Entrar

Plano de aula de Unidades de Medida: Tempo

Matemática

Original Teachy

'EF04MA22'

Unidades de Medida: Tempo

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Unidades de Medida: Tempo

Palavras ChaveUnidades de Medida de Tempo, Segundos, Minutos, Horas, Conversão de Unidades, Leitura de Intervalos de Tempo, Aplicações Práticas, Rotina Diária, Exemplos Numéricos, Relógios Analógicos, Relógios Digitais, Curiosidades sobre Tempo, Planejamento do Tempo, Organização Diária
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Relógio analógico para demonstração, Relógio digital para demonstração, Folhas de papel, Lápis, Borracha, Imagens de relógios (analógicos e digitais), Calculadora (opcional), Fichas de exercícios práticos
Códigos BNCCEF04MA22: Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é apresentar aos alunos o tópico das unidades de medida de tempo, especificamente segundos, minutos e horas. Ao definir claramente os objetivos da aula, os alunos terão uma compreensão clara do que se espera que eles aprendam e como isso será aplicado. Isso ajudará a estruturar a aula de maneira organizada e focada, garantindo que todos os conceitos importantes sejam abordados e compreendidos.

Objetivos principais:

1. Ensinar os alunos a ler intervalos de tempo em diferentes unidades de medida (segundos, minutos e horas).

2. Demonstrar a conversão entre segundos, minutos e horas, e vice-versa.

3. Desenvolver a compreensão dos alunos sobre a importância e a aplicação prática das unidades de medida de tempo.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é apresentar aos alunos o tópico das unidades de medida de tempo, especificamente segundos, minutos e horas. Ao definir claramente os objetivos da aula, os alunos terão uma compreensão clara do que se espera que eles aprendam e como isso será aplicado. Isso ajudará a estruturar a aula de maneira organizada e focada, garantindo que todos os conceitos importantes sejam abordados e compreendidos.

Contexto

Para iniciar a aula sobre unidades de medida de tempo, comece perguntando aos alunos sobre suas rotinas diárias. Pergunte quantos minutos eles levam para chegar à escola, quantas horas eles passam na escola e quantos segundos eles acham que duram um minuto. Relacione essas respostas com a importância de medir o tempo de maneira precisa para organizar nossas atividades diárias. Explique que, ao entender e converter unidades de tempo, podemos planejar melhor nossos dias e entender o tempo de forma mais clara.

Curiosidades

Sabia que a menor unidade de tempo já medida é o zeptosegundo, que é um trilionésimo de um bilionésimo de um segundo? E que o Big Ben em Londres é um dos relógios mais famosos do mundo, conhecido pela sua precisão em marcar o tempo?

Desenvolvimento

Duração: (50 - 60 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma compreensão detalhada das unidades de medida de tempo e suas conversões. Ao abordar tópicos específicos e resolver questões práticas, os alunos poderão aplicar os conceitos aprendidos em situações cotidianas, reforçando seu entendimento e habilidade de leitura e conversão de intervalos de tempo.

Tópicos Abordados

1. Unidades de Medida de Tempo: Explique que as unidades de medida de tempo mais comuns são segundos, minutos e horas. Defina cada uma delas e forneça exemplos práticos do dia a dia. 2. Conversão entre Unidades: Detalhe como converter segundos em minutos e minutos em horas, e vice-versa. Use exemplos numéricos claros e simples para ilustrar o processo de conversão, como 60 segundos = 1 minuto e 60 minutos = 1 hora. 3. Leitura de Intervalos de Tempo: Mostre como ler intervalos de tempo em diferentes contextos, como em relógios analógicos e digitais. Utilize exemplos visuais, como imagens de relógios, para ajudar na compreensão. 4. Aplicações Práticas: Demonstre a importância de entender e converter unidades de tempo no cotidiano. Exemplifique com situações comuns, como calcular a duração de uma atividade ou o tempo gasto em deslocamentos.

Questões para Sala de Aula

1. Quantos segundos há em 3 minutos? 2. Se uma aula começa às 10:15 e termina às 11:00, quanto tempo durou a aula em minutos? 3. Converta 2 horas e 30 minutos para minutos.

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os conceitos aprendidos durante a aula, garantindo que os alunos compreendam bem como ler intervalos de tempo e converter entre diferentes unidades de medida de tempo. Através da discussão detalhada das respostas e do engajamento dos alunos com perguntas reflexivas, promove-se uma maior internalização do conteúdo e a capacidade de aplicá-lo em situações práticas.

Discussão

  • Explique as respostas para as questões apresentadas na etapa de Desenvolvimento:

    1. Quantos segundos há em 3 minutos?
    • Para resolver essa questão, lembre-se que 1 minuto equivale a 60 segundos. Portanto, para encontrar quantos segundos há em 3 minutos, multiplique 3 por 60.
    • Resposta: 3 minutos * 60 segundos/minuto = 180 segundos.
    1. Se uma aula começa às 10:15 e termina às 11:00, quanto tempo durou a aula em minutos?
    • Primeiro, identifique o intervalo de tempo entre 10:15 e 11:00. Observe que 10:15 é 15 minutos depois das 10:00, e 11:00 é 45 minutos depois das 10:15.
    • Portanto, a duração da aula é de 45 minutos.
    • Resposta: 45 minutos.
    1. Converta 2 horas e 30 minutos para minutos.
    • Para converter horas em minutos, lembre-se que 1 hora equivale a 60 minutos. Multiplique o número de horas por 60 e depois adicione os minutos adicionais.
    • 2 horas * 60 minutos/hora = 120 minutos.
    • Adicione os 30 minutos adicionais.
    • Resposta: 120 minutos + 30 minutos = 150 minutos.

Engajamento dos Alunos

1. Perguntas e reflexões para engajar os alunos: 2. 1. Como você utiliza a medição do tempo na sua rotina diária? Dê exemplos. 3. 2. Por que é importante saber converter diferentes unidades de tempo? Você consegue pensar em uma situação onde isso seria útil? 4. 3. Se você tivesse que explicar a um colega como converter minutos para segundos, como você faria isso? 5. 4. Se uma viagem de carro leva 2 horas e 45 minutos, quanto tempo isso seria em minutos? Você pode calcular? 6. 5. Por que achamos mais fácil usar minutos e horas do que segundos em algumas situações?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os conceitos aprendidos durante a aula, garantindo que os alunos compreendam bem como ler intervalos de tempo e converter entre diferentes unidades de medida de tempo. Através da recapitulação e da ênfase na aplicação prática, os alunos podem internalizar melhor o conteúdo e entender sua importância no cotidiano.

Resumo

  • As unidades de medida de tempo mais comuns são: segundos, minutos e horas.
  • Um minuto equivale a 60 segundos e uma hora equivale a 60 minutos.
  • A conversão entre essas unidades pode ser feita multiplicando ou dividindo pelos fatores correspondentes (60 segundos = 1 minuto, 60 minutos = 1 hora).
  • A leitura de intervalos de tempo pode ser feita em relógios analógicos e digitais, e é importante para a organização diária.
  • Aplicações práticas do entendimento das unidades de tempo incluem calcular a duração de atividades e planejar deslocamentos.

A aula conectou a teoria com a prática ao usar exemplos do cotidiano dos alunos, como o tempo que eles levam para chegar à escola e a duração de suas aulas. Através de exemplos numéricos e exercícios práticos, os alunos puderam ver como as unidades de medida de tempo são aplicadas em situações reais e como a conversão entre essas unidades é realizada.

Entender e converter unidades de medida de tempo é essencial no dia a dia, pois nos permite organizar nossas atividades de forma eficiente e planejar melhor nosso tempo. Saber quanto tempo uma atividade leva ou quanto tempo precisamos para nos deslocar de um lugar a outro é fundamental para uma rotina organizada. Curiosidades como a precisão do Big Ben e a menor unidade de tempo medida, o zeptosegundo, tornam o assunto ainda mais interessante e relevante.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies