Entrar

Plano de aula de Trabalho: Campo e Cidade

Geografia

Original Teachy

'EF04GE07'

Trabalho: Campo e Cidade

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Familiarizar os alunos com os conceitos de campo e cidade: O professor deve introduzir e explicar de maneira simples e clara o que é campo e cidade, destacando as características distintas de cada um. Este objetivo pode ser alcançado por meio de imagens, exemplos do cotidiano dos alunos e histórias ilustrativas.

  2. Desenvolver a capacidade de identificar e comparar características do campo e da cidade: Depois de entender a diferença entre campo e cidade, os alunos devem ser capazes de reconhecer e comparar as características de cada um. O professor pode propor atividades de identificação de elementos do campo e da cidade, bem como de comparação entre eles.

  3. Estimular o respeito e a valorização pelo campo e pela cidade: O professor deve promover uma discussão sobre a importância tanto do campo quanto da cidade para a nossa vida. Os alunos devem compreender que ambos os espaços têm suas particularidades e que são igualmente importantes para o nosso dia a dia. Este objetivo pode ser alcançado por meio de atividades de reflexão e de valorização do ambiente rural e urbano.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve iniciar a aula relembrando os conceitos de localização e espaços geográficos, que foram abordados em aulas anteriores. Isso ajudará a preparar o terreno para a compreensão dos conceitos de campo e cidade. Pode-se perguntar aos alunos sobre os lugares que já visitaram ou conhecem, e então o professor pode explicar que alguns desses lugares são chamados de campo e outros, de cidade.

  2. Situações problema: O professor deve propor duas situações problema para despertar o interesse dos alunos e contextualizar o assunto. A primeira pode ser: "Vocês já pararam para pensar por que em algumas áreas existem muitas casas, prédios, ruas movimentadas e em outras só vemos árvores, animais e plantações?". A segunda pode ser: "Vocês sabem de onde vem os alimentos que comemos? E os brinquedos que brincamos, de onde vêm?".

  3. Contextualização: O professor deve explicar que a diferença entre campo e cidade é um assunto muito importante, pois nos ajuda a entender melhor o mundo em que vivemos. Por exemplo, entender que a maioria dos alimentos que comemos é produzida no campo e que na cidade se concentram muitas indústrias, escolas, hospitais, entre outros. Além disso, é importante valorizar o campo, pois sem ele não teríamos alimentos, e a cidade, pois é onde vivemos e desfrutamos de muitos serviços e comodidades.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: O professor pode introduzir o tópico contando duas curiosidades. A primeira é que, antigamente, a maioria das pessoas vivia no campo, pois a agricultura era a principal atividade econômica. Mas com o passar do tempo, muitas pessoas foram para a cidade em busca de trabalho e melhores condições de vida. A segunda curiosidade é que existem algumas cidades que são tão grandes que parecem verdadeiros países, com muitos habitantes, indústrias, comércios, escolas, hospitais, entre outros. A cidade de São Paulo, por exemplo, é maior do que muitos países da Europa.

  5. Introdução do tópico: O professor deve então introduzir o tópico da aula, explicando que irá falar sobre campo e cidade, as diferenças entre eles e a importância de cada um para a nossa vida. Para despertar a curiosidade dos alunos, o professor pode propor duas perguntas: "Vocês acham que é melhor viver no campo ou na cidade? Por quê?". E "O que vocês acham que aconteceria se não tivéssemos nem campo, nem cidade?".

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Apresentação da teoria sobre campo e cidade (5 - 7 minutos)

    • O professor deve iniciar a explicação reforçando a importância do campo e da cidade para a vida cotidiana dos alunos. Deve-se ressaltar que a cidade é o local onde vivemos, estudamos, trabalhamos, nos divertimos, etc. Enquanto o campo é onde são produzidos os alimentos que comemos, a matéria-prima para a fabricação de muitos produtos, entre outros.

    • Em seguida, apresentar a definição de campo e cidade de forma simples e clara. Campo é um espaço geográfico com poucas ou nenhuma construção urbana, predominando áreas verdes, plantações, animais, etc. Já a cidade é um espaço geográfico com grande concentração de construções, como casas, prédios, ruas, avenidas, praças, entre outros.

    • O professor deve explicar as principais diferenças entre campo e cidade. Por exemplo, no campo, o espaço é mais amplo, com menos pessoas, menos trânsito, menos poluição, mais contato com a natureza, entre outros. Já na cidade, o espaço é mais limitado, com muitas pessoas, muito movimento, mais poluição, mais facilidades (como hospitais, escolas, lojas, etc.), entre outros.

  2. Atividade prática de identificação de elementos do campo e da cidade (7 - 10 minutos)

    • Após a explicação teórica, o professor deve propor uma atividade prática para que os alunos possam identificar elementos do campo e da cidade. O professor pode utilizar imagens de diferentes paisagens (rurais e urbanas) projetadas no quadro ou distribuídas em cartazes.

    • Os alunos, em grupos, devem receber cartões com nomes de elementos (ex: casa, plantação, prédio, rio, rua, árvore, carro, animal, escola, etc.). O desafio é identificar se o elemento no cartão é mais comum na cidade ou no campo e colar na imagem correspondente.

    • Durante a atividade, o professor deve circular pela sala, auxiliando e orientando os alunos, promovendo a troca de ideias e o diálogo entre os grupos.

  3. Atividade de comparação entre o campo e a cidade (5 - 8 minutos)

    • Após a atividade de identificação, o professor deve propor uma segunda atividade, agora de comparação entre o campo e a cidade. Os alunos, ainda em grupos, receberão uma folha com duas colunas: uma para o campo e outra para a cidade.

    • O desafio é preencher as colunas com características que eles identificaram sobre o campo e a cidade. Por exemplo, no campo, há mais espaço, mais tranquilidade, mais contato com a natureza, etc. Já na cidade, há mais pessoas, mais movimento, mais facilidades, etc.

    • O professor deve estimular os alunos a justificar as suas escolhas e a compartilhar suas opiniões com a turma. O objetivo não é dizer o que é certo ou errado, mas sim promover a reflexão e a construção do conhecimento através do diálogo e da argumentação.

  4. Reflexão sobre a importância do campo e da cidade (3 - 5 minutos)

    • Por fim, o professor deve propor um momento de reflexão sobre a importância do campo e da cidade. O professor pode fazer duas perguntas para orientar a reflexão: "O que vocês acham que aconteceria se não existisse nem campo, nem cidade?" e "Como podemos valorizar e cuidar do campo e da cidade?".

    • Os alunos devem compartilhar suas ideias e percepções com a turma, promovendo um ambiente de respeito e valorização das diferentes opiniões. Este momento de reflexão é importante para que os alunos possam entender que o campo e a cidade são interdependentes e que ambos são fundamentais para a nossa vida.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos em uma grande roda de conversa para que cada grupo possa compartilhar as conclusões a que chegaram durante as atividades. Cada grupo deve apresentar as características que identificou no campo e na cidade, bem como as justificativas para suas escolhas. O professor deve incentivar a participação de todos, valorizando as diferentes opiniões e contribuições e promovendo um ambiente de respeito e colaboração.
  2. Conexão com a teoria (3 - 4 minutos)

    • Após as apresentações, o professor deve fazer um resumo das principais características do campo e da cidade que foram mencionadas pelos alunos. Deve-se destacar como essas características se conectam com a teoria apresentada no início da aula. Por exemplo, se os alunos mencionaram que no campo há mais espaço e mais tranquilidade, isso se alinha com a ideia de que no campo há menos construções e menos pessoas, o que tende a tornar o ambiente mais calmo e tranquilo.
  3. Reflexão individual (2 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos façam uma breve reflexão individual sobre o que aprenderam. Para isso, pode-se fazer duas perguntas simples: "O que você mais gostou de aprender sobre o campo e a cidade na aula de hoje?" e "Qual foi a coisa mais interessante que descobriu sobre o campo e a cidade?". Os alunos devem ter um momento de silêncio para pensar sobre as respostas, e em seguida, quem quiser, poderá compartilhar suas reflexões com a turma.
  4. Feedback final (1 - 2 minutos)

    • O professor deve aproveitar os últimos minutos da aula para fornecer um feedback final aos alunos. Deve-se reforçar os pontos positivos, elogiando a participação, o esforço e as conclusões dos alunos. Além disso, o professor pode identificar alguns pontos que ainda precisam ser aprofundados e sugerir materiais de estudo complementares, como livros, vídeos, jogos, sites educativos, entre outros. Por fim, o professor deve reiterar a importância do campo e da cidade para a nossa vida e a necessidade de valorizarmos e cuidarmos desses espaços.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos conteúdos (2 - 3 minutos)

    • O professor deve começar a conclusão relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Deve-se reforçar que o campo é um espaço geográfico com poucas ou nenhuma construção urbana, predominando áreas verdes, plantações, animais, etc. Já a cidade é um espaço geográfico com grande concentração de construções, como casas, prédios, ruas, avenidas, praças, entre outros. Além disso, deve-se destacar as diferenças entre campo e cidade, como a quantidade de pessoas, o movimento, as facilidades, entre outros. Por fim, é importante ressaltar que tanto o campo quanto a cidade são fundamentais para a nossa vida, cada um com suas particularidades e importâncias.
  2. Conexão entre teoria e prática (1 - 2 minutos)

    • O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, prática e a reflexão. Deve-se reforçar que, através das atividades práticas, os alunos puderam identificar e comparar características do campo e da cidade, aplicando os conceitos teóricos apresentados. Além disso, as reflexões realizadas durante a aula permitiram que os alunos percebessem a importância e a necessidade de valorizar e cuidar tanto do campo quanto da cidade. Assim, a aula proporcionou um aprendizado significativo e contextualizado, que contribuirá para a formação dos alunos como cidadãos conscientes e responsáveis.
  3. Materiais complementares (1 - 2 minutos)

    • O professor deve sugerir alguns materiais complementares para que os alunos possam aprofundar o seu aprendizado. Pode-se indicar livros, como "O campo e a cidade" de José Lins do Rego, ou "A cidade e o campo" de Ruth Rocha; vídeos educativos disponíveis na internet, como os do canal "Mundo Bita" ou "Turma da Mônica"; jogos interativos online que abordem o tema, como "Campo e cidade: O Jogo" disponível no site "Jogos Educativos"; entre outros. O professor deve lembrar aos alunos que esses materiais são apenas sugestões e que eles podem buscar por outros que considerem interessantes.
  4. Importância do assunto para o dia a dia (1 minuto)

    • Por fim, o professor deve reforçar a importância do que foi aprendido para a vida cotidiana dos alunos. Deve-se explicar que entender as diferenças entre campo e cidade e a importância de cada um para a nossa vida é fundamental para que possamos compreender melhor o mundo em que vivemos. Além disso, essa compreensão contribui para que possamos valorizar e cuidar desses espaços de maneira mais consciente. O professor pode citar exemplos práticos, como a importância do campo na produção de alimentos e do cuidado com a cidade para a qualidade de vida de todos.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies