Entrar

Plano de aula de Paisagens: Natural e Urbana

Geografia

Original Teachy

'EF04GE09'

Paisagens: Natural e Urbana

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Paisagens: Natural e Urbana

Palavras ChavePaisagens naturais, Paisagens urbanas, Comparação, Observação, Trabalho em equipe, Atividades práticas, Detetives das Paisagens, Construtores de Cidades, Caça ao Tesouro na Paisagem, Discussão em grupo, Aplicação do conhecimento, Interação teoria-prática
Materiais NecessáriosFotos de paisagens naturais e urbanas, Pasta de investigação, Mapas da escola, Papel cartão, Cola, Tesoura, Revistas para recorte, Marcadores para anotações, Câmera ou smartphone (para documentação das atividades)
Códigos BNCCEF04GE09: Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para direcionar o foco dos alunos para as competências chave que serão desenvolvidas durante a aula. Ao definir claramente o que se espera alcançar, os alunos podem melhor organizar seu pensamento e participação nas atividades propostas. Esta etapa também serve para alinhar as expectativas do professor e dos alunos, garantindo que todos estejam engajados nos mesmos objetivos de aprendizagem.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e descrever características das paisagens naturais e urbanas, destacando suas principais diferenças.

2. Promover a compreensão das interações entre o meio ambiente e as intervenções humanas nas paisagens urbanas.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a observação crítica e a curiosidade sobre as diferentes formas de ocupação do espaço.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que estudaram previamente, utilizando situações-problema para que reflitam sobre as diferenças entre paisagens naturais e urbanas. Além disso, a contextualização com exemplos reais e curiosidades busca aumentar o interesse e a relevância do tema, mostrando como o conhecimento sobre paisagens pode ser aplicado no entendimento do mundo real.

Situações Problema

1. Imagine que você está em uma floresta densa, cheia de árvores altas e animais selvagens. Agora, visualize sua cidade. Quais são as principais diferenças que você nota entre essas duas paisagens?

2. Pense em como o bairro onde você mora seria se não houvesse nenhuma intervenção humana, apenas natureza. Como seriam as casas, as ruas e o que você acha que seria diferente em termos de sons e cheiros?

Contextualização

Para entender a importância das paisagens naturais e urbanas, podemos observar como diferentes culturas ao redor do mundo interagem com seus ambientes. Por exemplo, a cidade de Veneza, na Itália, é famosa por seus canais e arquitetura única, que se desenvolveram em resposta às condições naturais do lugar. Este tipo de contexto ajuda a compreender que as características de uma paisagem não são apenas estéticas, mas também funcionais, adaptando-se às necessidades humanas e às condições naturais.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa o conhecimento adquirido sobre paisagens naturais e urbanas. Através das atividades propostas, os alunos desenvolverão habilidades de observação, classificação, argumentação, planejamento e trabalho em equipe. Esta seção busca maximizar o engajamento dos alunos, promovendo a aprendizagem ativa e o pensamento crítico.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives das Paisagens

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de observação e classificação, além de promover o trabalho em equipe e a capacidade de argumentação.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos se transformarão em detetives que precisam descobrir as características ocultas das paisagens. Serão formados grupos de até 5 alunos, cada um representando uma equipe de detetives especiais para investigar paisagens naturais e urbanas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Apresente a cada grupo uma 'pasta de investigação' que contém fotos misturadas de paisagens naturais e urbanas.

  • Oriente os alunos a observar atentamente cada foto e, em seguida, classificá-las em 'natural' ou 'urbana'.

  • Peça que cada grupo justifique sua classificação baseando-se em características como presença de construções, vegetação, tipos de terreno, entre outros.

  • Cada grupo terá que montar um pequeno relatório explicando as diferenças que encontraram e apresentar para a classe.

Atividade 2 - Construtores de Cidades

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e o planejamento urbano, além de promover o entendimento da importância de manter áreas verdes nas cidades.

- Descrição: Os alunos serão arquitetos por um dia, trabalhando em equipes para projetar modelos de cidades mistas, que combinam elementos de paisagens naturais e urbanas. Utilizarão materiais como papel cartão, cola e tesoura para criar maquetes.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Explique que cada grupo deve projetar uma cidade que mantenha um equilíbrio entre áreas verdes e áreas construídas.

  • Forneça materiais como papel cartão, cola, tesouras e revistas (para recortar imagens).

  • Os alunos devem desenhar um esboço do projeto antes de iniciar a construção da maquete.

  • Após a conclusão, cada grupo apresentará sua cidade para a classe, explicando as escolhas de design e os elementos naturais e urbanos presentes.

Atividade 3 - Caça ao Tesouro na Paisagem

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a aplicação prática do conhecimento sobre paisagens, desenvolver habilidades de orientação e observação, e reforçar o aprendizado sobre as características das paisagens naturais e urbanas.

- Descrição: Os alunos participarão de uma caça ao tesouro na escola, onde terão que identificar elementos de paisagens naturais e urbanas em locais específicos do ambiente escolar, como o jardim e a quadra. Cada elemento encontrado será anotado em um mapa.

- Instruções:

  • Prepare previamente um mapa da escola com diferentes pontos marcados.

  • Explique as diferenças entre paisagens naturais e urbanas para os alunos.

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos e distribua os mapas.

  • Cada grupo terá que visitar os pontos do mapa e identificar se o que encontram é parte de uma paisagem natural ou urbana.

  • Os grupos devem anotar no mapa cada elemento encontrado e uma breve descrição do porquê acreditam que pertence a uma das categorias.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa de retorno é crucial para consolidar o conhecimento adquirido durante as atividades práticas. A discussão em grupo permite que os alunos articulem o que aprenderam, compartilhem suas perspectivas e ouçam as dos colegas, promovendo uma compreensão mais profunda e crítica das paisagens naturais e urbanas. Além disso, as perguntas chave ajudam a avaliar o entendimento dos alunos e a reforçar os conceitos fundamentais do tema.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a conversa com uma breve introdução: 'Hoje nós nos tornamos verdadeiros detetives e arquitetos, explorando as paisagens naturais e urbanas. Agora, é hora de compartilhar o que descobrimos!'. Peça que cada grupo apresente um resumo do que aprenderam e das descobertas mais interessantes durante as atividades. Incentive-os a discutir as diferenças entre paisagens naturais e urbanas e como essas características podem influenciar a qualidade de vida das pessoas.

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais diferenças que vocês observaram entre as paisagens naturais e urbanas?

2. Como a presença de áreas verdes em uma cidade pode beneficiar seus habitantes?

3. Por que é importante entender e preservar as paisagens naturais?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão é crucial para garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos conceitos abordados durante a aula. Resumir e recapitular os conteúdos ajuda a reforçar o aprendizado, enquanto a discussão sobre a aplicabilidade do conhecimento em situações reais prepara os alunos para usar essas informações em seu dia a dia. Além disso, esta etapa serve para reforçar a importância do tema e motivar os alunos a continuarem explorando e aprendendo sobre o assunto.

Resumo

Nesta etapa final, o professor deve resumir os principais pontos discutidos sobre paisagens naturais e urbanas, reforçando as características de cada uma e as diferenças notadas. É essencial revisitar as atividades realizadas e as descobertas feitas pelos alunos, destacando como a interação entre teoria e prática contribuiu para o entendimento do tema.

Conexão com a Teoria

O professor deve explicar como as atividades práticas, como a construção de maquetes e a caça ao tesouro, conectaram a teoria estudada em casa com a prática em sala de aula. Destacar como a observação direta e a experimentação ajudaram a solidificar o conhecimento sobre as paisagens naturais e urbanas, e como isso pode ser aplicado em situações reais.

Fechamento

Para finalizar, é importante enfatizar a relevância do estudo das paisagens naturais e urbanas no cotidiano, discutindo como o entendimento dessas paisagens pode influenciar decisões e atitudes dos indivíduos em relação ao meio ambiente e à qualidade de vida urbana. Este momento de reflexão ajuda a consolidar a importância do tema e a preparar os alunos para futuras discussões e ações relacionadas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies