Entrar

Plano de aula de Pronomes: Objeto

Inglês

Original Teachy

Pronomes: Objeto

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreensão de Pronomes Objetos: O objetivo principal desta aula é que os alunos sejam capazes de entender e identificar pronomes objetos em frases simples em inglês. Eles devem ser capazes de reconhecer pronomes como "me", "you", "him", "her", "it", "us" e "them" e entender que esses pronomes são usados para substituir nomes ou grupos de nomes que são o objeto direto ou indireto de uma ação.

  2. Identificação de Pronomes Objetos em Contexto: Os alunos devem ser capazes de identificar pronomes objetos em contextos reais. Eles devem ser capazes de entender como e por que os pronomes objetos são usados em situações cotidianas.

  3. Aplicação de Pronomes Objetos: Por fim, os alunos devem ser capazes de aplicar seus conhecimentos sobre pronomes objetos em suas próprias produções de fala e escrita. Eles devem ser capazes de usar pronomes objetos corretamente em contextos apropriados.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Pronomes Sujeitos: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre pronomes sujeitos, que são os pronomes usados para identificar quem ou o que executa a ação de um verbo. O professor deve escrever alguns exemplos na lousa, como "I", "you", "he", "she", "it", "we" e "they", e pedir aos alunos para identificá-los e usá-los em frases simples.

  2. Situações-Problema: O professor, então, apresenta duas situações-problema para introduzir o tópico dos pronomes objetos. Primeiro, o professor pode dizer: "Imagine que você está brincando com seu amigo no parque e você quer dizer a ele que você viu um passarinho bonito. Como você pode dizer isso sem repetir o nome do seu amigo?". Em seguida, o professor pode dizer: "Agora, imagine que você está lendo um livro e quer contar para alguém o que aconteceu na história. Como você pode fazer isso sem repetir os nomes dos personagens?".

  3. Contextualização: O professor explica que, assim como em português, usamos pronomes para nos referirmos a pessoas ou coisas de forma mais simples. O professor pode dar exemplos de situações cotidianas para contextualizar o uso de pronomes objetos, como: "Quando vamos ao mercado, compramos muitas coisas. Eu as coloco na bolsa." ou "Eu vi o cachorro. Ele me viu também."

  4. Introdução do Tópico: O professor, então, apresenta o tópico da aula: pronomes objetos. Ele explica que os pronomes objetos são usados para se referir a pessoas ou coisas que recebem a ação do verbo. Para facilitar a compreensão, o professor pode dar alguns exemplos simples, como: "Eu vi a bola. Eu a vi" ou "João me deu um presente. Ele me deu um presente."

  5. Curiosidades: Para despertar a curiosidade dos alunos, o professor pode mencionar que, em inglês, os pronomes objetos mudam dependendo de quem ou o que está recebendo a ação do verbo. Por exemplo, em vez de dizer "Eu vi a bola. Eu a vi", em inglês dizemos "I saw the ball. I saw it." O professor também pode mencionar que em inglês usamos "me" e "you" para se referir a nós mesmos, e que em algumas situações específicas, como quando estamos falando sobre ações que fizemos para nós mesmos, usamos "myself" e "yourself".

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Atividade 1: "I Spy with My Little Eye" (10 - 15 minutos)

  1. Preparação: O professor divide a turma em pequenos grupos e entrega a cada grupo um conjunto de cartões de imagem contendo objetos comuns do cotidiano, como um livro, uma maçã, uma casa, um sol, etc.

  2. Regras do Jogo: O professor, então, explica que cada grupo receberá uma carta com uma frase curta descrevendo a localização de um objeto em particular na sala de aula. O objetivo do jogo é encontrar o objeto descrito na carta.

  3. Regência do Jogo: Os alunos, por sua vez, pegam uma carta e leem a frase em voz alta para a classe. Os grupos então, em seguida, começam a procurar o objeto descrito na sala de aula. Quando um grupo encontra o objeto, eles devem usar um pronome objeto para descrever o que encontraram. Por exemplo, "Eu vi a maçã. Eu a vi."

  4. Verificação: O grupo que encontrou o objeto deve apresentar a carta para a turma para confirmar que encontraram o objeto correto. Se estiverem corretos, eles ficam com a carta. O jogo continua até que todos os objetos tenham sido encontrados por diferentes grupos.

  5. Discussão das Respostas: Após o jogo, o professor lidera uma discussão com a turma sobre as frases usadas pelos grupos para descrever os objetos que encontraram. O professor enfatiza o uso dos pronomes objetos em inglês e como eles são usados para substituir nomes ou grupos de nomes que são o objeto de uma ação.

Atividade 2: "Pass the Ball" (10 - 15 minutos)

  1. Preparação: O professor forma um círculo com os alunos e entrega uma bola para um dos alunos.

  2. Regras do Jogo: O professor explica que o objetivo do jogo é passar a bola para um colega usando um pronome objeto corretamente em uma frase.

  3. Regência do Jogo: O aluno com a bola começa dizendo uma frase sobre uma ação que eles fizeram. Por exemplo, "Eu joguei a bola. Eu a joguei." Em seguida, eles passam a bola para outro aluno, dizendo o nome do aluno e o pronome objeto corretamente na frase. Por exemplo, "Maria, você leu o livro. Você o leu."

  4. Verificação: Se o aluno que recebe a bola usar o pronome objeto corretamente em sua frase, ele pode continuar o jogo passando a bola para outro aluno. Se ele cometer um erro, o jogo recomeça com o aluno anterior.

  5. Discussão das Respostas: Após o jogo, o professor discute com a turma sobre as frases usadas pelos alunos e os pronomes objetos corretamente aplicados. O professor também pode corrigir quaisquer erros que tenham sido cometidos durante o jogo.

O professor pode escolher uma ou ambas as atividades, dependendo do tempo disponível e da dinâmica da turma. Ambas as atividades são projetadas para serem divertidas e envolventes, incentivando os alunos a praticar o uso de pronomes objetos em um contexto significativo.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo: O professor reúne todos os alunos em um grande círculo e inicia uma discussão em grupo. Ele pode começar perguntando: "Quem pode me dizer o que aprendemos hoje sobre pronomes objetos?". Os alunos são encorajados a compartilhar suas respostas e ideias. O professor deve garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e que todas as respostas sejam valorizadas.

  2. Conexão com a Teoria: O professor, então, conecta a discussão com as atividades práticas que foram realizadas. Ele pode perguntar: "Como as atividades 'I Spy with My Little Eye' e 'Pass the Ball' nos ajudaram a entender melhor os pronomes objetos?". Os alunos podem compartilhar suas experiências e como as atividades os ajudaram a compreender e aplicar a teoria de pronomes objetos.

  3. Revisão dos Conteúdos Aprendidos: O professor faz uma revisão rápida dos pronomes objetos, destacando os pontos mais importantes. Ele pode pedir aos alunos que repitam as regras ou conceitos-chave em voz alta para reforçar o aprendizado. Por exemplo, o professor pode dizer: "Lembrem-se, usamos 'me', 'you', 'him', 'her', 'it', 'us' e 'them' para se referir a pessoas ou coisas que recebem a ação do verbo".

  4. Reflexão sobre o Aprendizado: O professor conclui a aula pedindo aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam. Ele pode fazer duas perguntas simples para facilitar a reflexão. A primeira pergunta pode ser: "O que foi mais interessante ou divertido que você aprendeu sobre pronomes objetos hoje?". A segunda pergunta pode ser: "Como você pode usar o que aprendeu hoje em situações do dia a dia?".

  5. Feedback dos Alunos: O professor encerra a aula solicitando feedback dos alunos. Ele pode perguntar: "O que você achou da aula de hoje? O que podemos fazer para tornar as próximas aulas ainda melhores?". Os alunos são incentivados a compartilhar suas opiniões e sugestões de melhorias.

  6. Registro do Aprendizado: O professor registra as principais conclusões e feedbacks dos alunos em um pedaço de papel ou em um documento eletrônico para futura referência. Ele pode usar esses registros para adaptar futuras aulas e garantir que os objetivos de aprendizado sejam alcançados de maneira eficaz.

O retorno é uma parte crucial da aula, pois ajuda a consolidar o aprendizado dos alunos, a valorizar suas contribuições e a melhorar a qualidade do ensino.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação: O professor conclui a aula fazendo um resumo dos principais pontos abordados. Ele recapitula a definição de pronomes objetos e sua importância na substituição de nomes ou grupos de nomes que são o objeto de uma ação. O professor reforça que, em inglês, os pronomes objetos mudam dependendo do sujeito da frase e que o uso correto desses pronomes ajuda a tornar a comunicação mais clara e concisa.

  2. Conexão entre Teoria e Prática: O professor enfatiza como a aula conectou a teoria dos pronomes objetos com a prática. Ele destaca como as atividades "I Spy with My Little Eye" e "Pass the Ball" proporcionaram aos alunos a oportunidade de aplicar seus conhecimentos de maneira significativa. O professor também menciona como a discussão em grupo e a reflexão final ajudaram a consolidar o aprendizado dos alunos.

  3. Materiais Extras: O professor sugere alguns materiais adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento sobre pronomes objetos. Ele pode recomendar livros de inglês para crianças que tenham atividades relacionadas ao tópico, sites educacionais com jogos interativos ou vídeos curtos que explicam o conceito de maneira divertida e envolvente.

  4. Aplicação Prática: O professor encoraja os alunos a praticarem o que aprenderam em casa. Ele pode sugerir que os alunos criem pequenas histórias ou diálogos usando pronomes objetos, ou que prestem atenção ao uso de pronomes objetos em filmes ou programas de TV em inglês. O professor ressalta que a prática regular é fundamental para a consolidação do aprendizado.

  5. Importância do Assunto: Por fim, o professor explica a importância dos pronomes objetos para a comunicação em inglês. Ele destaca que, ao usar pronomes objetos corretamente, os alunos serão capazes de se expressar de maneira mais eficaz e eficiente. Além disso, o professor menciona que o conhecimento de pronomes objetos é essencial para a compreensão de textos e conversas em inglês, que frequentemente os utilizam.

  6. Encerramento: O professor conclui a aula agradecendo a participação ativa de todos os alunos e reforçando que a compreensão de pronomes objetos é um passo importante no caminho para se tornarem falantes de inglês mais confiantes e competentes. Ele também lembra aos alunos que eles podem sempre fazer perguntas e pedir ajuda se tiverem dúvidas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies