🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Meios e Comunicação

História

Original Teachy

'EF04HI08'

Meios e Comunicação

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o conceito de comunicação e seus meios: Os alunos devem ser capazes de entender o que é comunicação e por que é importante. Eles também devem ser capazes de identificar diferentes meios de comunicação, como a fala, a escrita, os sinais e os gestos.
  2. Reconhecer os meios de comunicação usados no passado: Os alunos devem ser capazes de identificar e descrever os meios de comunicação usados no passado, como a carta, o telegrama, o telefone fixo, o rádio e a televisão. Eles devem entender que esses meios de comunicação eram diferentes dos usados atualmente e que mudaram ao longo do tempo.
  3. Compreensão de que a evolução dos meios de comunicação afeta a sociedade: Os alunos devem ser capazes de compreender que a evolução dos meios de comunicação teve um grande impacto na sociedade. Eles devem entender que a invenção de novos meios de comunicação mudou a maneira como as pessoas se comunicam e se conectam umas com as outras.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conteúdos: O professor inicia a aula fazendo uma breve revisão sobre os conteúdos de história que os alunos já estudaram, em especial sobre os tempos passados e as mudanças que ocorreram ao longo dos anos. Isso inclui a introdução de novas tecnologias e invenções que facilitaram a vida das pessoas. Por exemplo, o professor pode relembrar a invenção da eletricidade e como ela possibilitou o uso de novos meios de comunicação.

  2. Situações-problema: O professor propõe duas situações que despertem o interesse dos alunos pelo tema e os incentivem a pensar sobre a importância da comunicação e como ela evoluiu ao longo do tempo.

    • Primeiro, o professor pode perguntar: "O que vocês fariam se precisassem falar com um parente que mora muito longe e não tivessem telefone ou internet?" Esta situação ajuda os alunos a entenderem como a comunicação era mais difícil no passado e como os meios de comunicação facilitaram essa tarefa.
    • Em seguida, o professor pode perguntar: "Como vocês acham que seria a vida sem televisão, telefone, internet ou celular?" Esta situação os faz pensar sobre como os meios de comunicação afetam suas vidas diárias e como as pessoas viviam antes da existência dessas tecnologias.
  3. Contextualização: O professor explica que entender a história dos meios de comunicação é importante porque ajuda a compreender como a sociedade mudou ao longo do tempo. Além disso, o professor pode mencionar que muitas das tecnologias que usamos hoje, como o celular e a internet, são resultado de invenções do passado, e que estudar essas invenções pode inspirar os alunos a pensarem em suas próprias ideias e invenções.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: O professor introduz o tópico da aula de forma interessante e cativante, destacando algumas curiosidades sobre a evolução dos meios de comunicação. Por exemplo, o professor pode mencionar que no passado, as pessoas costumavam enviar mensagens importantes por pombo-correio, ou que o primeiro telefone era tão grande que precisava ser transportado em uma carroça. Outra curiosidade pode ser que, antes da televisão, as pessoas ouviam notícias e programas de rádio, e que a televisão só se tornou comum nos lares brasileiros por volta dos anos 1960.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Apresentação da Teoria

    • O que é comunicação? O professor inicia explicando que a comunicação é a forma como as pessoas se comunicam e se conectam umas com as outras. Eles podem usar a fala, a escrita, os sinais e os gestos para se comunicar. O professor pode trazer exemplos práticos, como uma conversa com um amigo, a escrita de uma carta ou o envio de uma mensagem de texto.
    • Quais são os meios de comunicação? Em seguida, o professor introduz os diferentes meios de comunicação que existem, como a fala, a escrita, os sinais, os gestos, o telefone, a televisão, o rádio, a internet, entre outros. Para cada meio de comunicação, o professor explica como ele funciona e quando e como foi inventado.
    • A evolução dos meios de comunicação. O professor continua explicando que, ao longo do tempo, os meios de comunicação evoluíram e mudaram. Por exemplo, a carta foi substituída pelo e-mail, o telefone fixo pelo celular, a televisão analógica pela digital, e assim por diante. O professor deve enfatizar que essas mudanças tornaram a comunicação mais rápida e fácil, mas também tiveram um grande impacto na sociedade.
  2. Atividades Práticas

    • Jogo dos Meios de Comunicação: O professor organiza os alunos em grupos e distribui cartas com imagens representando diferentes meios de comunicação (carta, telefone, televisão, rádio, etc.). O objetivo do jogo é que os alunos, em seus grupos, identifiquem o meio de comunicação da carta e falem um pouco sobre ele. O professor pode fazer perguntas para guiar a discussão, como: "Como as pessoas usavam esse meio de comunicação? Como era a vida sem esse meio de comunicação?". Este jogo ajuda os alunos a entenderem melhor os diferentes meios de comunicação e como eles mudaram ao longo do tempo.
    • Produção de um Jornal de Notícias Antigas: O professor propõe que cada grupo de alunos se transforme em uma equipe de jornalistas do passado. Eles devem pesquisar sobre um meio de comunicação específico (como a carta, o telegrama, etc.) e produzir uma notícia para o seu "jornal" que mostre como esse meio de comunicação era usado e como ele afetava a vida das pessoas naquela época. Os alunos podem desenhar imagens, escrever pequenos textos e apresentar suas notícias para a turma. Esta atividade ajuda os alunos a entenderem melhor a importância dos meios de comunicação no passado e como eles moldaram a sociedade.
  3. Discussão e Feedback

    • Discussão em Grupo: Após as atividades, o professor promove uma discussão em grupo, onde cada equipe pode compartilhar o que aprendeu. O professor deve guiar a discussão, solicitando que os alunos comparem os meios de comunicação do passado com os atuais, e como essas mudanças afetaram a vida das pessoas.

    • Feedback do Professor: O professor aproveita a discussão para reforçar os conceitos aprendidos e corrigir possíveis equívocos. Eles também podem elogiar as boas ideias e o trabalho em equipe dos alunos, incentivando-os a continuar explorando o tema.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 - 7 minutos): O professor reúne todos os alunos em um grande círculo e promove uma discussão em grupo. Cada grupo de alunos é convidado a compartilhar as conclusões que chegaram durante as atividades práticas. Para isso, o professor pode fazer as seguintes perguntas:

    • "Quais foram os meios de comunicação que vocês estudaram? Como eram usados no passado?"
    • "Vocês notaram alguma diferença entre esses meios de comunicação e os que usamos atualmente? Quais?"
    • "Como a evolução dos meios de comunicação afetou a maneira como nos comunicamos e vivemos hoje em dia?"
  2. Conexão com a teoria (3 - 5 minutos): O professor, então, faz a conexão entre as atividades práticas e a teoria apresentada no início da aula. Ele pode perguntar:

    • "Vocês se lembram de quando falamos sobre a importância da comunicação e os diferentes meios de comunicação que existem? Como as atividades práticas de hoje nos ajudaram a entender melhor esses conceitos?"
    • "Como as mudanças nos meios de comunicação que estudamos se conectam com o que falamos sobre a evolução dos meios de comunicação ao longo do tempo?"
  3. Reflexão final (2 - 3 minutos): Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. Para isso, ele pode fazer duas perguntas simples:

    • "Qual foi a coisa mais interessante que você aprendeu hoje sobre os meios de comunicação no passado e no presente?"
    • "Por que você acha que é importante estudarmos a história dos meios de comunicação?"
  4. Feedback do Professor (1 minuto): O professor aproveita a oportunidade para elogiar o esforço e a participação dos alunos durante a aula, destacando as descobertas interessantes e as boas reflexões. Ele também pode reforçar a importância do tema e encorajar os alunos a continuarem aprendendo e explorando o mundo ao seu redor.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies