Entrar

Plano de aula de Território: Étnico-Culturais

Geografia

Original Teachy

'EF04GE06'

Território: Étnico-Culturais

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Território: Étnico-Culturais

Palavras ChaveTerritórios étnico-culturais, Diversidade cultural, Demarcação de territórios, Geografia, 4º ano do Ensino Fundamental, Tradições e histórias, Desafios culturais, Metodologia digital, Redes sociais, Mapas interativos, Gamificação, Atividades práticas, Colaboração em grupo, Respeito e valorização, Educação inclusiva
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Computadores com acesso à internet, Ferramenta Google My Maps, Aplicativos de redes sociais, Ferramentas de design gráfico (ex.: Canva), Documentadores de texto, Plataforma de quiz online (ex.: Kahoot!, Quizizz)
Códigos BNCCEF04GE06: Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaTerritório

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é estabelecer o foco principal das atividades de aprendizagem, destacando a importância do reconhecimento e da legitimidade dos territórios étnico-culturais. Esta etapa visa orientar os alunos para a compreensão profunda do tema, preparando-os para as atividades práticas que permitirão aplicar e enriquecer esses conhecimentos.

Objetivos principais:

1. Identificar e reconhecer a legitimidade da demarcação dos territórios étnico-culturais existentes no Brasil.

2. Analisar a importância dos territórios étnico-culturais para a preservação das culturas e identidades dos diferentes grupos étnicos no Brasil.

Objetivos secundários:

  1. Promover a conscientização sobre a diversidade cultural existente no Brasil.
  2. Incentivar a valorização das culturas indígenas e afro-brasileiras.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é engajar os alunos no tema de forma interativa, utilizando recursos digitais para conectar os conceitos estudados à realidade vivida pelos grupos étnicos no Brasil. Ao realizar buscas independentes e discutir suas descobertas, os alunos aprofundam sua compreensão do tema e se preparam para as atividades práticas que seguirão.

Aquecendo

Aquecimento: Para começar, explique rapidamente aos alunos que um território étnico-cultural é uma área reconhecida pela presença e importância de determinados grupos étnicos que contribuem com suas culturas para a diversidade do Brasil. Em seguida, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar e compartilhar um fato interessante sobre um território étnico-cultural no Brasil. Isso pode incluir histórias, tradições ou desafios enfrentados por esses grupos. Incentive-os a compartilhar suas descobertas com a turma.

Reflexões Iniciais

1. O que são territórios étnico-culturais e por que são importantes?

2. Quais são alguns exemplos de territórios étnico-culturais no Brasil?

3. Como a demarcação de territórios étnico-culturais ajuda na preservação das culturas e tradições?

4. Que desafios os territórios étnico-culturais enfrentam atualmente?

5. Por que é importante reconhecer e respeitar esses territórios?

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos uma experiência prática e envolvente, utilizando tecnologias digitais para aprofundar o entendimento dos territórios étnico-culturais no Brasil. Ao trabalhar em grupos, os alunos não só consolidam seu conhecimento, mas também desenvolvem habilidades de colaboração, pesquisa e apresentação, conectando-se de forma mais profunda e contextualizada com o tema.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Aventura Virtual com Influenciadores Étnicos 

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a compreensão e o respeito pela diversidade cultural do Brasil ao utilizar uma abordagem moderna e digital que conecta os alunos à realidade dos grupos étnico-culturais.

- Descrição: Nesta atividade, os grupos de alunos criarão uma série de postagens em uma rede social fictícia, onde serão influenciadores digitais representando diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil. O objetivo é promover a conscientização sobre a importância e os desafios dos territórios étnico-culturais.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deverá escolher um grupo étnico-cultural específico (por exemplo, povos indígenas, comunidades quilombolas, etc.).

  • Peça aos alunos para usarem seus celulares e pesquisarem sobre o grupo escolhido, focando em suas tradições, histórias e desafios.

  • Em seguida, os alunos devem criar uma série de 3 a 5 postagens de rede social (podem usar ferramentas como Canva ou diretamente em documentadores de texto) que poderiam ser compartilhadas por um influenciador digital representando esse grupo.

  • As postagens devem incluir imagens encontradas na internet (com créditos adequados), pequenos textos informativos e hashtags relevantes.

  • Cada grupo deverá apresentar suas postagens para a classe, explicando as escolhas feitas e o que aprenderam sobre o grupo étnico-cultural.

  • Encoraje a turma a interagir, fazendo perguntas e comentários sobre as apresentações.

Atividade 2 - Mapa Interativo dos Tesouros Culturais ️✨

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação digital, além de promover um entendimento mais profundo e visual dos territórios étnico-culturais do Brasil.

- Descrição: Os alunos criarão um mapa interativo digital usando ferramentas como Google My Maps para marcar territórios étnico-culturais no Brasil. Eles adicionarão informações, imagens e vídeos que ilustrem a importância e os desafios desses territórios.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolhe um território étnico-cultural específico para pesquisar (pode ser uma terra indígena, uma comunidade quilombola, etc.).

  • Com o uso de celulares e computadores com internet, os alunos devem localizar o território escolhido no Google My Maps.

  • Adicione marcadores no mapa e insira descrições detalhadas sobre a cultura, tradições, desafios, bem como imagens e vídeos relevantes.

  • Os alunos devem criar uma narrativa rica que conte a história e importância do território escolhido.

  • Uma vez concluído, cada grupo apresentará seu mapa interativo para a turma, destacando os pontos mais interessantes e o que aprenderam.

  • Incentive a turma a explorar os diferentes mapas dos grupos e realizar perguntas.

Atividade 3 - Missão de Gamificação: Guardiões da Cultura 

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Tornar o aprendizado interativo e divertido, promovendo a pesquisa e a reflexão sobre a temática de territórios étnico-culturais através de uma abordagem gamificada.

- Descrição: Nesta atividade gamificada, os grupos de alunos serão 'Guardiões da Cultura' em uma missão para resolver desafios que envolvem a preservação e reconhecimento dos territórios étnico-culturais. Utilizarão uma plataforma de quiz online para completar missões e desbloquear conquistas.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Explique que eles serão 'Guardiões da Cultura', recebendo missões relacionadas aos territórios étnico-culturais do Brasil.

  • Utilize uma plataforma de quiz online (como Kahoot! ou Quizizz) para criar desafios e perguntas sobre os territórios étnico-culturais.

  • Cada missão deve ser relacionada a um tema específico (tradições culturais, demarcação de terras, desafios enfrentados, etc.).

  • Os grupos devem pesquisar as respostas para completar cada missão e desbloquear conquistas.

  • Após completar o quiz, os grupos compartilham suas descobertas e refletem sobre a importância dos territórios étnico-culturais.

  • Encoraje uma discussão sobre o que aprenderam e como essa atividade ajudou a compreender melhor o tema.

Retorno

Duração: (20 - 25 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado através da troca de experiências e reflexões em grupo, além de promover a autoavaliação e a valorização do trabalho colaborativo. O feedback 360° incentiva a comunicação respeitosa e o desenvolvimento de habilidades interpessoais, essenciais para a formação integral dos alunos.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo onde os alunos podem compartilhar suas experiências e conclusões. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

Introdução: Professores, comecem destacando a importância dos territórios étnico-culturais para a diversidade cultural e histórica do Brasil. Compartilhamento de Experiências: Peça para cada grupo apresentar brevemente o que investigaram e criaram durante as atividades (postagens, mapas interativos, quiz). Reflexões Finais: Conduza uma discussão sobre a experiência de aprender através de métodos digitais e o impacto disso na compreensão do tema.

Reflexões

1.Reflexão 1: Qual foi a descoberta mais interessante que vocês fizeram sobre os territórios étnico-culturais no Brasil? 2.Reflexão 2: De que maneira a atividade de criar postagens ou mapas interativos ajudou vocês a entender a importância desses territórios? 3.Reflexão 3: Quais são os desafios enfrentados pelos grupos étnico-culturais e o que pode ser feito para apoiar a legitimidade de seus territórios?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua os alunos a participarem de uma sessão de feedback 360° onde cada aluno recebe feedback dos outros membros do grupo. Oriente a turma para que esse feedback seja construtivo e respeitoso, focando em pontos como a contribuição no grupo, a criatividade, a colaboração, e a iniciativa. Sugestões para o Feedback:

Construtivo: Apontar o que cada colega fez bem e áreas para melhorar. Respeitoso: Usar uma linguagem positiva e encorajadora. Específico: Fornecer exemplos concretos de comportamentos observados durante a atividade.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar e revisar os conhecimentos adquiridos de uma maneira lúdica e significativa. Resumindo os principais pontos e relacionando-os com o mundo atual, os alunos podem perceber a relevância do que aprenderam e refletir sobre a aplicabilidade desse conhecimento em suas vidas diárias. 

Resumo

 Resumo Divertido: Imagine que o Brasil é um grande mosaico cheio de peças coloridas, cada uma representando um grupo étnico-cultural. Na aula de hoje, exploramos essas peças, aprendendo sobre suas histórias, tradições e os desafios que enfrentam para manter suas identidades vivas. Através de postagens de redes sociais fictícias, mapas interativos e uma aventura gamificada, tornamo-nos influenciadores, cartógrafos e guardiões da cultura, desvendando os tesouros escondidos dos territórios étnico-culturais do Brasil! 

No Mundo

No Mundo Atual: Em um mundo cada vez mais conectado, reconhecer e celebrar a diversidade étnico-cultural é fundamental. As redes sociais e a internet tornam-se ferramentas poderosas para promover a consciência e o respeito por essas culturas. Ao aprender a importância dos territórios étnico-culturais, os alunos estão mais preparados para atuar como cidadãos globais conscientes e respeitosos. ️

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia: Compreender a importância dos territórios étnico-culturais ajuda a construir uma sociedade mais inclusiva e respeitosa. Ao valorizar e proteger essas culturas, podemos combater preconceitos e promover a justiça social, garantindo que todos os grupos tenham seus direitos reconhecidos e respeitados. 欄

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies