Entrar

Plano de aula de Pronomes: Objeto

Inglês

Original Teachy

Pronomes: Objeto

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Introduzir aos alunos o conceito de pronomes de objeto na língua inglesa e explicar sua função no lugar de um objeto na frase.

  2. Ensinar aos alunos os pronomes de objeto em inglês, incluindo os pronomes pessoais e pronomes possessivos adequados para a faixa etária deles.

  3. Proporcionar aos alunos a oportunidade de praticar a identificação e uso de pronomes de objeto em frases simples, através de atividades interativas em sala de aula e em casa (se for o caso).

Objetivos secundários:

  • Desenvolver a capacidade de escuta e compreensão dos alunos em inglês através de atividades de audição.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos, através de atividades em grupo.
  • Promover a participação ativa dos alunos na aula, incentivando-os a fazer perguntas e a compartilhar suas respostas e opiniões.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conteúdos: O professor inicia a aula fazendo uma breve revisão sobre os pronomes pessoais em inglês (I, you, he, she, it, we, they) e os pronomes possessivos (my, your, his, her, its, our, their). Para isso, ele pode utilizar cartazes, flashcards ou perguntar diretamente aos alunos para que eles respondam em coro ou individualmente.

  2. Situações problema: O professor propõe duas situações problema para engajar os alunos:

    • Primeira situação: "Imagine que você está brincando com seu melhor amigo no parque. Você tem uma bola e quer chamar seu amigo para brincar. Como você pode fazer isso sem repetir o nome do seu amigo muitas vezes?"
    • Segunda situação: "Agora imagine que você quer contar para a sua mãe que viu um passarinho no quintal, mas ela está ocupada na cozinha. Como você pode chamar a atenção dela sem repetir o nome dela muitas vezes?"
  3. Contextualização: O professor explica que os pronomes de objeto são muito usados em inglês para evitar repetições desnecessárias e tornar a comunicação mais fluente e natural. Ele pode dar alguns exemplos simples de uso dos pronomes de objeto na vida cotidiana, como "I love you" (Eu te amo) e "She is my sister. I love her" (Ela é minha irmã. Eu a amo).

  4. Ganhando a atenção dos alunos: O professor apresenta a importância e a relevância do tema com duas curiosidades ou fatos interessantes:

    • Primeira curiosidade: "Vocês sabiam que em algumas línguas, como o japonês, é considerado rude usar o nome da pessoa com quem você está falando? Nesses casos, os pronomes são usados com mais frequência."
    • Segunda curiosidade: "E em algumas culturas indígenas do Brasil, como os Yanomami, os nomes das pessoas são um segredo e não podem ser falados. Nesses casos, os pronomes são usados o tempo todo."
  5. Introdução do tópico: O professor apresenta o tópico da aula: "Hoje, vamos aprender sobre os pronomes de objeto em inglês. Eles são muito importantes porque nos ajudam a falar sem repetir as palavras o tempo todo. Vamos ver como eles funcionam e como usá-los corretamente!"

O professor deve garantir que todos os alunos estejam envolvidos e atentos durante a introdução, fazendo perguntas, incentivando a participação e mostrando entusiasmo pelo tópico. Ele também pode pedir para os alunos pensarem em alguns exemplos de uso de pronomes de objeto antes de começar a explicação mais aprofundada.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Explicação teórica (10 - 12 minutos):

    O professor deve explicar de forma clara e objetiva o conceito de pronomes de objeto em inglês. Para facilitar o entendimento, ele pode usar exemplos visuais, como figuras ou objetos, e fazer perguntas aos alunos para verificar a compreensão. A seguir, o professor deve:

    • Revisar os pronomes pessoais e possessivos, que foram introduzidos anteriormente.
    • Apresentar os pronomes de objeto em inglês: me, you, him, her, it, us, them.
    • Explicar que estes pronomes são usados quando o pronome age como o objeto da frase, ou seja, quando algo acontece com o pronome.
    • Dar exemplos simples de frases com pronomes de objeto, como: "He helps me" (Ele me ajuda), "She gives it to me" (Ela me dá isso).
  2. Atividade de correspondência (5 - 7 minutos):

    Para consolidar o aprendizado, o professor organiza uma atividade de correspondência em que os alunos devem emparelhar pronomes de objeto com os correspondentes pronomes pessoais ou possessivos. Para isso, o professor pode preparar cartões com os pronomes e pedir aos alunos que coloquem os cartões corretos na frente dos pronomes correspondentes escritos no quadro ou em uma folha de papel.

    Exemplo de pergunta que o professor pode fazer: "Quem pode me ajudar a colocar o cartão 'me' na frente do pronome pessoal 'I'?"

  3. Jogo de mímica (5 - 6 minutos):

    Para tornar a aprendizagem mais lúdica, o professor pode propor um jogo de mímica. Ele irá escrever algumas frases no quadro, que os alunos terão que representar com gestos. O desafio é que os alunos não podem falar as palavras, apenas fazer mímicas. O restante da turma terá que adivinhar qual pronome de objeto está sendo representado.

    Exemplo de frase: "I see you" (Eu te vejo). O aluno escolhido pode fazer gestos de olhar para alguém e depois apontar para o aluno que está adivinhando.

  4. Atividade de escrita (5 - 7 minutos):

    O professor propõe uma atividade de escrita em que os alunos devem criar suas próprias frases usando pronomes de objeto. Para facilitar a tarefa, o professor pode dar uma lista de verbos no infinitivo (como give, see, help, love) e os alunos devem escolher um verbo e criar uma frase com o pronome de objeto adequado. O professor circula pela sala, auxiliando os alunos e corrigindo possíveis erros.

Ao final do desenvolvimento, o professor deve revisar brevemente o que foi aprendido, destacando os pontos mais importantes e tirando dúvidas. Ele deve garantir que todos os alunos tenham compreendido o conceito de pronomes de objeto e se sintam confiantes para utilizá-los.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 - 7 minutos):

    O professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo e propor uma discussão em grupo sobre as soluções e descobertas que cada equipe fez durante as atividades. Ele pode fazer perguntas abertas, como "Quem pode compartilhar uma frase que criou com um pronome de objeto?" ou "Como vocês fizeram para adivinhar o pronome de objeto na mímica?".

    Durante a discussão, o professor deve reforçar os conceitos aprendidos e corrigir possíveis equívocos de forma gentil e construtiva. Ele também deve elogiar os esforços e as conquistas dos alunos, incentivando a participação de todos.

  2. Conexão com a teoria (3 - 4 minutos):

    Após a discussão, o professor deve retomar a teoria apresentada no início da aula e fazer conexões com as atividades realizadas. Ele pode dizer: "Vocês viram como usamos os pronomes de objeto nas frases que criaram? Vocês conseguiram identificar os pronomes de objeto nas frases que eu escrevi no quadro?". O objetivo é ajudar os alunos a perceberem a aplicação prática do que aprenderam e a consolidarem o conhecimento adquirido.

  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos):

    Para finalizar a aula, o professor propõe que os alunos façam uma reflexão individual sobre o que aprenderam. Ele pode fazer duas perguntas simples para guiar essa reflexão:

    • Primeira pergunta: "Qual foi a maior descoberta que você fez hoje sobre os pronomes de objeto em inglês?"
    • Segunda pergunta: "Como você pode usar o que aprendeu hoje em sua vida diária, seja na escola ou em casa?"
  4. Compartilhamento das reflexões (2 - 3 minutos):

    O professor deve convidar alguns alunos para compartilharem suas reflexões com a turma. Ele pode dizer: "Quem gostaria de compartilhar a maior descoberta que fez hoje? Quem quer contar como pode usar o que aprendeu em sua vida diária?". O objetivo é promover a reflexão, a expressão oral e a escuta ativa, habilidades fundamentais para o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos.

Durante o retorno, o professor deve manter um clima de respeito e valorização das opiniões e experiências de cada aluno. Ele deve encorajar a autodisciplina e a autorregulação, ajudando os alunos a se tornarem aprendizes autônomos e responsáveis.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos):

    No final da aula, o professor deve fazer um breve resumo dos principais pontos abordados. Ele pode dizer: "Hoje aprendemos sobre os pronomes de objeto em inglês. Lembram-se dos pronomes de objeto que estudamos? Me, you, him, her, it, us, them. Esses pronomes são usados quando o pronome age como o objeto da frase. Vimos também como usá-los corretamente em diferentes situações."

    O professor deve relembrar as atividades realizadas e a importância de cada uma delas para a compreensão do conteúdo. Ele pode fazer perguntas de revisão para verificar o entendimento dos alunos, como: "Quem pode me dizer um pronome de objeto que usamos quando falamos de nós mesmos?" ou "Qual é o pronome de objeto que usamos para falar de uma menina?".

  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos):

    O professor deve enfatizar a aplicação prática do que foi aprendido, dizendo: "Vocês viram como usamos os pronomes de objeto nas frases que criaram? Eles nos ajudam a falar de forma mais fluente e natural, evitando repetições desnecessárias. Agora, quando vocês estiverem conversando em inglês, poderão usar os pronomes de objeto corretamente."

  3. Materiais Extras (1 minuto):

    O professor pode sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Ele pode recomendar livros de inglês para crianças, sites educativos com jogos interativos de gramática, ou aplicativos de aprendizado de idiomas.

    Por exemplo, ele pode dizer: "Se vocês quiserem praticar mais os pronomes de objeto, podem jogar o 'Inglês Divertido' ou o 'ABC English' em casa. Esses são aplicativos de celular que têm atividades de inglês para crianças."

  4. Importância do Assunto (1 minuto):

    Por fim, o professor deve reforçar a importância do assunto para a vida cotidiana dos alunos. Ele pode dizer: "Os pronomes de objeto são muito úteis no nosso dia a dia. Eles nos ajudam a nos expressar melhor e a entender o que os outros estão dizendo. Quando falamos ou escrevemos em inglês, os pronomes de objeto nos permitem comunicar nossas ideias de forma mais clara e eficiente."

    Ele pode também destacar que o aprendizado de inglês abre portas para o mundo, permitindo que os alunos se comuniquem com pessoas de diferentes culturas e tenham acesso a uma infinidade de informações e oportunidades.

Ao final da aula, o professor deve garantir que todos os alunos tenham compreendido os conceitos apresentados e se sintam confiantes para utilizar os pronomes de objeto em suas conversas e atividades em inglês. Ele deve encorajar os alunos a explorar mais o assunto por conta própria e a continuar praticando o que aprenderam.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies