Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Problemas de Adição e Subtração

Matemática

Original Teachy

'EF04MA03'

Problemas de Adição e Subtração

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Introduzir o conceito de adição e subtração de forma lúdica e interativa, incentivando o engajamento dos alunos.

  2. Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas de adição e subtração de maneira contextualizada e significativa.

  3. Estimular a aplicação prática dos conceitos matemáticos aprendidos, incentivando a resolução de problemas do dia a dia que envolvem adição e subtração.

  4. Fomentar a cooperação e a comunicação entre os alunos, por meio de atividades em grupos, promovendo o trabalho em equipe e a socialização.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre o conceito de números, ressaltando a importância deles em nosso dia a dia. Pode-se fazer perguntas como: "Quando precisamos de números na nossa vida?" ou "Vocês conseguem pensar em exemplos de onde usamos números?".

  2. Em seguida, o professor apresenta duas situações-problema simples que envolvem adição e subtração. Por exemplo: "Se eu tinha 3 bolinhas e ganhei mais 2, quantas bolinhas eu tenho agora?" e "Se eu tinha 5 laranjas e comi 2, quantas laranjas sobraram?".

  3. O professor então contextualiza essas situações com o cotidiano dos alunos, explicando que a adição é usada quando juntamos coisas ou quantidades, e a subtração quando tiramos ou perdemos algo. O professor pode dar exemplos como: "Se você tem 2 maçãs e ganha mais 3, você tem que somar as maçãs para saber quantas tem agora" e "Se você tem 5 balas e dá 2 para seu amigo, você tem que subtrair as balas que deu para saber quantas ainda tem".

  4. Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode contar uma breve história sobre como a adição e a subtração foram usadas para resolver um problema na vida real. Por exemplo, pode-se contar a história de como a adição foi usada para contar as moedas em um cofrinho e a subtração para saber quantas moedas foram retiradas.

  5. O professor então introduz o tópico da aula: Problemas de Adição e Subtração. Explica que durante a aula eles irão aprender a resolver problemas como os que foram apresentados e que, ao final, eles serão capazes de resolver problemas de adição e subtração de maneira mais complexa.

Desenvolvimento (15 - 20 minutos)

  1. Atividade: "O Tesouro Perdido"

    • O professor divide a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entrega para cada grupo uma folha com um mapa do tesouro. Este mapa contém uma série de problemas de adição e subtração a serem resolvidos.

    • Cada problema de adição ou subtração resolvido pelo grupo revela uma coordenada para o tesouro. O grupo que conseguir resolver a maior quantidade de problemas e, consequentemente, descobrir a maior quantidade de coordenadas, será o vencedor e encontrará o tesouro.

    • O professor circula pela sala, auxiliando os alunos quando necessário e verificando o progresso de cada grupo. Ao final da atividade, o professor reúne a turma para discutir as soluções dos problemas, reforçando os conceitos de adição e subtração.

  2. Atividade: "O Supermercado das Formigas"

    • Nesta atividade, o professor distribui para cada grupo uma lista de compras para um "supermercado de formigas". A lista contém itens e seus respectivos preços.

    • Os alunos devem utilizar os conceitos de adição e subtração para calcular o total de cada compra de formiga, anotando o resultado em suas folhas.

    • Após calcular o total de cada compra, os grupos devem trocar suas listas com outro grupo. Agora, eles devem conferir os cálculos do outro grupo.

    • O professor orienta os alunos a corrigir os cálculos, se necessário, e a comunicar educadamente o outro grupo sobre o erro, se houver. Esta atividade não só reforça os conceitos de adição e subtração, mas também promove o trabalho em equipe e a cooperação.

  3. Atividade: "A Máquina do Tempo"

    • Nesta atividade, o professor apresenta uma "máquina do tempo" imaginária para os alunos. Cada vez que a "máquina do tempo" é ativada, uma situação de adição ou subtração é apresentada aos alunos.

    • Os alunos devem utilizar os conceitos de adição e subtração para resolver a situação apresentada. Por exemplo: "Você tinha 7 balas e comeu 3. Quantas balas restam?" ou "Você tinha 4 lápis e ganhou 2. Quantos lápis você tem agora?".

    • O professor pode tornar a atividade mais desafiadora, apresentando situações que envolvam números maiores ou que exijam a resolução de uma subtração maior do que o minuendo (por exemplo, "Você tem 2 reais e quer comprar um brinquedo que custa 5 reais. Quantos reais você precisa juntar?").

    • Esta atividade ajuda a consolidar os conceitos de adição e subtração de forma lúdica e interativa.

O professor pode escolher uma ou duas das atividades acima para serem realizadas em sala de aula, dependendo do tempo disponível. Todas as atividades são projetadas para serem divertidas, envolventes e eficazes para ensinar os conceitos de adição e subtração.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo

    • Após a conclusão das atividades, o professor reúne todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Cada grupo deve compartilhar uma solução de problema que tenha resolvido ou uma conclusão a que tenha chegado durante as atividades de adição e subtração.

    • O professor incentiva os alunos a explicar como chegaram à solução, pedindo que mostrem seus cálculos ou desenhos, se for o caso. Essa prática permite que os alunos aprendam um com o outro e reforcem os conceitos matemáticos discutidos.

    • Durante a discussão, o professor deve fazer perguntas para verificar o entendimento dos alunos, como: "Por que vocês decidiram somar esses números?", "Como vocês sabiam que tinham que subtrair?", "Qual a diferença entre os problemas de adição e subtração que vocês resolveram?".

  2. Conexão com a Teoria

    • Após a discussão em grupo, o professor retoma os conceitos de adição e subtração apresentados no início da aula e os conecta com as soluções dos problemas discutidos. O professor pode destacar como os alunos aplicaram esses conceitos em suas soluções e como as atividades em grupo reforçaram o aprendizado.

    • O professor pode, por exemplo, perguntar: "Como vocês usaram a adição na atividade 'O Tesouro Perdido'?" ou "Como a atividade 'O Supermercado das Formigas' ajudou vocês a entenderem a subtração?".

  3. Reflexão Final

    • Para concluir a aula, o professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam. Ele faz duas perguntas simples para orientar a reflexão:

      • "Qual foi a parte mais divertida da aula de hoje e por quê?"

      • "O que vocês aprenderam sobre adição e subtração que não sabiam antes da aula de hoje?"

    • O professor dá a cada aluno a oportunidade de compartilhar suas respostas com a turma, promovendo a valorização das diferentes perspectivas e experiências de aprendizado.

  4. Feedback do Professor

    • Durante a reflexão e ao final da aula, o professor oferece feedback positivo aos alunos, reforçando os pontos fortes que observou durante as atividades. Ele também identifica quaisquer áreas que possam precisar de mais prática ou revisão, para orientar o planejamento das próximas aulas.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula

    • O professor inicia a conclusão relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Ele reforça a ideia de que a adição é usada para juntar coisas ou quantidades, enquanto a subtração é usada para tirar ou perder algo.

    • O professor destaca que os alunos aprenderam a resolver problemas de adição e subtração de maneira contextualizada e significativa, através de atividades lúdicas e interativas. Ele enfatiza que essas habilidades são úteis em situações do dia a dia, como fazer compras, contar objetos, entre outros.

  2. Conexão entre Teoria e Prática

    • O professor explica como as atividades realizadas durante a aula ajudaram a conectar a teoria à prática. Ele destaca que, ao resolver problemas de adição e subtração, os alunos puderam aplicar diretamente os conceitos matemáticos aprendidos, o que os ajudou a entender e internalizar esses conceitos de maneira mais eficaz.
  3. Materiais Extras

    • O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre adição e subtração. Estes podem incluir jogos online interativos, vídeos explicativos, livros didáticos, ou mesmo atividades para serem realizadas em casa com a ajuda dos pais ou responsáveis.

    • Alguns exemplos de materiais podem ser:

    • O professor enfatiza que estes materiais são apenas sugestões e que os alunos não são obrigados a usá-los. Ele também encoraja os alunos a explorar outras fontes de aprendizado que possam encontrar interessantes.

  4. Importância da Matemática no Dia a Dia

    • Para encerrar a aula, o professor reforça a importância da matemática no dia a dia. Ele explica que a matemática é uma ferramenta que usamos para resolver problemas e tomar decisões em muitas áreas de nossas vidas, desde cozinhar e fazer compras até planejar viagens e gerenciar finanças.

    • O professor pode dar exemplos concretos, como: "Quando vocês ajudam a mamãe a fazer compras no supermercado, estão usando a adição e a subtração para somar o preço dos produtos e subtrair o dinheiro que vocês têm" e "Quando vocês brincam de esconde-esconde, estão usando a matemática para contar e subtrair, por exemplo, quantas pessoas ainda precisam ser encontradas".

    • Ele também enfatiza que a matemática pode ser divertida e interessante, e que aprender a resolver problemas matemáticos pode ser um desafio gratificante.

Recursos Adicionais

  1. Jogos Interativos:

    • "Matemática para Crianças" (disponível em https://www.matematicaparacriancas.com/): Este site oferece uma variedade de jogos matemáticos interativos que ajudam os alunos a praticar suas habilidades de adição e subtração de maneira divertida e envolvente.

    • "ABCYA" (disponível em https://www.abcya.com/): Este site possui jogos educativos para crianças de todas as idades, incluindo uma seção dedicada a jogos de matemática que abrangem desde conceitos básicos até problemas mais complexos de adição e subtração.

  2. Vídeos Educativos:

    • "Adição e Subtração para Crianças" (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Oa-3j5eV5Kk): Este vídeo divertido e animado explica os conceitos de adição e subtração de maneira simples e fácil de entender.

    • "Khan Academy" (disponível em https://www.khanacademy.org/): Este site oferece uma ampla gama de vídeos educativos gratuitos, incluindo uma seção dedicada à matemática para crianças. Os vídeos são divididos por tópicos e níveis de dificuldade, permitindo que os alunos escolham os que se adequam melhor às suas necessidades.

  3. Livros Didáticos:

Estes recursos adicionais podem servir como complemento ao plano de aula, oferecendo aos alunos a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre adição e subtração e praticar suas habilidades de maneira lúdica e envolvente. O professor pode sugerir que os alunos explorem esses recursos em casa, com a ajuda de um adulto, para reforçar o que aprenderam em sala de aula.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies