Entrar

Plano de aula de Trabalho: Campo e Cidade

Geografia

Original Teachy

'EF04GE07'

Trabalho: Campo e Cidade

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Trabalho: Campo e Cidade

Palavras ChaveTrabalho no Campo, Trabalho na Cidade, Geografia, 4º Ano do Ensino Fundamental, Metodologia Digital, Redes Sociais, Simulador de Profissões, Podcast, Atividades Práticas, Tecnologia, Comparação, Pensamento Crítico
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Computadores ou tablets, Contas no Instagram ou plataforma de simulação digital, Ferramentas de edição de imagem e vídeo (como Canva ou apps de edição em celulares), Simulador online de profissões (previamente selecionado e configurado), Aplicativos de gravação e edição de áudio (como Audacity ou apps de edição em celulares), Material de escrita (cadernos, canetas), Software para criação de gráficos (como Google Slides ou Canva)
Códigos BNCCEF04GE07: Comparar as características do trabalho no campo e na cidade.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa tem como finalidade preparar os alunos para a aula, destacando as habilidades específicas que eles devem adquirir, como a comparação das características dos modelos de trabalho no campo e na cidade. Este momento inicial ajuda a contextualizar o conteúdo, alinhar as expectativas da aula e engajar os alunos para as atividades práticas subsequentes.

Objetivos principais:

1. Identificar as características principais dos espaços de trabalho no campo e na cidade.

2. Comparar as semelhanças e diferenças entre os modelos de trabalho rural e urbano.

Objetivos secundários:

  1. Contextualizar o tema de trabalho no campo e na cidade dentro da vida moderna e digital dos alunos.
  2. Estimular o pensamento crítico através da identificação de padrões e diferenças nos modelos de trabalho.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa tem como finalidade preparar os alunos para a aula, destacando as habilidades específicas que eles devem adquirir, como a comparação das características dos modelos de trabalho no campo e na cidade. Este momento inicial ajuda a contextualizar o conteúdo, alinhar as expectativas da aula e engajar os alunos para as atividades práticas subsequentes.

Aquecendo

Para iniciar a aula, destaque que o trabalho no campo e na cidade possui diversas nuances e impactos em nossa sociedade. Explique que, mesmo em um mundo moderno e digital, as atividades rurais e urbanas continuam sendo essenciais. Peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar e compartilhar um fato interessante sobre o trabalho no campo ou na cidade. Isso deve ajudar a despertar a curiosidade e conectar o tema com a realidade deles.

Reflexões Iniciais

1. Quais são as principais características dos trabalhos no campo e na cidade?

2. Como o trabalho no campo e na cidade influencia a vida das pessoas?

3. Quais são as semelhanças e diferenças que vocês identificaram entre esses dois tipos de trabalho?

4. De que maneira a tecnologia tem impactado os modelos de trabalho tanto no campo quanto na cidade?

5. Como vocês acham que será o futuro do trabalho no campo e na cidade?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

Esta etapa tem como finalidade promover um aprendizado ativo e prático, permitindo que os alunos sejam protagonistas de seu conhecimento. Através do uso de tecnologias digitais e atividades contextualizadas, os alunos poderão aprofundar suas compreensões sobre os modelos de trabalho no campo e na cidade, comparando as características de ambos de forma criativa e engajante.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Desafio Instagram: Vida no Campo vs. Vida na Cidade

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Comparar as características dos espaços de trabalho no campo e na cidade de forma criativa e contextualizada com o mundo digital dos alunos.

- Descrição: Os alunos criarão duas contas fictícias no Instagram, uma representando a vida no campo e outra a vida na cidade. Eles deverão postar conteúdo que retrate a rotina de trabalho em ambos os ambientes, utilizando imagens, vídeos e textos para destacar as características, semelhanças e diferenças entre os dois modelos de trabalho.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve criar duas contas fictícias no Instagram (ou em uma plataforma de simulação digital sugerida pelo professor, caso não seja possível criar contas reais).

  • A conta 'Vida no Campo' deve postar conteúdo sobre a rotina de trabalho rural, incluindo fotos, vídeos e descrições de atividades como plantio, colheita, cuidados com os animais, entre outros.

  • A conta 'Vida na Cidade' deve postar conteúdo sobre a rotina de trabalho urbano, incluindo fotos, vídeos e descrições de atividades como trabalho em escritórios, comércio, indústria, serviços, etc.

  • Os alunos devem utilizar ferramentas de edição de imagem e vídeo para enriquecer o conteúdo das postagens.

  • Cada grupo deve preparar uma breve apresentação (3-5 minutos) explicando as principais diferenças e semelhanças observadas entre os dois modelos de trabalho apresentados nas postagens.

  • Os grupos devem interagir entre si, curtindo e comentando as postagens uns dos outros, incentivando discussões e reflexões sobre o tema.

Atividade 2 -  Simulador de Profissões: Campo vs. Cidade

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Proporcionar uma experiência prática e imersiva que permite aos alunos compreenderem as nuances e características dos diferentes modelos de trabalho no campo e na cidade.

- Descrição: Os alunos utilizarão um simulador online de profissões para experimentar diferentes trabalhos no campo e na cidade. Durante a simulação, deverão anotar as habilidades exigidas, as rotinas diárias, os desafios enfrentados e as vantagens/desvantagens de cada tipo de trabalho.

- Instruções:

  • Dividir os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo acessará um simulador online de profissões, previamente selecionado e configurado pelo professor.

  • Os alunos devem escolher profissões específicas, tanto no campo quanto na cidade, para explorar no simulador.

  • Durante a simulação, devem anotar detalhes sobre habilidades exigidas, rotinas diárias, desafios e vantagens/desvantagens de cada tipo de trabalho.

  • Após a simulação, cada grupo deve criar um gráfico comparativo (utilizando ferramentas digitais como Canva ou Google Slides) destacando as informações coletadas.

  • Os grupos devem apresentar suas descobertas para a turma, promovendo uma discussão coletiva sobre as principais conclusões obtidas.

Atividade 3 - ️ Podcast: Histórias de Trabalho no Campo e na Cidade

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Explorar as percepções pessoais e comparar as realidades do trabalho no campo e na cidade através de uma mídia digital moderna e envolvente.

- Descrição: Os alunos produzirão um episódio de podcast entrevistando familiares, amigos ou profissionais que atuam no campo e na cidade. Eles deverão explorar as percepções pessoais, desafios, rotinas e aprendizados desses entrevistados, comparando os diferentes contextos de trabalho.

- Instruções:

  • Dividir os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher duas pessoas para entrevistar: uma que trabalhe no campo e outra que trabalhe na cidade.

  • Os alunos devem preparar um roteiro de perguntas que aborde temas como rotina diária, desafios enfrentados, habilidades necessárias, impacto da tecnologia no trabalho, entre outros.

  • Utilizando celulares ou gravadores digitais, os alunos devem realizar as entrevistas e coletar os áudios.

  • Os grupos devem editar os áudios utilizando ferramentas de edição como Audacity ou aplicativos de edição de áudio disponíveis em celulares.

  • Cada grupo deverá criar um episódio de podcast de 5-10 minutos sintetizando as entrevistas e comparando os diferentes contextos de trabalho no campo e na cidade.

  • Os episódios devem ser compartilhados com a turma para discussão e reflexão conjunta sobre as percepções levantadas.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é facilitar a reflexão coletiva e individual sobre as aprendizagens adquiridas, promovendo uma troca rica de experiências e percepções. O feedback 360° visa fortalecer as habilidades de comunicação, colaboração e empatia entre os alunos, sendo uma parte crucial para o desenvolvimento pessoal e acadêmico deles.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, sugira que cada grupo compartilhe suas principais descobertas e experiências das atividades realizadas. Utilize o seguinte roteiro para guiar a introdução: 'Agora que todos completaram as atividades propostas, é hora de compartilharmos o que aprendemos. Cada grupo terá 5 minutos para apresentar suas principais conclusões. Este é um momento para refletirmos juntos sobre as semelhanças e diferenças entre o trabalho no campo e na cidade, e como a tecnologia tem influenciado esses setores. Vamos ouvir com atenção e compartilhar nossas percepções de forma construtiva.'

Reflexões

1. Quais foram as principais diferenças e semelhanças que vocês identificaram entre os modelos de trabalho no campo e na cidade? 2. Como a tecnologia tem impactado os diferentes tipos de trabalho que vocês exploraram? 3. Quais foram os maiores desafios que vocês encontraram ao realizar as atividades e como os superaram?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada membro de grupo deve dar e receber feedbacks específicos e construtivos dos outros membros. Explique aos alunos a importância do feedback respeitoso e objetivo, utilizando frases como 'Eu gostei quando você...','Eu acho que poderia ser melhor se...' e 'Uma coisa que você fez muito bem foi...'. Reforce que o objetivo é ajudar uns aos outros a reconhecer pontos fortes e áreas de melhoria.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade da Conclusão: A conclusão serve para consolidar e refletir sobre o aprendizado adquirido durante a aula. Esse momento permite que os alunos conectem os conhecimentos teóricos com suas aplicações práticas e relevância no mundo atual, encorajando um pensamento crítico e consciente sobre os diferentes ambientes de trabalho e o impacto da tecnologia nas profissões.

Resumo

 Resumo Engraçado: A Batalha do Campo vs. Cidade! 

No canto esquerdo, temos a vida no campo, com suas plantações, colheitas e bichinhos fofos!  No canto direito, a cidade com seus escritórios altos, comércios movimentados e ritmo frenético!  Através de posts no 'Instagram da Aventura', simuladores de profissões e podcasts incríveis, nossos alunos exploraram as diferentes rotinas, desafios e a influência tecnológica nesses dois mundos. Foi uma competição acirrada, mas todos saíram vencedores com muito aprendizado e diversão! 朗

No Mundo

Aula Conectada ao Mundo Moderno: Hoje, mais do que nunca, o trabalho no campo e na cidade está interligado pela tecnologia. Drones monitoram plantações, softwares gerenciam fazendas e cidades são movidas por inovação digital. Essa aula mostrou como entender e valorizar ambos os ambientes é essencial para navegar pelo mundo moderno e interconectado.

Na Prática

Importância no Dia a Dia: Compreender as características dos trabalhos no campo e na cidade nos ajuda a valorizar diferentes profissões e reconhecer a importância de cada uma no funcionamento da nossa sociedade. Além disso, ao observar como a tecnologia impacta esses setores, os alunos estão mais preparados para um futuro onde a digitalização e a sustentabilidade são chaves para o desenvolvimento.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies