Entrar

Plano de aula de Área de Figuras Planas: Quadrados Unitários

Matemática

Original Teachy

'EF04MA21'

Área de Figuras Planas: Quadrados Unitários

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Área de Figuras Planas: Quadrados Unitários

Palavras ChaveÁrea de Figuras Planas, Quadrados Unitários, Malha Quadriculada, Contagem de Quadradinhos, Habilidades Socioemocionais, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Método RULER, Matemática, 4º Ano do Ensino Fundamental, Meditação Guiada, Reflexão Emocional
Materiais NecessáriosFolhas de papel com malhas quadriculadas, Lápis, Borracha, Cadernos, Quadro branco e marcadores, Relógio ou cronômetro (para meditação), Espaço tranquilo para meditação, Mural (opcional)
Códigos BNCCEF04MA21: Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do Plano de Aula Socioemocional é preparar os alunos para o aprendizado do cálculo da área de figuras planas em malhas quadriculadas, ao mesmo tempo que se promove o desenvolvimento de competências socioemocionais. Ao descrever os objetivos, o professor estabelece expectativas claras e cria um ambiente de aprendizado onde os alunos se sentem seguros para explorar conceitos matemáticos e expressar suas emoções de forma apropriada.

Objetivos Principais

1. Compreender como calcular a área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada pela contagem dos quadradinhos ou de pedaços de quadradinhos.

2. Desenvolver habilidades socioemocionais ao reconhecer, entender, nomear, expressar e regular emoções durante a resolução de problemas matemáticos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Atividade de Aquecimento Emocional

Meditação Guiada para Foco e Concentração

A atividade de aquecimento emocional que será realizada é a Meditação Guiada. A Meditação Guiada é uma prática que ajuda os alunos a focarem no momento presente, reduzindo a ansiedade e promovendo um estado de calma e concentração. Este tipo de atividade é especialmente útil para preparar a mente dos alunos para o aprendizado, aumentando a receptividade e a atenção durante a aula.

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com as costas retas e os pés apoiados no chão.

2. Explique que a atividade de hoje é uma Meditação Guiada, que ajudará a acalmar a mente e focar no presente.

3. Inicie pedindo aos alunos que fechem os olhos e respirem profundamente três vezes, inalando pelo nariz e exalando pela boca.

4. Oriente os alunos a prestarem atenção à sua respiração natural, sentindo o ar entrar e sair dos pulmões.

5. Conduza-os a imaginar um lugar tranquilo e seguro, como uma praia ou um campo florido, descrevendo os detalhes deste lugar para que eles possam visualizá-lo claramente.

6. Continue guiando a imaginação dos alunos, incentivando-os a explorar este lugar com todos os seus sentidos (ouvindo os sons, sentindo os cheiros, etc.).

7. Após alguns minutos, peça aos alunos que lentamente comecem a trazer a atenção de volta para a sala de aula, movendo os dedos e os pés.

8. Finalize a atividade pedindo que abram os olhos quando se sentirem prontos e façam uma respiração profunda final.

Contextualização do Conteúdo

O cálculo da área de figuras planas é uma habilidade matemática fundamental que utilizamos em diversas situações cotidianas, como ao medir o espaço de um terreno ou calcular a quantidade de material necessária para cobrir uma superfície. Entender a área ajuda a fazer planejamentos mais precisos e eficientes. Além disso, ao trabalhar com malhas quadriculadas, desenvolvemos habilidades de observação e atenção aos detalhes. Essa atividade também será uma oportunidade para exercitar o reconhecimento e a regulação de nossas emoções, promovendo um ambiente de aprendizado mais positivo e colaborativo.

Desenvolvimento

Duração: (60 - 75 minutos)

Roteiro Teórico

Duração: (20 - 25 minutos)

1. Definição de Área: Explique aos alunos que a área de uma figura plana é a medida da superfície dentro da figura. É quantificada em unidades quadradas, como cm² ou m².

2. Quadrados Unitários: Mostre que um quadrado unitário é um quadrado com cada lado medindo uma unidade de comprimento. Portanto, a área de um quadrado unitário é uma unidade quadrada.

3. Malha Quadriculada: Descreva a malha quadriculada como uma rede de quadrados unitários. É uma ferramenta útil para visualizar e calcular a área de figuras planas.

4. Calcular Área pela Contagem: Demonstre como contar os quadrados inteiros dentro de uma figura para calcular sua área. Por exemplo, se uma figura ocupa 5 quadrados inteiros, sua área é 5 unidades quadradas.

5. Contagem de Pedaços de Quadrados: Explique como lidar com quadrados parcialmente preenchidos. Uma abordagem comum é contar quatro pedaços menores que, juntos, formam um quadrado unitário.

6. Exemplos Práticos: Desenhe várias figuras em uma malha quadriculada no quadro e calcule a área junto com os alunos. Comece com figuras simples como retângulos e quadrados, depois avance para formas mais complexas.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: (35 - 40 minutos)

Calculando Áreas em Malha Quadriculada

Os alunos irão trabalhar em pares para desenhar e calcular a área de diversas figuras em malhas quadriculadas. Esta atividade prática permitirá que eles apliquem os conceitos aprendidos na seção teórica e, ao mesmo tempo, desenvolvam habilidades socioemocionais.

1. Distribua folhas de papel com malhas quadriculadas para cada par de alunos.

2. Peça aos alunos que desenhem cinco figuras diferentes na malha. As figuras devem incluir quadrados, retângulos e formas irregulares.

3. Oriente os alunos a calcular a área de cada figura desenhada, contando os quadrados inteiros e somando os pedaços de quadrados, quando necessário.

4. Durante a atividade, incentive os alunos a refletirem sobre suas emoções enquanto trabalham em equipe, usando o método RULER.

5. Após terminar os cálculos, cada par deve trocar as folhas de papel com outro par e verificar os cálculos uns dos outros.

6. Reúna todos os alunos para uma discussão em grupo sobre a atividade.

Discussão e Feedback em Grupo

Para a discussão em grupo, inicie perguntando aos alunos como se sentiram durante a atividade. Utilize o método RULER para guiar a conversa:

Reconhecer: Pergunte aos alunos se conseguiram identificar suas emoções e as de seus colegas enquanto trabalhavam juntos. Compreender: Discuta as causas das emoções sentidas (por exemplo, frustração ao cometer um erro ou alegria ao resolver um problema corretamente) e suas consequências.

Nomear: Incentive os alunos a nomearem as emoções que experimentaram, como ansiedade, felicidade ou confusão. Expressar: Pergunte como eles expressaram essas emoções e se foi de maneira apropriada. Regular: Converse sobre estratégias que utilizaram ou poderiam utilizar para regular emoções negativas e manter um ambiente de trabalho positivo e colaborativo.

Conclusão

Duração: (20 - 25 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Para a reflexão e regulação emocional, peça aos alunos que escrevam um parágrafo sobre os desafios que enfrentaram durante a aula e como geriram suas emoções. Alternativamente, conduza uma discussão em círculo onde cada aluno compartilha suas experiências. Incentive-os a pensar sobre momentos específicos em que sentiram emoções fortes e como lidaram com elas. Pergunte o que aprenderam sobre si mesmos e suas emoções ao trabalhar com seus colegas na atividade matemática.

Objetivo: O objetivo desta atividade é encorajar os alunos a praticarem a autoavaliação e a regulação emocional. Ao refletirem sobre os desafios enfrentados e as emoções sentidas, os alunos podem identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras no futuro. Esta prática promove o autoconhecimento e o autocontrole, desenvolvendo a inteligência emocional necessária para o sucesso acadêmico e pessoal.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para o encerramento, peça aos alunos que definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Explique que essas metas podem incluir melhorar a precisão ao calcular áreas, colaborar mais efetivamente com colegas, ou usar estratégias emocionais para se manter calmo e focado durante atividades desafiadoras. Os alunos podem escrever essas metas em seus cadernos ou em um mural na sala de aula.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Melhorar a precisão ao calcular áreas de figuras planas.

2. Colaborar mais efetivamente com colegas durante atividades.

3. Usar estratégias emocionais para se manter calmo e focado.

4. Praticar a autoavaliação e a regulação emocional em atividades futuras. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e promover a aplicação prática do aprendizado. Ao definir metas pessoais e acadêmicas, os alunos são incentivados a continuar desenvolvendo suas habilidades tanto no contexto matemático quanto socioemocional. Isso ajuda a garantir uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal, preparando-os para enfrentar desafios futuros com confiança e resiliência.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies