Plano de Aula | Metodologia Teachy | Trabalho: Campo e Cidade
Palavras Chave | Trabalho no Campo, Trabalho na Cidade, Geografia, 4º Ano do Ensino Fundamental, Metodologia Digital, Redes Sociais, Simulador de Profissões, Podcast, Atividades Práticas, Tecnologia, Comparação, Pensamento Crítico |
Materiais Necessários | Celulares com acesso à internet, Computadores ou tablets, Contas no Instagram ou plataforma de simulação digital, Ferramentas de edição de imagem e vídeo (como Canva ou apps de edição em celulares), Simulador online de profissões (previamente selecionado e configurado), Aplicativos de gravação e edição de áudio (como Audacity ou apps de edição em celulares), Material de escrita (cadernos, canetas), Software para criação de gráficos (como Google Slides ou Canva) |
Códigos BNCC | EF04GE07: Comparar as características do trabalho no campo e na cidade. |
Ano Escolar | 4º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Geografia |
Unidade Temática | Geografia Humana |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
Esta etapa tem como finalidade preparar os alunos para a aula, destacando as habilidades específicas que eles devem adquirir, como a comparação das características dos modelos de trabalho no campo e na cidade. Este momento inicial ajuda a contextualizar o conteúdo, alinhar as expectativas da aula e engajar os alunos para as atividades práticas subsequentes.
Objetivos principais:
1. Identificar as características principais dos espaços de trabalho no campo e na cidade.
2. Comparar as semelhanças e diferenças entre os modelos de trabalho rural e urbano.
Objetivos secundários:
- Contextualizar o tema de trabalho no campo e na cidade dentro da vida moderna e digital dos alunos.
- Estimular o pensamento crítico através da identificação de padrões e diferenças nos modelos de trabalho.
Introdução
Duração: 10 - 15 minutos
Esta etapa tem como finalidade preparar os alunos para a aula, destacando as habilidades específicas que eles devem adquirir, como a comparação das características dos modelos de trabalho no campo e na cidade. Este momento inicial ajuda a contextualizar o conteúdo, alinhar as expectativas da aula e engajar os alunos para as atividades práticas subsequentes.
Aquecendo
Para iniciar a aula, destaque que o trabalho no campo e na cidade possui diversas nuances e impactos em nossa sociedade. Explique que, mesmo em um mundo moderno e digital, as atividades rurais e urbanas continuam sendo essenciais. Peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar e compartilhar um fato interessante sobre o trabalho no campo ou na cidade. Isso deve ajudar a despertar a curiosidade e conectar o tema com a realidade deles.
Reflexões Iniciais
1. Quais são as principais características dos trabalhos no campo e na cidade?
2. Como o trabalho no campo e na cidade influencia a vida das pessoas?
3. Quais são as semelhanças e diferenças que vocês identificaram entre esses dois tipos de trabalho?
4. De que maneira a tecnologia tem impactado os modelos de trabalho tanto no campo quanto na cidade?
5. Como vocês acham que será o futuro do trabalho no campo e na cidade?
Desenvolvimento
Duração: 70 - 80 minutos
Esta etapa tem como finalidade promover um aprendizado ativo e prático, permitindo que os alunos sejam protagonistas de seu conhecimento. Através do uso de tecnologias digitais e atividades contextualizadas, os alunos poderão aprofundar suas compreensões sobre os modelos de trabalho no campo e na cidade, comparando as características de ambos de forma criativa e engajante.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Desafio Instagram: Vida no Campo vs. Vida na Cidade
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Comparar as características dos espaços de trabalho no campo e na cidade de forma criativa e contextualizada com o mundo digital dos alunos.
- Descrição: Os alunos criarão duas contas fictícias no Instagram, uma representando a vida no campo e outra a vida na cidade. Eles deverão postar conteúdo que retrate a rotina de trabalho em ambos os ambientes, utilizando imagens, vídeos e textos para destacar as características, semelhanças e diferenças entre os dois modelos de trabalho.
- Instruções:
-
Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo deve criar duas contas fictícias no Instagram (ou em uma plataforma de simulação digital sugerida pelo professor, caso não seja possível criar contas reais).
-
A conta 'Vida no Campo' deve postar conteúdo sobre a rotina de trabalho rural, incluindo fotos, vídeos e descrições de atividades como plantio, colheita, cuidados com os animais, entre outros.
-
A conta 'Vida na Cidade' deve postar conteúdo sobre a rotina de trabalho urbano, incluindo fotos, vídeos e descrições de atividades como trabalho em escritórios, comércio, indústria, serviços, etc.
-
Os alunos devem utilizar ferramentas de edição de imagem e vídeo para enriquecer o conteúdo das postagens.
-
Cada grupo deve preparar uma breve apresentação (3-5 minutos) explicando as principais diferenças e semelhanças observadas entre os dois modelos de trabalho apresentados nas postagens.
-
Os grupos devem interagir entre si, curtindo e comentando as postagens uns dos outros, incentivando discussões e reflexões sobre o tema.
Atividade 2 - Simulador de Profissões: Campo vs. Cidade
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Proporcionar uma experiência prática e imersiva que permite aos alunos compreenderem as nuances e características dos diferentes modelos de trabalho no campo e na cidade.
- Descrição: Os alunos utilizarão um simulador online de profissões para experimentar diferentes trabalhos no campo e na cidade. Durante a simulação, deverão anotar as habilidades exigidas, as rotinas diárias, os desafios enfrentados e as vantagens/desvantagens de cada tipo de trabalho.
- Instruções:
-
Dividir os alunos em grupos de até 5 pessoas.
-
Cada grupo acessará um simulador online de profissões, previamente selecionado e configurado pelo professor.
-
Os alunos devem escolher profissões específicas, tanto no campo quanto na cidade, para explorar no simulador.
-
Durante a simulação, devem anotar detalhes sobre habilidades exigidas, rotinas diárias, desafios e vantagens/desvantagens de cada tipo de trabalho.
-
Após a simulação, cada grupo deve criar um gráfico comparativo (utilizando ferramentas digitais como Canva ou Google Slides) destacando as informações coletadas.
-
Os grupos devem apresentar suas descobertas para a turma, promovendo uma discussão coletiva sobre as principais conclusões obtidas.
Atividade 3 - ️ Podcast: Histórias de Trabalho no Campo e na Cidade
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Explorar as percepções pessoais e comparar as realidades do trabalho no campo e na cidade através de uma mídia digital moderna e envolvente.
- Descrição: Os alunos produzirão um episódio de podcast entrevistando familiares, amigos ou profissionais que atuam no campo e na cidade. Eles deverão explorar as percepções pessoais, desafios, rotinas e aprendizados desses entrevistados, comparando os diferentes contextos de trabalho.
- Instruções:
-
Dividir os alunos em grupos de até 5 pessoas.
-
Cada grupo deve escolher duas pessoas para entrevistar: uma que trabalhe no campo e outra que trabalhe na cidade.
-
Os alunos devem preparar um roteiro de perguntas que aborde temas como rotina diária, desafios enfrentados, habilidades necessárias, impacto da tecnologia no trabalho, entre outros.
-
Utilizando celulares ou gravadores digitais, os alunos devem realizar as entrevistas e coletar os áudios.
-
Os grupos devem editar os áudios utilizando ferramentas de edição como Audacity ou aplicativos de edição de áudio disponíveis em celulares.
-
Cada grupo deverá criar um episódio de podcast de 5-10 minutos sintetizando as entrevistas e comparando os diferentes contextos de trabalho no campo e na cidade.
-
Os episódios devem ser compartilhados com a turma para discussão e reflexão conjunta sobre as percepções levantadas.
Retorno
Duração: 20 - 25 minutos
A finalidade desta etapa é facilitar a reflexão coletiva e individual sobre as aprendizagens adquiridas, promovendo uma troca rica de experiências e percepções. O feedback 360° visa fortalecer as habilidades de comunicação, colaboração e empatia entre os alunos, sendo uma parte crucial para o desenvolvimento pessoal e acadêmico deles.
Discussão em Grupo
Para iniciar a discussão em grupo, sugira que cada grupo compartilhe suas principais descobertas e experiências das atividades realizadas. Utilize o seguinte roteiro para guiar a introdução: 'Agora que todos completaram as atividades propostas, é hora de compartilharmos o que aprendemos. Cada grupo terá 5 minutos para apresentar suas principais conclusões. Este é um momento para refletirmos juntos sobre as semelhanças e diferenças entre o trabalho no campo e na cidade, e como a tecnologia tem influenciado esses setores. Vamos ouvir com atenção e compartilhar nossas percepções de forma construtiva.'
Reflexões
1. Quais foram as principais diferenças e semelhanças que vocês identificaram entre os modelos de trabalho no campo e na cidade? 2. Como a tecnologia tem impactado os diferentes tipos de trabalho que vocês exploraram? 3. Quais foram os maiores desafios que vocês encontraram ao realizar as atividades e como os superaram?
Feedback 360°
Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada membro de grupo deve dar e receber feedbacks específicos e construtivos dos outros membros. Explique aos alunos a importância do feedback respeitoso e objetivo, utilizando frases como 'Eu gostei quando você...','Eu acho que poderia ser melhor se...' e 'Uma coisa que você fez muito bem foi...'. Reforce que o objetivo é ajudar uns aos outros a reconhecer pontos fortes e áreas de melhoria.
Conclusão
Duração: 10 - 15 minutos
Finalidade da Conclusão: A conclusão serve para consolidar e refletir sobre o aprendizado adquirido durante a aula. Esse momento permite que os alunos conectem os conhecimentos teóricos com suas aplicações práticas e relevância no mundo atual, encorajando um pensamento crítico e consciente sobre os diferentes ambientes de trabalho e o impacto da tecnologia nas profissões.
Resumo
Resumo Engraçado: A Batalha do Campo vs. Cidade!
No canto esquerdo, temos a vida no campo, com suas plantações, colheitas e bichinhos fofos! No canto direito, a cidade com seus escritórios altos, comércios movimentados e ritmo frenético! Através de posts no 'Instagram da Aventura', simuladores de profissões e podcasts incríveis, nossos alunos exploraram as diferentes rotinas, desafios e a influência tecnológica nesses dois mundos. Foi uma competição acirrada, mas todos saíram vencedores com muito aprendizado e diversão! 朗
No Mundo
Aula Conectada ao Mundo Moderno: Hoje, mais do que nunca, o trabalho no campo e na cidade está interligado pela tecnologia. Drones monitoram plantações, softwares gerenciam fazendas e cidades são movidas por inovação digital. Essa aula mostrou como entender e valorizar ambos os ambientes é essencial para navegar pelo mundo moderno e interconectado.
Na Prática
Importância no Dia a Dia: Compreender as características dos trabalhos no campo e na cidade nos ajuda a valorizar diferentes profissões e reconhecer a importância de cada uma no funcionamento da nossa sociedade. Além disso, ao observar como a tecnologia impacta esses setores, os alunos estão mais preparados para um futuro onde a digitalização e a sustentabilidade são chaves para o desenvolvimento.