Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Paisagens: Natural e Urbana

Avatar padrão

Lara da Teachy


Geografia

Original Teachy

'EF04GE09'

Paisagens: Natural e Urbana

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender a diferença entre paisagens naturais e urbanas: Os alunos devem ser capazes de distinguir claramente entre uma paisagem natural e uma paisagem urbana. Eles devem entender que as paisagens naturais são formadas pela natureza, como montanhas, rios, florestas, etc., enquanto as paisagens urbanas são criadas pelo ser humano, como cidades, estradas, edifícios, etc.

  2. Identificar elementos de uma paisagem natural e urbana: Os alunos devem ser capazes de identificar os elementos-chave de uma paisagem natural e urbana. Eles devem ser capazes de reconhecer os elementos naturais, como árvores, animais, água, etc., e os elementos urbanos, como casas, carros, postes de luz, etc.

  3. Relacionar as paisagens ao seu cotidiano: Os alunos devem ser capazes de relacionar as paisagens naturais e urbanas ao seu dia a dia. Eles devem entender como as paisagens ao seu redor são formadas e como elas afetam suas vidas diárias. Por exemplo, como a presença de uma floresta ou de uma cidade influencia o clima, a disponibilidade de recursos, etc.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios: O professor deve começar relembrando brevemente os conceitos de "natureza" e "cidade" que foram discutidos em aulas de geografia anteriores. Os alunos podem ser solicitados a compartilhar exemplos de coisas que lembram de cada um desses ambientes.

  2. Situações-problema: O professor deve então apresentar duas situações-problema que estabeleçam a base para a compreensão das paisagens naturais e urbanas. A primeira situação pode ser: "Quando você vai para um parque, o que você vê ao seu redor? E quando você vai para a escola, o que você vê?" A segunda situação pode ser: "Quando você olha pela janela de casa, o que você vê? E quando olha pela janela de um prédio alto, o que vê?" Essas situações devem motivar os alunos a pensarem sobre as diferenças entre paisagens naturais e urbanas.

  3. Contextualização: O professor deve explicar aos alunos que eles estão aprendendo sobre paisagens naturais e urbanas porque esses são os dois principais tipos de ambientes que existem no mundo. Ele pode mencionar que a maioria das coisas que usamos no dia a dia, como as casas onde vivemos, as roupas que vestimos e a comida que comemos, vêm de algum lugar dessas paisagens. Além disso, o professor pode mencionar que o tipo de paisagem em que vivemos pode influenciar muitas coisas em nossas vidas, como o clima, os recursos disponíveis, etc.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para tornar a introdução mais interessante, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre paisagens naturais e urbanas. Por exemplo, ele pode mencionar que a maior cidade do mundo, Tóquio, no Japão, tem mais de 9 milhões de pessoas vivendo em uma área menor do que a cidade de São Paulo. Ele também pode mencionar que a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, é tão grande que poderia caber o continente europeu inteiro dentro dela.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Sugestão de Atividade 1: "Criação de Paisagem"

  1. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá um grande papel em branco e um conjunto de lápis de cor ou giz de cera.
  2. O professor deve explicar as regras para a atividade: cada grupo terá que desenhar uma paisagem, uma natural e outra urbana, exibindo os elementos que caracterizam cada uma delas.
  3. Antes de iniciar a atividade, cada grupo deve discutir e planejar juntos quais elementos vão incluir em seus desenhos.
  4. Uma vez que todos os grupos tenham completado seus desenhos, um representante de cada grupo irá apresentar o desenho ao restante da turma, explicando quais elementos eles incluíram e por que eles são característicos de uma paisagem natural ou urbana.

Sugestão de Atividade 2: "Caça ao Tesouro da Paisagem"

  1. Novamente, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá uma lista de elementos que eles precisarão encontrar na escola ou em seu entorno.
  2. Metade das listas conterá elementos típicos de uma paisagem natural (por exemplo, uma árvore, uma flor, um pássaro) e a outra metade conterá elementos típicos de uma paisagem urbana (por exemplo, um poste de luz, um carro, uma lixeira).
  3. Os alunos terão que procurar por esses elementos e marcar em suas listas quando os encontrarem. O primeiro grupo a encontrar todos os itens de sua lista e retornar à sala de aula será o vencedor.
  4. No final da atividade, o professor deve reunir todos os alunos para uma discussão sobre o que eles encontraram, destacando a diferença entre os elementos naturais e os elementos criados pelo homem.

Sugestão de Atividade 3: "Transformação do Espaço"

  1. Novamente, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá uma foto de uma paisagem natural e uma foto de uma paisagem urbana.
  2. O professor deve explicar que eles terão que imaginar como seria se aquela paisagem fosse transformada na outra. Por exemplo, como seria se a floresta da foto se transformasse em uma cidade? Ou como seria se a cidade da foto se transformasse em uma floresta?
  3. Os alunos devem discutir e desenhar em uma folha de papel como eles imaginam que essa transformação aconteceria. Eles podem incluir uma descrição escrita para acompanhamento do desenho.
  4. No final da atividade, cada grupo deve apresentar suas ideias para o restante da turma. Durante as apresentações, o professor pode guiar uma discussão sobre a viabilidade dessas transformações, reforçando a ideia de que as paisagens são moldadas tanto pela natureza quanto pelas ações humanas.

O professor pode escolher uma das atividades acima para realizar durante a aula, dependendo do tempo disponível e dos recursos disponíveis. Todas as atividades visam envolver os alunos de forma prática e lúdica, permitindo-lhes aplicar o que aprenderam sobre as paisagens naturais e urbanas de maneira significativa e divertida.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo: O professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Cada grupo deve compartilhar brevemente o que aprenderam com a atividade que realizaram. Eles devem explicar como conseguiram distinguir os elementos de uma paisagem natural e urbana, e como esses elementos se relacionam com seu cotidiano. O professor deve encorajar os alunos a fazerem perguntas uns aos outros e a compartilharem suas próprias observações.

  2. Conexão com a teoria: Após as apresentações dos grupos, o professor deve relembrar os conceitos teóricos apresentados no início da aula. Ele pode destacar como os desenhos, as caças ao tesouro e as transformações de paisagens realizados pelos alunos refletem esses conceitos. O professor pode, por exemplo, pegar um dos desenhos dos alunos e apontar para os diferentes elementos, perguntando à classe se eles são naturais ou urbanos. Isso ajudará a reforçar o aprendizado e a conectar a prática com a teoria.

  3. Reflexão individual: Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam. Ele pode fazer duas perguntas simples para orientar essa reflexão: "O que você mais gostou de aprender sobre paisagens naturais e urbanas hoje?" e "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em sua vida diária?". Os alunos podem compartilhar suas respostas com o restante da turma ou simplesmente refletir silenciosamente.

  4. Feedback do professor: Ao final da aula, o professor deve dar um feedback geral para a turma, elogiando o esforço e a participação de todos. Ele pode destacar as ideias mais interessantes que os alunos compartilharam durante a discussão e reforçar os pontos mais importantes que foram aprendidos. O professor deve encorajar os alunos a continuarem explorando o mundo ao seu redor e a observarem as paisagens naturais e urbanas com um olhar mais atento.

O retorno é uma parte crucial do plano de aula, pois permite que o professor avalie o entendimento dos alunos, reforce os conceitos-chave e promova a reflexão. Além disso, ao celebrar as conquistas dos alunos e dar um feedback positivo, o professor incentiva a motivação e o engajamento contínuo dos alunos.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos principais pontos: Para concluir a aula, o professor deve fazer um breve resumo dos principais pontos aprendidos. Ele deve relembrar a diferença entre paisagens naturais e urbanas, os elementos que caracterizam cada tipo de paisagem e como as paisagens se relacionam com o cotidiano dos alunos. O professor pode pedir aos alunos que repitam esses pontos em voz alta para reforçar o aprendizado.

  2. Conexão entre teoria, prática e aplicações: O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Ele pode mencionar que a teoria foi apresentada no início da aula, as atividades práticas permitiram que os alunos aplicassem essa teoria de maneira concreta e as discussões finais proporcionaram a oportunidade de refletir sobre as aplicações desses conceitos em seu cotidiano.

  3. Materiais extras: O professor pode sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejarem aprender mais sobre o assunto. Por exemplo, ele pode recomendar livros de imagens que mostrem diferentes paisagens naturais e urbanas, documentários sobre como as cidades são construídas, ou sites interativos que permitam aos alunos explorar virtualmente diferentes tipos de paisagens.

  4. Importância do assunto: Finalmente, o professor deve explicar a importância do assunto para a vida cotidiana dos alunos. Ele pode mencionar que a capacidade de reconhecer e compreender as paisagens naturais e urbanas é uma habilidade valiosa que lhes permitirá entender melhor o mundo ao seu redor. Além disso, ele pode mencionar que o tipo de paisagem em que vivemos pode influenciar muitas coisas em nossas vidas, como o clima, os recursos disponíveis, etc.

A conclusão é uma parte essencial do plano de aula, pois permite consolidar o aprendizado, destacar a relevância do assunto e incentivar a aprendizagem contínua. Ao fazer um resumo dos principais pontos, conectar a teoria, a prática e as aplicações, sugerir materiais extras e explicar a importância do assunto, o professor ajuda os alunos a internalizarem o que aprenderam e a verem a geografia como uma disciplina relevante e interessante.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Brasil: Indústria Durante 1980: Revisão | Metodologia Digital | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Brasil: Geração de Energia | Metodologia Digital | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Uso dos Recursos Naturais | Metodologia Socioemocional | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Classificação das indústrias: Revisão | Metodologia Digital | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!