Entrar

Plano de aula de Área de Figuras Planas: Quadrados Unitários

Matemática

Original Teachy

'EF04MA21'

Área de Figuras Planas: Quadrados Unitários

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Área de Figuras Planas: Quadrados Unitários

Palavras ChaveÁrea de Figuras Planas, Quadrados Unitários, Malha Quadriculada, Metodologia Digital, Aprendizagem Ativa, Redes Sociais, Geometria, Tecnologia, Gamificação, Colaboração, Feedback 360°, Criatividade
Materiais NecessáriosFolhas de papel quadriculado, Celulares com acesso à internet, Aplicativos de redes sociais (Instagram, TikTok), Computadores com internet, Aplicativos de edição de vídeo, Aplicativos de geolocalização e realidade aumentada (ex.: Actionbound, Seek by iNaturalist), Canetas e lápis, Régua, Material para anotação (cadernos ou tablets)
Códigos BNCCEF04MA21: Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma compreensão clara dos objetivos principais e secundários que os alunos devem alcançar durante a aula. Isso serve como uma base para orientar todas as atividades subsequentes, garantindo que tanto o professor quanto os alunos estejam alinhados e focados no desenvolvimento das habilidades necessárias para calcular a área de figuras planas em malhas quadriculadas.

Objetivos principais:

1. Calcular a área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, utilizando a contagem de quadradinhos inteiros.

2. Reconhecer e calcular a área de figuras que contêm pedaços de quadradinhos, somando as partes para obter o total.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de observação e análise ao identificar diferentes formas de calcular a área.
  2. Estimular o raciocínio lógico e matemático através da prática de atividades em grupo.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

 A finalidade desta etapa é aquecer os alunos e prepará-los para as atividades práticas, conectando o tema com suas vidas através da pesquisa individual e da discussão em grupo. Esta fase ajuda a tornar o aprendizado mais relevante e contextualizado, criando um ambiente no qual os alunos se sintam motivados e engajados com o conteúdo.

Aquecendo

 Inicie apresentando um resumo breve sobre o tema da aula: a área de figuras planas em malhas quadriculadas. Explique que o conceito de área é uma medida da superfície de uma figura e que, ao utilizar uma malha quadriculada, podemos simplificar esse cálculo contando os quadradinhos. Peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante ou curioso sobre o cálculo de áreas em malhas quadriculadas. Incentive-os a compartilhar o que encontraram com a classe, promovendo uma troca inicial de conhecimentos.

Reflexões Iniciais

1. ❓ Por que é importante saber calcular a área de figuras planas?

2. ❓ Como você descreveria uma malha quadriculada para alguém que nunca viu uma?

3. ❓ Que tipo de figuras geométricas você acha que formam os pedaços de quadradinhos ao redor das bordas?

4. ❓ Quais são as principais dificuldades que você encontrou ao estudar esse tema?

5. ❓ Como você acha que o cálculo da área pode ser útil no dia a dia?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma experiência prática e interativa que consolide seu conhecimento sobre cálculo de áreas de figuras planas em malhas quadriculadas. Utilizando tecnologias digitais, os alunos se tornam protagonistas do aprendizado, conectando o conteúdo da aula com a realidade moderna e suas próprias experiências digitais.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Desenhando Cidades nas Redes Sociais

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de cálculo de área de figuras planas e utilizar plataformas de redes sociais para compartilhar conhecimentos.

- Descrição: Os alunos serão desafiados a criar uma pequena cidade usando uma malha quadriculada. Após desenhar as áreas das figuras (casas, parques, edifícios, etc.), eles deverão calcular a área de cada figura. Depois, utilizando redes sociais como Instagram ou TikTok, cada grupo criará um post ou um vídeo explicando como calcularam as áreas e a importância dessa habilidade na vida real.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Distribua uma folha de papel quadriculado para cada grupo.

  • Peça aos alunos que desenhem uma pequena cidade, incluindo várias figuras geométricas como casas (retângulos), parques (quadrados), edifícios (quadrados e retângulos).

  • Os alunos devem calcular a área de cada figura desenhada.

  • Utilizando seus celulares, cada grupo deve criar um post no Instagram ou um vídeo no TikTok explicando o processo de cálculo das áreas e discutindo a importância dessa habilidade.

  • Os grupos compartilham seus posts/vídeos com a turma e discutem o que aprenderam.

Atividade 2 - Influenciadores Digitais da Matemática

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a criatividade e habilidades de comunicação dos alunos ao criar conteúdo digital educativo.

- Descrição: Cada grupo de alunos será convertido em uma equipe de influenciadores digitais, cujo objetivo é criar um tutorial em vídeo para o YouTube sobre como calcular a área de figuras em uma malha quadriculada. Eles podem usar aplicativos de edição de vídeo para tornar o conteúdo mais interativo e interessante.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Entregue uma folha de papel quadriculado para cada grupo e ofereça acesso a um computador com internet.

  • Os alunos devem desenhar várias figuras na malha quadriculada e calcular suas áreas.

  • Cada grupo deve planejar e gravar um tutorial em vídeo explicando como calcular a área de figuras desenhadas na malha quadriculada.

  • Incentive o uso de aplicativos de edição de vídeo para adicionar efeitos especiais e tornar o tutorial mais envolvente.

  • Os vídeos devem ser compartilhados com a turma para discussão.

Atividade 3 - Jogo Digital: Detetives das Áreas

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Motivar os alunos a aprender de forma interativa e prática, utilizando tecnologia para resolver problemas reais.

- Descrição: Os alunos participarão de um jogo gamificado onde se tornarão 'detetives das áreas'. Utilizando um aplicativo de jogo de geolocalização e realidade aumentada, os alunos encontrarão figuras geométricas espalhadas pela escola ou pelo ambiente virtual e calcularão suas áreas para avançar no jogo.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Instrua os alunos a baixarem um aplicativo de geolocalização e realidade aumentada (ex.: Actionbound, Seek by iNaturalist) em seus celulares.

  • Crie uma série de pistas e locais virtuais/físicos onde os alunos encontrarão figuras geométricas desenhadas em malhas quadriculadas.

  • Os alunos deverão encontrar as figuras, calcular suas áreas e registrar suas respostas no aplicativo para avançar no jogo.

  • Estabeleça um desafio final onde os grupos deverão calcular a área de uma figura complexa para completar o jogo.

  • Os grupos que completarem o jogo discutem suas estratégias e soluções com a turma.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

 A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através da reflexão e do compartilhamento de experiências. A discussão em grupo e o feedback 360° proporcionam uma oportunidade para que os alunos analisem criticamente suas abordagens, reconheçam os pontos fortes e áreas de melhoria, e aprendam uns com os outros, promovendo um ambiente colaborativo e de crescimento mútuo.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Inicie a discussão pedindo a cada grupo que compartilhe como foi o processo de criação e cálculo das áreas em suas atividades. Incentive-os a falar sobre as dificuldades encontradas, as estratégias utilizadas e as soluções encontradas. Sugira que cada grupo apresente um resumo das etapas seguidas e das lições aprendidas. Utilize um breve roteiro para guiar a discussão: Agradeça a participação de todos e peça que cada grupo compartilhe suas experiências. Pergunte sobre os desafios encontrados e como foram superados. Peça que expliquem o impacto do uso das redes sociais e tecnologias digitais no aprendizado do cálculo de áreas. Encoraje a troca de ideias entre os grupos, promovendo um ambiente de colaboração e aprendizado mútuo.

Reflexões

1. ❓ Como o uso de tecnologias digitais e redes sociais influenciou o aprendizado do cálculo de áreas? 2. ❓ Quais foram as principais dificuldades encontradas ao calcular figuras com pedaços de quadradinhos? Como foram superadas? 3. ❓ De que forma você acha que esse conhecimento pode ser aplicado em situações do dia a dia?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°. Peça que cada aluno ofereça feedback construtivo e respeitoso para os colegas do grupo. Oriente a turma para que mencionem pontos positivos, desafios superados e sugestões de melhoria. Diga para utilizarem frases como 'Eu gostei de como você...', 'Acho que você poderia melhorar em...', e 'Uma coisa que você fez muito bem foi...'. Enfatize a importância de manter um ambiente de apoio e colaboração.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar os conhecimentos adquiridos, mostrando aos alunos como o aprendizado em sala de aula se aplica no mundo real e moderno. A conclusão divertida e conectada com a realidade atual visa reforçar o engajamento dos alunos e destacar a relevância prática do conteúdo explorado, incentivando-os a continuar aprendendo e explorando. 

Resumo

Resumo Divertido: Parabéns, detetives das áreas!  Hoje, vocês exploraram cidades quadriculadas, se tornaram influenciadores matemáticos e dominaram o cálculo de áreas, contando quadradinhos inteiros e pedaços. Vocês aprenderam a transformar simples desenhos em complexas figuras geométricas, tudo com a ajuda da tecnologia e da criatividade! 

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual: Na era digital, entender conceitos matemáticos como a área de figuras planas é essencial. Isso não só ajuda em tarefas cotidianas, como planejar um jardim ou desenhar uma planta de casa, mas também é fundamental em carreiras que envolvem tecnologia, engenharia, design e arquitetura. O uso de redes sociais e ferramentas digitais que exploramos hoje é um reflexo de como a matemática está integrada ao mundo moderno, facilitando a colaboração e o aprendizado de forma interativa. 

Na Prática

️ Importância no Dia a Dia: Saber calcular áreas é uma habilidade prática com aplicações infinitas - desde medir o espaço de um cômodo até planejar projetos de construção e compreender mapas e gráficos. É uma competência que melhora o raciocínio lógico e analítico, essencial em uma era onde a informação visual e espacial é dominante. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies