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Plano de aula de Danças: Injustiça e Preconceito

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Lara da Teachy


Educação Física

Original Teachy

'EF35EF12'

Danças: Injustiça e Preconceito

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Danças: Injustiça e Preconceito

Palavras ChaveDança, Injustiça, Preconceito, Expressão Social, Cultura, Resistência, Direitos Humanos, Movimentos Sociais, Inclusão, Criatividade, Trabalho em Equipe, Empatia, Diversidade
Materiais NecessáriosComputadores com acesso à internet, Projetor, Declaração Universal dos Direitos Humanos (impressa ou digital), Espaço adequado para dança, Música variada, Material para anotações, Câmera ou celular para gravação das apresentações
Códigos BNCCEF35EF12: Identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais e discutir alternativas para superá-las.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é essencial para direcionar o foco dos alunos para as metas de aprendizado da aula. Ao estabelecer claramente os objetivos, os alunos são preparados para entender e aplicar os conceitos de dança como uma ferramenta para combater injustiças e preconceitos. Esta seção também serve para motivar os alunos, mostrando a relevância do tema abordado em contextos reais e históricos.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a capacidade dos alunos de perceber a dança como uma forma de expressão social e cultural que pode ser utilizada para enfrentar injustiças e preconceitos.

2. Explorar exemplos históricos e contemporâneos de danças que serviram como veículos de protesto e resistência, destacando como movimentos de dança podem desafiar e reconfigurar normas sociais.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a empatia e o respeito às diferentes formas de expressão cultural através da dança.
  2. Fomentar a discussão e o debate crítico sobre o papel da dança na sociedade.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A fase de introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo pré-estudado, utilizando situações problema que estimulam a reflexão e a aplicação do conhecimento sobre danças como ferramentas de resistência e inclusão. Além disso, ao contextualizar com exemplos reais e históricos, busca-se conectar o estudo teórico à prática e à importância cultural e social da dança, preparando o terreno para uma compreensão mais profunda e significativa durante as atividades práticas.

Situações Problema

1. Imagine que você está em uma festa e percebe que algumas pessoas estão excluindo outras da pista de dança por serem diferentes. Como você acha que a dança pode ser usada para incluir todos e combater esse tipo de preconceito?

2. Pense em uma situação onde um grupo de pessoas está dançando para protestar contra uma lei injusta. Que tipo de dança poderia ser usada para transmitir essa mensagem? E como a coreografia poderia ser organizada para reforçar o protesto?

Contextualização

A dança não é apenas uma atividade de lazer, mas também uma poderosa ferramenta de expressão social e cultural. Por exemplo, o Locking, um estilo de dança urbana que surgiu nos Estados Unidos nos anos 1960, foi criado por jovens afro-americanos como uma forma de protesto contra a segregação racial. Além disso, danças tradicionais de várias culturas ao redor do mundo contam histórias e expressam valores importantes, muitas vezes servindo como resistência cultural diante de governos opressores ou conservadores. Esses exemplos ilustram como a dança pode ser usada para enfrentar desafios reais e promover a igualdade e a justiça.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e criativa o conhecimento prévio sobre danças como formas de resistência e inclusão. Através de atividades em grupo, os alunos terão a oportunidade de aprofundar sua compreensão sobre o poder da dança como expressão social e cultural, desenvolvendo habilidades de pesquisa, criatividade, trabalho em equipe e empatia. Cada atividade proposta visa não só reforçar o aprendizado teórico, mas também promover uma experiência de aprendizado significativa e engajadora.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Dança dos Direitos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a compreensão dos direitos humanos através da expressão artística e da dança, desenvolvendo habilidades de pesquisa, criatividade e trabalho em equipe.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo representará um direito humano fundamental através de uma dança criativa. Eles deverão escolher um direito da Declaração Universal dos Direitos Humanos, pesquisar sobre ele brevemente e desenvolver uma coreografia que expresse o significado e a importância desse direito. Posteriormente, cada grupo apresentará sua dança para a classe, explicando o direito escolhido e como a coreografia o representa.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Atribuir a cada grupo um direito da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

  • Permitir 30 minutos para pesquisa e desenvolvimento da coreografia.

  • Auxiliar os alunos na criação de passos de dança que expressem o direito escolhido.

  • Ensaiar a coreografia por mais 30 minutos.

  • Preparar uma apresentação para a classe, acompanhada de uma breve explicação sobre o direito escolhido.

Atividade 2 - Dance a Revolução

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar o uso da dança como ferramenta de resistência em diferentes contextos históricos e sociais, promovendo o entendimento de eventos passados e suas relações com a atualidade.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a história das danças que foram utilizadas em movimentos de protesto e resistência ao longo dos tempos. Cada grupo escolherá um movimento social ou um momento histórico onde a dança foi usada como forma de expressão e resistência. Os grupos deverão pesquisar, criar uma coreografia que represente aquele momento e finalizar com uma apresentação para a classe.

- Instruções:

  • Formar grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um movimento social ou momento histórico que usou a dança como forma de protesto.

  • Pesquisar sobre o tema escolhido por 30 minutos.

  • Desenvolver uma coreografia que reflita o contexto e o espírito da resistência.

  • Ensaiar por 30 minutos.

  • Apresentar a coreografia para a classe, seguida de uma breve explicação do contexto histórico.

Atividade 3 - Festival da Inclusão

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a compreensão e o respeito pela diversidade, utilizando a dança como uma ferramenta para integrar e celebrar diferentes culturas e identidades.

- Descrição: Os alunos, em grupos, irão criar uma dança que celebre a diversidade e promova a inclusão de diferentes culturas, gêneros e capacidades. Cada grupo escolhe um tema específico de diversidade para focar e deve integrar elementos de danças tradicionais de culturas diversas, adaptando-as para uma apresentação conjunta que destaque a beleza da diversidade.

- Instruções:

  • Dividir os alunos em grupos de até 5.

  • Cada grupo escolhe um tema de diversidade (por exemplo, gênero, cultura, habilidades diferentes).

  • Pesquisar danças tradicionais que representem o tema escolhido.

  • Criar uma coreografia que misture elementos das danças tradicionais escolhidas.

  • Ensaiar por 40 minutos.

  • Apresentar a dança para a classe, explicando o contexto e os elementos culturais incorporados.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre suas experiências e compartilhem insights com os colegas. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos temas abordados, além de promover habilidades de comunicação e empatia. Esta etapa também serve para avaliar o entendimento e aprofundar o engajamento dos alunos com os conceitos de dança como ferramenta de resistência e inclusão.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das apresentações, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução, destacando a importância de entender como a dança pode ser usada como uma forma de resistência e inclusão. Encoraje os alunos a compartilhar o que aprenderam durante as atividades, perguntando sobre os desafios encontrados, o que mais os surpreendeu e como eles se sentiram ao representar os temas propostos. Use as seguintes perguntas como guia para a discussão: 'Quais foram os maiores desafios ao criar a dança que representava o tema escolhido? Como você acha que a dança pode ser usada em sua comunidade para promover a inclusão e combater preconceitos?'

Perguntas Chave

1. Quais direitos humanos e movimentos sociais foram representados e por que vocês escolheram esses temas?

2. Como a dança ajudou a expressar a mensagem de resistência ou inclusão em suas apresentações?

3. De que forma a experiência de criar e apresentar a dança mudou sua percepção sobre o poder da expressão artística?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de conclusão é crucial para assegurar que os alunos tenham internalizado os conceitos chave da aula, ligando teoria e prática e reconhecendo a aplicabilidade do aprendizado em contextos reais. Além disso, serve para reforçar a importância do tema abordado, incentivando os alunos a refletir sobre como podem aplicar as lições aprendidas para promover a inclusão e combater o preconceito no dia a dia.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deve resumir os principais pontos abordados, relembrando as danças estudadas e suas funções como veículos de protesto e resistência. Deve-se recapitular os direitos humanos representados e os movimentos sociais explorados, enfatizando como cada grupo utilizou a dança para expressar esses temas.

Conexão com a Teoria

O professor deve destacar como a aula conectou os conceitos teóricos com a prática, mostrando aos alunos a aplicabilidade e a importância da dança como uma ferramenta ativa na mudança social. Deve-se explicar como a teoria sobre direitos humanos e movimentos sociais foi aplicada na criação das coreografias, permitindo aos alunos vivenciar o conteúdo de uma maneira mais significativa.

Fechamento

Por fim, é essencial destacar a relevância do tema para o cotidiano dos alunos, enfatizando como o entendimento de diferentes culturas e a capacidade de expressão artística podem contribuir para uma sociedade mais inclusiva e justa. Esta reflexão final ajuda os alunos a perceberem o poder transformador da arte e do respeito mútuo em suas próprias vidas.


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