Entrar

Plano de aula de Pronomes

Português

Original Teachy

'EF35LP14'

Pronomes

Objetivos (5 minutos)

  1. Identificar e compreender o conceito de pronomes, reconhecendo a sua função de substituir nomes na comunicação escrita e oral.

  2. Diferenciar os diferentes tipos de pronomes (pessoais, possessivos, demonstrativos e interrogativos) e entender como cada um é usado em contextos específicos.

  3. Aplicar o conhecimento sobre pronomes de forma prática, através de atividades lúdicas e interativas que incentivem a participação e o pensamento crítico dos alunos.

Objetivos secundários (opcional):

  • Desenvolver a capacidade de leitura e compreensão de textos, identificando os pronomes utilizados e compreendendo como eles contribuem para a fluidez e clareza da comunicação.

  • Estimular a criatividade e a expressão oral dos alunos, através da criação de frases e pequenos diálogos utilizando os pronomes aprendidos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos: O professor deve começar a aula revisando conceitos básicos de gramática, como substantivos e verbos, que foram aprendidos em aulas anteriores. Isso ajudará a estabelecer a base para o entendimento dos pronomes. (2 - 3 minutos)

  2. Situações problema:

    • O professor pode propor uma situação em que há uma disputa entre dois personagens do livro de histórias da turma. Ambos querem ser o personagem principal na próxima história. O professor pode então perguntar: "Como podemos resolver esse problema sem usar os nomes dos personagens repetidamente?"
    • Outra situação pode ser a seguinte: "Imaginem que eu tenho um objeto secreto na minha mão. Vocês querem saber o que é, mas eu só posso responder a perguntas que começam com 'o que', 'quem', 'qual', 'quando', 'onde' ou 'por quê'. Como vocês fariam para descobrir o que é o objeto?" (5 - 7 minutos)
  3. Contextualização:

    • O professor pode explicar que os pronomes são como "ferramentas" que usamos para tornar a comunicação mais fácil e eficiente. Eles nos ajudam a evitar a repetição excessiva de nomes e objetos e a fazer perguntas de maneira mais clara e direta.
    • Para tornar a aula mais interessante, o professor pode contar que os pronomes são como super-heróis da língua portuguesa, pois ajudam a tornar nossas frases mais ágeis e dinâmicas. (3 - 5 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Sugestão de atividades:

  1. Cine Pronome (10 - 15 minutos)

    • O professor divide a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
    • Cada grupo recebe uma caixa com vários objetos (brinquedos, utensílios escolares, etc.).
    • O objetivo do jogo é que, um de cada vez, um aluno de cada grupo pegue um objeto da caixa e descreva-o para o restante do grupo sem usar o nome do objeto. Ele deve usar pronomes de acordo com o tipo de pergunta que o grupo fizer.
    • Por exemplo, se o objeto é um lápis, o aluno poderia dizer: "Eu posso usá-lo para escrever. Tem uma borracha na ponta. É amarelo." O restante do grupo deve adivinhar qual objeto é.
    • O grupo que adivinhar corretamente ganha um ponto. O jogo continua até que todos os objetos da caixa tenham sido usados.
  2. Pronome Detetive (10 - 15 minutos)

    • O professor escreve várias frases na lousa, algumas com pronomes e outras sem.
    • Os alunos, divididos em grupos, devem ler as frases e identificar quais pronomes poderiam ser usados para substituir os nomes sem alterar o sentido da frase.
    • O grupo que encontrar a maior quantidade de pronomes corretos ganha.
  3. Pronome Bingo (10 - 15 minutos)

    • O professor prepara previamente cartelas de bingo com pronomes em vez de números. Cada cartela deve conter pronomes variados.
    • O professor sorteia cartões com frases escritas com espaços em branco, onde os alunos devem preencher com o pronome correto.
    • Os alunos, em grupos, devem então identificar em suas cartelas o pronome que preenche corretamente o espaço em branco. O primeiro grupo a preencher uma linha horizontal ou vertical completa na cartela grita "Bingo!" e ganha o jogo.

Essas atividades são projetadas para envolver os alunos de uma maneira divertida e interativa enquanto reforçam os conceitos de pronomes. O professor pode escolher uma ou mais atividades, dependendo do tempo disponível e do ritmo da turma. As atividades devem ser conduzidas em um ambiente amigável e cooperativo, onde a ênfase é no aprendizado e na diversão.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada equipe nas atividades.
    • Durante a discussão, o professor deve reforçar os conceitos importantes sobre pronomes, incentivando os alunos a explicar suas respostas e a justificar suas conclusões.
    • O professor deve corrigir eventuais equívocos ou mal-entendidos, esclarecendo as dúvidas que surgirem e reforçando os conceitos-chave.
  2. Conexão com a teoria (3 - 5 minutos)

    • Após a discussão, o professor deve retomar as situações problema propostas no início da aula e perguntar aos alunos como eles resolveriam essas situações agora, após aprenderem sobre pronomes.
    • O professor deve destacar como os pronomes são usados na comunicação do dia a dia e como eles tornam a fala e a escrita mais eficientes e claras.
  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos)

    • Finalmente, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Para isso, o professor pode fazer duas perguntas simples:
      1. "Qual tipo de pronome você acha que é o mais útil na comunicação do dia a dia?"
      2. "Como você pode usar os pronomes para tornar suas frases mais interessantes e variadas?"
    • Os alunos devem ter um minuto para pensar em suas respostas antes de compartilhá-las com o restante da turma, se sentirem à vontade.

Este retorno é uma etapa crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles reflitam sobre o que aprenderam, façam conexões com situações reais e apliquem o conhecimento de maneira significativa. Além disso, promove a comunicação e a colaboração entre os alunos, habilidades essenciais para o seu desenvolvimento cognitivo e social.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Recapitulação e revisão (2 - 3 minutos)

    • O professor deve começar a conclusão recapitulando os principais pontos abordados na aula. Isso pode incluir a definição de pronomes, a explicação dos diferentes tipos de pronomes e como eles são usados na comunicação.
    • Em seguida, o professor pode relembrar as soluções encontradas durante as atividades, enfatizando os erros comuns e as estratégias utilizadas para corrigir esses erros.
  2. Conexão entre teoria, prática e aplicações (1 - 2 minutos)

    • O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria (o conceito de pronomes e suas funções) com a prática (as atividades) e as aplicações (as situações problema).
    • O professor pode ressaltar que o objetivo da aula era entender como os pronomes são usados na comunicação e que as atividades e as situações problema foram projetadas para ajudar a aplicar esse conhecimento de maneira prática e significativa.
  3. Materiais extras (1 minuto)

    • Para complementar o aprendizado, o professor pode sugerir alguns materiais extras para os alunos explorarem em casa. Isso pode incluir jogos online interativos sobre pronomes, livros infantis que destacam o uso de pronomes, ou vídeos educativos disponíveis na internet.
    • O professor pode, por exemplo, sugerir o site "Escola Games" que possui uma seção dedicada a jogos de gramática, incluindo jogos sobre pronomes.
  4. Importância do assunto (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor deve explicar a importância do estudo dos pronomes. Pode destacar que, ao entender e usar corretamente os pronomes, os alunos serão capazes de se comunicar de maneira mais clara e precisa, tanto na fala quanto na escrita.
    • O professor pode também mencionar que o conhecimento dos pronomes é fundamental para a leitura e a compreensão de textos, pois permite identificar referências e evitar repetições desnecessárias.

A conclusão é uma parte essencial do plano de aula, pois ajuda a consolidar o aprendizado dos alunos, a conectar a teoria com a prática e a reforçar a relevância do assunto estudado. Além disso, ao sugerir materiais extras, o professor incentiva o aprendizado contínuo fora da sala de aula.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies