Entrar

Plano de aula de Indicativo de Perguntas e Respostas: Introdução

Inglês

Original Teachy

Indicativo de Perguntas e Respostas: Introdução

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Indicativo de Perguntas e Respostas: Introdução

Palavras ChaveMetodologia Digital, Perguntas e Respostas, Protagonismo do Aluno, Engajamento, Inglês, 4º Ano do Ensino Fundamental, Redes Sociais, Atividades Práticas, Investigação, Entrevistas, Influenciadores Digitais, Feedback 360°, Aprendizado Ativo, Comunicação Efetiva, Criatividade
Materiais NecessáriosCelulares ou Computadores com acesso à internet, Aplicativos de edição de imagens e textos, Ferramentas de gravação de vídeo, Perfis fictícios em redes sociais, Roteiros para entrevistas, Materiais para anotação (cadernos, canetas)
Códigos BNCC-
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos compreendam completamente o que será abordado durante a aula. Ao detalhar os objetivos principais e secundários, os alunos terão uma visão clara das habilidades que serão desenvolvidas e da importância desse conhecimento para sua capacidade de comunicação em inglês.

Objetivos principais:

1. Indicar e reconhecer a estrutura básica de uma pergunta em inglês.

2. Praticar a formulação e resposta de perguntas simples em inglês.

Objetivos secundários:

  1. Aumentar a confiança dos alunos ao fazer e responder perguntas em inglês.
  2. Promover a interação entre os alunos através de atividades práticas e colaborativas.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é introduzir os alunos ao tema de perguntas e respostas, garantindo que eles se sintam confortáveis com a estrutura básica de uma pergunta em inglês e a forma de respondê-las. Ao explorar a busca de fatos interessantes e as perguntas chave, os alunos começarão a contextualizar o aprendizado com situações do dia a dia, aumentando seu engajamento e interesse pela aula.

Aquecendo

Comece a aula explicando brevemente que hoje os alunos irão praticar a formulação e resposta de perguntas em inglês, utilizando exemplos simples do cotidiano. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre qualquer coisa que queiram compartilhar com a turma. Esta busca ajudará a engajar os alunos e a contextualizar a estrutura de perguntas e respostas em um ambiente digital.

Reflexões Iniciais

1. What did you find interesting about the fact you searched?

2. Can you ask a question about the fact you shared?

3. Why do you think asking questions is important?

4. How can we form questions in English?

5. Can you give an example of a question starting with 'What'?

6. How do we respond to a 'Yes/No' question?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar um ambiente de aprendizagem ativo e colaborativo, onde os alunos possam aplicar seus conhecimentos em inglês de forma prática e contextualizada. Ao utilizar tecnologias e cenários modernos, esperamos aumentar o engajamento e a motivação dos alunos para desenvolver suas habilidades de comunicação em inglês.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives Digitais

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de formular e responder perguntas em inglês utilizando informações contextuais das redes sociais.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos e atuarão como detetives digitais. Eles investigarão perfis fictícios em redes sociais criados especificamente para a atividade e deverão formular e responder perguntas baseadas nas informações encontradas nesses perfis.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Distribua um link para cada grupo acessar um perfil fictício em uma rede social.

  • Peça que os alunos investiguem os perfis em busca de informações relevantes (nome, idade, hobbies, etc.).

  • Os alunos devem listar pelo menos 5 perguntas que poderiam fazer sobre o perfil investigado.

  • Em seguida, cada grupo responderá às perguntas formuladas por outro grupo, utilizando as informações encontradas no perfil fictício.

  • Complete a atividade com um debate sobre a importância de formular perguntas claras e objetivas.

Atividade 2 - Jornalistas por um Dia

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Aprimorar as habilidades de comunicação em inglês através da formulação de perguntas e respostas, além de desenvolver habilidades técnicas de gravação e edição de vídeos.

- Descrição: Os alunos se tornarão jornalistas e criarão uma entrevista simulada com uma celebridade fictícia. Eles utilizarão ferramentas digitais para gravar e editar a entrevista, formulando perguntas e respostas baseadas em um roteiro previamente discutido.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá uma celebridade fictícia ou pode ser designada pelo professor.

  • Os alunos devem formular uma lista de perguntas que fariam para essa celebridade.

  • Com base nas respostas imaginadas, os alunos criarão um roteiro para a entrevista.

  • Utilizando celulares ou computadores, cada grupo gravará a entrevista simulada.

  • Os alunos editarão a gravação para criar um vídeo final, que será apresentado à classe.

  • Finalize a atividade com uma discussão sobre a experiência e como perguntas bem elaboradas podem enriquecer uma entrevista.

Atividade 3 - Desafio do Influenciador Digital

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a criatividade e a habilidade de formular e responder perguntas em inglês, além de promover o uso de ferramentas digitais para criação de conteúdo.

- Descrição: Os alunos serão desafiados a criar um post de influenciador digital sobre um tópico específico. Eles formularão perguntas e respostas frequentes (FAQs) relacionadas ao post, usando a tecnologia para buscar informações e criar conteúdo visual.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá um tópico popular (como moda, esportes, tecnologia, etc.) ou pode ser designado pelo professor.

  • Os alunos devem criar um post de influenciador digital utilizando aplicativos de edição de imagens e textos.

  • Além do post, os alunos devem formular uma lista de FAQs (perguntas frequentes) relacionadas ao tópico escolhido.

  • Cada grupo responderá às FAQs formuladas, baseando-se em suas pesquisas.

  • Os grupos apresentarão seus posts e FAQs à classe, explicando o processo de criação e a importância das perguntas formuladas.

  • Encerrar com uma discussão sobre a relevância das perguntas no contexto dos influenciadores digitais e como isso pode ser aplicado em outras áreas.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é promover a reflexão e a autoavaliação entre os alunos, permitindo que compartilhem suas experiências e aprendam uns com os outros. A discussão em grupo e o feedback 360° ajudam a consolidar o aprendizado, identificar áreas de melhoria e fortalecer as habilidades sociais e de comunicação.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde cada grupo compartilha o que aprenderam ao realizar as atividades. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

Introdução: Peça que cada grupo comente sobre a atividade que realizaram, destacando aspectos importantes e interessantes. Aprendizados: Pergunte sobre os principais aprendizados que tiveram durante a atividade. Desafios: Solicite que compartilhem qualquer desafio que enfrentaram e como o superaram. Aplicação Prática: Peça que discutam como podem aplicar o que aprenderam em outras situações dentro e fora da sala de aula.

Reflexões

1. What did you find most interesting during your activity? 2. How did formulating questions help you understand the topic better? 3. Can you think of a situation outside of school where you might use the skills you practiced today?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos outros membros do grupo. Oriente os alunos para que o feedback seja construtivo e respeitoso, utilizando a seguinte estrutura:

Aspectos Positivos: Cada aluno deve começar mencionando algo positivo que o colega fez durante a atividade. Áreas de Melhoria: Em seguida, cada aluno deve sugerir uma área em que o colega pode melhorar. Agradecimento: Finalize pedindo a cada aluno que agradeça aos colegas pelo trabalho em equipe e pelo feedback recebido.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado, conectando-o com o mundo real e mostrando aos alunos a importância prática das habilidades desenvolvidas. Ao resumir os conteúdos de forma divertida e contextualizada, garantimos que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e aplicável do que foi aprendido.

Resumo

✨ Imagine que você é um detetive digital, jornalista famoso ou até mesmo um influenciador digital! Durante esta aula, mergulhamos no mundo das perguntas e respostas em inglês, explorando perfis fictícios de redes sociais, criando entrevistas simuladas e desenhando posts incríveis para redes sociais.  Foi uma aventura cheia de investigação, criatividade e tecnologia, onde formulamos e respondemos perguntas de forma divertida e prática!

No Mundo

 No mundo atual, repleto de redes sociais, entrevistas e conteúdo digital, a habilidade de fazer e responder perguntas é crucial. Seja interagindo online, criando conteúdos para mídias sociais, ou fazendo pesquisas para um artigo, saber formular perguntas claras e responder de forma objetiva é uma habilidade essencial para comunicação eficiente e engajada!

Na Prática

 No dia a dia, formular e responder perguntas corretamente pode ajudar desde a aprimorar suas interações sociais até melhorar seu aprendizado. Saber como perguntar e responder pode abrir portas para novas oportunidades, facilitar a resolução de problemas e tornar a comunicação mais eficaz em qualquer situação!

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies