeiras de Batata Quente e Passa Anel, revivendo memórias de infância e aprendendo sobre a importância dessas atividades lúdicas. Revisamos as regras, as variações e como essas brincadeiras são não apenas divertidas, mas também contribuem para o desenvolvimento motor e social das crianças.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi uma ponte entre a teoria estudada em casa e a prática em sala, onde pudemos aplicar os conhecimentos prévios sobre coordenação motora, reações e trabalho em equipe em atividades dinâmicas e interativas. Esta abordagem prática reforça o aprendizado e a importância de manter ativas as habilidades motoras e sociais.

Fechamento

Finalmente, é essencial destacar a relevância contínua das brincadeiras tradicionais no cotidiano das crianças. Além de proporcionarem momentos de diversão, essas atividades promovem valores como cooperação, tolerância e respeito, que são fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e saudáveis.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies