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Plano de aula de Reprodução Oral

Português

Original Teachy

'EF03LP15'

Reprodução Oral

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Reprodução Oral

Palavras ChaveConcordância verbal, Flexão de verbos, Análise sintática, Atividades interativas, Colaboração, Prática em grupo, Correção de erros, Comunicação eficaz, Aplicação prática, Teatro, Jogos, Discussão em grupo
Materiais NecessáriosCartões com frases, Tabuleiro para jogo, Dados, Marcadores para tabuleiro, Papel e canetas para escrita, Espaço adequado para apresentações teatrais
Códigos BNCCEF03LP15: Assistir, em vídeo digital, a programa de culinária infantil e, a partir dele, planejar e produzir receitas em áudio ou vídeo.; EF04LP12: Assistir, em vídeo digital, a programa infantil com instruções de montagem, de jogos e brincadeiras e, a partir dele, planejar e produzir tutoriais em áudio ou vídeo.; EF05LP13: Assistir, em vídeo digital, a postagem de vlog infantil de críticas de brinquedos e livros de literatura infantil e, a partir dele, planejar e produzir resenhas digitais em áudio ou vídeo.; EF03LP22: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas, telejornal para público infantil com algumas notícias e textos de campanhas que possam ser repassados oralmente ou em meio digital, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa, a organização específica da fala nesses gêneros e o tema/assunto/ finalidade dos textos.; EF04LP17: Produzir jornais radiofônicos ou televisivos e entrevistas veiculadas em rádio, TV e na internet, orientando-se por roteiro ou texto e demonstrando conhecimento dos gêneros jornal falado/televisivo e entrevista.; EF05LP18: Roteirizar, produzir e editar vídeo para vlogs argumentativos sobre produtos de mídia para público infantil (filmes, desenhos animados, HQs, games etc.), com base em conhecimentos sobre os mesmos, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.; EF35LP18: Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.; EF35LP19: Recuperar as ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações e palestras.; EF35LP20: Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.; EF35LP28: Declamar poemas, com entonação, postura e interpretação adequadas.; EF03LP27: Recitar cordel e cantar repentes e emboladas, observando as rimas e obedecendo ao ritmo e à melodia.; EF04LP25: Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de dicionário, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer uma base clara do que se espera que os alunos alcancem ao final da aula. Ao definir os objetivos principais, o professor orienta os alunos sobre as competências específicas que devem ser desenvolvidas, focando não apenas na teoria gramatical, mas também na aplicação prática para aprimorar a habilidade de expressão oral. Esta clareza ajuda a direcionar melhor as atividades subsequentes, garantindo que os alunos possam aplicar os conceitos de maneira efetiva durante a aula.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a flexionar corretamente os verbos em concordância com pronomes ou nomes sujeitos, essencial para uma comunicação eficaz e correta.

2. Desenvolver habilidades de análise sintática e compreensão da estrutura de frases para identificar e corrigir erros de concordância verbal.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos através de discussões e exemplos práticos, promovendo o aprendizado colaborativo.
  2. Reforçar a importância da atenção aos detalhes na comunicação escrita e oral.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos e revisar os conceitos estudados previamente sobre concordância verbal, utilizando situações problema que incentivam a reflexão e aplicação prática do conhecimento. Além disso, ao contextualizar a importância da concordância verbal com exemplos do cotidiano e de situações reais, os alunos podem perceber a relevância do tema e a necessidade de aplicá-lo em diferentes contextos de comunicação, seja na escrita ou na fala.

Situações Problema

1. Imagine que você está preparando um discurso e quer falar sobre o que você e seus amigos fazem todos os dias. Como você usaria os verbos para falar sobre as ações de cada pessoa, considerando que essas ações mudam dependendo de quem é o sujeito da frase?

2. Pense em um diálogo entre um professor e um aluno. O aluno está contando sobre as atividades de sua família durante o final de semana. Como o professor deve corrigir as frases do aluno para que os verbos estejam corretamente flexionados com os sujeitos?

Contextualização

A concordância verbal não é apenas uma regra gramatical, mas uma ferramenta essencial para a comunicação clara e eficaz. Por exemplo, em um noticiário, é vital que os verbos estejam corretamente flexionados para transmitir informações precisas e evitar mal-entendidos. Além disso, muitas vezes na literatura e na poesia, a escolha dos verbos e a concordância com os sujeitos podem criar efeitos estilísticos e de ritmo, enriquecendo a leitura e a experiência do texto.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa o conhecimento prévio sobre concordância verbal. Através de atividades envolventes, os alunos têm a oportunidade de trabalhar em equipe, desenvolver habilidades de análise e correção, e solidificar o entendimento dos conceitos por meio de métodos que incentivam a participação ativa e o aprendizado colaborativo. Esta seção é crucial para aprofundar o conhecimento dos alunos e garantir a fixação dos conceitos através da prática contínua e contextualizada.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives da Concordância

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de análise sintática e correção de erros de concordância verbal de forma colaborativa.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e se tornarão 'Detetives da Concordância'. Cada grupo receberá um conjunto de cartões com frases contendo erros de concordância verbal. O desafio será identificar e corrigir os erros, justificando as correções feitas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua um conjunto de cartões para cada grupo, cada cartão contendo uma frase com erro de concordância verbal.

  • Os alunos devem analisar as frases, identificar os erros e discutir em grupo as possíveis correções.

  • Cada grupo deve apresentar suas correções e justificar o porquê das mudanças.

  • Realize uma votação para determinar qual grupo apresentou as melhores correções e justificativas.

Atividade 2 - Teatro da Concordância

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a identificação de erros de concordância verbal de forma criativa e dinâmica, além de promover a correção e discussão coletiva.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, escreverão e encenarão pequenas peças teatrais. Cada peça deve conter diálogos com erros intencionais de concordância verbal. Após a apresentação, a classe discutirá e corrigirá os erros identificados.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escreverá um pequeno diálogo teatral contendo erros de concordância verbal.

  • Os grupos ensaiarão suas peças.

  • Apresente as peças para a turma.

  • Após cada apresentação, os outros grupos devem identificar e anotar os erros de concordância verbal.

  • Discuta em classe as peças e os erros encontrados.

Atividade 3 - Corrida da Concordância

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a competição saudável entre os alunos enquanto praticam a correção de erros de concordância verbal.

- Descrição: Um jogo de tabuleiro será criado e os alunos, divididos em grupos, deverão percorrer o tabuleiro corrigindo frases com erros de concordância verbal. Cada correção bem-sucedida avança o grupo no tabuleiro, em um formato que mistura diversão e aprendizado.

- Instruções:

  • Crie um tabuleiro com quadrados que contenham frases com erros de concordância verbal.

  • Divida os alunos em grupos de até 5.

  • Cada grupo joga um dado e avança no tabuleiro, caindo em um quadrado que contém uma frase errada.

  • O grupo deve corrigir a frase e, se corrigir corretamente, avança mais uma casa.

  • O primeiro grupo a chegar ao final do tabuleiro vence.

  • Revise as correções e discuta as dificuldades encontradas por cada grupo.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido durante as atividades práticas, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam e reflitam sobre a aplicação do conceito de concordância verbal em diferentes contextos. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos alunos, proporciona um ambiente de aprendizado colaborativo e incentiva a autoavaliação e o desenvolvimento da capacidade crítica.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo com uma breve recapitulação das atividades realizadas, destacando os desafios encontrados e as soluções propostas pelos alunos. Encoraje cada grupo a compartilhar suas descobertas e aprendizados, e peça que discutam como os exercícios ajudaram a entender melhor a concordância verbal. Este momento deve ser guiado de forma que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e de ouvir as contribuições dos colegas.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais erros de concordância verbal que vocês encontraram nas frases durante as atividades e como vocês os corrigiram?

2. Como a prática com jogos e peças teatrais ajudou a melhorar sua compreensão sobre a concordância verbal?

3. Há alguma situação real em que você percebeu a importância da concordância verbal correta? Como vocês a aplicariam?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A Conclusão serve para garantir que os alunos tenham compreendido e internalizado os conceitos de concordância verbal discutidos durante a aula. Resumir os conteúdos ajuda a reforçar o aprendizado, enquanto a explicação da conexão entre teoria e prática e a relevância do tema no dia a dia dos alunos reitera a importância do que foi aprendido. Esta etapa final também proporciona um fechamento adequado, assegurando que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e consolidada do tópico abordado.

Resumo

Nesta etapa final, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre a concordância verbal, reforçando as regras e exemplos práticos trabalhados durante as atividades. É importante recapitular como os verbos devem concordar com os sujeitos em diferentes situações, tanto na fala quanto na escrita.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, os alunos tiveram a oportunidade de conectar a teoria da concordância verbal com a prática, através de atividades interativas e discussões em grupo. Este método, que integra a teoria com a aplicação prática, facilita a compreensão e a retenção do conteúdo, permitindo que os alunos vejam a relevância do aprendizado em situações reais e cotidianas.

Fechamento

Por fim, o professor deve destacar a importância da concordância verbal na comunicação eficaz, tanto em contextos formais quanto informais. Corrigir e usar corretamente a concordância verbal ajuda a evitar mal-entendidos e a transmitir mensagens de forma clara, impactando positivamente a qualidade da fala e da escrita dos alunos.

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