Entrar

Plano de aula de Restos da Divisão

Matemática

Original Teachy

'EF04MA12'

Restos da Divisão

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Restos da Divisão

Palavras ChaveResto da Divisão, Matemática Prática, Habilidades Práticas, Pensamento Crítico, Resolução de Problemas, Atividades Interativas, Divisões Iguais, Aplicações do Resto, Mini-desafios, Jogos Educativos, Mercado de Trabalho, Contexto Real
Materiais NecessáriosMoedas (12 por grupo), Fichas numeradas de 1 a 20, Dados (1 por grupo), Papel, Lápis, Quadro branco, Marcadores
Códigos BNCCEF04MA12: Reconhecer, por meio de investigações, que há grupos de números naturais para os quais as divisões por um determinado número resultam em restos iguais, identificando regularidades.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos entendam o conceito de resto na divisão, uma habilidade fundamental na matemática que tem aplicações práticas no dia a dia e no mercado de trabalho. Ao desenvolver essa habilidade, os alunos estarão mais bem preparados para resolver problemas práticos e identificar padrões matemáticos, competências valorizadas em diversas áreas profissionais.

Objetivos principais:

1. Compreender o conceito de resto em uma divisão.

2. Identificar quando duas divisões possuem o mesmo resto.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de resolução de problemas matemáticos.
  2. Promover o pensamento crítico e a reflexão sobre padrões matemáticos.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é estabelecer uma conexão inicial com o tema, despertando o interesse dos alunos e preparando-os para a exploração prática do conceito de restos na divisão. A contextualização e a atividade inicial ajudam a criar um ambiente de aprendizagem envolvente e relevante, preparando o terreno para a aquisição de novos conhecimentos matemáticos.

Contextualização

O conceito de resto na divisão é uma habilidade matemática fundamental que tem diversas aplicações no nosso dia a dia. Por exemplo, quando dividimos um grupo de objetos entre amigos e sobram alguns itens, estamos lidando com restos. Esse conceito também é crucial no desenvolvimento de algoritmos de criptografia e em diversas áreas da computação, onde é importante saber o que sobra após uma divisão.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidade: Sabia que muitas vezes, quando usamos calculadoras ou computadores para fazer divisões, o resto é utilizado para verificar a precisão dos cálculos? No mercado de trabalho, entender restos da divisão é essencial em áreas como programação e engenharia. Por exemplo, os algoritmos de criptografia, que são utilizados para proteger informações digitais, frequentemente empregam restos de divisão para criar chaves seguras.

Atividade Inicial

Atividade Inicial: Mini-desafio
Oriente os alunos a formarem pequenos grupos. Distribua 12 moedas para cada grupo e peça que dividam igualmente entre os membros do grupo, observando quantas moedas sobram. Pergunte: 'Quantas moedas sobraram? O que vocês acham que significa essa sobra?' Facilite a discussão inicial para despertar a curiosidade sobre o conceito de resto.

Desenvolvimento

Duração: 45 - 50 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar a compreensão dos alunos sobre o conceito de resto na divisão através de atividades práticas e interativas. As reflexões e os desafios propostos visam desenvolver habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico, além de conectar o aprendizado matemático a situações do dia a dia e contextos profissionais.

Tópicos a Abordar

  1. Conceito de resto na divisão
  2. Identificação de restos iguais em divisões diferentes
  3. Aplicações práticas do conceito de resto

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como o conceito de resto na divisão aparece em situações cotidianas, como em jogos, ao dividir objetos entre amigos ou em tarefas domésticas. Facilite uma breve discussão sobre a importância de entender restos na divisão para resolver problemas práticos e a sua aplicação em diferentes profissões, como programação e engenharia.

Mini Desafio

Mini Desafio: Construindo um Jogo de Restos

Os alunos irão criar e jogar um jogo simples para entenderem melhor o conceito de restos na divisão.

Instruções

  1. Divida os alunos em grupos de 4 a 5 integrantes.
  2. Distribua a cada grupo um conjunto de fichas numeradas de 1 a 20 e um dado.
  3. Explique as regras do jogo: cada aluno, na sua vez, lança o dado, pega tantas fichas quanto o número mostrado no dado e tenta dividir igualmente entre os membros do grupo. As fichas que não podem ser divididas igualmente são os 'restos'.
  4. O desafio é identificar quantas fichas sobraram e discutir por que sobram aquelas fichas.
  5. Após algumas rodadas, peça que os grupos compartilhem suas observações sobre os restos que apareceram com mais frequência e tentem identificar algum padrão.

Objetivo: Facilitar a compreensão do conceito de resto de uma forma prática e divertida, promovendo a cooperação e o pensamento crítico.

Duração: 20 - 25 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Peça aos alunos para resolverem a seguinte lista de divisões e identificar os restos: 17 ÷ 4, 23 ÷ 5, 30 ÷ 6, 45 ÷ 7.
  2. Proponha que os alunos criem seus próprios problemas de divisão e troquem com colegas para resolverem.
  3. Desafie os alunos a encontrarem dois números diferentes, ao serem divididos por 5, que tenham o mesmo resto.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos consolidem o conhecimento adquirido durante a aula, refletindo sobre a importância do conceito de resto na divisão e suas aplicações práticas. A discussão e o resumo final ajudam a reforçar os principais pontos abordados, promovendo uma compreensão mais profunda e significativa do tema.

Discussão

Facilite uma discussão final com os alunos sobre os conceitos abordados na aula. Pergunte como foi a experiência de identificar os restos nas divisões e se encontraram padrões interessantes. Incentive os alunos a compartilharem como a atividade prática e os desafios ajudaram na compreensão do conceito de resto. Pergunte: 'Como vocês acham que essa habilidade pode ser útil no dia a dia e em futuras profissões?' e permita que os alunos expressem suas ideias e reflexões.

Resumo

Recapitule os principais conteúdos estudados: o conceito de resto na divisão, a identificação de restos iguais em divisões diferentes e as aplicações práticas desse conceito. Ressalte como as atividades práticas, como a divisão das moedas e o jogo de restos, ajudaram a consolidar o entendimento do tema.

Fechamento

Explique que a aula de hoje conectou a teoria matemática com a prática e aplicações no mercado de trabalho. Enfatize a importância do conceito de resto na divisão em diversas áreas, como programação e engenharia, e como essa habilidade é útil para resolver problemas práticos do dia a dia. Finalize destacando que entender restos de divisão é uma competência fundamental que será usada em muitas situações futuras.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies