Entrar

Plano de aula de Relação Campo e Cidade

Geografia

Original Teachy

'EF04GE04'

Relação Campo e Cidade

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Relação Campo e Cidade

Palavras ChaveInterdependência campo-cidade, Produção e consumo de alimentos, Mercado de trocas, Diário de Viagem, Cidade Sustentável, Atividades práticas, Planejamento urbano, Sustentabilidade, Educação geográfica, Pensamento crítico
Materiais NecessáriosCartões representativos de recursos do campo e da cidade, Papel, Canetas coloridas, Revistas para recorte, Cartolina, Cola, Itens recicláveis
Códigos BNCCEF04GE04: Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 minutos)

A seção de objetivos é fundamental para estabelecer as metas de aprendizado da aula. Ao clarificar os objetivos, os alunos conseguem entender melhor o que se espera deles e o professor pode orientar a aula de maneira mais focada. Esta seção ajuda a garantir que todos os participantes estejam alinhados com os temas a serem explorados e com os resultados esperados ao final da aula.

Objetivos principais:

1. Reconhecer e explicar a interdependência entre o campo e a cidade, especialmente no contexto da produção de alimentos no campo e seu consumo nas cidades.

2. Identificar as características distintas do campo e da cidade, destacando as funções e importâncias de cada um para a sociedade.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A Introdução é crucial para engajar os alunos e conectar o conhecimento prévio deles com o tema da aula. As situações problema incentivam os alunos a pensar criticamente sobre a interdependência entre o campo e a cidade, enquanto a contextualização ajuda a relacionar o tema com situações reais e palpáveis, aumentando o interesse e a compreensão dos alunos sobre a importância prática do estudo da Geografia.

Situações Problema

1. Imagine que um supermercado na cidade não recebe mais produtos como leite, ovos e verduras. O que aconteceria com os moradores da cidade e os produtores no campo?

2. Pense em uma situação onde todas as estradas que ligam o campo à cidade estão bloqueadas. Como isso afetaria a vida diária nas cidades e no campo?

Contextualização

Para entender a relação entre campo e cidade, vamos imaginar nossa comida diária: o arroz, o feijão, as frutas. Todos esses alimentos são cultivados no campo e transportados para as cidades, onde nós os compramos e consumimos. Além disso, muitas das coisas que usamos no dia a dia, como roupas e móveis, também começam sua jornada no campo, por meio de recursos naturais. Essa interconexão mostra quão dependentes cidade e campo são um do outro.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem o conhecimento adquirido sobre a interdependência entre campo e cidade de maneira prática e envolvente. Ao trabalhar em grupos para resolver problemas específicos ou realizar atividades criativas, eles desenvolvem habilidades de colaboração, pensamento crítico e compreensão prática do conteúdo estudado. As atividades propostas são desenhadas para serem lúdicas e educativas, garantindo que os alunos possam explorar os conceitos de forma profunda e significativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Mercado de Trocas do Campo e Cidade

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender a necessidade de cooperação e troca entre campo e cidade para o bem-estar comum.

- Descrição: Nesta atividade, a sala de aula é transformada em um grande mercado, onde metade dos alunos representa fazendeiros e a outra metade, moradores da cidade. Cada grupo terá recursos específicos para negociar ou trocar. Os fazendeiros possuem produtos agrícolas e os moradores da cidade possuem bens e serviços urbanos. O objetivo é realizar trocas que beneficiem ambos os lados, evidenciando a interdependência entre campo e cidade.

- Instruções:

  • Divida a classe em dois grupos: Campo e Cidade.

  • Distribua cartões que representam recursos do campo e da cidade para os respectivos grupos.

  • Explique que o objetivo das trocas é alcançar o máximo de benefício mútuo.

  • Permita que os grupos negociem entre si por um tempo determinado.

  • Conclua com uma discussão sobre as trocas realizadas e o que cada lado aprendeu sobre a dependência mútua.

Atividade 2 - Diário de Viagem: De onde vem nossa comida?

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e entender as diversas etapas envolvidas no processo de produção e distribuição de alimentos.

- Descrição: Os alunos são divididos em grupos e cada grupo recebe um tipo de alimento para investigar sua jornada do campo até a cidade. Eles devem criar um 'Diário de Viagem' ilustrado que narre a trajetória do alimento, destacando os processos de cultivo, colheita, transporte e venda. Esta atividade visa mostrar o caminho percorrido pelos alimentos antes de chegarem às nossas mesas.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos e atribua um alimento diferente para cada um.

  • Forneça materiais como papel, canetas coloridas e revistas para recorte.

  • Peça que cada grupo pesquise e desenhe a jornada de seu alimento, desde o campo até a cidade.

  • Cada grupo deve apresentar seu Diário de Viagem para a classe, explicando cada etapa da jornada.

  • Discuta como cada etapa é crucial para que o alimento chegue às nossas casas.

Atividade 3 - Construindo uma Cidade Sustentável

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover o entendimento sobre planejamento urbano sustentável e sua relação com o campo.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos são encarregados de projetar uma cidade que maximize a integração sustentável com áreas rurais circundantes. Eles devem considerar aspectos como transporte, consumo de alimentos e recursos naturais. A cidade deve ser planejada em um grande cartaz, utilizando materiais recicláveis para construir modelos de estruturas.

- Instruções:

  • Explique os conceitos de sustentabilidade e integração campo-cidade.

  • Divida os alunos em grupos e forneça materiais como cartolina, cola e itens recicláveis.

  • Peça que cada grupo desenhe e construa um modelo de cidade no cartaz, considerando a integração com o campo.

  • Cada grupo apresenta seu projeto, explicando como cada elemento contribui para uma integração sustentável.

  • Debate sobre as melhores práticas de integração e sustentabilidade observadas nos projetos.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta seção de retorno, por meio de uma discussão em grupo, visa consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular e refletir sobre as informações e experiências adquiridas durante as atividades. A discussão não apenas reforça o conhecimento, mas também desenvolve habilidades de comunicação e argumentação crítica, essenciais para o entendimento holístico do tema da interdependência entre campo e cidade.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, conduza uma discussão em grupo para que os alunos compartilhem suas experiências e conclusões. Inicie a discussão com uma breve revisão dos conceitos de interdependência entre o campo e a cidade. Pergunte como cada atividade ajudou a ilustrar essas relações e o que eles acharam mais interessante ou surpreendente. Encoraje os alunos a refletirem sobre como as atividades podem ser aplicadas no mundo real, estimulando o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento.

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais lições aprendidas sobre a interdependência entre o campo e a cidade durante as atividades?

2. Como as trocas realizadas no 'Mercado de Trocas do Campo e Cidade' mostram a necessidade de cooperação entre ambas?

3. De que forma o projeto da 'Cidade Sustentável' pode ser implementado na vida real para melhorar a relação entre campo e cidade?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da Conclusão é permitir que os alunos consolidem e reflitam sobre o conhecimento adquirido, vinculando-o a situações cotidianas e reforçando a importância do estudo da interdependência entre campo e cidade. Esta etapa ajuda a solidificar a aprendizagem, permitindo que os alunos vejam a aplicabilidade dos conceitos em contextos reais e compreendam melhor a complexidade das relações geográficas que moldam nosso mundo.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os conteúdos abordados, destacando a interdependência do campo e da cidade, especialmente no contexto da produção e consumo de alimentos. É importante recapitular como os produtos agrícolas são essenciais para a vida urbana e como a cidade, em contrapartida, oferece serviços e bens necessários para o campo.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a teoria foi conectada com a prática por meio de atividades interativas como o 'Mercado de Trocas do Campo e Cidade', que mostrou de forma prática a troca de recursos entre campo e cidade. Além disso, o 'Diário de Viagem: De onde vem nossa comida?' e a 'Construção de uma Cidade Sustentável' permitiram que os alunos visualizassem e aplicassem conceitos geográficos em situações simuladas que refletem desafios e soluções reais.

Fechamento

Por fim, é crucial destacar a relevância do estudo da relação entre campo e cidade em nosso dia a dia. Compreender essa dinâmica ajuda a valorizar os processos que sustentam nossa vida diária e incentiva uma visão mais crítica e consciente sobre a sustentabilidade e a interdependência econômica e ambiental.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies