Entrar

Plano de aula de Gráficos de Colunas ou Pictóricos

Matemática

Original Teachy

'EF04MA27'

Gráficos de Colunas ou Pictóricos

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Gráficos de Colunas ou Pictóricos

Palavras ChaveGráficos de Colunas, Gráficos Pictóricos, Interpretação de Dados, Visualização de Dados, Trabalho em Equipe, Comunicação Oral, Análise de Dados, Habilidades Práticas, Mercado de Trabalho, Matemática, 4º Ano do Ensino Fundamental
Materiais NecessáriosVídeo curto sobre gráficos, Papel, Régua, Lápis de cor, Imagens para gráficos pictóricos, Folha com diferentes gráficos de colunas e pictóricos, Conjunto de dados simples (preferências de sabores de sorvete, tipos de frutas favoritas, etc.)
Códigos BNCCEF04MA27: Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.; EF04MA28: Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaCombinatória, Probabilidade e Estatística

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer aos alunos uma compreensão clara sobre gráficos de colunas e pictóricos, destacando a importância da interpretação de dados visuais. Isso é essencial não apenas para o desenvolvimento acadêmico, mas também para habilidades práticas aplicáveis no mercado de trabalho, onde a análise e interpretação de dados são frequentemente requeridas.

Objetivos principais:

1. Reconhecer e entender o que são gráficos de colunas e pictóricos.

2. Aprender a extrair informações desses gráficos, como o total de pessoas ou de determinadas respostas.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a habilidade de interpretar dados visuais.
  2. Familiarizar-se com a terminologia associada a gráficos de colunas e pictóricos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é despertar o interesse dos alunos pelo tema, contextualizando a importância dos gráficos de colunas e pictóricos em situações reais e no mercado de trabalho. Isso cria uma base sólida para a compreensão dos conceitos e habilidades que serão desenvolvidos ao longo da aula.

Contextualização

Os gráficos de colunas e pictóricos são ferramentas essenciais para a visualização de dados. Eles nos ajudam a interpretar informações de forma rápida e clara, permitindo que compreendamos tendências e façamos comparações. Imagine estar em uma feira de ciências onde cada grupo de alunos apresenta seus projetos. Usar gráficos de colunas ou pictóricos para mostrar os resultados das pesquisas facilita a compreensão de todos os presentes, tornando as informações acessíveis até mesmo para quem não tem conhecimento profundo sobre o assunto.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Sabia que gráficos de colunas e pictóricos são amplamente utilizados em diversas profissões? No marketing, por exemplo, eles são usados para analisar o comportamento dos consumidores e o desempenho de campanhas publicitárias. Na área de saúde, são essenciais para apresentar dados epidemiológicos e estatísticas de doenças. Além disso, jornalistas utilizam esses gráficos para ilustrar notícias e reportagens, tornando as informações mais atraentes e compreensíveis para o público.

Atividade Inicial

Para iniciar a aula de forma envolvente, mostre um vídeo curto de 2 minutos que ilustra diferentes tipos de gráficos de colunas e pictóricos em situações do dia a dia. Após o vídeo, faça uma pergunta provocadora: 'Como vocês acham que esses gráficos podem ajudar a tomar decisões importantes?' Incentive os alunos a discutir em duplas por 3 minutos e depois compartilhar suas ideias com a turma.

Desenvolvimento

Duração: (50 - 55 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar uma experiência prática e interativa, onde os alunos possam aplicar os conhecimentos adquiridos sobre gráficos de colunas e pictóricos. A criação e interpretação dos próprios gráficos permite uma compreensão mais profunda e significativa, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.

Tópicos a Abordar

  1. Definição e características de gráficos de colunas.
  2. Definição e características de gráficos pictóricos.
  3. Leitura e interpretação de dados em gráficos de colunas.
  4. Leitura e interpretação de dados em gráficos pictóricos.

Reflexões Sobre o Tema

Os alunos devem refletir sobre a importância dos gráficos para a comunicação de dados no dia a dia e em diversas profissões. Oriente uma discussão sobre como a visualização de dados pode influenciar a tomada de decisões e a compreensão de informações complexas. Pergunte aos alunos como eles utilizam ou poderiam utilizar gráficos no cotidiano, incentivando-os a pensar em exemplos práticos e reais.

Mini Desafio

Criando e Interpretando Gráficos

Os alunos serão divididos em grupos para criar seus próprios gráficos de colunas e pictóricos baseados em dados fornecidos pelo professor. Após a criação, cada grupo apresentará seus gráficos à turma, explicando os dados e o que eles representam.

Instruções

  1. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
  2. Distribua um conjunto de dados simples para cada grupo (por exemplo, preferências de sabores de sorvete, tipos de frutas favoritas, etc.).
  3. Oriente os grupos a escolherem um tipo de gráfico para representar seus dados: gráfico de colunas ou gráfico pictórico.
  4. Forneça materiais como papel, régua, lápis de cor e imagens para os gráficos pictóricos.
  5. Oriente os alunos a criarem seus gráficos, garantindo que todos os membros do grupo participem.
  6. Após a criação dos gráficos, cada grupo deve apresentar seu gráfico para a turma, explicando os dados representados e respondendo a perguntas dos colegas.

Objetivo: Desenvolver habilidades práticas na criação e interpretação de gráficos, além de promover o trabalho em equipe e a comunicação oral.

Duração: (30 - 35 minutos)

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Distribua uma folha com diferentes gráficos de colunas e pictóricos.
  2. Peça aos alunos para responderem perguntas baseadas nos gráficos, como: 'Qual é o total de pessoas que preferem sorvete de chocolate?' ou 'Quantas pessoas participaram da pesquisa?'
  3. Facilite a correção coletiva, discutindo as respostas e esclarecendo dúvidas.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado dos alunos, oferecendo uma oportunidade para recapitular os principais pontos abordados, refletir sobre a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e destacar a importância destes no dia a dia e no mercado de trabalho. Esta etapa final visa garantir que os alunos deixem a aula com uma compreensão clara e prática do tema.

Discussão

Promova uma discussão final sobre a importância dos gráficos de colunas e pictóricos na comunicação de dados. Pergunte aos alunos como a criação e interpretação desses gráficos podem influenciar a tomada de decisões em diferentes contextos, como na escola, em casa ou no trabalho dos pais. Incentive-os a compartilhar exemplos do dia a dia em que esses gráficos podem ser úteis e como a habilidade de interpretar gráficos pode ajudar em suas vidas futuras.

Resumo

Resuma os principais conteúdos abordados na aula, destacando as definições e características dos gráficos de colunas e pictóricos. Relembre os alunos sobre a importância de saber interpretar e criar esses gráficos e como isso facilita a compreensão de informações complexas de maneira visual e acessível.

Fechamento

Explique que a aula conectou a teoria à prática ao permitir que os alunos criassem seus próprios gráficos baseados em dados reais. Ressalte como as atividades práticas e os mini desafios ajudaram a consolidar o entendimento dos conceitos ensinados. Conclua reforçando a relevância dessas habilidades tanto no ambiente escolar quanto no mercado de trabalho, onde a capacidade de interpretar dados visualmente é altamente valorizada.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies