Plano de Aula | Metodologia Ativa | Paisagens: Natural e Urbana
Palavras Chave | Paisagens naturais, Paisagens urbanas, Comparação, Observação, Trabalho em equipe, Atividades práticas, Detetives das Paisagens, Construtores de Cidades, Caça ao Tesouro na Paisagem, Discussão em grupo, Aplicação do conhecimento, Interação teoria-prática |
Materiais Necessários | Fotos de paisagens naturais e urbanas, Pasta de investigação, Mapas da escola, Papel cartão, Cola, Tesoura, Revistas para recorte, Marcadores para anotações, Câmera ou smartphone (para documentação das atividades) |
Códigos BNCC | EF04GE09: Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas. |
Ano Escolar | 4º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Geografia |
Unidade Temática | Geografia Física |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Objetivos é essencial para direcionar o foco dos alunos para as competências chave que serão desenvolvidas durante a aula. Ao definir claramente o que se espera alcançar, os alunos podem melhor organizar seu pensamento e participação nas atividades propostas. Esta etapa também serve para alinhar as expectativas do professor e dos alunos, garantindo que todos estejam engajados nos mesmos objetivos de aprendizagem.
Objetivos principais:
1. Capacitar os alunos a identificar e descrever características das paisagens naturais e urbanas, destacando suas principais diferenças.
2. Promover a compreensão das interações entre o meio ambiente e as intervenções humanas nas paisagens urbanas.
Objetivos secundários:
- Estimular a observação crítica e a curiosidade sobre as diferentes formas de ocupação do espaço.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A Introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que estudaram previamente, utilizando situações-problema para que reflitam sobre as diferenças entre paisagens naturais e urbanas. Além disso, a contextualização com exemplos reais e curiosidades busca aumentar o interesse e a relevância do tema, mostrando como o conhecimento sobre paisagens pode ser aplicado no entendimento do mundo real.
Situações Problema
1. Imagine que você está em uma floresta densa, cheia de árvores altas e animais selvagens. Agora, visualize sua cidade. Quais são as principais diferenças que você nota entre essas duas paisagens?
2. Pense em como o bairro onde você mora seria se não houvesse nenhuma intervenção humana, apenas natureza. Como seriam as casas, as ruas e o que você acha que seria diferente em termos de sons e cheiros?
Contextualização
Para entender a importância das paisagens naturais e urbanas, podemos observar como diferentes culturas ao redor do mundo interagem com seus ambientes. Por exemplo, a cidade de Veneza, na Itália, é famosa por seus canais e arquitetura única, que se desenvolveram em resposta às condições naturais do lugar. Este tipo de contexto ajuda a compreender que as características de uma paisagem não são apenas estéticas, mas também funcionais, adaptando-se às necessidades humanas e às condições naturais.
Desenvolvimento
Duração: (70 - 75 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa o conhecimento adquirido sobre paisagens naturais e urbanas. Através das atividades propostas, os alunos desenvolverão habilidades de observação, classificação, argumentação, planejamento e trabalho em equipe. Esta seção busca maximizar o engajamento dos alunos, promovendo a aprendizagem ativa e o pensamento crítico.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Detetives das Paisagens
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades de observação e classificação, além de promover o trabalho em equipe e a capacidade de argumentação.
- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos se transformarão em detetives que precisam descobrir as características ocultas das paisagens. Serão formados grupos de até 5 alunos, cada um representando uma equipe de detetives especiais para investigar paisagens naturais e urbanas.
- Instruções:
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Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
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Apresente a cada grupo uma 'pasta de investigação' que contém fotos misturadas de paisagens naturais e urbanas.
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Oriente os alunos a observar atentamente cada foto e, em seguida, classificá-las em 'natural' ou 'urbana'.
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Peça que cada grupo justifique sua classificação baseando-se em características como presença de construções, vegetação, tipos de terreno, entre outros.
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Cada grupo terá que montar um pequeno relatório explicando as diferenças que encontraram e apresentar para a classe.
Atividade 2 - Construtores de Cidades
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Estimular a criatividade e o planejamento urbano, além de promover o entendimento da importância de manter áreas verdes nas cidades.
- Descrição: Os alunos serão arquitetos por um dia, trabalhando em equipes para projetar modelos de cidades mistas, que combinam elementos de paisagens naturais e urbanas. Utilizarão materiais como papel cartão, cola e tesoura para criar maquetes.
- Instruções:
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Forme grupos de até 5 alunos.
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Explique que cada grupo deve projetar uma cidade que mantenha um equilíbrio entre áreas verdes e áreas construídas.
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Forneça materiais como papel cartão, cola, tesouras e revistas (para recortar imagens).
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Os alunos devem desenhar um esboço do projeto antes de iniciar a construção da maquete.
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Após a conclusão, cada grupo apresentará sua cidade para a classe, explicando as escolhas de design e os elementos naturais e urbanos presentes.
Atividade 3 - Caça ao Tesouro na Paisagem
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Promover a aplicação prática do conhecimento sobre paisagens, desenvolver habilidades de orientação e observação, e reforçar o aprendizado sobre as características das paisagens naturais e urbanas.
- Descrição: Os alunos participarão de uma caça ao tesouro na escola, onde terão que identificar elementos de paisagens naturais e urbanas em locais específicos do ambiente escolar, como o jardim e a quadra. Cada elemento encontrado será anotado em um mapa.
- Instruções:
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Prepare previamente um mapa da escola com diferentes pontos marcados.
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Explique as diferenças entre paisagens naturais e urbanas para os alunos.
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Divida a classe em grupos de até 5 alunos e distribua os mapas.
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Cada grupo terá que visitar os pontos do mapa e identificar se o que encontram é parte de uma paisagem natural ou urbana.
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Os grupos devem anotar no mapa cada elemento encontrado e uma breve descrição do porquê acreditam que pertence a uma das categorias.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
Esta etapa de retorno é crucial para consolidar o conhecimento adquirido durante as atividades práticas. A discussão em grupo permite que os alunos articulem o que aprenderam, compartilhem suas perspectivas e ouçam as dos colegas, promovendo uma compreensão mais profunda e crítica das paisagens naturais e urbanas. Além disso, as perguntas chave ajudam a avaliar o entendimento dos alunos e a reforçar os conceitos fundamentais do tema.
Discussão em Grupo
Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a conversa com uma breve introdução: 'Hoje nós nos tornamos verdadeiros detetives e arquitetos, explorando as paisagens naturais e urbanas. Agora, é hora de compartilhar o que descobrimos!'. Peça que cada grupo apresente um resumo do que aprenderam e das descobertas mais interessantes durante as atividades. Incentive-os a discutir as diferenças entre paisagens naturais e urbanas e como essas características podem influenciar a qualidade de vida das pessoas.
Perguntas Chave
1. Quais foram as principais diferenças que vocês observaram entre as paisagens naturais e urbanas?
2. Como a presença de áreas verdes em uma cidade pode beneficiar seus habitantes?
3. Por que é importante entender e preservar as paisagens naturais?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Conclusão é crucial para garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos conceitos abordados durante a aula. Resumir e recapitular os conteúdos ajuda a reforçar o aprendizado, enquanto a discussão sobre a aplicabilidade do conhecimento em situações reais prepara os alunos para usar essas informações em seu dia a dia. Além disso, esta etapa serve para reforçar a importância do tema e motivar os alunos a continuarem explorando e aprendendo sobre o assunto.
Resumo
Nesta etapa final, o professor deve resumir os principais pontos discutidos sobre paisagens naturais e urbanas, reforçando as características de cada uma e as diferenças notadas. É essencial revisitar as atividades realizadas e as descobertas feitas pelos alunos, destacando como a interação entre teoria e prática contribuiu para o entendimento do tema.
Conexão com a Teoria
O professor deve explicar como as atividades práticas, como a construção de maquetes e a caça ao tesouro, conectaram a teoria estudada em casa com a prática em sala de aula. Destacar como a observação direta e a experimentação ajudaram a solidificar o conhecimento sobre as paisagens naturais e urbanas, e como isso pode ser aplicado em situações reais.
Fechamento
Para finalizar, é importante enfatizar a relevância do estudo das paisagens naturais e urbanas no cotidiano, discutindo como o entendimento dessas paisagens pode influenciar decisões e atitudes dos indivíduos em relação ao meio ambiente e à qualidade de vida urbana. Este momento de reflexão ajuda a consolidar a importância do tema e a preparar os alunos para futuras discussões e ações relacionadas.