Entrar

Plano de aula de Problemas de Multiplicação e Divisão

Matemática

Original Teachy

'EF04MA04'

Problemas de Multiplicação e Divisão

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a relação entre a multiplicação e a divisão:

    • Os alunos devem ser capazes de identificar a divisão como a operação oposta da multiplicação.
    • Eles devem entender que a multiplicação é usada para combinar quantidades em grupos e que a divisão é usada para separar grupos em quantidades iguais.
  2. Resolver problemas de divisão e multiplicação com números naturais:

    • Os alunos devem ser capazes de resolver problemas simples do cotidiano que envolvam a multiplicação e a divisão.
    • Eles devem aprender a identificar as informações relevantes em um problema, a escolher a operação correta e a verificar a razoabilidade de suas respostas.
  3. Aplicar a teoria na prática:

    • Os alunos devem ser capazes de usar seu entendimento sobre a multiplicação e a divisão para resolver situações problemas do dia a dia.
    • Eles devem ser capazes de explicar como chegaram às suas respostas, usando a linguagem matemática apropriada.

Objetivos Secundários:

  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos na resolução de problemas matemáticos.
  • Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de raciocínio lógico dos alunos através da resolução de problemas matemáticos.
  • Incentivar os alunos a ver a matemática como uma ferramenta útil e prática para resolver problemas do cotidiano.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Prévios:

    • O professor inicia a aula relembrando os conceitos básicos de multiplicação e divisão, através de exemplos práticos e do uso de materiais manipulativos, como blocos de construção ou contas coloridas.
    • Os alunos são convidados a participar, compartilhando suas próprias experiências com a multiplicação e a divisão.
  2. Situações Problema:

    • O professor apresenta duas situações problemas para contextualizar a importância da multiplicação e divisão no dia a dia:
      1. "Se cada caixa de lápis tem 5 lápis e temos 2 caixas, quantos lápis temos ao todo?" (problema de multiplicação)
      2. "Se temos 10 bolas e queremos dividir igualmente entre 2 times, quantas bolas cada time vai receber?" (problema de divisão)
    • O professor incentiva os alunos a pensarem sobre como eles resolveriam esses problemas e a considerarem quais habilidades matemáticas são necessárias.
  3. Contextualização:

    • O professor explica que a multiplicação e a divisão são usadas não apenas na matemática, mas também em muitas situações da vida real.
    • Ele dá exemplos de como a multiplicação é usada para calcular o preço total de vários itens em uma loja, e de como a divisão é usada para dividir uma pizza igualmente entre amigos.
  4. Ganhar a Atenção dos Alunos:

    • O professor introduz o tópico da aula de uma maneira interessante e envolvente, por exemplo, contando a história do matemático indiano Brahmagupta, que foi um dos primeiros a estudar a divisão e a multiplicação.
    • Ele pode compartilhar curiosidades, como o fato de que a multiplicação pode ser vista como adição repetida, e a divisão como subtração repetida, para ajudar a tornar o assunto mais acessível e cativante para os alunos.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: "Multiplicação e divisão na feira"

    • Os alunos são divididos em grupos e recebem uma folha com várias imagens representando itens que podem ser encontrados em uma feira (frutas, legumes, brinquedos, etc.).
    • Cada grupo deve usar a teoria de multiplicação e divisão para resolver os problemas propostos pelo professor. Por exemplo, se há 3 maçãs em cada saco e temos 4 sacos, quantas maçãs temos no total? Ou, se queremos dividir 9 laranjas igualmente entre 3 sacolas, quantas laranjas cada sacola vai ter?
  2. Atividade 2: "Construindo uma cidade com multiplicação e divisão"

    • Os alunos são divididos em grupos e recebem uma grande folha de papel, lápis de cor, e uma caixa de peças de brinquedo (legos, blocos de construção, etc.).
    • Cada grupo deve usar a multiplicação e a divisão para construir uma cidade na folha de papel. Eles precisam decidir quantas ruas, casas, árvores, etc., eles querem na cidade e depois dividir as peças de brinquedo igualmente entre essas seções. Por exemplo, se eles quiserem 3 ruas e tiverem 15 peças de brinquedo, eles podem usar a divisão para descobrir que cada rua vai ter 5 peças de brinquedo.
  3. Atividade 3: "Decifrando códigos de multiplicação e divisão"

    • Os alunos são divididos em grupos e recebem uma folha com vários códigos numéricos que usam multiplicação e divisão. Cada código deve ser resolvido para revelar uma palavra ou frase.
    • O professor pode fornecer um exemplo de como resolver um código, explicando que o número antes de um sinal de multiplicação indica o número de grupos, e o número depois do sinal de multiplicação indica o número de itens em cada grupo. O número antes do sinal de divisão indica o número total de itens, e o número depois do sinal de divisão indica o número de grupos.
    • Os alunos são incentivados a trabalhar juntos para resolver os códigos e compartilhar suas soluções com a classe.

Estas são apenas sugestões de atividades e o professor pode escolher a que considerar mais adequada para a turma. O importante é que as atividades sejam dinâmicas, interativas e promovam o pensamento crítico, a colaboração e a criatividade dos alunos, enquanto eles aplicam os conceitos de multiplicação e divisão.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor reúne todos os alunos e promove uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas em cada atividade.
    • Cada grupo é convidado a compartilhar como eles resolveram os problemas, explicando o processo passo a passo e justificando suas respostas.
    • O professor aproveita esse momento para esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter surgido durante as atividades e para reforçar os conceitos de multiplicação e divisão.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    • Após a discussão em grupo, o professor retoma os conceitos teóricos de multiplicação e divisão, fazendo uma ligação com as soluções encontradas pelos alunos.
    • Ele reforça que a multiplicação é a operação de adicionar um número a si mesmo várias vezes, e que a divisão é a operação de subtrair o mesmo número várias vezes.
    • O professor ressalta como a teoria se conecta com a prática, mostrando aos alunos como eles usaram a multiplicação e a divisão para resolver problemas do cotidiano durante as atividades.
  3. Reflexão (2 - 3 minutos)

    • Para concluir a aula, o professor propõe que os alunos reflitam sobre o que aprenderam. Ele faz duas perguntas simples:
      1. "Como vocês usam a multiplicação e a divisão em suas vidas diárias?"
      2. "Como vocês podem continuar aprendendo e praticando a multiplicação e a divisão fora da sala de aula?"
    • O professor dá um minuto para os alunos pensarem sobre as perguntas e, em seguida, convida alguns alunos a compartilharem suas respostas com a classe.

Este retorno é um momento importante para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles reflitam sobre o que aprenderam, façam conexões entre a teoria e a prática, e apliquem seus conhecimentos de forma significativa. Além disso, ao ouvir as soluções e as reflexões dos colegas, os alunos também têm a oportunidade de aprender com a experiência de seus pares.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos):

    • O professor conclui a aula resumindo os principais pontos abordados. Ele reforça a relação entre a multiplicação e a divisão, lembrando que a divisão é a operação inversa da multiplicação.
    • Ele recapitula as estratégias aprendidas para resolver problemas de multiplicação e divisão e destaca a importância de identificar as informações relevantes em um problema e escolher a operação correta.
    • O professor também relembra as situações-problema discutidas durante a aula, enfatizando como os alunos aplicaram seus conhecimentos de multiplicação e divisão para resolvê-las.
  2. Materiais Extras (1 minuto):

    • O professor sugere materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos em casa. Isso pode incluir jogos interativos online que envolvem a multiplicação e a divisão, livros de matemática com atividades práticas, e vídeos educativos que explicam os conceitos de maneira lúdica e envolvente.
  3. Importância do Assunto (1 minuto):

    • O professor encerra a aula ressaltando a relevância da multiplicação e da divisão em nosso dia a dia. Ele lembra aos alunos que essas operações são usadas em muitas situações cotidianas, como ao dividir uma pizza entre amigos, ao calcular o preço total de vários itens em uma loja, ou ao resolver problemas em jogos e brincadeiras.
    • Ele também destaca como o entendimento da multiplicação e divisão pode nos ajudar a resolver problemas de maneira mais eficiente e a tomar decisões informadas.
  4. Conexão com Outras Disciplinas (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor fala brevemente sobre como a matemática se conecta com outras disciplinas. Ele pode mencionar, por exemplo, que a multiplicação e a divisão são usadas na ciência para representar proporções e na arte para criar padrões.
    • Ele também pode destacar como o pensamento lógico e a resolução de problemas, habilidades que são desenvolvidas através do estudo da matemática, são fundamentais em muitas outras áreas do conhecimento e da vida.

Este momento de conclusão é importante para reforçar os conceitos aprendidos durante a aula, para motivar os alunos a continuarem aprendendo e explorando o tópico, e para ajudá-los a entender a relevância da matemática em suas vidas. Além disso, ao fazer conexões com outras disciplinas, o professor está promovendo uma visão integrada do conhecimento e incentivando os alunos a verem a matemática como uma disciplina interativa e conectada com o mundo ao seu redor.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies