Entrar

Plano de aula de Brincadeiras e Jogos: Bolinha de Gude e Pião

Educação Física

Original Teachy

'EF35EF01'

Brincadeiras e Jogos: Bolinha de Gude e Pião

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Brincadeiras e Jogos: Bolinha de Gude e Pião

Palavras ChaveBolinhas de Gude, Pião, Jogos Tradicionais, Desenvolvimento Motor, Coordenação Motora, Interação Social, Atividades Práticas, Aprendizado Experiencial, Construção de Piões, Caça ao Tesouro, Labirinto de Cordas, Competição, Colaboração, Criatividade, Reflexão
Materiais NecessáriosMateriais recicláveis (tampas de garrafa, palitos de sorvete, barbante), Pinturas e adesivos, Cordas, Fitas adesivas, Canudos, Papelão, Bolinhas de gude
Códigos BNCCEF35EF01: Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.; EF35EF02: Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana.; EF35EF03: Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.; EF35EF04: Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é fundamental para estabelecer um direcionamento claro para a aula. Ao definir objetivos específicos, o professor consegue orientar tanto a sua preparação quanto a execução das atividades em sala, garantindo que todos os esforços estejam alinhados com as metas de aprendizagem. Nesta fase, os alunos são orientados sobre o que se espera que aprendam e desenvolvam durante as atividades práticas, preparando-os para uma participação ativa e focada.

Objetivos principais:

1. Explorar os benefícios do uso de bolinhas de gude e pião no desenvolvimento físico e motor dos participantes.

2. Desenvolver habilidades de coordenação motora fina e equilíbrio através da prática de jogos tradicionais.

3. Promover a interação e socialização entre os alunos durante as atividades práticas com bolinhas de gude e pião.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a memória afetiva dos alunos através da exploração de jogos tradicionais que despertam nostalgia e curiosidade sobre práticas lúdicas passadas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o tema da aula, utilizando situações problema que estimulam o pensamento crítico e a aplicação de conhecimentos prévios. Além disso, a contextualização busca conectar o conteúdo com a realidade dos estudantes, mostrando a relevância histórica e cultural dos jogos de bolinha de gude e pião. Este momento prepara os alunos para as atividades práticas, motivando-os a explorar os conceitos de maneira mais profunda e significativa.

Situações Problema

1. Imagine que você tem que competir em uma corrida de piões. Como você decidiria qual pião usar e que estratégias adotaria para ganhar?

2. Se você fosse um mestre de bolinhas de gude, como organizaria um torneio onde todos os seus amigos participariam? Pense nos tipos de desafios e regras que seriam mais divertidos e justos para todos.

Contextualização

Bolinhas de gude e piões são brinquedos que transcenderam gerações, sendo populares em diversas culturas ao redor do mundo. Eles não são apenas objetos de entretenimento, mas ferramentas que ajudam no desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, além de promoverem a socialização. Curiosamente, esses jogos tradicionais têm origens que remontam a séculos atrás, quando eram feitos de materiais como pedra ou madeira, evidenciando a importância cultural e histórica dessas práticas.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e lúdica os conhecimentos adquiridos sobre bolinhas de gude e piões. Através de atividades em grupo, eles explorarão habilidades de engenhosidade, cooperação e competição de maneira integrada, consolidando o aprendizado de forma divertida e significativa. Cada atividade proposta visa não apenas o entretenimento, mas também o desenvolvimento de habilidades específicas, como coordenação motora, pensamento crítico e trabalho em equipe.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Mestres do Pião

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades manuais e criativas na construção e decoração de piões, além de promover a colaboração e o espírito esportivo através de um torneio.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas para participar de um grande torneio de pião. Cada grupo deverá projetar, construir e decorar seu próprio pião usando materiais recicláveis, como tampas de garrafa, palitos de sorvete e barbante, além de pinturas e adesivos para personalização.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os materiais recicláveis e artísticos para cada grupo.

  • Oriente os alunos a projetar e construir seu pião utilizando os materiais fornecidos.

  • Permita que os alunos decorem e personalizem seu pião.

  • Organize um espaço de jogo onde cada grupo terá a chance de lançar seu pião e tentar mantê-lo girando o maior tempo possível.

  • Realize um torneio onde cada grupo competirá pelos melhores resultados.

Atividade 2 - Caça ao Tesouro das Bolinhas de Gude

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular o raciocínio lógico e a cooperação entre os alunos, além de reforçar o valor do trabalho em equipe.

- Descrição: Os alunos, divididos em grupos, participarão de uma caça ao tesouro onde o objetivo é encontrar bolinhas de gude escondidas dentro e fora da sala de aula. Cada bolinha encontrada deve ser acompanhada de uma dica que leva à próxima, culminando em um grande baú cheio de prêmios lúdicos.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Esconda bolinhas de gude em vários locais da escola.

  • Cada bolinha deve estar associada a uma charada ou pista que leva ao próximo esconderijo.

  • Os grupos devem resolver as pistas para encontrar todas as bolinhas e, finalmente, o 'tesouro'.

  • O primeiro grupo a encontrar o tesouro e resolver todas as pistas ganha o prêmio.

Atividade 3 - Construtores de Labirintos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de planejamento, coordenação e resolução de problemas, além de explorar conceitos de física e matemática de forma prática.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, devem construir um labirinto no chão da sala utilizando cordas, fitas adesivas e outros materiais disponíveis. O desafio é fazer com que uma bolinha de gude percorra todo o caminho do labirinto sem sair dele.

- Instruções:

  • Agrupe os alunos em equipes de até 5 pessoas.

  • Forneça materiais como cordas, fitas adesivas, canudos e papelão.

  • Instrua os grupos a desenharem no chão o layout do labirinto que desejam construir.

  • Os alunos devem então montar o labirinto utilizando os materiais disponíveis.

  • Teste o labirinto com uma bolinha para garantir que o desafio seja adequado.

  • Cada grupo deve tentar fazer a bolinha percorrer o labirinto o mais rapidamente possível.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é permitir que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e como as atividades práticas ajudaram a consolidar esses conhecimentos. Através da discussão em grupo, os alunos podem verbalizar suas descobertas, ouvir diferentes perspectivas e construir um entendimento mais profundo coletivamente. Esta etapa também serve para avaliar o impacto das atividades na aprendizagem dos alunos e identificar quaisquer áreas que possam necessitar de revisão ou reforço.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve reunir todos os alunos em uma roda e introduzir o tema com as seguintes palavras: 'Agora que todos tiveram a oportunidade de experimentar e criar com bolinhas de gude e piões, vamos compartilhar nossas experiências. Cada grupo terá a chance de contar o que mais gostou e o que achou desafiador em suas atividades. Vamos ouvir atentamente uns aos outros para aprender ainda mais.'

Perguntas Chave

1. Quais habilidades vocês acham que desenvolveram mais ao participar das atividades com bolinhas de gude e piões?

2. Como a interação com seus colegas durante as atividades influenciou sua experiência de aprendizado?

3. Houve algum momento em que você precisou mudar sua estratégia ou abordagem? Como isso ajudou no seu aprendizado?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles possam relacionar o conhecimento teórico com as experiências práticas vivenciadas em sala. Além disso, essa etapa visa reforçar a importância dos jogos tradicionais no desenvolvimento integral dos indivíduos e na promoção de valores como cooperação e respeito, incentivando os alunos a refletir sobre a aplicabilidade desses conceitos em seu cotidiano.

Resumo

Nesta etapa final, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados durante a aula, enfatizando as habilidades desenvolvidas através das brincadeiras com bolinhas de gude e piões. É importante que os alunos possam ligar as atividades práticas com os conceitos teóricos estudados, reforçando a relevância da aprendizagem experiencial.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada para conectar teoria e prática de forma integrada. Ao revisitar a história e a importância cultural dos jogos de bolinhas de gude e piões, os alunos puderam entender como esses brinquedos tradicionais não são apenas divertidos, mas também instrumentos de aprendizado e desenvolvimento motor e social.

Fechamento

Por fim, o professor deve destacar a importância de preservar e valorizar jogos tradicionais, não apenas como formas de entretenimento, mas como ferramentas valiosas para o desenvolvimento pessoal e social. Os alunos devem ser encorajados a continuar explorando esses jogos em seu tempo livre e a compartilhar suas experiências com amigos e familiares, contribuindo para a perpetuação de uma rica tradição cultural.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies